Depois do qual você pode plantar pimenta?
A pimenta é uma planta caprichosa, é preciso plantá-la levando em consideração algumas nuances. Não é suficiente encontrar vizinhos adequados no jardim ou na estufa, você também precisa saber o que cresceu nesta terra no ano passado. Depois de algumas plantas, as pimentas não dão frutos bem, podem adoecer por falta de nutrientes ou atacar pragas reprodutoras.
Características de rotação de cultura
Jardineiros experientes sabem que diferentes culturas na horta precisam ser alternadas, trocando-as. A rotação de culturas tem os seguintes objetivos:
- reduzir o número de ervas daninhas, evitando que desenvolvam um sistema radicular;
- restaurar os recursos esgotados do solo e enriquecê-los com substâncias úteis;
- promovem a formação de uma camada fértil.
As culturas se alternam dependendo da compatibilidade e características do terreno. Você precisa dar tempo ao solo para completar seus processos naturais de limpeza. Idealmente, acredita-se que as colheitas podem ser devolvidas ao seu local original não antes de 4 anos, mas nem todos os jardineiros têm espaço suficiente para comprá-lo. Por causa disso, a rotação de culturas costuma ser reduzida para três ou dois anos, por isso é melhor usar fertilizantes minerais - eles aceleram a restauração da terra.
Embora a pimenta adore o calor, ela é cultivada com sucesso nas condições da Sibéria, recebendo colheitas abundantes. O principal segredo é o solo certo. Este vegetal requer alto teor de húmus, acidez normal e baixo teor de sal. Os valores ideais de pH estão na faixa de 6,0-7,0. Você mesmo pode fazer as medições usando um testador especial - esses dispositivos são vendidos em lojas de jardinagem.
Se a pimenta soltar flores e ovários, pode haver vários motivos.
- Rega excessiva. O nível de umidade deve ser alto, em torno de 80-90%, mas muita água não será benéfica.
- Falta de oxigênio. Por causa disso, o desenvolvimento da planta fica mais lento. O solo deve ser solto para que as pimentas recebam ar suficiente.
- Seca. Os canteiros precisam ser regados em tempo hábil, sem água, todas as plantações vão morrer.
Acontece também que, apesar dos cuidados adequados, a pimenta cresce mal e dá poucos frutos. Talvez o problema esteja relacionado à rotação de culturas.
É melhor planejar com antecedência a localização dos canteiros e plantar pimenta no próximo ano, após certas safras. Tal medida ajudará a dotar a planta de boas condições.
Depois de quais safras você pode plantar?
Existem muitos predecessores adequados para a pimenta. É bom se repolho, cebola, abobrinha, cenoura, rabanete costumavam crescer no lugar da horta. Muitos jardineiros cultivam esses vegetais, por isso é fácil alternar os plantios. Pimentas podem ser cultivadas ao ar livre ou em uma estufa. Dependendo disso, existem algumas nuances que vale a pena conhecer.
Em campo aberto
O sistema radicular da pimenta não é muito grande, por isso retira todos os nutrientes necessários da camada superficial do solo. Pensando nisso, é melhor plantar o vegetal onde antes estavam as raízes. Eles penetram profundamente no solo, afetando as camadas inferiores, mas a superior permanece intacta e tem a oportunidade de "descansar". Ele retém um suprimento suficiente de minerais para fazer as pimentas se sentirem confortáveis para o próximo ano.
Legumes anuais, como aspargos ou ervilhas, também são bons predecessores.As pontas que sobram depois delas são recomendadas para serem picadas e enterradas, usando como fertilizante. Então você pode plantar pimentões doces.
Se a safra crescer em um espaço aberto, você precisa encontrar vizinhos adequados para ela - isso também aumenta as chances de uma boa colheita.
- Cebola ou alho. Eles são considerados "auxiliares" do jardim, porque emitem fitoncidas que destroem bactérias nocivas e previnem uma série de doenças.
- Milho. Cresce bem, pelo que pode proteger a pimenta do frio e do vento, mas para isso deve estar situada no lado norte para não bloquear o sol.
- Feijão de Bush. Seu aroma repele as pragas que comem as pontas da pimenta, além disso, a planta satura o solo com compostos nitrogenados úteis.
- Ervas - manjericão, coentro, rúcula. Esses vizinhos vão se proteger de insetos, eles afugentam pulgões e outros inimigos do jardim.
Na estufa
Muitas pessoas plantam pimentas em uma estufa. Isso é especialmente verdadeiro para as regiões do norte, onde o clima não permite fazer canteiros abertos. Normalmente não há muito espaço na estufa, por isso é difícil seguir os princípios da rotação de culturas. Com isso em mente, você pode replantar os pimentões no mesmo lugar depois de um ano, mas sujeito a certas condições:
- é necessário aplicar fertilizantes abundantes, o melhor de todos os complexos, para restaurar o equilíbrio dos minerais no solo;
- o território deve ser cuidadosamente tratado com pesticidas e inseticidas, a fim de excluir o desenvolvimento de doenças e a reprodução de pragas;
- deve preparar os canteiros, certifique-se de que o solo está solto - isso permitirá que o ar e a água passem livremente para as raízes, não será supérfluo adicionar também a mistura de solo.
Os siderados são uma boa opção. Eles são chamados de fertilizantes naturais por uma razão. São plantas anuais que, ao final do ciclo de vida, apodrecem e enriquecem o solo com substâncias úteis, preparando-o para novos plantios.
A siderata pode ser plantada ao ar livre e em uma estufa, escolhendo as culturas adequadas.
- Mostarda. Ele rapidamente ganha massa verde e suprime o crescimento de ervas daninhas. Também pode ser semeado com pimentão no verão, entre arbustos, pois ajuda a combater a crosta e a requeima.
- Phacelia. Uma opção universal após a qual qualquer colheita se sentirá confortável. Resistente ao frio e à seca, cresce rapidamente em diversos tipos de solos. Ele solta solo denso e reduz a acidez, inibe o crescimento de bactérias perigosas e repele pragas.
- Trevo. Satura o solo com nitrogênio e outros nutrientes. As raízes protegem o solo de lavar e secar.
- Tremoço. Tem raízes longas nas quais vivem bactérias fixadoras de nitrogênio. Eles contribuem para a redistribuição da substância benéfica das camadas profundas para as superiores. E também depois do tremoço, o solo fica mais solto, a acidez diminui.
- Aveia. Enriquece o solo com substâncias orgânicas, potássio e fosfatos, inibe o desenvolvimento de fungos, agentes causadores da podridão radicular. Promove o acesso de ar e umidade às camadas superiores do solo.
A siderata pode ser semeada ao longo do ano - na primavera, verão ou antes do inverno. Eles são plantados não apenas em áreas livres para enriquecimento do solo, mas também nos corredores - para proteção contra ervas daninhas e pragas.
Além disso, os pimentões podem ser plantados após os pepinos. Essas plantas pertencem a famílias diferentes e não têm doenças comuns, portanto não haverá problemas. O mesmo pode ser dito sobre repolho, rabanete, nabo.
Antecessores ruins
Você não pode plantar pimentas depois de vegetais que pertencem à mesma família - erva-moura. Eles têm doenças comuns e são suscetíveis às mesmas pragas. Por exemplo, um fungo cresce no tomate, o que é prejudicial à pimenta. Além disso, as safras anteriores retiram nutrientes do solo. Se tomates, berinjelas ou batatas antes crescessem no local, a pimenta não conseguiria obter a quantidade necessária de minerais, pois doeria.As safras de melão também não são as melhores predecessoras. No local onde ficava a abobrinha ou abóbora, é melhor não plantar pimentão.
Além disso, os morangos podem trazer problemas. Ele e a pimenta atacam os mesmos fungos. As bactérias nocivas se multiplicam ativamente, interferindo no crescimento e na frutificação. Além disso, você não deve alternar entre diferentes tipos da mesma cultura. Pimentas doces e amargas têm os mesmos inimigos - ácaros-aranha e pulgões. As larvas dos insetos permanecem no solo e no próximo ano irão se reproduzir ativamente em condições confortáveis, então você precisa mudar a cultura para evitar isso. As plantas também apresentam doenças semelhantes, o que leva a um aumento no número de arbustos infectados.
Dicas úteis
Além de escolher predecessores e vizinhos adequados, existem algumas diretrizes para ajudá-lo a obter uma boa colheita:
- as sementes podem ser embebidas em um estimulador de crescimento - isso irá fornecer-lhes um recurso adicional e ajudá-las a brotar mais rápido;
- se você comprou mudas para plantar em campo aberto, mas faz frio lá fora, vale a pena manter as plantas em estufa ou sob filme, pois a temperatura ótima para elas será de +25 graus;
- é imprescindível adicionar água em quantidade suficiente, caso contrário a pimenta não poderá formar pedúnculos fortes e frutos maduros, pode-se combinar a rega com o tempero;
- o afrouxamento ajudará a fornecer oxigênio e umidade às raízes;
- a formação de arbustos lhe permitirá obter uma copa exuberante que pode conter frutos maduros.
Pimentas não toleram correntes de ar, elas adoram solo úmido, calor e muita luz solar. Se bem cuidados, eles se sentirão confortáveis e trarão uma colheita abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.