Estágios de preparação de sementes de pimenta para a semeadura
Pimenta é o nome combinado de um gênero de plantas pertencentes à família Solanaceae. Na natureza, a cultura se encontra na forma de arbustos, plantas herbáceas, cipós.
Pela primeira vez, a pimenta foi trazida da América Central para a Rússia, e o vegetal rapidamente ganhou popularidade entre os jardineiros. Hoje, a cultura é encontrada em quase todos os canteiros de jardim.
Teste de germinação
A pimenta é exigente quanto às condições de cultivo. Muitos jardineiros confirmam que muitas vezes enfrentam várias dificuldades no cultivo de uma safra. O fato é que a planta reage fortemente a qualquer mudança nas condições ambientais, então na maioria das vezes a pimenta pode ser encontrada em estufas.
Os frutos do pimentão doce ou de qualquer outra variedade amadurecem em 150-200 dias. Durante o período de frutificação, recomenda-se organizar as condições necessárias para o crescimento ativo dos pimentões. Portanto, em campo aberto é melhor cultivar hortaliças a partir de mudas, que você pode comprar em uma loja especializada ou cultivar você mesmo.
No segundo caso, você precisa abordar cuidadosamente a compra de sementes. Amostras de baixa qualidade e defeituosas provavelmente não germinarão. Deve-se ter em mente que as sementes de pimentão perdem rapidamente a germinação, portanto a vida útil das sementes não ultrapassa 3 anos.
Vejamos algumas dicas para a escolha de sementes de qualidade.
- Vale a pena comprar sementes em pontos de venda confiáveis. Antes de comprar sementes, você deve ler os comentários sobre a loja. Além disso, se necessário, você pode solicitar um certificado de qualidade para um produto em um ponto de venda, se as sementes parecerem ruins.
- A prioridade serão sementes com uma vida útil não expirada. Você também deve prestar atenção à qualidade da embalagem. Se estiver amassada, desfiada ou com outros danos, a semente provavelmente foi armazenada incorretamente.
- As características das sementes devem ser adequadas às características meteorológicas e climáticas da região., em que está previsto o cultivo de pimenta.
- Embalagem de sementes deve conter todas as informações sobre as características de plantio e as regras de cultivo da variedade. Ele também deve conter informações sobre o endereço do fabricante, GOST.
Ao comprar sementes, recomenda-se adicionalmente a leitura das críticas sobre a variedade selecionada.
Quando o material necessário for comprado, você pode começar a selecioná-lo. Ignorar este procedimento levará a um crescimento desigual das sementes, bem como à morte de metade da colheita. Para selecionar a semente, você precisa pegar uma folha de papel seca. Em seguida, você precisará de:
- despeje as sementes na folha;
- separar manualmente as sementes grandes das pequenas;
- Transfira as sementes de tamanho médio separadamente.
Além disso, os jardineiros são aconselhados a prestar atenção às sementes ocas. Você pode determiná-los usando um recipiente com uma solução salina, onde você precisa transferir o produto de semente por 5-7 minutos. Depois disso, resta remover as sementes que flutuaram na superfície. O restante precisará ser removido da água, enxaguado em água morna e seco.
Desinfecção
A próxima etapa após a seleção das sementes é a proteção contra doenças, que é proporcionada pelo tratamento preventivo do material com compostos especiais. Os meios eficazes para fortalecer a imunidade e preparar as sementes para a semeadura serão os seguintes.
- Permanganato de potássio em solução. Para isso, é necessário colocar 1 g do medicamento em 250 ml de água. Recomenda-se deixar as sementes de molho na solução por 20 minutos.
- Peróxido de hidrogênio. A semente é mantida em uma solução a 3% vertida em um copo de água por 20 minutos. Após esse tempo, a semente é retirada, bem lavada em água corrente e seca por transferência para um guardanapo.
- Fitosporin-M. A solução visa prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas às quais a pimenta é suscetível. Para desinfetar a cultura, você precisará de 150 ml de água e 1 g do produto. É necessário resistir às sementes por 1-2 horas.
- Verde brilhante. Uma solução constituída por 100 ml de água e 1 ml de verde brilhante. Será processado em meia hora.
- Infusão de alho. Uma ferramenta bastante eficaz para preparar sementes para o plantio. Para cozinhar, você precisa de 3 dentes de alho, 100 ml de água. Antes de usar, a solução deve permanecer por um dia. Recomenda-se deixar as sementes de molho por meia hora.
Os jardineiros consideram a solução verde brilhante a mais eficaz.
Estimulação
Passada a etapa de desinfecção, pode-se iniciar a estimulação da pré-semeadura das sementes para acelerar o aparecimento dos primeiros brotos. Os jardineiros recomendam o uso de preparações especiais para isso, entre as quais são especialmente populares:
- "Zircão";
- Energen;
- Epin.
A semente deve ser processada corretamente, de acordo com as instruções. Portanto, antes de realizar o procedimento, vale a pena estudar todas as informações disponíveis sobre a ação dos medicamentos.
A segunda forma mais popular de acordar pimentas é usando cinzas de madeira. Ingredientes para a solução estimulante:
- água quente - 0,5 litros;
- cinzas - 1 colher de sopa.
A mistura resultante é deixada em repouso por 2 dias, depois um pano é umedecido na solução, onde as sementes são colocadas. O período de estimulação é de 3-5 horas. Quando o tempo acabar, você pode colocar os pimentões na neve ou na geladeira.
Finalmente, o último método de estimulação é a estratificação por borbulhamento. O tratamento fornece a quantidade necessária de oxigênio para que as sementes germinem mais rapidamente. Para realizar o procedimento, você precisará de um compressor de aquário e de um recipiente no qual haverá água. As sementes são transferidas para um saco de tecido e, em seguida, mergulhadas em um recipiente e um compressor é ligado. A duração do procedimento é de 12 a 18 horas.
Absorver
Antes de plantar as sementes, você precisará passar por mais duas etapas, uma das quais é embeber. É necessário dar o primeiro broto a sair da semente. Por esta:
- leve algodão, guardanapo, pano ou toalha de rosto;
- hidratar o material;
- transferir sementes para a superfície;
- cubra com outra camada de material umedecido por cima;
- coloque as sementes em um ambiente úmido e quente.
O período médio de embebição é de 7 a 14 dias, após o qual o pimentão deve dar os primeiros brotos. Se desejar, você pode semear pimentas que já eclodiram, mas neste caso é recomendável reduzir a duração do procedimento.
Endurecimento
É realizado em duas etapas em várias abordagens. Normalmente, o procedimento é iniciado quando há os primeiros brotos. Condições:
- as sementes são colocadas alternadamente no peitoril da janela da sala e depois transferidas para a geladeira ou para o ar fresco, onde a temperatura não desça abaixo de +2 graus;
- 12 horas são alocadas para cada período de frio-calor;
- o número médio de repetições é de pelo menos três.
O endurecimento é uma ótima maneira de fortalecer a imunidade da pimenta a várias doenças e mudanças nas condições climáticas. No entanto, isso não significa que, após o endurecimento, a planta possa ser cultivada ao ar livre. Melhor jogar pelo seguro e plantar a safra em uma estufa.
Quando todas as etapas forem passadas, você pode começar a plantar sementes. São várias recomendações, a levar em conta que lhe permitirão obter uma colheita de alta qualidade.
- A drenagem permitirá que a cultura cresça rapidamente e evitará o apodrecimento das raízes. A drenagem pode ser feita com cascas de ovo ou argila expandida, o que retém o excesso de umidade e evita que chegue à planta. A segunda camada de drenagem será solo fértil, previamente preparado para o plantio.
- Regue abundantemente o solo no dia anterior ao plantio. Se, por conta da água, o solo começar a se assentar com força, vale a pena adicionar terra até o nível desejado.
- Recomenda-se que as sementes sejam colocadas em caminhos se o cultivo por meio de uma picareta for planejado. A distância máxima entre vizinhos em fila é de 3 cm, entre filas - 5 cm. Após o plantio, as sementes devem ser polvilhadas com uma camada de solo fértil ou húmus. A espessura total do aterro não deve exceder 1,5 cm.
- O recipiente em que as sementes são plantadas deve ser cuidadosamente fechado com filme plástico ou cubra com uma capa transparente para permitir o acesso à luz solar. As mudas acabadas devem ser reorganizadas em local aquecido.
Os primeiros brotos indicarão a necessidade de remoção do filme. Na ausência de luz suficiente, os jardineiros são aconselhados a usar um fitolamp, cujos raios contêm o espectro de radiação necessário para saturar a pimenta com os elementos necessários.
O comentário foi enviado com sucesso.