Quão longe plantar pimentas?
Existem muitos itens que constituem as regras para o plantio competente de hortaliças. Por exemplo, um deles é a distância entre as mudas. O que determina esse indicador, se a pimenta é plantada, há diferença entre o plantio em casa de vegetação e em campo aberto - isso será discutido no artigo.
O que depende da densidade de estocagem?
Você precisa começar com uma pergunta fundamental - por que isso, em geral, é necessário. Culturas diferentes são plantadas em padrões diferentes. Não existe um sistema único para todos. Além disso, é necessário levar em conta as nuances de cuidado que são necessárias às culturas vizinhas. Mais de uma vez, os residentes de verão cometeram erros no plantio e, em seguida, capinar, soltar e formar um arbusto tornou-se muito inconveniente. A densidade de estocagem afeta:
- economizar espaço em uma área aberta;
- colheita excelente, ou melhor, formação completa de todas as partes das plantas sem falta de iluminação, acesso ao oxigênio;
- taxa de crescimento de mudas;
- o risco de desenvolver processos de degradação da planta (seu espessamento às vezes aumenta);
- a disponibilidade e o conforto de cuidar da cultura.
O esquema funciona tanto em estufa como em campo aberto (mas não será o mesmo cenário). A distância é mantida principalmente para o rizoma. Onde os arbustos podem ser simplesmente desbastados, para que a copa não cresça muito densa, não seja muito densa, em relação às raízes da ação "depois" não pode ser. É possível ajustar sua liberdade de crescimento somente com a distância correta no momento do plantio.
E também o esquema de plantio permite calcular a quantidade de fertilizante, e isso será útil no futuro. E até molhar o solo é muito mais conveniente quando o solo sob o arbusto é claramente visível, e você pode ver por ele se está umedecido ou se você precisa "regá-lo" com urgência.
Regras fundamentais
As pimentas são plantadas em maio ou junho, dependendo da região, variedade e outros fatores. Mas, antes de mais nada, depende do regime de temperatura. Se o solo estiver aquecido, você pode plantá-lo. Anteriormente, a terra era totalmente fertilizada com compostos minerais e húmus. Em seguida, são feitos pequenos orifícios no solo, que serão equidistantes uns dos outros.
Quais outras regras devem ser seguidas:
- o solo deve ser aquecido a pelo menos +15 graus e, o mais importante, não deve haver ameaça de retorno de geadas;
- só as mudas endurecidas estão prontas para o plantio, que já têm 60-80 dias, tem 6 a 8 folhas verdadeiras e alguns botões;
- a área da pimenta deve ser bem iluminada, protegida de ventos fortes;
- o solo deve ser fértil e leve, suficientemente solto, com boa permeabilidade ao ar e acidez neutra (pH 6-7);
- para preparar o solo, de forma amigável, é necessário ainda no outono - ao cavar o solo deve-se aplicar um fertilizante complexo com fósforo, potássio e nitrogênio na composição;
- o pouso propriamente dito deve ser em tempo nublado, pode até ser chuvoso, ou melhor depois do pôr do sol - os raios ativos são destrutivos para as plantas que precisam se adaptar a um novo lugar;
- as mudas são transplantadas junto com um torrão de terra para que o sistema radicular permaneça seguro;
- para a planta criar raízes melhor, ela pode ser tratada com um estimulante de crescimento;
- nos buracos por onde vão os pimentos, pode-se derramar pedrinhas no fundo, vai dar uma boa drenagem, e para normalizar a acidez, costumam colocar cinza de madeira;
- é melhor não plantar pimentões onde antes dele cresciam berinjelas, tomates, batatas e pimentões.
O Pepper adora todas essas condições, se adapta bem a elas, e se você também plantar a uma distância ótima, as previsões de colheita são muito boas.
Distância ótima
É hora de números. E são diferentes no espaçamento entre os arbustos e entre os canteiros. Mas ainda existe uma distância entre as mudas, que é levada em consideração desde o início do cultivo da pimenta.
Para mudas
Ao plantar mudas, é necessário calcular a distância entre os arbustos, é o chamado raio do espaço livre. Entre as mudas é necessário ter pelo menos 40 cm. Se a variedade for alta, os arbustos rapidamente crescerão e o espaço é vital para eles para que os cílios sejam formados com densidade suficiente. De vez em quando, eles serão podados e o arbusto formará cerca de um caule.
As mudas são plantadas em um buraco ao longo de uma linha. É melhor se for um leito ordenado com uma composição de solo uniforme e boa iluminação. Se se tratar de uma muda de baixo crescimento com arbustos que não ultrapassem 60 cm, deve-se calcular o intervalo de 50 cm. Nesses arbustos, os frutos se formam até nos cílios laterais, portanto não são podados.
Entre os arbustos
A ênfase principal é na rapidez com que os cílios crescerão. Se for uma muda de variedade tardia, o espaçamento entre os arbustos é reduzido. Se os pimentões forem amarrados a um suporte, o espaço será salvo, e com razão.
A liga elimina a necessidade de iluminação adicional no arbusto. No momento do plantio das mudas, é necessário calcular a distância do sistema de irrigação - isso também determinará o crescimento da cultura. Se a rega for manual, é mais seguro aumentar a distância entre os arbustos para 50 centímetros.
Entre as camas
É costume plantar amostras em campo aberto em canteiros, ainda há opções, mas esta é a melhor. Quanto mais comprida for a cama, mais fácil será controlar os arbustos. Com forte espessamento, o controle torna-se problemático e, se uma amostra estiver doente, por exemplo, é ainda mais difícil removê-la. E o aperto forçado ajudará os esporos de fungos a ocupar rapidamente todo o jardim.
Se a distância entre as camas for mantida em 70 cm:
- acabará por alimentar o solo adequadamente, enquanto as safras vizinhas não serão danificadas;
- a rega será oportuna - tudo ficará claro pelo estado do solo, que é claramente visível entre as linhas;
- será mais fácil colher na hora certa.
Acontece que as camas de pimenta devem ficar 70 cm uma da outra, talvez um pouco mais.
Esquemas para diferentes condições de cultivo
Existem diferentes opções de pouso - em linha ou escalonado. É importante onde exatamente a pimenta cresce.
Para terreno aberto
As mudas são colocadas nos buracos ao longo da linha. Se ela for baixa, uma distância de 45-50 cm será ótima para desembarcar na rua. Pessoas altas precisam de mais espaço e, portanto, a melhor distância para elas é de 55-60 cm. Se você aumentar a distância, o site não será usado de forma muito racional. O canteiro vai render menos colheita do que poderia. Uma distância de 70 cm é mantida entre as camas.
Mas também é preciso levar em conta a tez do morador de verão: se a pessoa não for muito magra, pode-se aumentar esse intervalo até o dono do sítio ficar à vontade para cuidar dos pés de pimenta.
Para estufa
Essas pimentas que crescem em uma casa de filme ou policarbonato podem ser plantadas, por exemplo, com uma fita. Este é o esquema em que os arbustos são plantados a meio metro um do outro e a distância entre as linhas será a mesma. Se você fizer um plantio em fileiras largas, vai ficar apenas 30 cm entre os arbustos (tudo bem perto), mas entre as fileiras será o mesmo meio metro. Com a aterrissagem em tabuleiro de xadrez, observa-se um padrão de alternância especial, característico das células de um tabuleiro de xadrez, mas os arbustos estarão separados por 35 cm, o que é suficiente para o crescimento e desenvolvimento normais.
Arejar é vital para plantas com efeito de estufa. A estufa deverá ser aberta regularmente sem criar correntes de ar.Todos os esquemas de plantio são individuais: você precisa escolher aquele que se adapta a uma situação particular, especialmente a variedade de pimenta. E se for decidido cultivar diferentes variedades no mesmo local, eles terão que criar diferentes condições de plantio. É trabalhoso, mas tais técnicas agrotécnicas são participantes indispensáveis no processo de fazer uma boa colheita, sem defeitos e doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.