O que você pode plantar depois da pimenta?
Nem todos estão tão atentos às regras de rotação de culturas como deveriam. Mas uma colheita ruim, ataques de pragas e outros problemas muitas vezes surgem no local, precisamente por causa da ignorância da rotação de culturas. E cada cultura deve ser abordada separadamente: traçar um plano de plantio de plantas para a próxima safra, de forma a levar em conta a otimização das mudanças de safra e sua vizinhança favorável. Por exemplo, o que é melhor plantar depois da pimenta, e o que não deve vir para substituí-la.
Melhores opções
Plantar muitas safras no mesmo lugar é indesejável, porque isso não tem um efeito muito bom na própria planta e na safra. As plantas escolhem nutrientes valiosos do solo, e às vezes são tantos que no ano que vem essa terra não será capaz de alimentar totalmente uma nova safra.
E esse é apenas o primeiro motivo, o segundo são as pragas que podem permanecer no solo e atacar os novos plantios da próxima safra.
Sim, na maioria dos casos, o solo é fertilizado antes do plantio de novas plantas, tornando-o mais rico, repondo o equilíbrio das substâncias perdidas. Mas a pimenta, por exemplo, já é uma cultura muito exigente, não dá para comer. A planta possui sistema radicular superficial, ou seja, retira o principal alimento das camadas superiores do solo. Isso significa que no próximo ano após a pimenta, é necessário plantar aquelas culturas cujo sistema radicular pode atingir fisicamente as camadas mais profundas do solo.
Em campo aberto, logo após o pimentão, é permitido plantar:
- cenouras;
- beterraba;
- cebola;
- rabanete;
- feijões;
- verdes;
- rabanete;
- alho;
- vários cereais.
Estes não são cálculos teóricos comuns, mas uma experiência agrotécnica comprovada. Se os pimentões crescem em uma estufa, depois deles podem ser cultivados rabanetes e rabanetes, cebolas e ervas com sucesso.
Também é importante lembrar da própria pimenta, que pode ser doce e amarga. Portanto, pimentas variadas amargas e doces não são plantadas lado a lado. Mesmo em paredes de estufas, é impossível excluir completamente a polinização cruzada, o que significa que uma variedade doce que repentinamente dá um amargor pode sofrer - ela surgirá justamente por causa de uma vizinhança tão duvidosa.
Após a colheita de outono, o terreno deve ser desinfetado. Se isso não for feito, mesmo os seguidores favoráveis podem não crescer muito bem. Antes da desinfecção, as ervas daninhas são removidas, os resíduos vegetais são removidos dos canteiros. Se você semear mostarda neste local, ela desinfetará naturalmente o substrato e também o enriquecerá com nutrientes valiosos. Ou você pode tomar o medicamento "Trichodermin", ele contém esporos de Trichoderm, que são excelentes no combate a patógenos no solo, e também decompõe rapidamente resíduos de plantas. E "Fitosporin" também é bastante adequado para fins de desinfecção.
O meio mais simples de desinfecção é o permanganato de potássio. Você só precisa derramar a terra com uma solução rosa escura.
De qualquer forma, isso deve ser feito com a composição que você quiser, necessariamente após a colheita, não importa o que esteja planejado para ser plantado aqui no próximo ano.
Culturas neutras
São plantas que toleram um precursor como a pimenta. Se não houver maneira de plantar algo favorável na primavera, então é melhor tirar uma safra desta lista.
Culturas neutras:
- espinafre;
- feijões;
- salsão;
- espargos;
- manjericão;
- leguminosas;
- repolho e também saladas de alface;
- alho;
- coentro;
- salsa;
- Aneto.
É difícil encontrar algo mais adequado do que leguminosas para restaurar o substrato depois do pimentão.Seu sistema radicular é tal que ajuda a saturar o solo com nitrogênio, e para plantações de primavera, para o início do crescimento das plantas, isso é muito importante.
Além disso, em vez de pimenta em seu lugar, é perfeitamente possível plantar plantas de adubo verde. Por exemplo, tremoços, trevo, mostarda. Eles restauram perfeitamente a camada fértil. E durante a estação outono-inverno, eles se transformarão naturalmente em húmus, útil para plantações futuras. Na primavera, antes do plantio, as raízes e caules deverão ser selecionados.
O que não deve ser plantado?
Depois que a pimenta é colhida, as pragas que podem tê-la ocupado podem permanecer no solo. Eles suportarão o inverno com segurança e atacarão os seguidores da pimenta na próxima temporada. E não são apenas pragas, mas também agentes causadores de doenças perigosas, por exemplo, oídio ou requeima, podridão das raízes.
Portanto, é definitivamente impossível plantar depois de pimentas:
- tomates;
- beringela;
- batatas;
- qualquer tipo de pimenta.
Esta é uma lista de coisas que não podem ser plantadas categoricamente. Não é desejável plantar pepino, abóbora, abobrinha, melão, melancia, abóbora em vez de pimenta. E tal proibição pode implicar não uma temporada perdida, mas 3-4 anos. Pepinos, cabaças e plantações de abóbora são, portanto, considerados seguidores desfavoráveis das pimentas, por causa deles toxinas específicas se acumulam no solo.
Em geral, o desarranjo correto das camas não é tão difícil, até um iniciante vai dominá-lo. Existe uma classificação usada com sucesso de culturas de jardim: folhosas (verduras e saladas), frutas (pepinos, tomates, repolho, pimentão), raízes (rabanetes, cenouras, beterrabas, rabanetes), leguminosas (feijão, ervilha, soja). Portanto, o algoritmo de rotação para as estações do ano é assim: fruta - colheita de raiz - feijão - folha. Além disso, você pode detalhar a mudança de fruta, observando suas necessidades no cultivo.
Esta é a aparência de uma boa corrente de rotação para pimentas:
- Predecessores. Espinafre, alface e manjericão, manjerona, também pepino, endro, salsa.
- Seguidores. Cenoura, beterraba, daikon, feijão e também rabanete e rabanete.
- Culturas neutras. Saladas de cabeça, cebolas, aspargos, legumes e também alho, ervilhas.
- Vizinhos. Saladas, cenouras, feijões, ervas, alho, aipo, cebola, sementes de cominho, coentro.
Por alguma razão, alguns residentes de verão costumam plantar pepinos no lugar de pimentas. Mas se você fizer isso, somente depois de 4-6 anos, e encurtar esse turno simplesmente não será lucrativo - a colheita será mais ou menos. Embora essas próprias culturas sejam vizinhas pacíficas, em certo sentido, elas até protegem umas às outras contra doenças. Curiosamente, os pimentões podem ser plantados depois dos pepinos: tanto as variedades picantes quanto as doces crescerão previsivelmente bem. Mas a situação oposta é completamente diferente.
Vale a pena explicar o porquê: o sistema radicular da pimenta é assim, vai levar toda a nutrição para o pepino. Ele também libera toxinas no solo. Portanto, não é necessário apenas esperar mais de uma estação, mas também cultivar o solo, limpá-lo, desinfetá-lo e saturá-lo com um complexo nutritivo.
Há mais uma coisa: muitas vezes se decide tirar a pimenta do lugar "familiar" e plantar outra coisa, porque a colheita de ano para ano só atrapalha. Talvez fosse apenas a pimenta e plantada onde ele se sentia desconfortável. Esta cultura vai gostar de áreas quentes com boa iluminação, solo fértil que tenha uma reação neutra. Ele se sente bem em baixas altitudes, porque lá o solo esquenta mais rápido. E, talvez, o fato é que eles plantaram pimentões depois de erva-moura (batata, tomate, berinjela), e os agentes causadores de doenças comuns às culturas mudaram silenciosamente para pimentões. Também vale a pena considerar que nenhum tipo de pimenta tolera correntes de ar.
Na hora de escolher o local certo, levando em consideração a rotação de culturas, traçando um esquema individual de rotação de culturas no local, a previsão de uma boa colheita será a mais otimista.
O comentário foi enviado com sucesso.