Berinjelas e pimentões podem ser plantados nas proximidades?
A compatibilidade da cultura na mesma estufa ou jardim pode ser crítica para sua segurança e viabilidade. Não é surpreendente que a questão de saber se é possível plantar berinjela e pimentão juntos surja entre muitos residentes de verão que desejam usar racionalmente o espaço livre disponível para eles. O esquema de plantio dessas plantas nas proximidades e as nuances de cuidar delas merecem atenção especial.
Compatibilidade cultural
Ao decidir se é possível plantar pimentão ao lado de berinjela, muitos veranistas têm dúvidas justificadas. Na verdade, essas plantações sobrevivem com bastante sucesso em tal vizinhança na mesma estufa ou em um canteiro de jardim, em campo aberto. A berinjela pode ser plantada com pimentão pelos seguintes motivos:
- tem uma duração semelhante da estação de crescimento;
- dá mudas com aproximadamente a mesma altura;
- tem uma necessidade semelhante de calor;
- precisa de bastante calor e luz.
Considerando as necessidades de berinjela e pimentão, há muitas sobreposições. Eles têm períodos de crescimento idênticos. Além disso, as plantas se desenvolvem melhor em solos leves e soltos, generosamente aromatizados com matéria orgânica. Os vegetais podem ser semeados na estufa ao mesmo tempo, aproximadamente no final do inverno.
É importante saber: a berinjela só é compatível com pimentões. Não é plantado com variedades amargas.
Características de pouso
O layout de diferentes culturas no espaço comum de uma crista ou estufa é muito importante. Semear em 2-3 a dez dias de fevereiro é possível para pimentões e berinjelas. As mudas devem ser colocadas sob lâmpadas especiais, pois a duração do dia nesta fase ainda é muito pequena. O solo é molhado, a rega é feita regularmente: as plantas gostam de umidade. Na semeadura direta na estufa, após 14 dias, as plantas são alimentadas pela primeira vez, enriquecendo o solo com nitrogênio.
O processo de plantio em si ocorre de acordo com o esquema geral para ambas as culturas.
- O material da semente é testado para germinação. As sementes vazias são peneiradas.
- O material selecionado para o plantio está encharcado. Primeiro, ele é desinfetado em uma solução de manganês. Em seguida, colocado em um dos fluidos estimulantes. "Epin" e qualquer um de seus análogos serve. As sementes são guardadas por 18 horas, depois transferidas para um recipiente com água morna por um dia.
- Extinguindo na geladeira ou borbulhando com bolhas de ar. Este fator adicional ajuda a estimular a imunidade das plantas, ajuda a obter brotos fortes e viáveis sobre elas.
- Os recipientes de sementeira são cuidadosamente lavados e vaporizados. Eles são preenchidos com um substrato de solo solto e nutritivo. Para pimentas e berinjelas, uma mistura autocomposta de partes iguais de húmus e turfa combinada com serragem ou areia grossa é adequada. Para maior valor nutricional, a mistura é aromatizada com cinzas de madeira e fosfatos.
- Desinfecção. Se um substrato pronto disponível comercialmente for usado, ele não será necessário. Em outros casos, a mistura é calcinada no forno. Em seguida, é exposto ao ar livre para saturar o solo com oxigênio.
- Aterrissagem. As sementes são dispostas em fileiras com uma distância de cerca de 15 mm entre elas, polvilhadas com uma fina camada de terra. Polvilhe com água morna. Berinjelas e pimentões podem ser semeados em um recipiente compartilhado.
- Esperando por tiros. Os contêineres são cobertos com materiais especiais: folha, agrofibra. Colocado em um local quente e aberto à luz solar. A arejamento de mini-estufas improvisadas é realizada diariamente, mas para que não fiquem expostas a correntes de ar.
O plantio em terreno aberto, local para pimentão e berinjela, requer uma distância de cerca de 60 cm entre eles. Isso será suficiente para que as plantas recebam nutrição adequada sem interferir umas nas outras. É melhor plantar arbustos de pimentão e berinjela em quadrados. Ao criar mudas em casa, elas primeiro são endurecidas.
Para isso, recipientes ou potes são levados brevemente para a sacada, varanda, aumentando gradativamente a duração dessas sessões.
As nuances do cuidado
Depois que as primeiras mudas aparecerem, elas precisarão ser bem cuidadas. Os rebentos verdes jovens não gostam de correntes de ar, mas respondem bem ao calor, uma abundância de luz natural. As mudas não ficam mais escondidas sob o filme, elas são cultivadas juntas até que apareçam 3-4 folhas verdadeiras. Em seguida, eles mergulham, deixando as plantas mais viáveis. Eles são enviados para contêineres individuais.
Até que sejam enviadas para o solo ou estufa, os principais cuidados com pimentões e berinjelas consistirão em:
- manter a umidade do solo;
- soltar o solo na área da raiz para fornecer oxigênio às raízes;
- criação de condições ideais de luz e umidade;
- curativo foliar na folha;
- tratamento com estimulantes de crescimento.
7 dias antes da transferência dos arbustos para um novo local, eles são pulverizados com uma preparação fungicida. Uma solução de Bordeaux líquido a partir de 50 g da substância acabada e 10 litros de água é adequada. Isso reduzirá os riscos de infecção subsequente das plantas com infecções fúngicas. As pimentas prontas para o transplante terão uma altura de 15-20 cm, um caule forte e robusto, pelo menos 10 folhas e ovários de flores. Podem ser contados cerca de 70 dias a partir da data da semeadura.
A esta altura, as berinjelas vão adquirir 6 folhas. No início de maio, todas as plantas são transferidas das varandas e peitoris das janelas para um local permanente. O procedimento é realizado à noite, com preenchimento preliminar da cova com cinza de madeira e húmus.
É importante levar em consideração que com plantios mistos, o esquema ideal é 60x40 cm, ou até 6 peças por 1 m2.
Depois disso, resta dar às plantas regas frequentes e abundantes. A cobertura é realizada no canteiro 5 vezes durante a temporada. O primeiro será nitrogênio, o resto será potássio-fósforo. Pimentas altas precisarão configurar adereços. As berinjelas precisam ser fixadas na hora certa.
Na estufa, é importante tentar manter a temperatura ideal. Chega +27 graus. A exibição não deve ser negligenciada. Além disso, melhora a polinização, evita o desenvolvimento de infecções fúngicas.
O comentário foi enviado com sucesso.