Qual é a aparência da pimenta jalapeño e como cultivá-la?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Crescente
  4. Doenças e pragas
  5. Colheita e armazenamento
  6. Aplicativo

Jalapeno é uma das especiarias mais populares da culinária mexicana, dando aos pratos tradicionais um sabor picante e um aroma distinto. A especiaria pertence ao grupo das pimentas picantes. No nosso artigo, iremos nos deter com mais detalhes na descrição das principais propriedades e características desta planta incomum, bem como dar recomendações para o seu cultivo.

O que é isso?

A pimenta jalapeno é nativa do México. No entanto, essa cultura se enraizou com muito sucesso em todo o continente americano e, com o tempo, se espalhou pelo mundo. Jalapeno recebeu o nome da pequena cidade de Jalapa, no estado mexicano de Veracruz: é lá que essa cultura cresce em grande abundância. Esta pimenta é popularmente chamada de "jalapeno hooligan": isto é devido à sua característica bastante interessante. O fato é que a sensação de amargura e de mesquinhez na boca não aparece imediatamente após o uso do produto, mas somente depois de algum tempo.

Pimenta Jalapeno parece uma planta arbustiva de tamanho médio que cresce até 100 cm. Caules ramificados, folhas elipsóides. As flores são claras: do branco ao cinza. Ao contrário de todas as outras pimentas, os jalapenos diferem no tamanho pequeno dos frutos: de 5 a 9 cm. Durante a estação de crescimento, 20-35 frutos com paredes espessas e muito suculentas podem ser colhidos de uma planta. Além disso, quanto menor a pimenta, mais ela é valorizada. Os frutos maduros e maduros de cor verde brilhante são considerados os mais picantes. Pimentas maduras demais são vermelhas, são menos picantes, portanto não são usadas cruas: essas frutas são fumadas ou ouvidas.

Deve-se notar que os jalapenos pertencem ao grupo das pimentas, mas ao mesmo tempo apresentam diferenças perceptíveis em relação ao resto do pimentão. Assim, pela escala de Scoville, a pungência das frutas da categoria pimentão varia de 30 a 50 mil unidades, enquanto a pimenta mexicana ganha apenas 2,5 a 8 mil unidades. Ao mesmo tempo, a película interna da fruta e as sementes conferem um alto pungência ao produto: se forem retiradas, o sabor do jalapeño fica mais delicado.

Variedades

Existem várias variedades principais de pimenta jalapeno. As variedades precoces são as mais populares.

  • Espinalteco. Esta pimenta picante distingue-se por uma espécie peculiar de vagens, que assumem uma forma pontiaguda.
  • Morita. A variedade mais famosa do território da ex-União Soviética. Os frutos desta pimenta são mais arredondados.
  • Peludo. Outra pimenta picante, suas vagens têm formato alongado e estrutura suculenta.

Todas estas variedades, pelo seu sabor e características aromáticas, são semelhantes entre si, apresentam condições de cultivo semelhantes e apresentam requisitos idênticos para a tecnologia agrícola.

Crescente

Apesar de o quente México ser a pátria da pimenta, é perfeitamente possível cultivá-la em nossa zona natural e climática. Esta é uma planta bastante despretensiosa e as regras para cuidar dela não são muito diferentes do cultivo do conhecido pimentão.

Aterrissagem

Na maioria das vezes, eles recorrem ao método de sementes de jalapenos. Você pode comprar mudas em qualquer loja especializada para jardineiros e jardineiros. Normalmente, o custo de embalagem de material de plantio não excede 40-60 rublos. As sementes são plantadas de acordo com um algoritmo específico.

  • Primeiro, a semente deve ser desinfetada: para isso, ela é mantida em uma solução clara de permanganato de potássio por cerca de 20-30 minutos.
  • Em seguida, as sementes são germinadas. Para isso, são colocados em gaze úmida por alguns dias e colocados em local aquecido. A cada 4-5 horas é necessário borrifar o pano do borrifador, não deixando que seque. As sementes começarão a inchar sob a influência do calor e da água. Em seguida, você pode movê-los para o recipiente de mudas.
  • Para cultivar mudas de jalapeño, você precisa de solo nutritivo e bem drenado. É melhor comprar uma mistura de solo pronta para jardim ou plantações de flores.
  • As sementes germinadas ficam enterradas no substrato a 1,5 cm, não sendo necessário enterrá-las mais profundamente, pois neste caso o grão não germina.
  • O recipiente é coberto com filme plástico ou vidro para criar um efeito estufa: isso irá acelerar a germinação. Nesse caso, todos os dias devem estar no ar por 40-60 minutos.

Normalmente, os primeiros rebentos aparecem na primeira semana. As sementes que não brotaram neste período podem ser jogadas fora, muito provavelmente, não são viáveis. Uma especiaria apimentada gosta muito de calor e luz, por isso é aconselhável cultivá-la no parapeito sul ou sudeste da janela, protegendo-a das correntes de ar. A irrigação deve ser regular, mas moderada. É melhor umedecer o solo enquanto o coma da terra seca. As plantas são transplantadas para campo aberto na última década de maio e durante a primeira quinzena de junho.

O trabalho é realizado depois que o tempo quente estável foi estabelecido e o risco de geadas recorrentes passou completamente.

Cuidado

É melhor cultivar jalapenos em uma estufa. Assim que os brotos atingirem 15-18 cm de comprimento, é necessário beliscar o topo para estimular a ramificação do arbusto. A floração e a formação de pimentas suculentas ocorrem durante os meses de verão. O melhor de tudo é que a cultura cresce e se desenvolve a uma temperatura de 25-30 graus. Deve ser plantado em local bem iluminado, protegido de rajadas de vento. A rega é realizada pelo menos 2-3 vezes por semana. É aconselhável usar água morna decantada. Para a frutificação ativa, a planta requer micronutrientes: potássio, nitrogênio e fósforo. Portanto, ao menos uma vez a cada 10-14 dias, os leitos devem ser alimentados com humato ou superfosfato de potássio e devem ser usados ​​de acordo com as instruções do fabricante.

No final da frutificação, começa a fase de dormência: a planta para de crescer e começa a perder as folhas. Neste momento, você pode transplantar as pimentas para potes e movê-los para a casa, de preferência em um porão ou outro lugar fresco onde a temperatura é mantida entre 12-18 graus. Durante este período, a alimentação é interrompida, a frequência de irrigação é reduzida para uma irrigação por semana. Assim que chega a primavera e a planta entra na estação de crescimento, o recipiente é transferido para um local aquecido, a rega e a alimentação padrão são devolvidas e, no final da primavera, o arbusto é novamente transplantado para o campo aberto.

Algumas pessoas optam por cultivar jalapenos em casa. Neste caso, as seguintes condições devem ser observadas.

  • Manter uma temperatura confortável para pimenta em 23-25 ​​graus.
  • Rega correta. Em casa, a planta requer muita rega, a falta de umidade provoca deformação das flores e redução da frutificação. Nesse caso, é aconselhável levar água decantada, pois o cloro presente na água da torneira pode prejudicar o desenvolvimento dos jalapenos.
  • Exibindo. De vez em quando, a pimenta deve ser levada para o ar livre e ventilada. Isso é importante para prevenir infecções fúngicas.
  • Top dress. Na fase de floração, fertilizantes complexos prontos devem ser aplicados no solo a cada uma e meia a duas semanas.
  • Transferir. À medida que crescem, é necessário transplantar os arbustos para vasos maiores. Após esse transplante, é realizada uma pinça para ativar o crescimento de novos brotos.

Doenças e pragas

A pimenta amarga tem uma imunidade bastante boa. No entanto, e ele às vezes encontra infecções fúngicas... Na maioria das vezes é atingido por uma perna preta, bem como por podridão apical. As causas do aparecimento de enfermidades são o não cumprimento das regras de cuidado da planta, por exemplo, regas muito abundantes e frequentes, o que provoca o apodrecimento das raízes. Para o tratamento dessas patologias, os fungicidas são usados ​​com sucesso, pois são capazes de destruir doenças em qualquer estágio.

Entre as pragas dos jalapenos, são atacados ácaros, moscas-brancas e pulgões. Os inseticidas funcionam bem contra eles. Embora nos primeiros estágios do dano, quando não há tantos insetos, os remédios populares também têm um bom efeito.

  • Portanto, tinturas de dente-de-leão ou alho funcionam com sucesso contra pulgões e moscas brancas. Para preparar a composição curativa, tome 2 colheres de sopa. eu. o componente principal é derramado com água fria e insistido por cerca de um dia. Em seguida, a solução é filtrada e o arbusto danificado é borrifado com um borrifador.
  • Uma composição à base de sabão em pó e amônia tem um bom efeito contra os ácaros da aranha. Para prepará-lo, tome 1 colher de sopa para 1 litro de água. eu. substância com sabão e amônia, mexa e pulverize as plantas.

Neste caso, é aconselhável cobrir o solo para que a solução não chegue às raízes.

Colheita e armazenamento

Os arbustos de pimenta são capazes de dar frutos durante os meses de verão. Normalmente, são colhidos pimentões de 5 a 6 cm de comprimento e apresentam uma cor verde. Quando as frutas começam a ficar vermelhas, sua pungência diminui, elas ficam mais doces e perdem o sabor picante. Dica: É aconselhável usar luvas durante a colheita, pois o suco de jalapeño pode irritar a pele.

Quando frescas, as vagens são armazenadas na geladeira, adega ou outro lugar fresco. Se você planeja estocar temperos mexicanos, pode congelá-los ou secá-los. Depois de seco, o tempero é esmagado e armazenado em uma lata com tampa hermeticamente fechada.

Aplicativo

Pimentas Jalapeno são muito procuradas na culinária. Pode ser lavado, seco, fumado, congelado para o inverno e em conserva para ficar crocante. Vagens apimentadas tornam-se o componente básico de todos os tipos de molhos, pimenta é adicionada à segunda carne, vegetais, pratos de peixe e petiscos. Aliás, na pátria deste produto, os refrigerantes à base de jalapenos, tomates e citrinos são muito apreciados. Aliás, essa pimenta tem usos muito incomuns. Em vários países, os doces são preparados a partir dele: eles fazem geleia ou glacê no chocolate.

O picante jalapeno é altamente valorizado na medicina popular. Isso se deve ao alto conteúdo de micro e macroelementos úteis nele. O produto é rico em vitaminas A, C, PP, além do grupo B. O jalapeño é um verdadeiro tesouro de minerais, pois contém magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco, sódio, cálcio e caroteno. Esta composição tem um efeito fortalecedor e curativo no corpo humano. A pimenta atua como antimicrobiano, anti-séptico, antiviral, imunomodulador, analgésico e até antidepressivo. Na medicina alternativa, muitas vezes é prescrito para estimular os processos digestivos e eliminar a patologia do trato gastrointestinal.

A pimenta contém uma alta concentração de substâncias que ativam a circulação sanguínea. Portanto, é amplamente utilizado em cosmetologia para criar máscaras e invólucros anticelulite. Os tônicos e loções de especiarias são amplamente usados ​​para melhorar a condição do cabelo e acelerar o crescimento do cabelo. Devido às suas propriedades antibacterianas, o jalapeño luta rapidamente contra a transpiração dos pés, para isso se recomendam banhos regulares com uma decocção deste vegetal mexicano.

No entanto, deve-se ter em mente que o consumo descontrolado e excessivo de qualquer pimenta em vez do efeito terapêutico esperado pode levar a resultados exatamente opostos e causar problemas no estado de órgãos e tecidos. As contra-indicações são as seguintes:

  • queimaduras, escoriações e outras violações da integridade da mucosa oral;
  • sangramento e gengivas enfraquecidas;
  • a presença de amigdalite, amigdalite e outros processos inflamatórios nas amígdalas e amígdalas;
  • patologia do sistema digestivo na fase aguda, úlceras estomacais e intestinais, colite e gastrite;
  • distúrbios no funcionamento do sistema urinário;
  • a presença de intolerância individual ao produto, que se manifesta na forma de reações alérgicas.

Também é preciso ter em mente que não é permitido aplicar no corpo máscaras cosméticas, loções e tônicos com esta pimenta na presença de fissuras, feridas, escoriações e outras lesões cutâneas. O uso do produto não é recomendado para crianças menores de 12 anos, bem como para mulheres grávidas e lactantes.

Para minimizar o risco de consequências negativas, use pratos à base de galinha-jalapeno com muito cuidado. É aconselhável consultar primeiro o seu médico.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário