O que fazer se as folhas das mudas de pimenta estiverem enroladas?

Contente
  1. Condições e cuidados ruins
  2. Tratamento de doenças
  3. Controle de pragas
  4. Medidas de prevenção

Se as folhas das mudas de pimenta começarem a enrolar, uma ação urgente deve ser tomada. Com o material deste artigo, você aprenderá por que isso acontece e o que você precisa fazer.

Condições e cuidados ruins

As razões pelas quais as folhas das mudas de pimentão se enrolam estão, na maioria dos casos, associadas a cuidados inadequados e condições desconfortáveis ​​para a cultura de hortaliças. Para entender exatamente a que o problema está relacionado, você precisa ter uma ideia dos métodos básicos da tecnologia agrícola. Isso permitirá que você analise a correção do atendimento e exclua o que está sendo feito da maneira certa.

Os primeiros sinais do problema são a perda gradual do brilho original da cor, o amarelecimento precoce. As folhas superiores se curvam para cima ou para baixo nas bordas. Muitas vezes, antes de se torcer, aparece uma teia de aranha, uma flor esbranquiçada, micro perfurações. Acontece que as placas das folhas são deformadas ao longo do comprimento da nervura central.

Ignorar as mudanças no estado da vegetação em alguns casos pode levar à morte das plantas.

Falta de nutrientes

Quando as mudas recebem menos nutrição do solo, a massa verde é suprimida. Isso é típico para sementes plantadas em um jardim ou horta. Em tal terra, não existem oligoelementos suficientes para o pleno crescimento e desenvolvimento das pimentas. Eles sinalizam o problema amarelando e encaracolando a folhagem. Com uma deficiência de magnésio, as mudas enfraquecem, sua imunidade é enfraquecida. Logo as mudas adoecem, o que afeta a qualidade e a quantidade dos frutos. Quando as plantas carecem de potássio, a forma das placas das folhas muda. Eles podem se enrolar em espiral ou para dentro. Freqüentemente, eles são dobrados no centro ou enrolados como um barco.

Para evitar o problema, você precisa inicialmente plantar sementes em um substrato pronto... Está saturado com todos os nutrientes essenciais e é uma medida preventiva contra várias doenças. Mudas plantadas em solo de jardim comum precisam ser alimentadas com fertilizantes complexos para pimentas. Antes de aplicar a cobertura, o solo deve ser umedecido para não queimar as raízes fracas. Se o solo for muito pobre, você precisa fertilizar uma vez por semana.

Para não prejudicar o sistema radicular, deve-se evitar uma alta concentração dos compostos.

Falta de luz

Pimenta é uma planta que adora o sol... Para um crescimento e desenvolvimento normais, ele precisa de uma quantidade suficiente de luz. As mudas jovens cultivadas em quartos escuros são as que mais sofrem. Sem luz, torna-se frágil, a folhagem pode parar de crescer completamente. A folhagem começa a se enrolar, tubérculos se formam nas placas das folhas. Devido à falta de luz solar, as veias laterais crescem mais rápido.

Posteriormente, a cor verde torna-se pálida. Em busca de luz, os brotos se estendem para cima. Eles começam a competir entre si. O problema é agravado com tempo nublado, o que torna a luz na sala ainda menos. A solução para o problema é levar a caixa de mudas para um local bem iluminado. Você precisa colocá-lo onde as horas de luz do dia serão o maior possível. Com luz solar suficiente, o formato das folhas será corrigido.

As lâmpadas convencionais não vão resolver o problema: é preciso compensar a falta de luz por meio de fito-lâmpadas. Horas curtas de luz do dia afetam negativamente a fotossíntese.

Erros em tecnologia agrícola

A aparência insalubre das folhas depende de vários motivos. Isso pode ser devido à clorose associada à falta de clorofila. Além da manutenção inadequada, está associada ao excesso de nutrientes no solo. O solo não deve ser azedo. Solo com alta porcentagem de turfa também é prejudicial. O tipo de solo inadequado não permite a assimilação das substâncias necessárias para o pleno crescimento e desenvolvimento das mudas. Solo não aquecido é outro motivo. Junto com a rega frequente, isso provoca estresse na planta. Da hipotermia e da incapacidade de assimilar as substâncias necessárias, ela morre.

O encolhimento e o dobramento da folhagem podem estar associados a uma incompatibilidade na taxa de desenvolvimento. Neste caso, a deformação é notada principalmente nas folhas superiores. Suas bordas ficam onduladas. As mudas carecem não só de luz, mas também de ar. Além disso, é muito grosso. Portanto, os arbustos são forçados a competir entre si. Fatores agravantes são medidas de manutenção inadequadas, incluindo umidade do solo, temperatura e correntes de ar. Mudas de pimenta são muito caprichosas para cuidar. O desvio dos padrões agrotécnicos acarreta uma mudança na forma das folhas.

Temperatura

A sala não deve ser muito quente e seca. Curling greens é um sinal para o produtor, indicando condições de cultivo desconfortáveis. As chapas são forçadas a girar para se proteger da evaporação da umidade. Desta forma, permanece nos caules, permitindo-lhes manter a sua firmeza e elasticidade. Em alta secura, a secagem começa junto com a ondulação. Para resolver o problema, é preciso regar as mudas e ventilar o ambiente. Isso geralmente acontece durante o cultivo de mudas em uma estufa. Não deve recorrer à pulverização: nesta situação, é ineficaz. Devido à intensidade da luz, a umidade irá evaporar rapidamente. Isso pode levar a queimaduras solares da massa verde.

Se as folhas se curvarem para cima, você precisará sombrear as mudas. No calor, ela precisa fornecer água abundante. A irrigação é realizada com base no grau de umidade do solo. A razão para ondular a folhagem de mudas localizadas perto de radiadores de aquecimento está associada a condições desconfortáveis. O calor e a ventilação simultânea estressam a planta. Se ficar muito quente, ele adoece. As mudas são expostas a não menos estresse, que são levadas para a estufa antes do plantio. Durante o dia na estufa, o ar pode aquecer até +35 graus e mais. Uma situação semelhante é típica para as regiões do sul.

No calor, as folhas precisam se enrolar para dentro. As placas cotiledonares e as folhas inferiores enrolam-se em espiral. Essa queda indica que as raízes não atendem às necessidades de umidade da massa verde. Nesse caso, a evaporação excede a umidificação. Se as mudas são cultivadas no parapeito de uma janela ou varanda, não se deve esquecer um clima confortável. Deve ser lembrado que as correntes de ar são prejudiciais à pimenta. Baixas temperaturas afetam negativamente seu crescimento. Se a planta for endurecida em uma estufa, onde a aeração é feita constantemente, as mudas são cobertas com spunbond colocado em arcos. Tal projeto irá simultaneamente sombrear e proteger as plantas de correntes de ar.

Umidade

Ao cultivar mudas dentro de casa ou em uma estufa, a estagnação da água deve ser evitada... As raízes não absorvem muita umidade. A rega das plantas deve ser moderada e oportuna. Com o excesso de umidade, o suprimento de oxigênio necessário para as plantas se deteriora. A estagnação do líquido leva à deterioração das raízes, à morte da parte aérea da cultura. As folhas superiores tornam-se acidentadas e inchadas. Suas bordas começam a se curvar para baixo. Se nada for feito, eles caem, a planta morre.

Não espere que a terra seque sozinha. É urgente afrouxá-lo. Assim, o acesso de oxigênio aumentará, a umidade irá evaporar. Com a água estagnada, você precisa bater levemente as mudas. Com a falta de umidade, a folhagem se enrola, murcha, seca. A solução para o problema será a regulamentação do regime de irrigação. Para mudas jovens, junto com a rega, vale a pena usar um umidificador ou vasilhames com água.

É melhor instalá-los perto das caixas com mudas. É melhor pulverizar as plantas pela manhã, até que fiquem expostas à luz solar direta. Se não for possível regar as plantas de manhã, é feito à noite.

Quando é necessário tomar medidas de emergência durante o dia no calor, o recipiente é retirado do sol. Se isso não for possível, as mudas devem ser sombreadas antes de molhar.

Tratamento de doenças

Se as folhas enrolam e enrugam, isso pode indicar a presença de podridão apical.... Outros sintomas da doença, indicando sua progressão, serão manchas escuras nos frutos, seu amadurecimento precoce quando o crescimento para. Se começarem a apodrecer, são necessárias medidas complexas, pois a podridão da copa se espalhará rapidamente para os arbustos vizinhos. Para evitar isso, é necessário processar os arbustos sob a raiz com cálcio assimilável.

Todas as partes afetadas são removidas, após o que o solo é fertilizado com um complexo mineral. É importante regar regularmente a planta e tomar medidas para protegê-la do calor. Pode-se tratar as mudas com salitre, regando pela raiz, evitando o contato com as folhas. A proporção de fertilizante para água é de 10-15 g por 10 litros. Giz, casca de ovo, limão e farinha de dolomita fazem um excelente trabalho com a podridão de topo. Todos os componentes são despejados com vinagre a 9%, mexidos em um balde de água, regado pela raiz.

Controle de pragas

Inimigos frequentes da pimenta são ácaros-aranha ou pulgões. Os insetos se alimentam da folhagem suculenta, perfurando-a impiedosamente e bebendo a seiva da planta. Como resultado, as folhas se curvam para dentro, ficam amarelas e ficam cobertas de pequenos orifícios. Não é difícil encontrar parasitas: os pulgões instalam-se no dorso das folhas e rebentos suculentos. A parte do solo das mudas fica pegajosa devido à melada - o produto residual dos pulgões. O ácaro-aranha envolve a folhagem e brota com teias de aranha. Como resultado, a massa verde seca e desbota. Para curar as mudas, é necessário tratá-las com um agente inseticida ou acaricida.

Para maior eficiência, o tipo de medicamento é selecionado levando-se em consideração o tipo de praga. Para não enfrentar esse problema no futuro, é necessário desinfetar inicialmente o solo. O solo comum costuma estar infestado de ovos e larvas de insetos nocivos. O processamento envolve calcinar a terra no forno, ou o uso de uma solução desinfetante de manganês. Uma boa alternativa a esses tratamentos é derramar o solo com água fervente. Graças a ela, larvas e ovos de parasitas são destruídos.

Se o dano às mudas for insignificante, pode-se realizar o tratamento antiparasitário com sabão em pó mexendo com água. Os insetos são removidos com algodão embebido em uma solução preparada. O tratamento com solução de casca de cebola é considerado um remédio eficaz. Para o seu preparo, leve um copo de casca, cozido no vapor em 1 litro de água fervente, insista por um dia. Em seguida, os arbustos são processados ​​de todos os lados.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas variam de acordo com a causa estabelecida. Se a deficiência de nutrientes se tornou um obstáculo ao crescimento ativo, proceda do que exatamente é necessário para as mudas.

  • Se a folhagem amarelar, secar, esfarelar, o problema é falta de potássio. É necessário adicionar sulfato de potássio diluído ao solo ou alimentar o solo com cinzas de madeira.
  • Quando toda a área foliar está deformada, o motivo está na falta de fósforo. É necessário fertilizar o solo com superfosfato, diluindo 3 colheres de sopa. eu. alimentando-se de um balde de água.
  • Se manchas vermelhas, marrons ou amarelas aparecem nas placas, sua cor fica roxa, você precisa compensar a falta de magnésio.
  • Quando as folhas ficam marrons, os veios se tornam marmorizados, a ondulação começa em toda a área, a planta não absorve magnésio devido ao excesso de potássio. É necessário diluir o sal na água e regar os arbustos.
  • A folhagem torna-se acidentada e irregular devido à falta de cálcio... Ao mesmo tempo, aparecem manchas amareladas e acastanhadas nas placas. Uma necessidade urgente de pulverizar a cultura com nitrato de potássio.
  • Em solos com deficiência de nitrogênio, as mudas devem investir toda sua força na formação do sistema radicular. Não sobra força para as folhas do cotilédone, portanto, não se pode prescindir do sulfato de amônio (nitrato de amônio).
  • Com a falta de boro, o crescimento da folhagem para, ela é ativamente torcida em tubos. Posteriormente, os pontos de crescimento morrem e caem.

Ao examinar visualmente as mudas, há casos em que, após a formação das folhas principais, as placas foliares cotiledonares começam a amarelar e enrolar. Desde que respeitadas todas as normas de atendimento e tecnologia agrícola, não vale a pena soar o alarme. Este é um processo normal e não afeta a saúde das mudas. Nesse caso, a função das folhas do cotilédone é cumprida, então elas morrem. O mesmo vale para ondular a folhagem das plantas na estufa. Se todas as outras regras de cuidado forem seguidas, ao anoitecer, quando a temperatura cai, as folhas vão endireitar e assumir a forma usual. Para evitar queimaduras e uma reação dolorosa da pimenta ao calor, é melhor manter as portas das estufas abertas.

Ao aplicar curativos, você precisa da dosagem correta.... A quantidade de um determinado fertilizante está relacionada ao tamanho das mudas. É melhor começar com pequenas doses, que podem ser aumentadas à medida que as plantas crescem. O problema da deficiência de umidade pode ser resolvido por meio de irrigação por gotejamento, usando para isso garrafas plásticas comuns de água. Este sistema será uma medida para evitar o ressecamento da terra. Um hidrogel pode ser usado para garantir a rega regular. Este material polimérico absorve água, que dá à terra quando necessário.

Se as mudas forem plantadas apenas na estufa ou nos canteiros, o polímero é despejado próximo às raízes para que não se toquem. Com o tempo, o hidrogel vai dar umidade ao solo, de onde as raízes podem absorvê-la. A cobertura morta do solo não pode ser ignorada. Isso vai livrar as mudas das flutuações de umidade. Como cobertura morta, você pode usar serragem comum ou material de cobertura especial. Você pode plantar sementes em um recipiente desinfetado. Para processá-lo, use álcool ou outro desinfetante.

Você precisa comprar sementes de fornecedores confiáveis... As sementes de alta qualidade possuem todas as características da variedade, são colhidas de frutos sãos, não apresentam infecções fúngicas ou bacterianas. Mudas de variedades resistentes a doenças são menos suscetíveis ao enrolamento da folhagem. Porém, no caso dela, não se deve esquecer da constante inspeção visual das mudas. Aos primeiros sinais de torção, uma necessidade urgente de identificar e eliminar a causa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário