E se as folhas de pimenta forem roxas?
A mudança na cor das folhas de pimenta para púrpura ocorre por vários motivos - desde cuidados inadequados até um local inicialmente mal escolhido. Felizmente, na maioria dos casos, essa situação pode ser corrigida.
Más condições
Muitas vezes, a causa do aparecimento de folhas roxas em pimentões é condições desfavoráveis em que a cultura se desenvolve. Por exemplo, os saltos de temperatura afetam negativamente o estado da cultura. Uma onda de frio repentina e bastante forte rapidamente provoca uma descoloração azulada das lâminas das folhas. No futuro, eles enrolam, secam e morrem. E também o aparecimento de uma sombra lilás é possível no caso de plantio de mudas em solo não aquecido. Uma planta com sistema radicular pouco desenvolvido, que já passou por um procedimento estressante, congela e adoece, com o que suas folhas mudam de cor.
Para evitar tais casos, é melhor cultivar pimentões em uma estufa, onde é muito mais fácil manter o microclima necessário. Para manter o regime de temperatura no edifício, será necessária a colocação de termômetros, cujas leituras permitirão que a situação seja corrigida em tempo hábil. Para não provocar saltos bruscos no nível de umidade e temperatura, será necessária ventilação regular na estufa. É mais correto abrir as portas de manhã cedo ou tarde da noite. A temperatura ideal para pimentas cultivadas dentro de casa é de +20 a +25 graus. À noite, o indicador pode cair ligeiramente, mas não mais do que 3-5 graus.
Deve-se mencionar que alguns jardineiros aumentam artificialmente a temperatura na tentativa de estimular o crescimento das plantas, mas isso é fortemente desencorajado, pois, ao contrário, prejudicará a pimenta. Além da temperatura do ar, a temperatura da terra também deve ser monitorada. Seus indicadores não devem ultrapassar os limites de 14-25 graus Celsius, pois uma diminuição provocará a inanição de fósforo e, portanto, a descoloração azulada das lâminas das folhas. A regulação do regime de temperatura dentro da estufa é realizada de várias maneiras.
Assim, à noite, os arbustos de pimenta podem ser cobertos com uma camada dupla de filme. É importante que permaneçam cerca de 5 centímetros entre a tela adicional e a principal - isso criará uma almofada de ar que protege as aterrissagens do ar frio. É possível instalar um abrigo adicional em grande escala na forma de uma estufa, tanto ao ar livre como dentro de casa. Para isso, primeiro são montados arcos de madeira ou plástico acima das plantas, sobre os quais é então fixada uma película com espessura de cerca de 0,5 milímetros. De vez em quando, a tela deverá ser retirada para que a pimenta seja ventilada e não fique muito quente no abrigo.
Finalmente, você pode aquecer o solo com uma camada de cobertura morta feita de filme ou fibra agrícola. Esse abrigo permite que você aumente a temperatura do solo em 1-2 graus. Em geral, com a chegada da onda de frio, sempre será útil organizar uma proteção adicional para a pimenta de spunbond ou polietileno. Nesse caso, as raízes dos arbustos são cobertas com serragem.
Uma tonalidade estranha de folhas de pimentão também pode ocorrer em caso de violação das regras de rotação de culturas. Por exemplo, se os predecessores que viviam no jardim consumiram ativamente os mesmos oligoelementos e também sofreram de doenças e pragas características das solanáceas, então os arbustos de pimenta definitivamente terão problemas.E também não devemos esquecer que plantar uma safra no mesmo lugar por vários anos consecutivos leva ao esgotamento do solo. É melhor semear nos locais onde antes viviam leguminosas, melões, verduras ou cereais.
Os arbustos também podem ficar azuis quando caem em terreno seco ou simplesmente não adequado. Você deve sempre se concentrar no solo no qual os fertilizantes, areia e cinzas foram aplicados.
Cuidado impróprio
Muitas vezes, as folhas do pimentão ficam roxas quando a rega não é feita corretamente. A cultura não reage bem à seca: primeiro o seu desenvolvimento desacelera e depois os arbustos começam a murchar. A desidratação impede que a planta absorva os elementos essenciais, fazendo com que fique azul. No futuro, as folhas assumem uma coloração roxa e aparecem nelas veias. É importante, tanto ao ar livre como na estufa, fazer irrigação suficiente em uma base regular, acompanhada de afrouxamento. Este último deve ser feito de forma a retardar a evaporação da umidade e evitar que o solo resseque, bem como para facilitar a penetração do ar no sistema radicular. A quantidade de água deve ser suficiente, mas não excessiva, caso contrário a estagnação da água perto das raízes pode provocar o apodrecimento.
Além disso, a coloração roxa das lâminas das folhas do pimentão é um indício de que a cultura carece de nutrientes, principalmente fósforo. Este elemento é muito rapidamente absorvido pelas plantas, especialmente se a cama for utilizada de forma permanente. Assim que sua concentração cai, o pouso começa a sofrer. O fato de que a fome de fósforo foi encontrada na pimenta pode ser adivinhado não apenas pela folhagem, mas também pelo fato de que todas as partes da planta abrandam no desenvolvimento. Os frutos são pequenos e feios, contêm poucas sementes e os rebentos estão nitidamente deformados. Além disso, em tal arbusto, a imunidade sofre muito e começa a se apegar a vários tipos de doenças.
Existem duas maneiras de alimentar uma cultura com um oligoelemento importante. Para cobertura foliar, será suficiente colocar 0,5% de fósforo no aspersor e usá-lo para borrifar as folhas. No caso da raiz, primeiro é preparada uma mistura de água fervente e um copo de superfosfato. Após a infusão da solução por 11 horas, ela é usada para irrigar o solo para que cada arbusto receba um litro do nutriente. A umidade deve ser direcionada estritamente sob a raiz, sem tocar na fileira inferior de folhas. Além disso, propõe-se a utilização de farinha de ossos, amofos, hidrogenofosfato de amônio e até cinzas de madeira, que também contêm fósforo.
Deve ser mencionado que a composição e estrutura do solo, em geral, são de extrema importância para o cultivo da pimenta. O solo deve ter a capacidade de passar água e ar, ser solto e poroso, conter poucos sais, mas muitos nutrientes, e também possuir uma característica como o fornecimento de calor.
O nível de acidez também é significativo: deve ser baixo e não ultrapassar a faixa de pH de 5-7.
Antocianose
Se a falta de fósforo na planta não for eliminada em tempo hábil, ela desenvolve uma doença chamada antocianose. Em primeiro lugar, as lâminas das folhas tornam-se azuladas e depois os caules também adquirem uma tonalidade invulgar. No próximo estágio, você pode descobrir que as folhas ficaram enroladas para cima ou em direção ao caule. O cabelo aparece na haste e enfraquece. As raízes ficam mais finas, perdem a capacidade de absorver nutrientes. Como resultado, todo o arbusto de pimenta murcha e depois morre.
Devo dizer que faz sentido tratar a antocianose apenas nos estágios iniciais... Assim, a mudança de tonalidade começa com o aparecimento de manchas ou veios de azul nos níveis inferiores. Nesse ponto, a planta deve ser processada com urgência - por exemplo, pulverizar apenas 0,5% de fósforo. Em princípio, também pode ajudar o tratamento dos arbustos com o líquido bordalês, dos quais 100 gramas são diluídos em 10 litros de água. O procedimento deve ser realizado à noite, após a rega dos canteiros.
Deve-se lembrar que a antocianose geralmente afeta mudas imaturas que vivem em casa de vegetação, cuja imunidade não é suficiente para combater o problema de forma independente.
Medidas de prevenção
Para nunca enfrentar a escassez de fertilizantes contendo fósforo, o solo deve ser alimentado regularmente com matéria orgânica e também deixado para descansar sob o vapor uma vez a cada 1-2 anos.... O plantio de mudas de pimenta deve ser acompanhado pela introdução de superfosfato nos poços, da mesma forma que outros fertilizantes. É importante seguir as regras de rotação de culturas, e não plantar uma cultura onde outras sombras noturnas viviam. A planta deve chegar a canteiros abertos somente depois que as temperaturas ótimas forem estabelecidas e o solo aquecido. Se possível, a preferência ainda deve ser dada à estufa.
Quando a temperatura cai, as plantas devem receber proteção adicional na forma de filme plástico e cobertura morta de serragem. A pimenta deve receber uma quantidade suficiente de água, principalmente imediatamente após o transplante. Quase uma vez por semana, os espécimes que crescem em canteiros abertos podem ser fertilizados com matéria orgânica.
Para plantas que ocupam espaço na estufa, pulverizar com líquido Bordeaux ou oxicloreto de cobre será útil.
O comentário foi enviado com sucesso.