O que fazer se aparecerem manchas brancas nas folhas de pimenta?
Muitos jardineiros estão envolvidos no cultivo de várias variedades de pimentas. Não é incomum ver manchas brancas em tal vegetação durante o crescimento. Hoje falaremos sobre por que isso acontece e o que você pode fazer a respeito.
Condições e cuidados ruins
Não é incomum que essas manchas se formem nas plantas devido às más condições de cultivo e cuidados inadequados.
-
Iluminação insuficiente... Esta é a causa mais comum de manchas brancas. Eles se formam na folhagem. Para que a pimenta se desenvolva normalmente, o dia deve durar pelo menos 13-14 horas. Freqüentemente, as safras jovens no final do inverno carecem de luz natural. Isso pode ser ruim para o desenvolvimento.
-
Escolha errada. Os rebentos devem ser inicialmente cultivados no solo, uma vez que esta cultura não gosta quando o sistema radicular é afectado. Você pode usar pastilhas de turfa, caso em que as raízes terão seu próprio espaço para crescimento, enquanto o mergulho não causará o aparecimento de manchas.
-
Deficiência nutricional. Durante o crescimento ativo das pimentas, o solo começa a ficar gravemente esgotado. Tudo isso pode ter um efeito negativo no estado das plantas. É importante controlar se existem nutrientes no solo. E também é necessário aplicar periodicamente substâncias de alimentação.
-
Localização errada... Alguns jardineiros plantam pimentas em áreas muito claras. Ao mesmo tempo, é melhor que selecionem locais sombreados. A luz solar excessiva também pode causar pequenas manchas brancas.
-
Rega imprópria... É necessário monitorar constantemente a umidade do solo. Não deixe a camada superior secar. Mas lembre-se de que a umidade excessiva pode prejudicar as pimentas.
Plantar muito cedo pode causar manchas brancas nas pimentas.
Afinal, essa cultura é termofílica, portanto, o plantio deve ser realizado apenas em clima quente estável. Se você plantar cedo, devido à diferença de temperatura, manchas e saliências começarão a se formar.
Tratamento de doenças
Esses danos à cultura também podem surgir devido a várias doenças.
Perna negra
Esta doença se desenvolve devido à ventilação insuficiente se a planta for cultivada em uma estufa.... E também pode permanecer de uma safra antiga e ser transmitido por meio de sementes. A lesão começa no caule. Ele escurecerá gradualmente e, eventualmente, morrerá. Se você viu os primeiros sinais de uma perna preta, então você precisa regar imediatamente a planta afetada com uma solução de permanganato de potássio. E também os pimentões são melhores para desbastar.
Ao mesmo tempo, a camada superior da terra não deve mais ser molhada. Afinal, um ambiente úmido só contribuirá para o desenvolvimento da doença.
Murcha vertical
Esta doença é viral. É causado por bactérias nocivas... Nesse caso, pequenos tubérculos brancos começarão a se formar nas folhas, os frutos ficarão pequenos e danificados. Não haverá sementes dentro deles.
É impossível curar tal doença, então a vegetação doente só pode ser desenterrada e queimada. Caso contrário, a doença se espalhará para outras culturas.
Fusarium murchando
Nos estágios iniciais, o murchamento do fusarium é quase impossível de reconhecer.Com o tempo, manchas brancas se formam nas placas das folhas, então elas começam a se deformar, amarelar, secar e cair.
Esta doença também não é passível de tratamento. Os arbustos infectados são cuidadosamente desenterrados e queimados. Para evitar danos, você deve processar cuidadosamente o material da semente antes de plantar.
mancha branca
A mancha branca afeta primeiro o sistema radicular das pimentas. Só então as folhas começam a ficar brancas. Se você não começar a tratar a cultura imediatamente, o vírus se espalhará para os brotos e frutos.
Na maioria das vezes, a doença ocorre devido à alta umidade e calor extremo. Para que não apareça, é necessário retirar todas as folhas caídas do local em tempo hábil, para processar as sementes.
Alternaria
Esta doença também é viral. Também é chamado de manchas secas de outra maneira. A infecção é causada por fungos que se multiplicam rapidamente por esporos. A principal razão para o aparecimento de tais organismos é o calor intenso. Para proteger as mudas de Alternaria, é necessário fazer pulverizações preventivas, para isso pode-se usar remédios populares. Se a vegetação já estiver doente, ela só pode ser desenterrada e queimada, pois o tratamento será inútil.
Cladosporium
Quando danificados, manchas de cor marrom ou branca começarão a aparecer na folhagem. Isso se deve ao excesso de umidade. Se você encontrar os primeiros sinais de cladosporia, será necessário reduzir a quantidade de rega. Depois disso, é recomendável cultivar o solo ao redor das pimentas.
Podridão cinzenta
A podridão cinzenta aparece devido à umidade excessiva em uma temperatura do ar acima de 20 graus. Nesse caso, a doença pode afetar completamente todas as partes do mato. Nos estágios iniciais, pequenas manchas brancas podem ser observadas na folhagem. A própria podridão tem uma tonalidade acinzentada.
Podridão branca
Nesse caso, as placas das folhas ficam quase totalmente brancas. As manchas também podem ser vistas no verso. A podridão branca é capaz de destruir rapidamente toda a planta... Surge devido à alta umidade, espessamento excessivo e acidez do solo.
Para prevenir o seu aparecimento, deve-se realizar desbastes periódicos e monitorar o regime de irrigação. E você também deve ter cuidado com o uso de fertilizantes nitrogenados.
Requeima
A doença pode aparecer devido a mudanças repentinas de temperatura. Na maioria das vezes, ele é ativado na segunda metade do verão. Quando infectado, pequenas manchas de flores brancas, amarelas e marrons podem ser vistas na folhagem. Além disso, as folhas ficarão muito fracas, começarão a murchar e cair, como resultado, os arbustos morrerão.
Clorose
Se as pimentas estiverem infectadas com esta doença, uma camada branca também pode se formar nas folhas em toda a superfície, incluindo as pontas. Na maioria das vezes, a clorose aparece devido à falta de nutrientes, devido à rega excessiva, infecções que são transmitidas por vários insetos. Para iniciar o tratamento, você deve primeiro estabelecer a causa exata.
Mosaico de tabaco
Em caso de danos na superfície das folhas, será possível observar a formação de pontos nas cores amarela e branca. Eles aparecem nas bordas primeiro. No futuro, eles vão parar de evaporar a água, ficar deformados, tudo isso leva ao superaquecimento e à morte. A doença é incurável, pode facilmente destruir toda a colheita de uma vez.
Pequenos pontos brancos e espinhas podem aparecer nas folhas de pimentão devido à ação de pragas (pulgões, ácaros, insetos escamadores). Eles podem se formar tanto de fora como de dentro. Nesse caso, todos os parasitas devem ser coletados manualmente da planta e, em seguida, tratados com produtos químicos.
Existe um grande número de diferentes medicamentos que podem ser adequados para o tratamento de doenças e a destruição de pragas.
-
Líquido bordeaux. Esta composição permitirá que você lide com doenças fúngicas.Para prepará-lo, é necessário misturar sulfato de cobre e cal virgem, tudo isso diluído em água. Antes do uso, o líquido deve ser filtrado com uma gaze fina. A composição preparada deve ser de cor azul.
-
Trichodermin. Este produto biológico lida bem com doenças fúngicas. Pode ser utilizado tanto em estufas como ao ar livre. Para preparar uma composição de trabalho, você precisa misturar 1 litro de água com 10 gramas dessa substância. A solução resultante é irrigada pela raiz. Se após o processamento sobrar líquido diluído, ele pode ser enviado para armazenamento na geladeira. Nesse formulário, ele pode ser armazenado por um mês.
-
"Quadris SC". A droga permite que você trate a vegetação de doenças fúngicas. É diluído em água (são 300 gramas da substância por 5 litros de líquido). O processamento é melhor feito no início da manhã ou no final da noite. É impossível armazenar a solução pronta, ela deve ser usada imediatamente após o preparo.
-
"Alirin-B"... Este medicamento é biológico. Antes de usar, é diluído em água de acordo com as instruções. Por 1 sq. m de área corresponde a 1 litro de composição acabada. O líquido diluído é despejado no solo e, em seguida, tudo é desenterrado com cuidado. Às vezes, é adicionado diretamente aos poços durante o processo de plantio. Existe um comprimido para 1 litro de água. Freqüentemente, "Alirin-B" também é usado para profilaxia.
Medidas de prevenção
Para evitar que as folhas dos pimentões fiquem brancas, procedimentos preventivos devem ser executados em tempo hábil. Não se esqueça de remover regularmente todas as ervas daninhas do local. É nele que se encontram os agentes causadores de muitas doenças.
Antes do plantio, o material de plantio deve ser cuidadosamente processado. É lavado em água fria, guardado em desinfetantes e completamente seco. Somente dessa forma as sementes podem ser plantadas no solo. Todo o equipamento de jardim também deve ser tratado com desinfetantes. O transplante deve ser realizado com o máximo de cuidado para não danificar o material.
No processo de plantio, certifique-se de deixar espaço livre entre as fileiras e arbustos individuais (pelo menos 10 cm). As plantações não devem ser muito densas. Caso contrário, os pimentões não receberão luz e alimentação suficientes, o que também levará à infecção.
Não inunde muito a vegetação durante a rega.... Caso contrário, devido ao alagamento, começarão a se desenvolver fungos nocivos, que são os agentes causadores de várias doenças.
Regularmente fertilizar o solo para que cada arbusto receba os nutrientes necessários para seu pleno crescimento e desenvolvimento. Como medida preventiva, você pode tratar periodicamente com fungicidas. Eles evitam o aparecimento de infecções virais em pimentas.
Para tornar a cultura mais resistente às doenças, deve-se realizar o endurecimento. Para isso, as mudas ficam expostas ao ar livre por algumas horas. Este procedimento é realizado várias vezes, aumentando o tempo a cada vez. No final, resta a noite toda. A vegetação só pode ser colocada à sombra e não ao sol.
Inspecione pimentas regularmente para ver se há danos e pragas. Se forem encontrados, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
O comentário foi enviado com sucesso.