Como as luvas dielétricas são verificadas quanto a furos?

Contente
  1. A necessidade de verificação
  2. Como verificar?
  3. Recomendações

Ao realizar trabalhos que envolvam corrente elétrica, use luvas dielétricas especiais, que são equipamentos de proteção individual para as mãos. O objetivo deste produto é que o material, que não transmite corrente elétrica por si mesmo, proteja a pele dos dedos e das palmas das mãos de choques elétricos quando uma pessoa toca em dispositivos ou partes energizadas. É aconselhável usar luvas dielétricas somente se a tensão da corrente elétrica não for superior a 1000 volts. Tensões elétricas mais altas exigirão medidas adicionais de proteção humana.

Luvas dielétricas são produzidas na Rússia de acordo com GOST, e látex ou borracha densa são usados ​​como o material. A principal característica desses produtos é que eles são feitos sem costura, ou a costura é feita com folha de borracha. Para trabalhar com segurança com luvas dielétricas, este equipamento de proteção deve ser verificado corretamente e em tempo hábil para manutenção.

A necessidade de verificação

Os produtos dielétricos são testados quanto a perfurações antes do uso. A inspeção deve ser feita com muito cuidado antes de cada uso, pois mesmo um defeito pouco visível torna as luvas dielétricas inutilizáveis.e a pessoa que trabalha com eles coloca suas vidas em sério risco de choque elétrico. Para a ausência de perfurações, um produto feito de látex ou borracha é inspecionado visualmente antes do trabalho, bem como insuflado com ar por torção. Mas essa verificação claramente não é suficiente.

Antes do trabalho, é necessário inspecionar as luvas quanto à presença de sujeira ou umidade nas superfícies interna e externa - Equipamentos de proteção sujos ou úmidos perdem suas propriedades dielétricas e não podem proteger uma pessoa de choque elétrico.

Para manter os equipamentos de proteção em funcionamento, após o trabalho, são bem lavados com sabão ou soda cáustica e secos e, às vezes, desinfetados.

Após o processamento, as luvas dielétricas devem estar muito bem secas.

Em alguns casos, para proteção adicional de látex ou borracha, leggings de couro ou luvas de lona de proteção também são colocadas em cima das luvas dielétricas. No caso de ser necessária a realização de trabalhos elétricos em condições de temperatura do ar abaixo de zero, as luvas tricotadas são utilizadas por dentro sob a proteção dielétrica, o que ajudará a prevenir hipotermia e ulceração dos dedos ou palma da mão.

Como verificar?

De acordo com os requisitos de segurança, os produtos dielétricos para proteção das mãos devem ser verificados uma vez a cada 6 meses. para determinar sua adequação para uso. Esses testes são realizados em laboratórios especiais, onde os equipamentos de proteção são submetidos a determinados testes com corrente elétrica. A essência do teste é que dentro de 60 segundos. As luvas são energizadas com uma descarga elétrica igual a pelo menos 6 quilovolts, enquanto os produtos dielétricos devem, de acordo com os indicadores de teste, apresentar uma condutividade elétrica não superior a 6 miliamperes, caso contrário, são inadequados para uso e devem ser descartados.

O procedimento de teste das propriedades dielétricas das luvas de proteção começa com o fato dos produtos serem imersos em um recipiente de metal e preenchido com água, cuja temperatura não ultrapasse 20 ° C. A imersão das luvas é realizada de forma que uma borda livre, seca e limpa das luvas fique com 0,5 cm de altura acima da superfície da água e, em seguida, os eletrodos especiais são baixados para dentro das luvas. Um fio do transformador será conectado a um recipiente com água, onde as luvas são imersas, e o outro fio será necessário para o aterramento.

Além disso, através do transformador, uma corrente elétrica é fornecida aos eletrodos. Graças a um dispositivo de medição conectado a este sistema - um miliamperímetro, é possível determinar as leituras da condutividade da corrente.

Esse teste mostrará não apenas o quão integral é o par de luvas dielétricas, mas também quanta corrente ele passa por si mesmo. Se os indicadores ultrapassarem os padrões estabelecidos pelas normas de ensaios técnicos, não é permitida a utilização de luvas dielétricas.

Recomendações

Para a condução segura de trabalhos elétricos sob uma tensão não superior a 1000 volts, é necessário adquirir apenas as luvas dielétricas de proteção que possuam a marcação padrão de fábrica com a designação "En" ou "Ev". Outros tipos de equipamento de proteção de borracha ou látex não são adequados para essa finalidade e não protegerão suas mãos de choques elétricos. Quanto às regras de operação das luvas dielétricas, além de observar sua limpeza, secura e integridade, também é importante saber que é proibido dobrar as bordas das luvas dielétricas durante o trabalho elétrico.

Antes de usar luvas usadas para proteger as mãos de choques elétricos, certifique-se de que esses produtos dielétricos sejam testados em laboratório em tempo hábil.

Você pode obter essas informações olhando o selo, que, após teste, é colocado em cada luva com tinta indelével. Normalmente este carimbo é claramente visível, mas deve-se atentar para o fato de que a informação aplicada pelo carimbo é legível. Se as luvas dielétricas não forem testadas por mais de 6 meses, elas não podem ser usadas para trabalhos que envolvam voltagem elétrica.

Também é possível verificar se as luvas dielétricas passaram ou não nos testes de laboratório, por meio da presença de uma entrada que deve ser feita em um diário especial. O fato é que após os testes de laboratório de um produto dielétrico de proteção, um protocolo é elaborado sobre os resultados do teste e é feito um registro em um livro de registro especial. Ao usar luvas dielétricas, você deve estar ciente de que pode secá-las após o processamento ou desinfecção apenas em temperatura ambiente e não expor o produto ao aquecimento por meio de eletrodomésticos. Com um forte aquecimento, a resistência da borracha é significativamente reduzida, o produto fica coberto com microfissuras invisíveis a olho nu e uma pessoa que usa esse meio de proteção corre o risco de sofrer uma lesão elétrica grave com risco de vida.

Veja abaixo para testar luvas dielétricas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário