Características das luvas dielétricas de látex

Características das luvas dielétricas de látex
  1. Descrição
  2. Classificação
  3. Recursos de escolha e uso

Qualquer atividade em empreendimentos relacionados a equipamentos elétricos é potencialmente traumática. O choque elétrico geralmente causa queimaduras ou até a morte de eletricistas. Portanto, para proteção, é necessário usar meios especiais com propriedades dielétricas.

Descrição

Luvas dielétricas são a principal proteção contra choque elétrico ao trabalhar com equipamentos de até 1000 V. Borracha A borracha é o material mais comum para a fabricação desses produtos.

A borracha é feita de isopreno sintético ou borracha de estireno, da qual são removidos vários componentes que afetam a condutividade elétrica do produto acabado. O material é regulamentado pela GOST. A confiabilidade das luvas é sua principal qualidade para os consumidores. Uma característica de alguns tipos de luvas é uma tecnologia de produção contínua, que elimina os rasgos nas costuras em caso de aumento da tensão mecânica ou fricção.

Outros tipos de produtos semelhantes têm costuras cobertas por folhas de borracha maciça. Existem também luvas dielétricas feitas de látex especialmente durável, fabricadas de acordo com um GOST separado, mas sua confiabilidade é menor em comparação com a borracha.

A resistência ao rasgo é uma das características mais importantes das luvas para eletricistas. De acordo com as instruções do GOST, não é permitido usar produtos dielétricos de látex ao fazer a manutenção de equipamentos acima de 1000 V, porque sua confiabilidade é menor do que a de borracha.

Além disso, para maior proteção das pessoas que trabalham com correntes de até 10.000 V, é recomendado o uso de luvas dielétricas de silicone, além de outras ferramentas de proteção.

O silicone é praticamente incapaz de conduzir corrente, portanto, essas luvas são um dos elementos mais importantes da roupa de trabalho de um eletricista.

Classificação

São usados ​​dois tipos de luvas dielétricas, que se distinguem pelo grau de confiabilidade.

  1. Produtos dielétricos de classes de proteção 0 e 00 são usados ​​em trabalhos com equipamentos elétricos de até 1000 V. É estritamente proibido o uso de tais luvas para equipamentos com tensão superior a 1000 V.
  2. Luvas recomendadas para uso em equipamentos com valores superiores a 1000 V, marcado com classes de proteção 1, 2 e assim por diante. Neste caso, luvas dielétricas são utilizadas como proteção adicional junto com indicadores de tensão, hastes e pinças isolantes e outros equipamentos de proteção obrigatórios para um eletricista. É permitido o uso de luvas sem outra proteção para trabalhar com acionamentos de seccionadores de alta tensão, vários interruptores e outras partes elétricas semelhantes de equipamentos com uma tensão ligeiramente superior a 1000 V.

Luvas dielétricas de silicone de 1, 2 e classes de proteção subsequentes, é permitida a utilização em manutenção de equipamentos até 1000 V. Ao mesmo tempo, eles protegem de forma confiável contra lesões. Durante a operação, é necessário puxar completamente as luvas dielétricas - de forma que os soquetes cubram as mangas da forma protetora. É proibido enrolar e dobrar o sino das luvas, encurtando seu comprimento.

Produtos dielétricos de silicone ou borracha com cinco ou dois dedos são permitidos para trabalho com equipamentos elétricos de alta tensão. É necessário que as marcações "En" e "Ev" sejam respeitadas.O comprimento das luvas dielétricas ou mitenes exigidas pelo GOST é de 350 mm. Na temporada de outono-inverno, o tamanho das luvas dielétricas deve ser tal que você possa usar luvas de malha ou lã por dentro para se manter aquecido.

Os encaixes devem ser largos o suficiente para que você possa puxar facilmente as luvas sobre as mangas do uniforme.

Recursos de escolha e uso

Segurança e usabilidade são os principais critérios para a escolha de luvas dielétricas. Além disso, os fabricantes levam em consideração outras necessidades do consumidor e produzem vários tamanhos desses produtos.

O comprimento de acordo com GOST é 350 mm, e esta é uma característica dos produtos certificados. As luvas dielétricas devem permanecer em suas mãos para que você possa colocar mais uma das luvas quentes dentro. Em condições especiais de trabalho, luvas de couro especiais podem ser usadas na parte superior para aumentar a durabilidade.

Os soquetes das luvas dielétricas devem ser colocados nas mangas de qualquer uniforme.

As luvas de alta qualidade são complementadas por uma ficha técnica, que indica todos os parâmetros físicos dos produtos e as condições necessárias para o seu funcionamento normal. Escolha luvas com base na classe de proteção recomendada dos produtos e na natureza do trabalho no equipamento elétrico. Essas luvas são amplamente utilizadas em várias empresas e organizações municipais.

As luvas são inspecionadas visualmente a cada vez quanto a possíveis danos na superfície antes do uso. Você também pode amassá-los com um pouco de esforço para revelar imperfeições ou rachaduras. Para identificar furos, você pode torcer os produtos desde o sino até os dedos.

A estanqueidade pode ser verificada de forma simples: encher com ar e depois apertar um pouco. Em caso de danos ao produto, os defeitos serão imediatamente perceptíveis. Isso é necessário para excluir a passagem de corrente por orifícios e perfurações.

Os produtos usados ​​para o trabalho são regularmente lavados de contaminação com soluções de sabão comum ou bicarbonato de sódio. Você precisa secá-los dentro de casa, mas não com bateria.

Para luvas de látex dielétrico, os testes de condutância são exigidos estritamente de acordo com o cronograma estabelecido pelas instruções. Para testar o produto, coloque-o com os dedos para baixo em um recipiente de metal com água em temperatura ambiente. É possível um desvio em uma direção ou outra de 100. A água também deve ser despejada nas luvas, e a borda superior dos soquetes é deixada seca a pelo menos 5 cm da borda.

Um eletrodo deve ser colocado na luva e uma tensão de 6 kV é aplicada a ele. É permitido testar vários pares de luvas ao mesmo tempo, o principal é que seja feito o controle sobre os valores da corrente elétrica. Se houver quebra do produto por corrente elétrica, a luva deve ser descartada. Em outros casos, os valores da corrente de passagem são medidos, embora não deva ultrapassar a norma de 6 mA.

Após a conclusão da inspeção, os produtos devem estar completamente secos em ambientes internos.

Você pode descobrir como testar luvas dielétricas antes de usar a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário