Características das luvas de eletricista
Luvas dielétricas são essenciais para qualquer especialista que lida com trabalhos elétricos e equipamentos elétricos de alta potência. Isso se aplica a soldadores, mecânicos de automóveis, operadores de máquinas e eletricistas. Esses produtos protegem a pele das mãos do contato com metais sob tensão.
O que é isso?
O trabalho de um eletricista é mortal e exige o mais estrito cumprimento das regras de segurança. Apesar de o equipamento dever ser desenergizado com aterramento obrigatório, o especialista está orientado a trabalhar com ferramentas com cabos isolantes e usar luvas dielétricas. Os eletricistas podem usar luvas especiais de eletricista, que são protetoras contra correntes de baixa tensão, mas não são dielétricas. Esses produtos são fabricados pela planta KBT.
Os três tipos de luvas são feitos de vários tipos de materiais, sua finalidade é a seguinte.
- KBT S-31 - luvas leves para trabalhos de precisão, feitas de poliéster e elastano. É conveniente recolher pequenas peças neles.
- KBT S-32 - série universal reforçada, com inserções de proteção adicionais. Composição: algodão, couro sintético, PVC.
- KBT S-33 - estão acostumados a trabalhar com máquinas enormes e ferramentas pesadas. Composição: poliéster, spandex, couro genuíno de duas camadas.
Luvas dielétricas são feitas de borracha espessa ou látex. Eles têm uma altura de encaixe padrão de 35 centímetros e uma grande largura que permite que sejam usados com luvas quentes em baixas temperaturas. O objetivo do alargamento largo é manter as mangas da roupa para dentro. Isso elimina a possibilidade de uma faísca atingir o corpo. Existem algumas categorias de luvas dielétricas.
- Cinco dedos, dois dedos, sem costura e com costura (cavada).
- Marcação EV - para operação com tensões de até 1000 V, marcação En - tensão acima de 1000 V.
Nessas luvas dielétricas, elas funcionam durante trabalhos elétricos, instalação de painéis elétricos, fiação, etc. Esta é uma proteção garantida contra choques elétricos.
Variedades
Existem várias variedades de luvas para eletricistas. O seu principal objetivo é salvar vidas humanas de choques elétricos, todos são utilizados em vários tipos de trabalhos de instalação e reparação.
- Luvas de malha resistentes ao calor - proteja as mãos de queimaduras térmicas por arco elétrico, fogo de curta duração, radiação de calor. Eles são feitos de tecido à base de algodão resistente ao calor com a adição de viscose resistente ao fogo ou meta-aramida. Eles são colocados sob o equipamento de proteção dielétrica, eles também são usados como um elemento independente da roupa de trabalho.
- Luvas dielétricas de borracha - proteger contra tensões abaixo de 1000 V ou acima, isso é indicado pela marcação.
- NSLuvas de eletricista profissional KVT - S-31; S-32; S-33.
Como verificar a força?
Visto que as luvas dielétricas são uma parte importante da proteção de uma pessoa contra ferimentos e, às vezes, contra morte, a verificação regular de sua qualidade é um dos fatores de segurança mais importantes. Mesmo um furo imperceptível, um defeito minúsculo, pode custar uma vida humana. É verificado simplesmente girando a luva em direção aos dedos - qualquer dano se torna perceptível.
Eles verificam a proteção quanto a umidade ou sujeira - neste caso, os produtos se tornam eletricamente condutores, inúteis como ferramenta de segurança.
Eles são desinfetados ou lavados com sabão ou refrigerante. Seque bem após a lavagem.
A segurança requer testes de laboratório de protetores dielétricos a cada 6 meses. Existe um teste aprovado onde o equipamento de proteção individual é testado com alta tensão de 6 kV por um minuto. O EPI de alta qualidade não passa de mais de 6 mA, caso contrário, estão sujeitos a baixa.
- As luvas são imersas em um tanque de água de modo que as bordas fiquem 0,5 cm acima da superfície As luvas são enchidas com água, as bordas salientes devem estar secas.
- Há um eletrodo dentro da luva, que é conectado ao aterramento por meio de um miliamperímetro. Desta forma, sabe-se se a luva está passando corrente.
- Do transformador, a corrente flui por um fio conectado à caixa d'água.
Essa verificação permite determinar com precisão o casamento: as luvas são rejeitadas não apenas se uma quantidade excessiva de corrente for passada, mas também quando a agulha do miliamperímetro vibrar. A data do próximo teste é marcada no produto e registrada no livro de registro. Os produtos de borracha protetora podem ser secos somente à temperatura ambiente, sem submetê-los a aquecimento adicional.
Como usar?
Os equipamentos de proteção individual têm repetidamente salvado vidas humanas, o que comprova não só a sua eficácia, mas também a necessidade de cumprir as regras de uso. São poucos, mas são importantes e foram verificados por testes tecnológicos em institutos de pesquisa.
- O produto deve ter um carimbo de verificação.
- O EPI não deve apresentar danos mecânicos, que podem ser facilmente verificados por torção.
- A proteção dielétrica deve estar limpa e seca.
- Após cada uso, as luvas devem ser lavadas em solução de sabão ou refrigerante e, em seguida, secas em temperatura ambiente.
- É estritamente proibido dobrar as pontas das luvas.
Conformidade com os regulamentos estabelecidos, a escolha dos protetores dielétricos certos pode algum dia salvar a vida de alguém que lida com um fenômeno físico como a eletricidade.
Este dom da natureza transformou o homem de um usuário com uma alavanca arquimediana e uma hélice em um astronauta e piloto de aviões a jato. Mas a corrente elétrica continua sendo o mesmo fenômeno mortal, e você nunca deve negligenciar a proteção de sua própria vida ao trabalhar com eletricidade.
Como testar luvas dielétricas, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.