Visão geral das luvas dielétricas até 1000 V

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Como escolher?

Trabalhar com eletricidade é uma atividade potencialmente fatal. Portanto, ao realizar qualquer ação relacionada ao fenômeno físico em questão, é necessário dispor de equipamentos de proteção. Isso inclui galochas e luvas dielétricas. Este último será discutido com mais detalhes em nosso artigo.

Peculiaridades

Sua principal característica é que são feitos de materiais que não conduzem eletricidade. Eles são feitos de látex e borracha dielétrica especial. Você pode usar um par de luvas por no máximo um ano, enquanto todas as regras de operação devem ser observadas.

Outra característica distintiva de tais luvas é que, ao contrário das luvas de borracha comuns, proteger do frio e de influências externas na pele das mãos... Usando luvas quentes de baixo, o trabalhador pode trabalhar com elas na rua mesmo em temperaturas abaixo de zero de 30 graus. Eles protegerão suas mãos de arranhões profundos, queimaduras leves e impurezas prejudiciais.

As luvas em questão podem ser de dois tipos.

  1. Para equipamentos elétricos até 1000 V. Eles são usados ​​como o principal meio de proteção ao trabalhar com eletricidade. Em nenhum caso devem ser usados ​​com tensões acima de 1000 V. Durante sua produção, o valor "Ev" é definido.
  2. Para instalações acima de 1 kV. Eles pertencem a equipamentos de proteção adicionais. São utilizadas em instalações elétricas superiores a 1000 V. Nestes casos, os principais meios de proteção são: alicates isolantes, placas de informação de alta tensão, instrumentos de medição de tensão e corrente, etc. Estas luvas são marcadas com "En".

Essas luvas não precisam ser dobradas nas bordas - elas devem ser totalmente usadas. Você não pode abaixar as mangas das roupas sobre eles - apenas puxá-los por cima.

O que eles são?

A escolha de modelos de tais luvas não é muito grande. Ao trabalhar com instalações elétricas, você pode usar luvas de dois ou cinco dedos. Além disso, eles vêm com uma costura (dançada) ou sem costura.

  • De dois dedos... São produtos com compartimento separado para o polegar e outro igual para o índice.
  • Cinco dedos... Parecem luvas comuns (com compartimentos para cada dedo). Graças a isso, é mais confortável trabalhar neles, os dedos ficam livres e não atrapalham o movimento.
  • Com costura ou sem costura. Conforme mencionado acima, eles podem ser de látex ou feitos de borracha compactada especial. Sem surpresa, as luvas com costura são mais leves e mais confortáveis ​​de usar.

Para qualquer modelo de luvas, seu comprimento deve ser de pelo menos 35 cm.

Como escolher?

Apesar da aparente simplicidade dos modelos e da finalidade restrita das luvas dielétricas, ao escolhê-las, vários pontos devem ser levados em consideração.

  1. As luvas devem indicar a qual nível de tensão correspondem. Em nenhum caso este requisito deve ser ignorado.
  2. Os produtos oferecidos devem estar isentos de defeitos. Não é permitida a presença de irregularidades no material ou, inversamente, quaisquer outros resíduos de borracha. Se você comprar uma opção com costura, a costura deve ser uniforme e com os mesmos pontos, não deve haver pontas soltas da linha ou quebra na costura.
  3. Ao trabalhar ao ar livre na estação fria, os produtos são selecionados um ou dois tamanhos maiores. Isso é necessário para que luvas de malha quentes possam ser usadas por baixo.
  4. E, claro, é melhor comprar produtos diretamente dos fabricantes.Isso garante a qualidade do produto e o cumprimento do prazo de validade. Além disso, o preço, neste caso, será inferior ao de outros vendedores.

Vale a pena levar em consideração mais algumas regras que devem ser observadas para que as luvas dielétricas selecionadas funcionem adequadamente por todo o período e garantam uma proteção confiável.

  1. Antes de usá-los no trabalho, os produtos devem ser inspecionados cuidadosamente de todos os lados. Eles devem estar livres de sujeira ou umidade.
  2. Antes do uso direto, eles devem ser verificados quanto a vazamentos. Mesmo microfuros não são permitidos, caso contrário, eles passarão a corrente elétrica.
  3. As bordas dos produtos não devem ser dobradas durante a operação. Não deixe parte da mão desprotegida.
  4. Durante todo o período de uso, devem ser lavados periodicamente. Para fazer isso, você pode usar uma solução de sabão ou refrigerante. Em seguida, enxágue e seque bem.

Ao trabalhar com instalações elétricas, as luvas dielétricas são um meio de proteção obrigatório. Sua correta seleção e aplicação garantirão proteção contra corrente elétrica.

Para obter informações sobre como verificar a integridade das luvas dielétricas, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário