Cultivo de pentas a partir de sementes
Pentas é um representante proeminente da família Marenov. A flor tem uma característica notável - ela permanece verde o ano todo. Pode ser usada para decorar uma sala, mas nem sempre é fácil encontrar uma planta nas prateleiras das lojas. A melhor maneira de obter esta linda flor é plantando sementes.
características gerais
A planta está acostumada a climas tropicais e subtropicais onde produz lindas e vibrantes flores o ano todo. Não é tão fácil cultivar uma planta sozinha, em casa ela não floresce o tempo todo, mas vai descansar por um período de frio. Em algumas regiões especialmente quentes de nosso país, as pentas são cultivadas na rua, onde é uma decoração maravilhosa para canteiros de flores e jardins frontais.
Em casa, a altura do arbusto pode chegar a 500 mm. Os brotos são formados em linha reta, a ramificação é insignificante. As folhas têm formato oval, destacam-se com uma tonalidade verde particularmente brilhante, rica. As inflorescências são recolhidas em forma de cúpula, são formadas por pequenas flores, muito semelhantes a uma estrela de cinco pontas. As flores podem ser de cores diferentes, dependendo da variedade:
- vermelho;
- Branco;
- cor de rosa;
- roxa;
- bege.
Em peitoris de janela, você pode encontrar mais frequentemente pentas lanceoladas. No clima quente da região sul, pode crescer ao ar livre, mas apenas no verão.
Reprodução
Cultivar pentas a partir de sementes é uma ciência completa. Em casa, até um cultivador novato pode propagar uma flor se seguir as regras básicas. Novas mudas podem ser criadas durante todo o ano, o principal é criar condições ótimas para o desenvolvimento da flor.
As pentas Starl, Graffiti e Starla Lavender Shades se reproduzem da mesma maneira. O método de sementes pode ser usado com sucesso ao ar livre e para o plantio em uma estufa. Apesar de as mudas poderem ser germinadas ao longo do ano, a melhor época para fazer isso é meados de janeiro. Deste período até o verão, as sementes têm tempo suficiente para germinar, criar raízes, criar folhagens e botões, para que depois desabrochem no canteiro no início do verão.
Esta é uma daquelas plantas, cuja semente não precisa ser enterrada. Basta espalhar as sementes em uma pequena camada na superfície do solo. Eles precisam de muita luz para que os primeiros brotos apareçam. Antes da semeadura, as sementes podem ser desinfetadas mergulhando-as um pouco em uma solução fraca de manganês. É aconselhável levar água morna, pois vai despertar os brotos.
Requisitos especiais são impostos à temperatura do ar. Este parâmetro deve estar no nível 23-25 C com um sinal de mais. O polietileno simples vai ajudar a acelerar o processo, pois cobre a superfície do solo onde foi semeada a semente. Regue o solo com um borrifador, areje a estufa uma vez por dia para que as sementes não apodreçam devido à alta umidade.
A época de emergência dos primeiros rebentos é de 3 semanas após a sementeira. Depois de mais um mês e meio, as mudas da planta podem ser mergulhadas em vasos separados. É imprescindível que a temperatura do ar durante este período seja reduzida para um intervalo de +18 +21 C. Os arbustos jovens de pentassa podem ser transplantados para recipientes de maior capacidade em 2 meses, quando o sistema radicular fica mais forte, a flor se forma e é pronto para mudar o pote. O diâmetro do recipiente deve ser de cerca de 120 mm
É muito importante apertar o topo da flor no momento do transplante para um vaso maior. Os primeiros botões podem ser vistos 6 meses após o plantio.Se a planta for planejada para ser plantada em terreno aberto, então você precisa se certificar de que a temperatura do ar não caia abaixo de +7 C.
Como escolher o solo certo?
Se você escolher o solo errado para a germinação das sementes, pode não obter o resultado desejado. Misturas de solo para envasamento compradas em lojas, que já são coletadas nas proporções necessárias, são ideais para pentas. Se você quiser começar a preparar o meio nutriente sozinho, então, ao usar recipientes, é melhor fazer solo com musgo de turfa, mistura de folha caduca e perlita. Todos os componentes são conectados na mesma proporção.
É um solo que fica úmido por muito tempo, mas ao mesmo tempo não retém água em grandes quantidades. Pentas adora solo fértil, bem drenado e levemente ácido.
Cuidado
Na etapa de cuidados com as mudas, é importante levar em consideração não só o regime de temperatura, mas também a quantidade de luz e umidade. Pentas cresce bem e floresce abundantemente ao sol. As mudas devem receber 6 ou mais horas de luz por dia, não necessariamente em seqüência. Em climas quentes, o sol forte com um pouco de sombra à tarde é o ideal.
Esta flor é muito sensível à geada, por isso não se deve colocar as mudas na janela para que as folhas fiquem em contato com o vidro frio. Se a germinação das sementes ocorrer no inverno, lâmpadas artificiais podem ser usadas. Ajuda perfeitamente a repor o natural, que falta muito durante este período.
Todo florista sabe que as plantas jovens têm maior probabilidade do que os adultos de serem atacadas por insetos nocivos. Esta lista inclui pulgões, insetos e carrapatos. A melhor maneira de lidar com o problema é manter o nível de umidade necessário, tratar a flor com uma solução de sabão inseticida ou óleo de nim.
Você também pode lutar contra a bainha e o ácaro-aranha com meios especializados, por exemplo, use o Actellik. Uma infusão de alho, que repele os insetos com seu cheiro, ajuda muito. O problema fúngico mais comum em pentas é a clorose. Nesse caso, é muito importante monitorar o teor de ferro no solo e, se necessário, suprir imediatamente a deficiência do elemento.
Você precisa alimentar a planta apenas quando as flores aparecem nela. No inverno, os fertilizantes não são aplicados e, durante o período de floração, são adicionados em pequenas quantidades a cada 2 semanas. Cuidar de mudas de pentas não é difícil, mas, como na germinação de sementes de plantas, basta seguir as recomendações de especialistas.
É especialmente importante observar o regime de temperatura e monitorar a umidade do solo. Se ficar muito seco, os brotos podem murchar.
Veja abaixo como cultivar pentas a partir de sementes.
O comentário foi enviado com sucesso.