Tudo o que você precisa saber sobre espuma de isolamento
Não vale a pena assumir a construção ou reforma de uma casa sem saber tudo sobre espuma para isolamento, todos os prós e contras desse isolamento para casas. Você também deve descobrir se precisa de uma barreira de vapor, como isolar uma varanda e um sótão. Vale a pena estudar os erros típicos do isolamento com migalhas de espuma.
Vantagens e desvantagens
É bom usar espuma já para o isolamento porque é relativamente leve. Não cria uma grande carga nas estruturas de suporte, fundação. Em termos de condutividade térmica, a espuma também é muito boa. Pode desafiar as melhores variedades de lã mineral e outros isolantes de placas. Não é difícil montar a espuma na maioria das superfícies.
Também vale a pena enfatizar:
- resistência à água deste material;
- baixo custo;
- mão de obra de alta qualidade;
- corte decente de ruído estranho.
A baixa densidade da espuma levanta preocupações sobre sua fragilidade. É verdade que, com um trabalho cuidadoso, nenhuma dificuldade surgirá. A solução para o problema também é fornecida por reforço adicional. Além de usar uma malha de reforço, você terá que plantar folhas de espuma nos pinos frontais. A cola sozinha não será suficiente.
A camada de espuma manterá o ar fora. Portanto, não há necessidade de falar sobre a manutenção do microclima na sala. Também vale a pena notar:
- liberação de substâncias perigosas durante o envelhecimento do material;
- alto nível de higroscopicidade;
- o efeito da barreira de vapor, que afeta negativamente o microclima (por isso, será necessário aumentar a ventilação).
De acordo com vários especialistas, o penoplex é muito melhor. Este material tem poros relativamente pequenos, o que melhora ainda mais o nível de isolamento térmico. Para uma proteção térmica idêntica, você terá que tornar a camada 25% mais espessa. Penoplex é muito mais resistente à umidade.
Polyfoam ganha apenas no preço, mas ao mesmo tempo é mais frágil e não pode durar tanto tempo.
Características de isolamento
Entre todas as propriedades da espuma que afetam seus parâmetros práticos, a espessura da camada e a densidade do próprio material são as mais significativas. A espuma mais densa é mais forte. Mas ao mesmo tempo, ele perde imediatamente no nível de proteção térmica. Em média, apenas 2% da massa recai sobre o poliestireno. Os outros 98% da espuma são ar.
O tamanho dos grânulos varia de 0,05 a 0,015 cm. Ao mesmo tempo, não é permitido o aparecimento de grânulos com paredes mais espessas do que 0,0001 cm. A espuma de plástico é normalmente fornecida na forma de placas de geometria típica ou atípica. Sua espessura varia de 2 a 100 cm. Freqüentemente, existem placas de tamanho:
- 50x50;
- 50x100;
- 60x120;
- 100x100;
- 100x200 cm.
Várias fontes afirmam que a vida útil da espuma é de até 80-100 anos. Mas isso só é alcançado com a execução escrupulosa de todos os requisitos e padrões de construção. Esse material é capaz de resistir a geadas até -50 e aquecer até 75 graus sem perda de propriedades técnicas.
Sua condutividade térmica é muito baixa (embora, como mencionado anteriormente, algumas outras soluções sejam ainda mais vantajosas).
Polyfoam ainda protege bem contra a penetração de sons estranhos e soprados pelo vento.
Ambos os pontos estão, é claro, associados à estrutura celular. A resistência à umidade também deve ser reconhecida como um parâmetro fundamental da espuma. Desde que as paredes das células não sejam danificadas, a água não passa por elas.É verdade que pode infiltrar-se por canais internos. A placa de poliestireno expandido é relativamente forte (pode suportar uma pressão muito forte). Basta dizer que muitas vezes são colocadas como uma das camadas das pistas.
Quanto mais espessa a estrutura, mais confiável ela é. No entanto, também é importante que a laje esteja corretamente colocada e bem fixada. Polyfoam tolera muito bem o contato com cimento e betume, não é destruído pela água do mar e tintas acrílicas. A maioria dos ácidos e álcalis também não tem efeito sobre ele. Mas este material pode ser danificado pela ação do combustível do motor e diversos óleos lubrificantes, solventes e outros produtos de petróleo.
Visualizações
A espuma de poliestireno (prensada, não prensada) não é usada com muita frequência. Todas as suas características positivas são amplamente desconsideradas pela presença de cavidades em miniatura. A água pode escoar por eles, o que priva o material de parte de seu efeito isolante de calor e é até capaz de destruí-lo gradualmente. A espuma extrudada (não extrudada!), Conhecida como EPS, não apresenta esse problema. Em diferentes casos, pode até ser denominado penoplex.
As espumas de poliestireno inflamam facilmente. A autoextinguível é garantida pela adição de substâncias especiais. Este material é geralmente usado para isolamento térmico externo.
As opções de espuma de poliuretano não são muito duráveis e são ainda mais perigosas em caso de incêndio do que o tipo anterior. A espuma de polietileno é muito flexível e o tipo mais comum de espuma de polietileno é PES.
A espuma não combustível em muitas fontes é chamada de resol de espuma. Mas tais declarações devem ser tratadas com cautela. Este material é muito fácil de montar. Normalmente é vertido na forma líquida, preenchendo todos os espaços vazios necessários. A aplicação da substância geralmente é feita por meio de unidades móveis de processamento.
Principais fabricantes
Agora, existem dezenas de empresas que produzem espuma de isolamento. Mas apenas alguns deles conseguiram se tornar líderes do mercado nacional. Os produtos das seguintes empresas estão em demanda:
- TechnoNicol (uma corporação colossal, incluindo empresas de manufatura e comércio, fornecendo produtos de várias classes);
- URSA (a empresa, que se estabeleceu desde 1907, fornece vários tipos de espuma de poliestireno extrudido);
- "Penoplex" (uma empresa de São Petersburgo que opera desde 1998, possui um grande número de instalações de produção e produz muitos tipos de placas de isolamento térmico);
- "Tepleks" (uma empresa Nizhny Novgorod que produz espuma de poliestireno extrudado em placas, na forma de um painel sanduíche ou como um isolamento cilíndrico para tubos).
Cálculo de espessura
A determinação do tamanho da espuma deve levar em consideração a resistência térmica. Este índice não muda dentro dos limites de cada região. Para pisos e tetos, esse valor será maior do que para paredes sólidas. Sempre que possível, é necessário utilizar não 50 mm, mas 100, por ser este o material mais confiável e prático, resiste melhor às fugas de calor. Esse momento é especialmente importante em instalações residenciais aquecidas, onde a perda de um recurso valioso é especialmente difícil no orçamento.
Em varandas e sótãos, você pode manter o nível ideal de proteção térmica com 5-6 cm de espuma. Se o mesmo sótão ou varanda não for aquecido de todo e for visitado de vez em quando, devem ser escolhidas lajes de 2 a 4 cm de espessura, o que é muito barato e, além disso, bastante eficaz.
Essa abordagem é praticada principalmente em prédios privados de baixo porte. É permitido usá-lo nas partes secundárias de apartamentos da cidade, edifícios residenciais.
Como isolar corretamente?
Para que a espuma desempenhe todas as suas funções, o procedimento de isolamento deve ser realizado corretamente.
Fachada
Você pode aplicar espuma ou consertar você mesmo na rua.Nesse caso, é preciso se livrar de tudo que possa interferir, inclusive saídas de ventilação, outros elementos decorativos e técnicos. Antes de iniciar o trabalho, a parede deve estar nivelada e sem saliências. Isso é verificado cuidadosamente por linhas de prumo. Os pontos fracos e a delaminação do gesso devem ser removidos.
Uma barreira de vapor na forma de uma membrana especial sob a camada de espuma é imprescindível. É preciso também pensar como será feito o revestimento externo da varanda ou sótão após o término da obra. Isso deve ser feito de forma que o próprio material isolante não seja perturbado e perturbado. Quando a preparação termina, a barra inicial e os perfis do porão são montados. Eles partem da borda inferior, até a qual chega a camada isolante.
A marca deve ser feita com um cordão revestido. A prancha original deve ter a mesma largura que o próprio isolamento. Recomenda-se o uso de pregos junto com arruelas. A barra nos cantos é conectada por estruturas especiais ou por cortes em um ângulo de 45 graus. É necessário cortar com cuidado ao usar fatias.
Ao usar cola, deve ser preparada diretamente no local. A quantidade de massa adesiva deve ser selecionada com expectativa de uso em até 120 minutos. Misture a composição com muito cuidado. As contas adesivas são aplicadas intermitentemente para evitar vazios de ar. O isolamento revestido com cola é imediatamente montado em seu devido lugar. Você pode mover as folhas somente após substituir a massa de cola por uma nova porção.
A instalação em concreto aerado é realizada somente após a aplicação da cola com serpyanka. Depois, há painéis isolantes, novas camadas de cola ou pára-brisas com torneamento.
Acima da fundação, vale a pena fixar um canto feito de um perfil metálico. Aumentará a eficiência de manutenção do isolamento e ao mesmo tempo separará a base da parede. O canto é fixado em buchas ou âncoras de concreto aerado.
Piso
Para isolamento de piso em um apartamento e uma casa particular, migalhas de espuma são bem adequadas. Os grânulos têm 0,6-0,8 cm de tamanho. Eles são usados com os chamados politermos, quando as bolas são misturadas com água e cimento. A proporção dos grânulos é de 80% e os demais componentes são de 10% cada.
Estas são proporções aproximadas. Para aumentar a capacidade de suporte, é necessário aumentar a penetração do cimento. Claro, sua participação é aumentada pela espuma, não pela água. O teor de umidade da solução será relativamente baixo de qualquer maneira. O preço de custo do processo tecnológico será quase 40% menor do que na colocação do material prensado sob a mesa.
A colocação de grânulos no concreto protege-os contra quaisquer influências externas. O problema de seu derretimento em altas temperaturas também é resolvido automaticamente. Você pode despejar a mistura de forma simples, mesmo com suas próprias mãos e sem usar equipamentos complexos. No caso de instalação em defasagens, a seqüência de trabalho é a seguinte:
- preparação e limpeza da base;
- dispor a camada impermeabilizante;
- traçar e corrigir o lag;
- colocação de espuma;
- criação de uma barreira de vapor;
- organização do piso acabado.
Mas o piso não pode ser suficientemente isolado termicamente se a fundação não for isolada.
Vale a pena considerar a tecnologia desta obra usando o exemplo das paredes de tijolos. Para o trabalho, você precisa de mastique de polímero-betume ou cola de montagem especial. As placas são conduzidas em fileiras, de baixo para cima. Aplique a cola no lado avesso com uma espátula dentada.
Um suporte firme para o fundo é muito importante. Pode ser uma saliência ao longo da sola da base. Além disso, às vezes, areia compactada e preenchimento de cascalho são usados na trincheira. Cavilhas guarda-chuva não podem ser usadas. Por causa deles, podem ocorrer vazamentos, o que é especialmente prejudicial ao organizar porões e caves.
As paredes de dentro
É mais fácil isolar as paredes de um bar em uma casa particular com plástico de espuma com suas próprias mãos usando tecnologias de moldura. Uma estrutura montada corretamente aumentará a resistência da montagem. Recomenda-se o uso de vigas empilhadas verticalmente.Eles são complementados com estruturas horizontais. Cada linha é feita de acordo com a marcação.
As barras são fixadas com parafusos auto-roscantes. O comprimento do hardware é selecionado individualmente. Depois de espalhar a espuma, uma camada de barreira de vapor é aplicada. A membrana é sobreposta.
Cada costura é reforçada com uma fita metalizada, em seguida, uma contra-rede é fixada e a camada frontal é formada.
Ao instalar o isopor em uma garagem, as paredes são preparadas para aumentar a aderência. As folhas são aplicadas com muita firmeza. As próprias folhas são dispostas de acordo com um padrão xadrez. As pranchas são fixadas com tarugos na superfície. O trabalho deve ser feito com cuidado para que nada seja danificado.
É extremamente importante cuidar do isolamento térmico do piso do sótão. Polyfoam, neste caso, é montado quase da mesma forma que a lã mineral. O espaço entre as vigas é preenchido com material impermeabilizante. O revestimento final é usado:
- Madeira compensada;
- plástico com altas propriedades decorativas;
- folhas de drywall.
Cobertura
Para que o teto na parte residencial da casa ou em um sótão desabitado não permita a passagem de calor excessivo, você terá que pensar na proteção térmica do telhado. Mas se o telhado já está coberto, o trabalho tem que ser feito por dentro. As vigas, neste caso, são cuidadosamente isoladas da formação de condensação. Proteja-os da forma mais correta com uma camada impermeabilizante profissional. O filme é fixado com um grampeador de construção.
As placas de espuma são cortadas de forma que os espaços vazios se encaixem entre as vigas. Colocá-los deve ser muito apertado. É necessário criar uma camada de proteção térmica não mais fina que 10 cm. Idealmente, deve ser ainda maior, especialmente nas regiões do norte da Rússia.
Sobre a espuma é montada uma película impermeabilizante e, já por cima dela, é colocado um forro de calhas.
Erros ao isolar uma casa
Podem surgir problemas graves ao isolar edifícios de apartamentos com painéis. Em primeiro lugar, o isolamento deve afetar toda a fachada de cima a baixo. Qualquer omissão significa um sério enfraquecimento das propriedades térmicas da estrutura criada. Outra nuance - apenas profissionais treinados podem trabalhar em um prédio alto. No caso de residências particulares, é permitido fazer o trabalho com as próprias mãos, e em prédios altos apenas os escaladores industriais com formação especial podem obter um bom resultado.
Parece que não é difícil isolar uma casa de toras, mas aqui existem algumas dificuldades. Você não pode realizar esse trabalho sem primeiro completar a calafetagem. É aconselhável isolar uma habitação de madeira no exterior. É claro que, neste caso, você também precisará cuidar da proteção adequada contra precipitação e outra umidade que entra de fora. É inaceitável esquecer a lacuna de ventilação. Sem ele, mesmo a madeira da mais alta qualidade apodrece e se decompõe rapidamente.
Os erros podem estar relacionados a:
- preparação inadequada da base;
- um pouco de cola;
- usando cola de baixa qualidade;
- aprofundar as cavilhas a uma profundidade insuficiente;
- irregularidade das placas de poliestireno expandido;
- a coincidência das lajes com as inclinações das janelas.
O comentário foi enviado com sucesso.