Características e tipos de cortadores de espuma

Contente
  1. descrição geral
  2. Visão geral das vistas por tipo de corte
  3. Como fazer isso sozinho?

Polyfoam pode ser chamado com segurança de um material universal, uma vez que é amplamente utilizado em uma ampla variedade de indústrias: da construção à fabricação de artesanato. É leve, barato e tem muitos benefícios. Existe apenas uma desvantagem - o material é muito difícil de cortar. Se você fizer isso com uma faca comum, na maioria dos casos a espuma começa a quebrar e se esfarelar. Para evitar que isso aconteça, é necessário usar cortadores especiais. Eles vêm em diferentes tipos. Você pode comprar um cortador em lojas de equipamentos de construção ou fabricá-lo você mesmo, tendo todos os materiais e acessórios necessários à mão.

descrição geral

Um cortador de espuma é um dispositivo especial que permite separar a quantidade necessária de material da placa geral. Mas aqui é importante considerar como exatamente e com que propósito a espuma é cortada. Já com base nisso, você precisa decidir sobre a escolha da ferramenta de corte.

É permitido usar opções de loja e caseiras. A regra mais importante é que a tocha faz bem o seu trabalho.

Visão geral das vistas por tipo de corte

Existem vários tipos de espuma de corte. Para para que cada vez que o processo seja fácil e o resultado seja positivo, é necessário determinar em tempo hábil o tipo de ferramenta que será utilizada durante o trabalho. É possível que você precise usar dois tipos de tochas ao mesmo tempo. Tudo depende das tarefas definidas.

Para linear

O corte linear de espuma é considerado o mais simples de todos disponíveis. É muito utilizado quando é necessária espuma para isolar uma divisão, bem como para realizar outras obras de construção idênticas. A exatidão e a exatidão não são muito importantes aqui. A condição mais importante é que a espuma em si não se quebre. Para este caso, ferramentas manuais são bastante adequadas: uma faca, uma serra ou um fio de metal.

A faca é mais adequada para cortar espuma, cuja largura não exceda 50 mm. A serra, por sua vez, vai lidar com chapas mais grossas (até 250 mm). É claro que, em ambos os casos, as partículas de espuma cairão e o corte não será perfeitamente uniforme. Mas o material permanecerá intacto.

Além disso, cordas de metal são freqüentemente usadas para cortar espuma. Você não precisa comprar novos para isso. Aqueles que já foram usados ​​para os fins pretendidos terão um bom desempenho.

Para para tornar o barbante o mais adequado possível para o corte, é necessário amarrá-lo nas duas pontas com um cabo de madeira ou plástico. O processo de corte será exatamente igual ao de uma serra de duas mãos. Se a largura da espuma for grande o suficiente, será mais conveniente cortá-la junto. Nesse caso, em qualquer caso, a espuma deve ser fixada com segurança.

Um ponto importante: ao cortar poliestireno, recomenda-se o uso de fones de ouvido ou tampões de proteção especiais, pois o som é bastante desagradável durante a operação.

Para facilitar o processo de corte, é aconselhável pré-lubrificar as ferramentas com óleo de máquina.

Para cacheados

O entalhe encaracolado é considerado mais complexo quando comparado com a versão anterior. É por isso que todas as ferramentas acima não são adequadas para esse propósito. Mas outros podem ser usados ​​aqui.

Uma boa opção é uma faca elétrica. Esse dispositivo é capaz de lidar com material cuja espessura não exceda 50 mm.Para cortar a peça desejada, é necessário segurar a faca ao longo das linhas traçadas em uma velocidade média.

Não faça isso muito devagar, pois isso fará com que o material derreta nos pontos de corte. Movimentos muito rápidos e abruptos podem levar ao desmoronamento e até mesmo à fratura do material.

Se a placa de espuma tiver uma espessura superior a 50 mm, então, neste caso, também pode ser utilizada uma faca de aquecimento. É verdade que você terá que cortar dos dois lados, cada vez aprofundando a lâmina de trabalho apenas pela metade. Vale ressaltar que a faca de calor pode ser alimentada pela rede elétrica ou por baterias.

Com placa de metal

Um cortador de placa de metal pode ser usado como ferramenta adicional. Não é muito fácil obtê-lo na loja, mas você mesmo pode fazer com um ferro de soldar velho, mas funcionando.

O processo de fabricação é bastante simples, pois consiste apenas em substituir a ponta antiga por uma nova placa de metal. Melhor usar uma placa de cobre. Pode-se pegar aço, mas esse material, devido às suas propriedades, aquece muito mais e é difícil de afiar.

A placa deve ser afiada de um lado e, em seguida, o dispositivo está pronto para o uso como pretendido.

Como fazer isso sozinho?

Um velho ferro de solda ou queimador são uma boa opção. Para fazer tal cortador em casa, nem mesmo um conhecimento especial é necessário.

Um cortador estacionário também pode ser feito em casa. Para fazer isso, você precisa de uma fonte de alimentação de seu computador antigo. Antes de iniciar a fabricação, você precisa preparar todos os materiais necessários:

  • fonte de alimentação (aquele com um botão liga / desliga adicional no case é mais adequado);
  • adaptador com conector SATA;
  • fio de cobre (pode ser retirado de um carregador antigo);
  • grampo;
  • segmento de nicromo.

Inicialmente, você precisa preparar a parte mais importante - a fonte de alimentação do computador antigo. Há um ponto muito importante a considerar aqui. O fato é que a própria fonte de alimentação não liga sem a participação da placa-mãe. Para que a ferramenta criada funcione, é necessário curto-circuitar a alimentação dos fios verde e preto. Você pode usar um clipe de papel preparado ou pegar um pequeno pedaço de arame.

Para aquecer o fio de nicromo, você precisará obter energia dos fios amarelo e preto. Um cabo de dois fios deve ser conectado a eles.

Um fio de nicromo deve ser conectado à parte de trás deste fio. Não há necessidade de soldar ou fixar a rosca de qualquer outra forma. Para facilitar o trabalho, basta prendê-los juntos com um pequeno pedaço de fio de cobre. A trança deve ser removida do cabo. Isso é necessário para que durante o corte seja possível esticar o fio do nicrômio em diferentes direções.

É interessante que neste cortador seja possível controlar a temperatura de aquecimento do filamento de nicrômio. Quando é encurtado, a temperatura aumenta e, consequentemente, com o aumento do comprimento, a temperatura diminui.

O cortador de espuma caseiro está pronto. O esquema de seu trabalho é bastante simples. A borda livre do nicromo deve ser presa e puxada de modo que o próprio fio se transforme em uma linha elástica e uniforme. A fonte de alimentação está conectada à rede. O segundo contato deve tocar o fio do nicrômio. A distância entre os contatos deve ser de cerca de 50 cm.

Para aquecer o fio até a temperatura desejada, você precisa mover o contato ao longo de todo o seu comprimento. E quando o aquecimento terminar, você pode prender o segundo contato no nicrômio. O dispositivo agora está totalmente operacional. Em princípio, este cortador é muito semelhante a um cortador de cordas. Só que, ao contrário da versão manual, esta funciona muito mais rápido.

No processo de trabalho, é importante garantir que nenhuma sobreposição se forme no fio do nicrómio. O fato é que você pode queimar-se dessa forma, estragar o material que está sendo processado e também a fonte de alimentação pode queimar por sobretensão.

Para cortar espuma, qualquer uma das opções compradas ou caseiras acima funcionará. O mais importante é decidir inicialmente o tipo de corte necessário. Também é importante que o material em si seja de boa qualidade, pois a espuma velha ou que foi armazenada em condições inadequadas no passado se desintegrará de qualquer maneira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário