Características e visão geral das máquinas de corte de espuma
Nos últimos anos, um grande número de materiais modernos de isolamento térmico surgiram no mercado de construção. No entanto, a espuma plástica, como antes, mantém uma posição de liderança neste segmento e não vai cedê-la.
Se você pretende isolar o piso de uma casa particular, o corte de espuma de poliestireno pode ser feito usando ferramentas simples, mas se uma quantidade significativa de trabalho for esperada, máquinas especiais serão necessárias.
Descrição das espécies
Os fabricantes modernos oferecem máquinas especializadas para o corte de espuma em uma ampla variedade. À venda você encontra modelos para realizar cortes a laser, radiais, lineares, volumétricos, nas lojas são oferecidos aparelhos para preparação de placas, cubos e até mesmo blanks 3D. Todos eles podem ser condicionalmente divididos em três grupos:
-
dispositivos portáteis - estruturalmente semelhantes a uma faca;
-
Equipamento CNC;
-
máquinas para cortar horizontalmente ou transversalmente.
Independentemente da modificação, o mecanismo de ação de qualquer tipo de máquina é idêntico nos termos mais gerais. A borda, aquecida a altas temperaturas, passa pela placa de espuma na direção desejada e corta o material como uma faca quente faz manteiga. Na maioria dos modelos, uma corda atua como uma aresta. Nos dispositivos primitivos, apenas uma linha de aquecimento é fornecida, nas ferramentas mais modernas existem 6 a 8 delas.
CNC
Essas máquinas são semelhantes às máquinas de fresagem e laser. Normalmente, as máquinas CNC são usadas para criar espaços em branco de espuma e também de poliestireno. A superfície de corte é representada por arame com seção transversal de 0,1 a 0,5 mm, é de titânio ou nicromo. Nesse caso, o desempenho do dispositivo depende diretamente do comprimento desses mesmos fios.
As máquinas CNC geralmente têm várias roscas. Eles são necessários em situações em que é necessário cortar espaços em branco 2D ou 3D complexos. E também são usados quando é necessário produzir produtos em grandes quantidades.
Portátil
Essas máquinas se assemelham visualmente a um quebra-cabeça ou faca comum. Na maioria das vezes, eles têm uma, menos frequentemente duas cordas. Esses modelos são mais comuns para a autoprodução em um ambiente doméstico.
Para cortar transversalmente ou horizontalmente
Dependendo do método de processamento das placas de espuma, as ferramentas são diferenciadas para o corte transversal e longitudinal de peças em bruto, bem como instalações para a produção de produtos de configuração complicada. Dependendo do tipo de ferramenta, a linha ou a própria espuma podem se mover durante o trabalho.
Modelos populares
Os mais populares são vários modelos de unidades para cortar espuma de fabricantes russos e estrangeiros.
- FRP-01 - uma das unidades mais populares. A grande procura deve-se à sua versatilidade, aliada à simplicidade do design. O equipamento permite cortar letras, números, formas intrincadas e produzir elementos moldados. É usado para cortar placas de isolamento e muitas outras estruturas. O controle do funcionamento do dispositivo é feito por meio de um software especial incluído no kit.
- "SRP-K Kontur" É outro modelo comum que auxilia na execução de todo o tipo de elementos de acabamento de fachadas, bem como fôrmas para vazamento de misturas de edifícios.O método de controle é manual, mas isso é totalmente compensado pela potência relativamente baixa no nível de 150 W. Refere-se a modificações móveis que são convenientes para o transporte de um local de trabalho para outro.
- "SFR-Standard" - A máquina CNC permite realizar o corte figurado de placas de polímero e espuma de poliestireno. O controle é realizado através de uma porta USB, é possível girar um ou vários circuitos funcionais. Trata-se de conectar até 6-8 fios de aquecimento. Na saída, permite obter peças de formas simples e complexas.
Os produtos a seguir são um pouco menos comuns.
- "Folha SRP-3420" - um dispositivo de corte de elementos lineares de poliestireno, caracterizado por maior eficiência e alta qualidade de corte.
- FRP-05 - instalação compacta em forma de cubo. Permite o corte em 3 planos. O desenho prevê apenas um fio de nicrômio, se necessário, sua espessura pode ser alterada.
- "SRP-3220 Maxi" - uma ferramenta para criar garagem, produtos de embalagem, bem como conchas para tubos de aço.
Como fazer isso sozinho?
Existem várias maneiras de fazer uma instalação DIY para cortar espuma de poliestireno. Na maioria das vezes, as ferramentas manuais mais simples são feitas em casa.
Ao usar uma faca simples, é dada preferência aos modelos com entalhes. É aconselhável lubrificá-lo com óleo automotivo antes mesmo de iniciar o trabalho - isso otimizará o processo de corte, além de reduzir significativamente o nível de ruído. E, ao mesmo tempo, esse método é o mais lento.
Portanto, na prática, ele é usado apenas se for necessário para processar uma pequena quantidade de espuma.
Com uma espessura insignificante de poliestireno expandido, o uso de uma faca de escritório comum é permitido. Este é um instrumento muito afiado, mas tende a ficar opaco com o tempo. Para aumentar a eficiência do trabalho, durante o processo de corte, ele precisa ser aquecido de vez em quando - então ele passará mais suavemente pelo material.
Uma faca especial com lâmina de aquecimento pode ser adaptada para cortar a espuma e pode ser adquirida em qualquer loja de ferragens. Todo o trabalho com essa ferramenta deve ser feito exclusivamente por você, caso contrário, há um alto risco de escorregar e ferir-se. A desvantagem dessa faca é que ela permite cortar a espuma de uma espessura estritamente definida. Portanto, para obter espaços uniformes, é necessário marcar a espuma com a maior precisão possível, e isso pode levar muito tempo.
Como alternativa à faca de aquecimento, você pode usar um ferro de solda com bicos especializados. Esta ferramenta possui uma temperatura de aquecimento elevada, por isso é importante ter cuidado durante a operação. Se a espuma fundida entrar em contato com a pele, pode causar queimaduras e causar desconforto e dor significativos.
Uma faca para botas com lâmina estendida de até 35-45 cm pode ser usada para cortar placas de isopor. Nesse caso, é importante que a ponta seja romba e a lâmina o mais larga possível. A nitidez deve ser o mais nítida possível.
Conselho: é aconselhável fazer um ajuste de nitidez a cada 2 m da espuma cortada.
O curso de corte de espuma de poliestireno com essa ferramenta, como regra, é acompanhado por um forte guincho. Para minimizar o desconforto, é melhor estocar fones de ouvido antes do trabalho.
Pedaços grossos de isopor são cortados com serra na madeira, sempre com dentes pequenos. Quanto menores forem os dentes, maior será a qualidade do produto acabado. No entanto, este método não consegue um corte perfeito. Não importa o quão limpo seja o trabalho, convulsões e lascas estarão presentes em qualquer caso. No entanto, esta é a maneira mais fácil de cortar espuma de poliestireno, que não requer um esforço físico significativo. Mais frequentemente usado para cortar pedaços longos e retos de espuma.
O método mais popular é cortar lajes com um barbante. O desempenho de tal dispositivo caseiro pode ser equiparado ao uso de equipamento industrial especializado. Neste caso, a coluna pode ser usada para poliestireno expandido dos mais diferentes graus de densidade e parâmetros de tamanho de grão.
Não é difícil fazer tal ferramenta - você só precisa pregar alguns pregos nas pranchas de madeira, esticar um fio de nicromo entre elas e conectar à rede AC. A principal vantagem de tal técnica é o aumento da velocidade, um metro de espuma pode ser cortado em apenas 5-8 segundos, este é um indicador alto. Além disso, o corte é muito elegante.
No entanto, esse método é um dos mais perigosos e pode causar danos à saúde humana. Para evitar o risco de ferimentos, é usado um corte com fio frio. Nesse caso, é utilizada uma corda de aço, que funciona como uma serra de duas mãos. Esta técnica é considerada uma das mais produtivas.
Às vezes é necessário usar um moedor. Geralmente funciona em conjunto com um disco fino. Lembre-se - esse trabalho envolve maior geração de ruído e a formação de detritos de fragmentos de espuma espalhados por todo o local.
Também existe um método mais complexo de fazer uma máquina de corte de espuma na vida cotidiana. Geralmente é usado por artesãos experientes com boas habilidades em desenho, montagens elétricas e peças. Para montar tal dispositivo, você precisará de:
-
um fio de nicromo com seção transversal de 0,4-0,5 mm;
-
uma ripa de madeira ou outro dielétrico para criar uma moldura;
-
um par de parafusos, seu tamanho é selecionado levando em consideração a espessura da moldura;
-
cabo de dois núcleos;
-
Fonte de alimentação 12 V;
-
fita isolante.
A instrução passo a passo assume as seguintes etapas de trabalho.
-
Uma moldura na forma da letra "P" é montada a partir de trilhos ou outros materiais disponíveis.
-
Uma perfuração é formada ao longo das bordas da moldura, os parafusos são aparafusados nesses orifícios.
-
O fio de nicromo é preso aos parafusos por dentro da estrutura e um cabo por fora.
-
O cabo na moldura de madeira é fixado com fita isolante e sua extremidade livre é levada aos terminais da fonte de alimentação.
A ferramenta de corte de isopor está pronta. Pode ser usado não só para cortar poliestireno, mas também para garrafas plásticas e outros blanks de polímero com densidade reduzida e baixa espessura.
Importante: Lembre-se de que ao cortar a espuma com uma ferramenta aquecida ou laser, substâncias tóxicas voláteis começarão a ser emitidas. Por isso, todo trabalho deve ser realizado em local bem ventilado e com máscara protetora, caso contrário, há alto risco de intoxicação. Cortar ao ar livre é a melhor solução.
Para saber mais sobre como você pode fazer uma máquina de corte de espuma, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.