Tudo sobre tamanhos de espuma
Ao construir uma casa, cada pessoa pensa em sua força e resistência ao calor. Não faltam materiais de construção no mundo moderno. O isolamento mais famoso é o poliestireno. É fácil de usar e considerado bastante barato. No entanto, a questão do tamanho da espuma deve ser considerada com mais detalhes.
Por que preciso saber o tamanho das folhas?
Digamos que você esteja começando a isolar uma casa e queira usar espuma para isso. Então, imediatamente, você terá uma pergunta: quantas folhas de poliestireno você precisa comprar para que seja suficiente para as dimensões geométricas da área de isolamento. Para responder à questão colocada, terá de conhecer as dimensões das folhas, para só depois efectuar os cálculos correctos.
O isolamento de espuma de poliestireno espumado é feito com base nos padrões GOST, que exigem a liberação de folhas de certos tamanhos. Depois de saber os números exatos, a saber: as dimensões das folhas de espuma, você pode realizar facilmente os cálculos. Por exemplo, se você pretende isolar a fachada, precisará de unidades de tamanhos bastante grandes. Se você tiver espaço limitado, use unidades menores.
Se você conhece as dimensões das folhas de espuma adquiridas, também pode responder a perguntas adicionais e muito importantes.
- Você pode cuidar do trabalho sozinho ou precisa de um assistente?
- Que tipo de carro você deve pedir para transportar os bens adquiridos?
- De quanto material de fixação você precisa?
Você também precisa se familiarizar com a espessura das placas. A espessura das lajes afeta diretamente a retenção de calor na casa.
O que eles são?
As placas de espuma padrão variam em tamanho e espessura. Dependendo da finalidade, sua espessura e comprimento máximos podem variar. Algumas unidades têm 20 mm e 50 mm de espessura. Observe que se você quiser isolar as paredes da casa do lado de dentro, use uma espuma com essa espessura. E deve-se acrescentar que a condutividade térmica de uma folha desta espessura também é bastante elevada. Deve ser entendido que as folhas de espuma nem sempre têm tamanhos padrão. Sua largura e comprimento podem variar de 1000 mm a 2000 mm. Dependendo dos desejos dos consumidores, os fabricantes podem produzir e vender produtos não padronizados.
Portanto, em bancos de dados especializados, muitas vezes você pode encontrar folhas com as seguintes dimensões: 500x500; 1000x500 e 1000x1000 mm. Em lojas de varejo que trabalham diretamente com os fabricantes, você pode solicitar unidades de espuma nos seguintes tamanhos não padronizados: 900x500 ou 1200x600 mm. O fato é que, de acordo com a GOST, o fabricante tem o direito de cortar produtos, cujo tamanho pode oscilar na direção positiva ou negativa em cerca de 10 mm. Se o painel tiver uma espessura de 50 mm, o fabricante pode reduzir ou aumentar essa espessura em 2 mm.
Se você quiser usar isopor para o acabamento, precisará comprar as unidades mais duráveis. Tudo depende da espessura. Pode ser de 20 mm ou 500 mm. A multiplicidade da espessura é sempre de 0,1 cm, mas os fabricantes produzem produtos que têm uma multiplicidade de 5 mm. O material a ser acabado deve ser muito denso. Portanto, deve-se escolher os produtos com base nos indicadores da marca, que podem ser 15, 25 e 35 unidades.Por exemplo, uma folha com uma espessura de 500 mm e uma densidade igual a 35 unidades pode muito bem ser análoga a uma folha que tem uma espessura de 100 mm e uma densidade igual a 25 unidades.
Considere o tipo de folha de espuma que os fabricantes costumam oferecer.
- PPS 10 (PPS 10u, PPS12). Esses produtos são montados nas paredes e são usados para isolar as paredes das casas, mudar de casa, combinar telhados e outros. Esta espécie não deve ser exposta a cargas, por exemplo, para ficar em cima delas.
- PPS 14 (15, 13, 17 ou 16f) são considerados os mais populares. Eles são usados para isolar paredes, pisos e telhados.
- PPP 20 (25 ou 30) usado para painéis multicamadas, entradas de automóveis, parques de estacionamento. E também este material não permite que o solo congele. Portanto, também é usado na disposição de piscinas, fundações, caves e muito mais.
- PPS 30 ou PPS 40 ele é usado quando os pisos são dispostos em geladeiras, em garagens. E também é usado onde são observados solos pantanosos ou em movimento.
- PPP 10 tem um desempenho muito bom. Este material é durável e forte. As dimensões da laje são 1000x2000x100 mm.
- PSB - C 15. Tem dimensões 1000x2000 mm. É utilizado para isolamento na construção de instalações industriais e para arranjo de fachadas.
Precisa saber: as instâncias listadas não representam uma lista completa de modelos. O comprimento padrão da folha de espuma pode ser de 100 cm ou 200 cm. As folhas de espuma têm 100 cm de largura e sua espessura pode ser de 2, 3 ou 5 cm. A temperatura que a espuma pode suportar pode variar de -60 a + 80 graus. A espuma de qualidade está em serviço há mais de 70 anos.
Hoje, existe um grande número de produtos em estoque de diversos fabricantes. Você pode escolher exatamente o tipo que você precisa de acordo com certos parâmetros. Por exemplo, placas com uma espessura de 100 e 150 mm devem ser usadas onde o clima é bastante severo.
Recursos de cálculo
Polyfoam é um isolamento versátil. Com a ajuda desse material, você pode criar um certo microclima na sala. No entanto, antes de instalar as folhas de espuma, você precisará calcular a quantidade de material usado e suas características de qualidade.
- Todos os cálculos devem ser realizados com base em diferentes números de orientação e diferentes requisitos.
- É imperativo levar em consideração a estrutura do próprio edifício nos cálculos.
- Ao fazer os cálculos, leve em consideração a espessura das chapas, bem como sua vida útil.
- É necessário levar em consideração a densidade do material e sua condutividade térmica.
- Não se esqueça da carga no quadro. Se sua estrutura for frágil, é melhor usar placas mais leves e mais finas.
- O isolamento muito espesso ou muito fino pode resultar em um ponto de orvalho. Se você calcular a densidade incorretamente, a condensação se acumulará na parede ou sob o telhado. Esse fenômeno levará ao aparecimento de podridão e mofo.
- Além disso, é necessário considerar a decoração da casa ou parede. Se você tem gesso nas paredes, que também é um bom isolamento, pode comprar folhas mais finas de espuma.
Para a conveniência do cálculo, você pode usar os seguintes dados. Eles foram retirados de uma fonte comum. Assim: cálculo de espuma PSB para paredes: p (psb-25) = R (psb-25) * k (psb-25) = 2,07 * 0,035 = 0,072 m. O coeficiente k = 0,035 é um valor fixo. O cálculo do isolador de calor para uma parede de tijolos feita de espuma PSB 25 é de 0,072 m, ou 72 mm.
Dicas de tamanho
Polyfoam é um material isolante que ajudará a resolver muitos problemas. No entanto, antes de prosseguir com a instalação das placas de espuma, você precisa decidir sobre a quantidade de bens adquiridos. Se você calcular o consumo de material corretamente, você pode evitar desperdícios desnecessários. Antes de fazer uma estimativa, descubra quais são os tamanhos dos produtos. É fácil escolher o produto certo. Você só precisa saber a largura, o comprimento e a espessura das folhas.A folha de espuma branca padrão é adequada para isolar absolutamente todos os quartos. Para o cálculo, alguns profissionais utilizam programas de computador especiais. Para calcular o consumível correto, basta inserir os seguintes dados em uma tabela especial: a altura dos tetos e a largura das paredes. Assim, o comprimento e a largura das folhas de espuma são selecionados.
A maneira mais fácil, entretanto, é pegar uma fita métrica, um pedaço de papel e um lápis. Primeiro, meça o objeto a ser isolado com espuma. Em seguida, retome o trabalho de desenho, com o qual você pode determinar o número de folhas e determinar suas dimensões. A área da folha de espuma afeta muito a facilidade de instalação. Os tamanhos de folha padrão cabem em meio metro. Portanto, você deve calcular a área de superfície. Em seguida, calcule quantas folhas padrão podem ser colocadas nesta superfície. Por exemplo, no chão no chão (sob o chão quente), os cálculos são muito fáceis de realizar. Basta medir o comprimento e a largura da sala e só então decidir sobre as dimensões das placas de espuma. Outro exemplo: para isolar uma casa de madeira do lado de fora, é melhor usar lajes maiores. Eles podem ser encomendados diretamente do fabricante. Nesse caso, o revestimento com isolamento não levará muito tempo. Além disso, você economiza em fixadores. É muito mais lucrativo comprar placas grandes pelos seguintes motivos: os tempos de instalação são significativamente reduzidos e você não precisa comprar unidades de montagem adicionais.
Porém, neste caso, você corre o risco de enfrentar alguns inconvenientes. Se você realizar o isolamento interno da casa, precisará primeiro trazer todas as unidades volumétricas de espuma para dentro da casa. Esta é uma tarefa bastante difícil. Além disso, uma folha muito grande pode quebrar facilmente. Para evitar tal incômodo, duas pessoas terão que carregá-lo.
No entanto, alguns consumidores preferem comprar folhas de espuma feitas sob medida. Os fabricantes ficam felizes em fazer concessões aos clientes e fornecer produtos que diferem em tamanhos não padronizados. Nesse caso, o preço de compra aumenta significativamente. No entanto, você torna isso mais fácil para si mesmo.
As informações a seguir o ajudarão a determinar o tamanho.
- É mais fácil para uma pessoa trabalhar com lajes superdimensionadas. Portanto, se você confia apenas em si mesmo, considere este ponto.
- Se for colocar o isolamento em uma altura maior, é melhor comprar folhas de tamanhos menores. As folhas grandes são muito difíceis de levantar.
- Considere as condições para colocar o isolamento. Para trabalhos ao ar livre, é mais conveniente comprar folhas de tamanhos grandes.
- As placas de tamanhos padrão (50 cm) são bastante fáceis de cortar. As sobras podem ser úteis para trabalhar em encostas e cantos.
- A melhor opção para o isolamento da parede será uma folha de espuma plástica de 1 metro por 1 metro.
É aconselhável montar unidades de espuma espessa em superfícies de tijolo ou concreto. As folhas finas são adequadas para isolar superfícies de madeira, uma vez que a própria madeira retém bem o calor.
O comentário foi enviado com sucesso.