Tudo sobre densidade de espuma
A espuma de poliestireno expandido para isolamento de casas é escolhida com base na marca de densidade. No artigo, consideraremos as nuances da designação de densidade de acordo com o antigo e o novo GOST, consideraremos as características do uso de marcas populares e forneceremos recomendações para a escolha.
Como é indicado e o que afeta?
A densidade (um valor que caracteriza a relação entre massa e volume, medida em kg / m3) é a característica mais importante, da qual dependem as propriedades operacionais e de resistência do poliestireno expandido, peso. Quanto mais cavidades na folha - quanto menor sua densidade, mais espessas as camadas de polímero das células - mais denso e forte será o material. Os tipos mais comuns de espuma de construção na vida cotidiana têm uma densidade de 6 a 50 kg / m3, mas alguns tipos especializados têm uma densidade de 100 kg / m3 e até mais. É a densidade que fundamenta a classificação aceita de poliestireno em graus.
Mas, junto com a densidade, a resistência da espuma também depende de sua estrutura interna, do tamanho da célula e do uso de vários aditivos. Portanto, folhas de espuma de diferentes tipos (não prensadas, prensadas, extrudadas), mesmo com a mesma densidade, podem ter diferentes propriedades mecânicas.
As melhores propriedades de desempenho são possuídas pela espuma extrudada, que possui uma estrutura densa com células fechadas. Mas custa mais.
Portanto, na vida cotidiana, para construção privada, a espuma comum sem pressão é a mais usada. Suas características estão relacionadas à densidade da seguinte forma.
- O peso - quanto maior a densidade, mais pesada é a chapa, isso deve ser levado em consideração na escolha dos fixadores e no cálculo do efeito nas estruturas dos edifícios.
- Condutividade térmica - quanto menor for esse valor, melhor será o material isolante térmico. Para espuma não prensada, este indicador é 0,029-0,036 W / m. a, que é 4-5 vezes melhor do que tijolo ou madeira. Ou seja, uma camada de poliestireno de 3-5 cm é comparável em eficiência a uma camada de madeira ou tijolo de 20 cm. Tendo em conta a leveza e o baixo custo da espuma, é possível criar soluções de design de maior sucesso. Além disso, no caso da espuma sem pressão, quanto menor for a sua densidade, maior será a eficiência como aquecedor.
- Resistência à compressão, fratura, resistência ao estresse mecânico - quanto maior a densidade, melhores são esses indicadores.
- Propriedades de absorção de som - são melhores para um material com densidade menor.
- Preço - quanto maior a densidade, mais caro é o material.
Assim, embora as espumas de baixa densidade sejam isolantes térmicos ideais, elas podem ser muito frágeis para aplicações onde é necessária alta resistência mecânica. Portanto, ao escolher um material, você precisa encontrar um certo equilíbrio ideal de todas as propriedades.
Na marcação de espumas convencionais não prensadas, o valor da densidade é indicado pelo número que vem após as primeiras letras (indicam o tipo de material). A designação é feita de acordo com GOST. Mas há uma ressalva: embora o novo seja considerado válido GOST 15588-14 de 2014, mas nem todos os fabricantes têm pressa em atualizar suas linhas tecnológicas, e mesmo agora você pode encontrar muitas vezes nas fichas de venda emitidas e marcadas de acordo com o anterior GOST15588-86 de 1986.
Você precisa saber o seguinte sobre a diferença de padrões.
- De acordo com o antigo GOST, o código da letra da espuma é PSB, isto é, espuma de poliestireno não prensada suspensa (se uma letra adicional for usada, significa qualidade adicional: por exemplo, PSB-S significa "autoextinguível"). Isso é seguido por um número que indica a densidade. Ou seja, a designação abreviada da marca fica assim: PSB-15, PSB-40, etc. Mas é importante que a figura não indique o valor exato em kg / m3, mas a faixa permitida. Por exemplo, PSB-15 pode ter uma densidade variando de 6 a 15 kg / m3, PSB-25 - de 15,1 a 25 kg / m3 e PSB-35 - de 25,1 a 35 kg / m3.
- De acordo com o novo padrão GOST 15588-14, as letras da espuma são PPS (FoamPolyStyrol). Além disso, a figura da densidade também é indicada. Mas o novo padrão se tornou mais rigoroso (as tecnologias de produção modernas tornam possível controlar com mais precisão os parâmetros dos produtos durante a fabricação). De acordo com ela, o valor da marca corresponde ao parâmetro de densidade mínimo permitido. Portanto, para a marca PPS12, a densidade deve ser de pelo menos 12 kg / m3, para PPS25 - pelo menos 25 kg / m3, etc.
Ou seja, a figura é o nome da marca, eles se orientam por ela na hora de escolher um material para uma determinada tarefa, mas não deve ser confundida com um valor específico de densidade em kg / m3. Para cálculos precisos, o valor da densidade deve ser especificado na documentação técnica.
Visualizações
Vejamos como as marcas de espuma não prensada diferem em propriedades e finalidade, dependendo da densidade, usando o exemplo dos produtos mais populares de acordo com as antigas marcas GOST - PSB-S (com retardadores de fogo).
- PSB-S-15 - um material de densidade relativamente baixa - até 15 kg / m3, tem boas propriedades de isolamento acústico e térmico (até 0,042 W / mK), mas baixa resistência - é fácil de riscar até mesmo com a unha, quebre com seu mãos (resistência à compressão - 0,05 MPa, flexão -0,07 MPa). Essa espuma é fácil de processar e é ideal para a criação de itens decorativos, inscrições volumétricas, recipientes e embalagens, revestimento de carruagens. Para acabamento, é utilizado para estruturas descarregadas e planos, onde a camada de material ficará protegida de influências externas e danos - tetos, decoração de interiores de telhados, o espaço entre as vigas. Eles também podem embainhar superfícies verticais, incluindo paredes, mas somente se o estresse mecânico não for esperado, reboco subsequente.
- PSB-S-25 - poliestireno com densidade de 15,1 a 25 kg / m3 e condutividade térmica de até 0,039 W / mK. Em termos de características de resistência, é 2 vezes maior que o PSB-S-15 (resistência à compressão - de 0,1 MPa, resistência à flexão - de 0,18 MPa). Ideal para revestimento e revestimento de paredes, pode ser utilizado "sob gesso". Um bom isolamento térmico e acústico é fornecido por uma camada já a partir de 50 mm.
Também pode ser usado para pisos e pisos intermediários sob cargas moderadas.
- PSB-S-35 - tem uma densidade de 25,1 a 35 kg / m3. É 1,5 vezes mais forte que o PSB-S-25 grade (para compressão - de 0,16 MPa, para dobra - até 0,25 MPa) e pode ser operado sob fatores climáticos desfavoráveis e sob condições de cargas de compressão significativas. Ele pode ser usado para a instalação não apenas do piso, mas também da fundação, subsolo e lajes carregadas.
- PSB-S-50 - o mais durável dos graus padrão (resiste à compressão - de 0,20 MPa, flexão - de 0,35 MPa), com resistência a esforços mecânicos. O material pode até ser utilizado para pavimentação de estradas. Na construção, é usado para áreas muito críticas - fundações carregadas, pisos, isolamento de pisos com uma carga muito alta.
As notas feitas de acordo com o novo GOST 2014 são divididas por finalidade da mesma forma e, com características semelhantes, podem ser consideradas intercambiáveis com as "antigas".
O que é importante: todas as "novas" marcas são necessariamente equipadas com retardadores de fogo, além disso, a linha padrão foi complementada por variedades especiais de fachada (possuem a letra "F" na designação). Classes padrão: PPS10, PPS12, PPS13, PPS14, PPS15, PPS15F, PPS16F, PPS17, PPS20, PPS 20F, PPS23, PPS25, PPS30, PPS35, PPS40, PPS45.
Como determinar?
Como a densidade está diretamente relacionada ao peso do material, será fácil verificar o vendedor mesmo em casa: os limites de densidade permitidos (e, portanto, o peso) são determinados pela documentação e são conhecidos com antecedência. Você só precisa comparar com eles uma amostra real de material. Por exemplo, se o grau de isolamento PPS-25 for escolhido, então seu metro cúbico deve pesar exatamente 25 kg, se os graus PSB-25 ou PSB-S-25 - o metro cúbico do material deve ter peso na faixa de 15,1 a 25 kg. Se você comprar uma folha com parâmetros especiais de acordo com a TU, você precisa saber o valor na documentação.
O algoritmo de verificação é o seguinte.
- Você precisa calcular qual deve ser o peso (capacidade cúbica) de uma folha de espuma desta marca.
- Pese o produto (ou parte dele) em uma balança.
- Comparamos o valor de pesagem obtido do material com aquele que deve estar de acordo com a norma ou TU. Se houver desvios do peso padrão mais do que o erro permitido, o produto não corresponde à marca declarada. Se corresponder - tudo está em ordem, você pode fazer uma compra.
Que densidade você deve escolher?
Ao escolher uma densidade, vários fatores devem ser levados em consideração (por exemplo, se o material sofrerá fortes mudanças de temperatura, onde está o ponto de orvalho, etc.). Com base nisso, os cálculos e a modelagem são melhor feitos individualmente. No entanto, existem diretrizes gerais para escolher a densidade mínima de espuma livre de prensa para uma série de trabalhos:
- para isolamento interno de paredes de edifícios, tetos, bem como isolamento de varandas, terraços, sótãos - não inferior a 10 kg / m3;
- para paredes externas para revestimento (tapume, fortificação), bem como pisos em toras, pisos intermédios e pisos de sótão em vigas de madeira, telhado inclinado - pelo menos 15 kg / m3;
- para isolamento térmico externo de paredes de edifícios pelo método de "fachada molhada" ou "casaco de pele térmica", em gesso - menos de 16 kg / m3 (e é melhor escolher variedades especiais da marca "F" - fachada);
- para revestimento externo de paredes de casas, erguido usando tecnologia de quadro - uma densidade média é adequada, mas não inferior a 20-30 kg / m3;
- isolamento do piso sob a mesa - não inferior a 25 kg / m3;
- para instalação de piso radiante - pelo menos 25 kg / m3, e é melhor usar não típicas, mas placas de espuma especiais "para pisos quentes" - com ranhuras para tubos de montagem, uma camada de folha para melhor reflexão de calor (e é melhor escolher extrudado em vez de sem pressão espuma);
- para isolamento térmico de pisos no solo, fundações (incluindo para USP, "placa sueca isolada"), caves, telhados planos e inclinados - é necessária maior resistência, pelo menos 25-35 kg / m3.
O comentário foi enviado com sucesso.