Características e aplicação de espuma

Contente
  1. O que é e do que é feito?
  2. Características e propriedades
  3. Visualizações
  4. Marcando
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Formulários
  7. Recursos de instalação
  8. Nuances de processamento

Por muitas décadas, a espuma foi ativamente usada em várias indústrias. Existem várias variedades deste material. Para usá-lo corretamente, você precisa conhecer as nuances da produção, bem como os princípios de instalação da espuma.

O que é e do que é feito?

O isopor é um material branco. Tem um peso baixo, tem muitas características diferentes, pelo que é muito utilizado em vários campos. Polyfoam é 98% de ar e os 2% restantes são poliestireno expandido. Apesar do pequeno percentual, o material contém bilhões de células dessa substância.

A produção de espuma é realizada em equipamentos especiais. Inicialmente, as matérias-primas são entregues às oficinas, de onde são obtidas na saída placas de espuma com diversas espessuras e densidades. Polyfoam é feito de quase qualquer polímero. As matérias-primas primárias podem ser: PVC, poliuretano, poliestireno, fenol-formaldeído e muitos outros.

A produção do material é realizada em várias etapas importantes e sequenciais:

  • espumando;
  • secagem;
  • estabilização;
  • corte;
  • maturação;
  • cozimento.

Inicialmente, a espuma é uma massa líquida que passa por todas as etapas. Na saída, são obtidas placas de diferentes espessuras. A popularidade do poliestireno deve-se principalmente ao seu baixo custo. E também tem muitas propriedades úteis: bom isolamento acústico, não permite a passagem de umidade, retém o calor.

Além disso, a espuma pode ser facilmente cortada em linha reta ou curvada usando ferramentas padrão (faca, serra, faca de calor).

Características e propriedades

Polyfoam tem várias características técnicas.

  • Força. Aqui os indicadores variam de 0,05 a 0,16 MPa. Este indicador é diretamente dependente do polímero que foi usado na produção como matéria-prima primária.
  • Condutividade térmica. O valor máximo é 0,043 W / (m · deg). Este indicador também depende da qualidade e das propriedades das matérias-primas primárias.
  • Resistência à geada. Para espuma comum, os indicadores chegam a 200 ciclos. Se o material for extrudado, pode haver 500 ciclos.
  • A absorção de umidade é insignificante - apenas 1% por dia. Mas isso não significa que a umidade não penetre no material. Se ficar no líquido por muito tempo, no final irá preencher todo o espaço de ar entre as células de poliestireno. Nesse caso, a espuma perderá grande parte de suas propriedades originais.
  • Resistência ao fogo - o isopor é considerado um material incombustível. Quando exposto a chamas, a destruição e a descoloração da superfície são permitidas. Embora não queime, pode derreter (o ponto de fusão é 120 graus Celsius).
  • O custo da espuma varia de acordo com vários fatores. Pode ser a classificação da empresa manufatureira, a região de venda, o custo da matéria-prima inicial. Mas, em média, o preço é de 3 mil rublos para cada m3.
  • Isolamento acústico - dependendo da espessura, pode absorver até 32 dB. Este valor é considerado bom, mas, apesar disso, o isolamento acústico ao usar lã mineral será maior.
  • A permeabilidade ao vapor de água é de 0,03 mg / mhPa. Acredita-se que esse material não participe da formação das trocas naturais de ar entre a sala e a rua.

Polyfoam pertence à categoria de materiais ecológicos. E sua vida útil é de 10 a 80 anos.

Visualizações

Existem várias variedades deste material. Em primeiro lugar, ele difere em espessura: o mínimo é 20 mm e o máximo é 100 mm. Os grânulos também podem ter vários pesos e diâmetros.

Além disso, a espuma pode ser dividida em 4 grandes categorias. Cada um deles inclui um certo tipo de material que difere dos outros na aparência e em outras características.

Poliestireno

Este tipo difere por ser produzido de duas maneiras.

  • Pressless - consiste em pequenas bolas. O poliestireno expandido na forma processada é usado como material de embalagem para o transporte de vários eletrodomésticos. O material produzido por um método não pressurizado é bastante frágil (pode ser facilmente quebrado à mão). Às vezes, é vendido como triturado (em material de embalagem).
  • Pressione. É diferente porque os grânulos são fixados uns aos outros com muito mais força. O material é vendido em placas duras. Esta espuma só pode ser cortada com ferramentas. A fabricação é mais cara, então a espuma de pressão é menos comum.

A principal vantagem desse tipo de material é sua alta higroscopicidade. Se falamos em durabilidade, então no não pressurizado varia de 10 a 35 anos. Prensado pode durar até 70 anos. Esses indicadores são condicionais, pois a correta instalação e a qualidade inicial do material afetam muito.

Poliuretano

A espuma de borracha pode ser citada como o exemplo mais marcante de espuma de poliuretano. Sua peculiaridade está em sua estrutura porosa, é boa para vapor e ar. Quando exposto ao fogo, pode liberar substâncias tóxicas. Em comparação com a espuma de poliestireno, tem vida muito curta. É usado principalmente na fabricação de móveis, por exemplo, como estofamento.

Cloreto de polivinila

O policloreto de vinila é um material específico que se apresenta na forma de polímeros termoplásticos, mais de 50% é feito de cloro combinado. É por isso que está pouco sujeito à combustão. A vantagem indiscutível deste material é que não contém substâncias tóxicas. E em caso de incêndio, pode extinguir-se por conta própria. Possui alta plasticidade.

Falta de material - não é recomendado usá-lo próximo a superfícies metálicas. Isso ocorre porque a espuma de PVC pode danificar o metal.

Polietileno

A espuma de polietileno também é considerada um material de embalagem tradicional. Parece um filme com válvulas de ar (espinhas) em um ou nos dois lados. Inicialmente, é um polímero líquido que, ultrapassando todas as etapas de produção, se transforma em um filme de várias espessuras. É considerado um material ecologicamente correto. Com operação adequada, pode servir por muito tempo. A única desvantagem é que é um material inflamável.

Marcando

Para a espuma produzida no território da Federação Russa, existem marcações correspondentes. Neles, via de regra, as características de qualidade do próprio material são criptografadas. Portanto, os números indicam o tamanho do material. A espuma de construção está marcada com PSB-S 50.

Conforme os números diminuem, suas características mudam. Assim, o PSB 15 é mais adequado para acabamento superficial, por exemplo, paredes. A marcação é necessária porque, a partir dela, os compradores escolhem um material com o conjunto exigido de características de qualidade.

Visão geral dos fabricantes

Devido à alta demanda e popularidade deste material, muitas empresas estão envolvidas em sua produção. As maiores e mais famosas são várias marcas.

  • TechnoNicol É uma empresa bastante grande com filiais na CEI e na Europa. A produção é realizada em mais de 100 fábricas.
  • URSA - originalmente uma empresa espanhola que começou a operar na Rússia em 1995 na cidade de Chudovo. Em seguida, outra fábrica foi inaugurada em Serpukhov, perto de Moscou.
  • "Penoplex" - um fabricante que opera desde 1998 em São Petersburgo. O catálogo de produtos foi inicialmente dividido em duas grandes categorias: para uso doméstico e profissional.
  • "Tepleks" - a fábrica de Nizhny Novgorod, que começou a funcionar em 2005 e, desde então, tem vendido com sucesso materiais de alta qualidade.
  • "Timplex" - a empresa mais antiga de todas as anteriores. Inicialmente, era uma fábrica de produtos químicos com o nome de Karpov. A inauguração ocorreu em 1868. Desde então, a produção acompanhou o ritmo do tempo. Há relativamente pouco tempo, foi estabelecida a produção de espuma de vários tipos.

Nem todos são fabricantes. Existem também empresas menores que também produzem espuma de alta qualidade.

Formulários

Polyfoam encontrou ampla aplicação em vários campos.

  • Construção. Aqui, o material funciona bem como isolamento de paredes e pisos para quartos. Além disso, a espuma é frequentemente usada para criar isolamento acústico em prédios de apartamentos, bem como em outros prédios e estruturas quando pavimentos e paredes de betonilha. É colocado como isolamento térmico sob a fundação. O isolamento de ruído é o foco principal.
  • Na construção naval A espuma estrutural também é utilizada na fabricação de arneses de resgate e outros acessórios para o mesmo fim. Podem ser feitos pequenos barcos e jangadas com este material, pois é muito leve e ficará sempre na superfície da água.
  • Em vários setores O isopor é usado como material de embalagem. Portanto, é adequado para embalar alimentos e para transportar eletrodomésticos e outros bens.
  • Na fabricação de móveis.

Deve-se notar que a espuma é usada não apenas em escala industrial, mas também em nível doméstico. Existem também muitas áreas de aplicação aqui.

  • Muitas vezes, os pescadores de poliestireno fazem carros alegóricos caseiros para a pesca. O isopor flutua bem. Basta pintar um pedacinho de material de uma cor viva - e o flutuador está pronto.
  • No bordado, o poliestireno também é frequentemente usado. As bolas de isopor lembram neve na aparência, portanto, são adequadas para criar composições sobre o tema relevante. O patchwork (criação de figuras a partir de retalhos de tecido) também não fica completo sem a participação desse material, para isso basta dobrar o tecido nas ranhuras cortadas na espuma.
  • O isopor é bom para criar vários tipos de brinquedos e móveis infantis.

E estes estão longe de todas as áreas de uso deste material universal.

Recursos de instalação

A instalação do isopor é uma das mais fáceis. Isso ocorre porque o próprio material é bastante leve. Existem várias maneiras de anexar diferentes tipos de espuma a outras superfícies:

  • fita dupla face;
  • cola (compostos não agressivos que não corroem a própria espuma);
  • cavilhas;
  • grampos;
  • botões.

As opções de fixação podem ser muito diversas. Se o material estiver bem preso entre as paredes como isolamento, em geral, não pode ser fixado adicionalmente de nenhuma forma.

Nuances de processamento

Apesar de a maioria dos tipos de espuma não prejudicar o meio ambiente, ela ainda precisa ser descartada de maneira adequada. Existem três formas principais de processar o isopor:

  • divisão;
  • prensagem;
  • dissolução.

A maneira mais comum e fácil de reciclar é a trituração. Após o esmagamento em pequenas partículas, a espuma reciclada é colocada em um recipiente especial.No futuro, também pode ser usado como enchimento. Prensagem ou compactação - Este método foi desenvolvido para reduzir o volume do material. Neste caso, as placas de espuma não são trituradas, mas expostas à prensa e à alta temperatura. Como resultado desse processamento, seu volume é reduzido em pelo menos 10 vezes.

A compactação é realizada em três etapas:

  • compressão;
  • amolecimento;
  • corte de serra.

O poliestireno expandido é um produto de uma reação química, portanto, sofre dissolução. Como reagente, são utilizadas misturas, cujo principal componente é o benzeno. Sob sua influência, a espuma se transforma em uma massa espessa, mas líquida. Para o descarte adequado dos resíduos, é necessário encaminhá-los a um posto de coleta. Lá, a espuma será enviada para processamento posterior. Como matéria-prima secundária, pode ser utilizado na geração de energia, como componente na preparação da argamassa de concreto, e também como matéria-prima na produção primária.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário