Como e com que colar poliestireno?

Contente
  1. Visão geral dos tipos de materiais
  2. Como você pode colar as folhas?
  3. Como colar madeira e papel?
  4. União com outros materiais
  5. Os melhores fabricantes de cola
  6. Regras gerais para escolher uma ferramenta

O poliestireno expandido, que a maioria das pessoas chama de isopor, é um material de construção leve e à prova d'água com boas propriedades de isolamento térmico. É popular e difundido há décadas. Muitas vezes é usado para isolamento frontal, interior e piso. No entanto, a qualidade da instalação e o desempenho dos painéis dependem diretamente da escolha e do uso dos adesivos. Por isso é importante saber como e como colar corretamente a espuma em diferentes superfícies.

Visão geral dos tipos de materiais

Os artesãos experientes que trabalham em grandes projetos de construção não têm dificuldades na seleção de consumíveis. Se você deseja escolher e usar cola de espuma em casa, é altamente recomendável estudar as informações relevantes. A propósito, as lajes descritas são frequentemente utilizadas para decorar não só o exterior (fachada), mas também o interior das paredes de vários edifícios, incluindo os residenciais. Às vezes, o papel de parede é até colado na espuma, usando cola não tecida.

Os materiais disponíveis para instalação hoje podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • misturas secas, incluindo adesivo para azulejos;
  • formulações líquidas;
  • adesivos de poliuretano;
  • espuma de poliuretano.

Ao mesmo tempo, independentemente do tipo de poliestireno expandido em si, bem como das características da base com a qual trabalhar, é necessário lembrar as seguintes características principais de qualquer composição adesiva:

  • força;
  • Resistência à umidade;
  • resistência à geada;
  • tempo de secagem ou polimerização;
  • tempo de vida;
  • consumo;
  • Custo-benefício.

Antes de comprar e usar cola para colar placas e outros produtos de espuma, é recomendável prestar atenção às características de um determinado tipo. E, em particular, estamos falando sobre a composição da mistura.

Misturas secas

Essas misturas de pó têm sido amplamente e com sucesso usadas há muito tempo em trabalhos de acabamento externo e interno. A chave para a qualidade da composição e do próprio composto será a exatidão de sua preparação. É importante seguir cuidadosamente as instruções do fabricante. Ao escolher adesivos secos, é necessário focar nos seguintes pontos significativos.

  1. Propriedades de alta resistência.
  2. Durabilidade das conexões. Sujeitas às proporções, bem como à correta aplicação da solução pronta nas folhas de espuma, podem durar pelo menos 30 anos.
  3. A capacidade de uso para uma ampla variedade de trabalhos.
  4. Custo relativamente acessível.

No processo de escolha e compra de misturas adesivas secas, é importante focar na vida útil. Em uma situação com produtos de alta qualidade de fabricantes renomados, não é mais do que 1 ano. Outro ponto chave é o armazenamento adequado da cola em pó.

Adesivo de espuma de poliuretano

Esse tipo de adesivo, desenvolvido especificamente para poliestireno expandido e fornecido pelos fabricantes em cilindros, surgiu no mercado de materiais de construção há pouco tempo. Ao mesmo tempo, a cola está ganhando popularidade em um ritmo recorde e agora é usada por profissionais e artesãos domésticos. Ao analisar suas propriedades operacionais, vale a pena considerar as seguintes características principais.

  1. Fácil de usar. É melhor usar um pregador para aplicar o composto nas superfícies a serem unidas.
  2. Versatilidade. A cola de espuma à base de poliuretano provou ser eficaz para colar com espuma em quase todas as superfícies, bem como unir painéis.
  3. Maior força e durabilidade da fixação.
  4. Custo competitivo e disponibilidade máxima.

A qualidade da junta depende da uniformidade da aplicação do adesivo de poliuretano. Isso se refere a aproximadamente o mesmo espaçamento entre os pontos.

PVA

A principal vantagem do acetato de polivinila é sua disponibilidade e baixo custo. Em alguns casos, essa cola é usada mesmo na instalação de espuma de poliestireno extrudido. No entanto, deve-se levar em consideração a confiabilidade relativamente baixa das conexões.

Dadas essas características de desempenho, o PVA é mais frequentemente usado em costura. Se for utilizado quando for necessário colar painéis de espuma em uma determinada superfície, para melhorar a qualidade da fixação, a composição é aplicada em duas camadas, e também são instaladas buchas especiais.

Agora, os exemplos mais populares de misturas à base de acetato de polivinila são os seguintes.

  1. PVA-MB - cola, que contém plastificantes que facilitam o uso e melhoram a qualidade da adesão.
  2. "Moment Joiner" - uma ferramenta universal usada ativamente para realizar trabalhos de reparo. A cola chega à venda em embalagens de 0,1-30 kg. Esta composição é caracterizada por um tempo mínimo de secagem e costuras confiáveis.

A propósito, alguns artesãos fixam a espuma de plástico no PVA até mesmo em bases de metal. Em princípio, isso é possível, mas aqui é importante levar em consideração a necessidade do uso de uma camada intermediária tipo estopa, bem como o aumento do consumo de cola.

Espuma de poliuretano

Ressalte-se desde já que esta composição não se destina à colagem do material em questão. No entanto, hoje muitos artesãos usam espuma de poliuretano como adesivo, inclusive para prender folhas de poliestireno expandido em diferentes bases. Suas principais vantagens competitivas incluem:

  • força e duração da fixação;
  • fácil de usar;
  • disponibilidade;
  • relação preço-desempenho.

No entanto, apesar da versatilidade da espuma, é altamente recomendável que você estude as instruções em detalhes antes de usá-la para trabalhos com espuma. É importante levar em consideração que este tipo de composição adesiva pode ser utilizado tanto para decoração externa quanto interna.

Unhas líquidas

Em primeiro lugar, é necessário focar na disponibilidade e no custo relativamente baixo de tais adesivos. Ao mesmo tempo, eles são inferiores aos concorrentes em termos de confiabilidade de conexão e características de resistência. No momento, as unhas líquidas Moment são de popularidade recorde. Para aumentar o grau de fixação e garantir a durabilidade das conexões, a instalação durante a instalação dos tarugos permite.

É importante notar que esta abordagem também reduz significativamente o consumo de materiais e, portanto, os custos financeiros.

Como você pode colar as folhas?

Freqüentemente, no processo de isolamento de fachadas e estruturas diversas, bem como na realização de outros trabalhos com placas de espuma e ladrilhos, eles precisam ser conectados entre si. Em tais situações, pode surgir a dúvida sobre qual cola é melhor para isso. Na prática, os artesãos experientes preferem usar formulações especiais para esses fins, que diferem nas seguintes características.

  1. Força e durabilidade de fixação.
  2. Resistência à umidade.
  3. Versatilidade
  4. Resistência a flutuações bruscas de temperatura e outras influências negativas de um ambiente agressivo.

A opção mais prática e racional seria optar pelos adesivos de poliuretano, desenvolvidos especificamente para espuma. Uma de suas principais vantagens é a ausência de componentes capazes de destruir a estrutura do material. Além disso, estamos falando sobre a formação de costuras limpas, mas ao mesmo tempo as mais duráveis. Um ponto igualmente importante é a facilidade de uso, a velocidade de polimerização e, consequentemente, a execução dos trabalhos de instalação.

O consumo médio de cola à base de poliuretano é de 200 a 350 g por metro quadrado. É importante na fase de seleção e compra fazer cálculos preliminares, somando cerca de 20% para o estoque. Como mostra a prática, o processamento das superfícies unidas com um abrasivo de grãos finos ajuda a reduzir o consumo.

No entanto, em compostos de poliuretano, a lista de meios para colar elementos de espuma não termina aí. Então, por exemplo, se a força máxima não for necessária, um PVA relativamente barato é bastante adequado. Nesses casos, a secagem prolongada da cola será a principal desvantagem. Muitas vezes, os mestres usam a popular cola da marca Titan, que se distingue pela boa resistência. Espuma de poliuretano e até mesmo cola hot melt também podem ser usadas. Tudo será determinado pelos requisitos para a instalação e as condições em que o trabalho correspondente é executado.

Como colar madeira e papel?

Um exemplo são as situações em que você deseja colar letras e outros objetos feitos de isopor em madeira compensada, papelão e até papel. A solução mais racional aqui seria o uso de acetato de polivinila. O fato é que o PVA é idealmente compatível com todos os materiais listados.

Mas é importante lembrar que esse adesivo seca por muito tempo e, portanto, as conexões não podem ser tocadas durante o dia.

Outra maneira de conectar a espuma de poliestireno a uma base de madeira é usar cola de madeira. É capaz de criar o acoplamento mais confiável e ao mesmo tempo seguro para a própria espuma, ou seja, não a corrói. Aliás, uma de suas opções é a cola de caseína, que você pode fazer com as próprias mãos à base de requeijão sem gordura.

União com outros materiais

Ao colar painéis de poliestireno expandido, é importante evitar erros graves, que muitas vezes podem ter consequências graves. Nesse caso, um dos pontos mais importantes serão as características do material no qual a espuma deve ser fixada. Com a ajuda de adesivos modernos, hoje as folhas descritas podem ser fixadas com segurança em concreto, tijolo e outros materiais de construção, bem como em ferro, alumínio, madeira e até mesmo plástico. Claro, cada opção de instalação terá certos recursos. Incluindo a seleção correta da cola.

Com metal

Freqüentemente, é necessário isolar várias estruturas metálicas, cuja lista inclui, por exemplo, garagens, casas de câmbio e outras estruturas. Por outro lado, seguindo o caminho de menor resistência, você pode fixar a espuma com fio comum. No entanto, como mostra a prática, esta está longe de ser a melhor solução. Uma das opções de instalação mais eficazes é o uso de estopa como uma espécie de gaxeta. No acabamento de pequenas áreas internas das instalações, é possível usar até mesmo fita dupla-face de alta qualidade.

O processamento correto e cuidadoso da base será a chave para uma conexão forte. É altamente recomendável limpar a superfície do metal de ferrugem, tinta e outros contaminantes, bem como desengordurar. Diretamente para colar espuma, você pode usar:

  • cola para aerossol;
  • selantes à base de silicone;
  • montagem e espuma de poliuretano.

A melhor opção é na maioria das vezes o uso de compostos de poliuretano de um componente.

Essa escolha será mais relevante ao anexar folhas a uma base de metal inclinada ou irregular.

Com pano

Vários compostos modernos ajudam a colar diferentes tipos de tecido ao poliestireno expandido ou a fixar uma corda (fio de lã) nele. Assim, esses compostos possibilitarão a fabricação de PVA ou cola hot melt, que agora é popular. É importante levar em consideração que a primeira seca por muito mais tempo, mas ao mesmo tempo proporciona uma conexão mais forte. O excesso de cola nas juntas e costuras em ambos os casos pode ser removido com uma faca afiada para que fiquem quase invisíveis.

Com plástico

A fixação de espumas em substratos plásticos é realizada na esmagadora maioria dos casos utilizando espumas de poliuretano, bem como cola epóxi em conjunto com fixadores especiais em forma de bucha. Ao escolher um adesivo, é importante atentar para a ausência de componentes que possam interagir tanto com o próprio poliestireno expandido quanto com o plástico. A lista de superfícies inadequadas para o acasalamento inclui o seguinte.

  1. Fórmulas com a presença de acetona, que só podem ser utilizadas na fase preparatória do desengorduramento.
  2. Derivados do petróleo, ou seja, gasolina, óleo diesel, querosene, xileno e substâncias que são seus análogos.
  3. Álcoois, que podem ser encontrados em adesivos, primers e fluidos de processamento.

Com concreto

Pode-se prender o poliestireno expandido nessa base sem equipar a caixa, ou seja, basta colar. Isso pode ser feito tanto fora de casa quanto dentro de casa. A propósito, eles fazem o mesmo com alvenaria bem executada. Para completar o trabalho, você precisará de um primer, equipamento para diluir a mistura (misturador com bico), a própria cola, além de uma espátula para aplicá-la.

Na esmagadora maioria dos casos, ao fazer o acabamento de superfícies de concreto, eles optam por misturas secas. Dilua esses pós com água pura nas proporções indicadas nas instruções do fabricante. Após a preparação, a solução resultante é fermentada um pouco. A chave para uma adesão de alta qualidade será a preparação correta da base de concreto.

Além dos produtos em pó, os artesãos, em alguns casos, usam selantes e pregos líquidos.

Os melhores fabricantes de cola

Hoje, misturas de adesivos para várias obras de construção e acabamento são produzidas por muitos fabricantes. Naturalmente, isso também se aplica a composições para fixação de espuma de poliestireno. Um dos bastante populares é Produtos da marca Soudal... Trata-se, neste caso, de uma empresa familiar belga especializada, entre outras coisas, na produção de selantes e espumas em aerossol à base de poliuretano. Há mais de meio século, este fabricante apresenta um produto de alta qualidade no mercado em 130 países.

De acordo com várias análises, um dos líderes indiscutíveis da indústria é Marca Ceresit... O catálogo da empresa contém uma gama bastante ampla de misturas projetadas para colar folhas de espuma umas nas outras, bem como sua fixação confiável em diferentes bases. As principais vantagens competitivas dos produtos desta marca incluem o seguinte.

  1. Solidificação rápida (levando em consideração o tipo de composição adesiva 2-3 horas).
  2. Maior resistência às flutuações de temperatura e geadas. Por exemplo, a espuma Ceresit pode suportar quedas na faixa de -20 a +40 graus.
  3. Boa resistência à umidade.
  4. Versatilidade.
  5. Pode ser usado em qualquer superfície.

O fabricante oferece ao consumidor potencial uma grande seleção de cola. Estamos falando de misturas secas de alta qualidade, aerossóis e espumas para uso interno e externo.

A próxima marca popular é Knauf. Agora, uma gama de produtos é apresentada no mercado, que se caracteriza por:

  1. resistência e durabilidade das conexões;
  2. resistência à geada;
  3. maior resistência aos efeitos negativos da umidade;
  4. a capacidade de uso ao realizar trabalhos de qualquer complexidade, independentemente das condições de operação;
  5. solidificação rápida.

Outro fabricante conhecido é Tytan... A empresa produz diversos tipos de adesivos duráveis ​​e fáceis de usar. Os produtos desta marca são muito utilizados pelos artesãos para a colagem e fixação de espumas em diversos materiais. Os adesivos são relevantes para o trabalho externo e interno. Hoje, Tytan Styro-753 se tornou o mais popular, que tem vantagens importantes:

  1. taxa de polimerização;
  2. facilidade de aplicação na superfície;
  3. resistência a altas e baixas temperaturas;
  4. boa força;
  5. relação ótima de custo e qualidade;
  6. preço acessível.

Por muitos anos, as posições de liderança em classificações de popularidade foram ocupadas por produtos com a marca "Moment"... Neste caso, queremos dizer adesivos líquidos e misturas secas para trabalho, inclusive com poliestireno expandido. Além disso, o catálogo do fabricante contém espuma de poliuretano de alta qualidade, caracterizada por desempenho aprimorado. A principal vantagem competitiva das formulações de todas as categorias pode ser chamada com segurança de relação ótima entre preço e qualidade.

Também entre as 5 marcas mais procuradas está Technonikol... Esta empresa no segmento de mercado relevante produz espumas de alta qualidade, cujo desempenho já foi apreciado por diversos especialistas. Provou-se exclusivamente no lado positivo ao realizar trabalhos de complexidade variada, envolvendo espuma de colagem em tijolo, concreto, madeira, plástico e outras superfícies. A espuma para o inverno e o verão está à venda.

Regras gerais para escolher uma ferramenta

Para escolher a solução adesiva mais adequada a uma determinada situação, é necessário estar atento ao estudo e à análise tanto das características dos candidatos como das características da base. É importante lembrar que um dos parâmetros principais é a resistência e durabilidade das juntas. Igualmente importante será a conformidade do adesivo com os padrões e regulamentos atuais.

E, em primeiro lugar, é importante certificar-se de que não há substâncias na mistura que sejam potencialmente perigosas para o poliestireno expandido:

  • solventes acetona e cetona;
  • nitrobenzeno, bem como nitrometano;
  • cloro;
  • querosene e gasolina;
  • outros ingredientes inflamáveis.

É importante lembrar que mesmo o conteúdo mínimo das substâncias listadas pode ter um efeito extremamente negativo na estrutura dos painéis de espuma e outros produtos feitos desse material.

Outro ponto chave é a finalidade do adesivo. Isso significa que esta ou aquela cola é voltada para trabalhos internos ou externos. Se falamos de acabamento externo, a principal característica é a resistência às oscilações dos indicadores de temperatura e geadas. Você também deve esclarecer para quais tipos de superfícies a mistura se destina.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário