Tudo o que você precisa saber sobre isopor para fachada

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Classificação
  3. Espessura e densidade
  4. Nuances de escolha
  5. Quais paredes podem ser isoladas?
  6. Tecnologia de isolamento de fachada
  7. Erros de instalação

O poliestireno para fachadas é um material popular na construção, usado para isolamento. Com o material deste artigo, você aprenderá quais são suas vantagens e desvantagens, o que é, como escolher e aplicá-lo corretamente.

Vantagens e desvantagens

O poliestireno para fachadas tem várias vantagens. É adequado para isolamento térmico de paredes e tetos em edifícios de apartamentos e residências privadas. Possui características de alto isolamento térmico.

É feito de espuma expandida. O material é preenchido com gás e possui uma estrutura celular finamente porosa. Isso garante o nível necessário de economia de energia. O isolamento da construção é barato e tem uma longa vida útil.

O material é fácil de trabalhar, cortar, encaixar peças e é leve. É versátil no uso, adequado para isolar o porão, paredes, telhado, piso, teto de edifícios industriais e residenciais.

Resistente a temperaturas extremas, não perde suas qualidades em valores de -50 a +50 graus Celsius. Tem dimensões convenientes para o transporte, o que significa que permite poupar na entrega. Não encolhe e não altera as qualidades durante a operação.

Não sofre corrosão biológica. Resistente a álcalis, resiste ao isolamento térmico de qualquer tipo de estrutura. A melhor espuma para fachada não é tóxica. Pertence a materiais de isolamento seguros. Absorve ruídos perfeitamente, resistente à absorção de umidade, fungos, microorganismos, insetos.

Econômico em comparação com análogos de outras matérias-primas. Não carrega a base. Por volume de líquido ingerido, não absorve mais do que 2%. Em termos de resistência ao gelo, pode suportar até 100 ciclos.

Junto com as vantagens, a espuma de fachada tem várias desvantagens. Ele perde estabilidade quando exposto à luz solar direta. Portanto, é revestido com materiais de acabamento (gesso, bainha de proteção).

Variedades sem retardantes de chama são perigosas ao fogo. Quando queimados, eles derretem e liberam toxinas. O material não é respirável, não é adequado para isolar casas de madeira, é caracterizado pela alta geração de fumaça. Vulnerável à deterioração por roedores.

Apesar da variedade de sortimento, nem todo tipo de espuma de fachada é adequado para isolamento externo. Isso se deve aos diferentes valores de resistência à compressão e flexão.

Além disso, muitos detritos são gerados quando ele é cortado. O material é frágil, não suporta cargas enormes. Por isso, deve-se recorrer ao uso de malha de reforço e gesso. O poliestireno de fachada é vulnerável aos efeitos de tintas e vernizes. Por isso, não pode ser utilizado em conjunto com matérias-primas de acabamento, que incluem solvente.

Devido ao envelhecimento natural, isolamento pode exalar um odor desagradável. Possui baixa permeabilidade ao vapor, portanto não deve ser utilizado em sistemas de fachada ventilada.

O material difere em grau. À venda encontram-se produtos de má qualidade, sem respeitar os padrões necessários. Eles têm vida curta, não são confiáveis ​​e liberam estireno durante a operação.

Classificação

A espuma da fachada pode ser classificada de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, os produtos diferem em tamanho. À venda existem variedades com parâmetros 50x100, 100x100, 100x200 cm. Muitos fabricantes fazem pratos de acordo com as dimensões do cliente.

Por método de produção

O isolamento isolante é produzido na forma de placas com diferentes espessuras e densidades. Durante a produção, os grânulos de poliestireno são espumados com hidrocarbonetos ferventes e agentes de expansão.

À medida que aquecem, aumentam de volume 10-30 vezes. Graças ao dióxido de carbono, ocorre a formação de espuma de isopentano de poliestireno. Como resultado, o material contém muito pouco polímero. A parte principal é o gás.

O PPP é produzido de duas maneiras. No primeiro caso, recorrem à sinterização dos grânulos com conformação simultânea do produto. Na produção do segundo método, a massa granular é espumada e, em seguida, um agente de expansão é adicionado a ela.

Ambos os tipos de isolamento de fachada são semelhantes em composição. No entanto, eles diferem na densidade das células, bem como na estrutura (são abertas e fechadas).

Por tipo de marcação

A marcação de isolamento indica o método de produção e as diferenças entre os produtos analógicos. O material pode diferir em densidade, composição.

Dois tipos de espuma de fachada são fornecidos ao mercado de materiais de construção. Isolamento prensado criar através do uso de equipamento de prensagem. Variedades do segundo tipo são sinterizadas graças à tecnologia de alta temperatura.

As diferenças entre os dois tipos são perceptíveis visualmente e ao toque. Os produtos criados por prensagem têm uma superfície lisa. As contrapartes não comprimidas são ligeiramente ásperas.

O plástico de espuma extrudado para fachada é moderadamente forte e resistente. Externamente, é um pano plástico com células fechadas.

É resistente a fatores externos negativos. Dependendo de suas características, pode apresentar elevada dureza e resistência à penetração de choques elétricos.

  • PS - painéis de espuma extrudida de fachada. Particularmente durável e caro. Eles são usados ​​para isolamento muito raramente.

  • PSB - análogo de suspensão sem pressão. É considerado o material de isolamento térmico mais procurado.

  • PSB-S (EPS) - uma marca de espuma autoextinguível em suspensão com aditivos retardadores de chama que reduzem a inflamabilidade das placas.

  • EPS (XPS) - um tipo de extrusão com características aprimoradas e longa vida útil.

Além do mais, outras letras podem ser indicadas na etiqueta. Por exemplo, a letra "A" significa que o material tem a geometria correta com uma aresta alinhada. "F" indica a vista frontal, tais placas são usadas em conjunto com guarnições decorativas.

"H" no rótulo do produto é um sinal de decoração exterior. "C" indica a capacidade de autoextinguir. "P" significa que a teia é cortada com jato quente.

Espessura e densidade

A espessura da espuma da fachada pode variar de 20-50 mm em incrementos de 10 mm, e também existem folhas com um indicador de 100 mm, etc. A escolha dos valores de espessura e densidade depende das nuances climáticas de uma determinada região. Normalmente, para isolamento de fachada, são escolhidas variedades com espessura de 5 cm ou mais.

Os graus de densidade são os seguintes.

  • PSB-S-15 - produtos práticos de isolamento térmico com densidade de 15 kg / m3, destinados a estruturas sem carga.
  • PSB-S-25 - contrapartes de fachada com densidade de 25 kg / m3 com valores de densidade média, adequados para estruturas verticais.
  • PSB-S-35 - placas para isolamento térmico de estruturas com altas cargas, resistentes à deformação e flexão.
  • PSB-S-50 - produtos premium com densidade de 50 kg / m3, destinados a instalações industriais e públicas.

Nuances de escolha

Ao escolher um tipo de espuma de fachada de alta qualidade, é necessário prestar atenção a uma série de fatores. Por exemplo, um deles é a geometria. Se for perfeito, simplifica a instalação e encaixe das juntas.

Quanto à escolha do tipo de produção, é melhor adquirir painéis de espuma do tipo extrusão. Esse material serve sem perda de desempenho por cerca de 50 anos. Possui células fechadas, o que proporciona baixa condutividade térmica.

A espuma de extrusão para isolamento de fachada é equipada com travas nas extremidades. Graças a este sistema de conexões, o aparecimento de pontes frias é excluído. É maleável no trabalho, tão durável quanto possível.

Para escolher um bom isolamento, é preciso estar atento ao preço. Materiais suspeitosamente baratos podem ser tóxicos e muito frágeis. Eles têm isolamento acústico ruim e densidade insuficiente.

Para isolamento, opções com densidade de 25 e 35 kg / m3 são adequadas. Em valores mais baixos, a eficiência da proteção térmica é reduzida. Com custos elevados, o custo do material aumenta e o volume de ar no material também diminui.

A espessura das placas de isolamento comumente adquiridas é de 50-80-150 mm. Valores menores são escolhidos para o isolamento de casas localizadas na região Sul do país. A proteção máxima (15 cm) é necessária para isolar edifícios em latitudes com invernos gelados.

O isolamento adquirido deve ser confiável, capaz de suportar a carga na forma de decoração de fachada. O PPS-20 pode ser usado como base para gesso.

A melhor opção de isolamento é o plástico espuma de fachada PSB-S 25. Em comparação com outros análogos, ele não se desintegra muito durante o corte. Não deixa o calor sair.

No entanto, escolher não é fácil, uma vez que vendedores inescrupulosos muitas vezes vendem produtos de qualidade inadequada sob esta marca. Para comprar um bom isolamento, você precisa escolher um fornecedor confiável e exigir um certificado de qualidade no momento da compra.

A qualidade do produto é determinada pela correlação da marca com o peso. Idealmente, a densidade deve corresponder ao peso de um metro cúbico. Por exemplo, o PSB 25 deve pesar cerca de 25 kg. Se o peso for 2 vezes menor que a densidade indicada, as placas não correspondem à marcação.

Ao decidir sobre o nível de proteção do som e do vento, vale a pena considerar: quanto mais grossa a placa, melhor. Você não deve tomar um tapume com um valor inferior a 3 cm.

À venda está um poliestireno revestido a tijolo. Ele difere de sua contraparte usual por ser um isolamento reforçado que consiste em duas camadas. O primeiro é poliestireno expandido, o segundo é feito de concreto polimérico.

As lajes têm formato quadrado, são decoradas na parte frontal para se assemelhar a alvenaria, não requerem processamento adicional. A única coisa que você precisa é colocá-los na cola.

Este material é produzido com tecnologia especial. Isso permite a adesão máxima das duas camadas uma à outra.... A produção utiliza areia, cimento, água, suspensões poliméricas.

A espuma decorativa da fachada forma formas arquitetônicas no edifício. Este é um tipo separado de material que pode imitar colunas, pedras, frisos.

Quais paredes podem ser isoladas?

Poliestireno de fachada é usado para isolar paredes externas feitas de concreto aerado, blocos de silicato de gás. É utilizado como aquecedor para estruturas de tijolo e madeira. Ele está conectado ao OSB. As estruturas de tijolo, pedra e concreto são acabadas com espuma líquida.

Quanto às casas de madeira, na prática, o isolamento de espuma é inferior ao revestimento de edifícios com lã mineral. Ao contrário do poliestireno, não impede a evaporação.

Tecnologia de isolamento de fachada

Não é difícil isolar a fachada de um edifício com espuma plástica com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de construtores profissionais. O aquecimento do exterior da casa com painéis de espuma envolve colocar os painéis em uma camada monolítica, sem lacunas, com o melhor encaixe entre si.

É necessário fixar corretamente os painéis de espuma nas paredes. No trabalho é utilizada cola especial, além de buchas de tamanho adequado. Prepare a base primeiro. Uma instrução passo a passo consiste em uma série de etapas sequenciais.

Eles limpam a superfície da fachada, removem a poeira e executam o reforço. Quaisquer saliências e depressões são niveladas, as fissuras existentes são rebocadas. Se necessário, elimine os restos do acabamento antigo.

Eles pegam um primer de penetração profunda com um aditivo anti-séptico e cobrem toda a superfície para um futuro acabamento.O primer pode secar. Proporciona melhor aderência do adesivo à parede. A composição é espalhada nas paredes com um pincel ou spray.

Se a parede for muito lisa, a fim de fortalecer a adesão, a superfície é preparada com uma solução contendo areia de quartzo.

A marcação é realizada, após o que eles são engajados na fixação do perfil do porão. Os cantos são fixados em um ângulo de 45 graus por meio de parafusos e placas. O perfil é fixado ao longo do fundo e em todo o perímetro, criando assim um suporte.

Calcule o consumo de cola e faça um lote a partir de uma mistura seca. Os adesivos de reforço são adequados para colar. Eles são distribuídos sobre a superfície reforçada da malha PPS. Esta técnica é utilizada quando o reboco da fachada é realizado com uma composição cimento-areia.

Uma camada de cola é aplicada no interior da placa PPS e nivelada com uma espátula larga. Normalmente, a espessura varia entre 0,5-1 cm. Após espalhar a cola, a placa é aplicada no perfil de base e prensada por alguns segundos.

O excesso de cola que saiu é removido com uma espátula. Em seguida, o painel é fixado com parafusos auto-roscantes com tampas cogumelo. Esses plugues não cortam a estrutura de espuma. As costuras são acabadas com espuma de poliuretano.

A malha de reforço é fixada com cola. O excesso é eliminado com tesouras de metal. Em seguida, é aplicada uma camada de argamassa de reforço e nivelada, a fachada é acabada com gesso.

Na última etapa do trabalho, é utilizada uma solução de primer protetor. Isso prolongará a operação do isolamento, aumentará sua resistência a fatores externos negativos.

O adesivo para trabalho é selecionado com a marca "para placas de poliestireno". Pode ser universal, destinado à espuma plástica e posterior acabamento da fachada (fixação da malha, nivelamento).

Você também pode comprar cola exclusiva para poliestireno. No entanto, pode não funcionar para outras camadas. O produto universal é bom porque envolve a fixação das lajes não só na fachada, mas também nas encostas.

Além disso, pode ser usado para untar juntas, tampas de fixação, malhas em cantos e inclinações. O consumo das composições baseadas na obra é aproximadamente o mesmo. Em média, 1 sq. m representam 4-6 kg.

A distância máxima permitida entre as placas não deve exceder 1,5-2 mm. Depois que a cola endurece, essas costuras ficam completamente obstruídas com espuma de poliuretano.

Erros de instalação

Freqüentemente, durante o trabalho de instalação, eles cometem vários erros comuns. Antes de iniciar o isolamento da fachada, é necessário designar os pontos de entrada e saída das comunicações de engenharia (se isso não tiver sido feito), bem como as saídas de ar.

Para isso, você pode usar tubos cortados ou aparas de madeira grandes. Esse esboço simplificará a instalação de painéis de espuma, eliminando a necessidade de inserir fixadores em espaços vazios e aberturas de parede próximas às bordas.

Trabalhando com telas com densidade de 25 e 35 kg / m3, alguns artesãos negligenciam a formação de espuma nas costuras. Independentemente de quão firmemente as lajes se encaixam, esta etapa não pode ser ignorada.

Apesar das características técnicas, com o tempo o material pode se desintegrar nas bordas. Sem proteção adicional, isso fará com que a fachada seja destruída e a umidade entrará sob as lajes.

Você precisa colar os painéis de espuma do canto esquerdo inferior. Ao isolar uma casa, a primeira linha deve repousar na vazante instalada. Para melhorar o isolamento térmico de um prédio de apartamentos, uma barra inicial é necessária, caso contrário, os painéis irão rastejar para baixo.

Ao usar um adesivo, preste atenção ao seguinte ponto. A mistura deve ser aplicada em camada contínua sobre lajes localizadas em todo o perímetro. A distribuição de pontos é possível na parte central.

É impossível prescindir do uso de buchas. Nesse caso, você precisa escolher os fechos corretamente. O comprimento do passador deve perfurar completamente a camada de espuma, afundando profundamente na base da casa.

As buchas para isolar uma fachada de tijolo devem ter um comprimento de 9 cm a mais do que a espessura do isolamento de espuma.Para paredes de concreto, fixadores com margem de 5 cm são adequados, exceto para a espessura da laje.

Você precisa martelar os clipes corretamente. Se você embutir demais as tampas na espuma, ela se rasgará rapidamente, nada grudará. A folha não deve rachar durante a fixação, não deve ser plantada em cavilhas perto das bordas.

Idealmente, cerca de 5 a 6 pinos devem ser colocados por quadrado, localizados a pelo menos 20 cm da borda. Nesse caso, a cola e os fechos devem ser espaçados uniformemente.

Alguns construtores não cobrem a espuma fixada com um material de acabamento por muito tempo. Devido à instabilidade à luz ultravioleta, inicia-se o processo de destruição do isolamento.

A seguir, assista ao vídeo com conselhos de especialistas sobre a escolha da espuma para fachada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário