Como colar as folhas de espuma juntas?
Na construção moderna e em várias outras áreas, um material como o poliestireno expandido é agora amplamente utilizado. Ao mesmo tempo, um dos pontos-chave na execução de um trabalho relevante é a seleção correta dos adesivos. Estamos falando de uma gama bastante ampla de produtos dos principais fabricantes do setor. Esses materiais são montados em uma variedade de superfícies: concreto, madeira, metal, plástico e outros. Além disso, é importante saber o que exatamente e como colar adequadamente as folhas de espuma. Apesar da aparente simplicidade, a escolha da cola possui uma série de nuances, e determina diretamente o resultado do trabalho.
Visão geral da mistura seca
Neste caso, queremos dizer misturas modernas de gesso e adesivos. São comercializados, na maioria das vezes, em embalagens grandes de até 30 kg. Antes de usar pós para colar um painel de espuma no outro, deve-se diluí-lo em água de acordo com as instruções do fabricante. A base de tais adesivos é composta de cimento, gesso e componentes de polímero. As misturas descritas visualmente são semelhantes ao gesso ou à massa, mas o resultado da sua utilização em termos do nível de fixação é muito melhor.
Uma das principais vantagens competitivas das misturas secas para conectar produtos de espuma uns aos outros pode ser chamada de versatilidade com segurança. O ponto é que essa cola é usada com igual sucesso ao realizar trabalhos externos e internos.
Uma característica de desempenho importante é a alta adesão ao concreto e outras superfícies sólidas.
Além da colagem direta de painéis, o material é amplamente utilizado para vedar fissuras, nivelar a base e preencher costuras e juntas. Como mostra a prática, com o preparo adequado das soluções, o consumo da mistura é de até 2 kg por 1 m2. A condição chave para uma adesão confiável de superfícies é seu processamento de alta qualidade, incluindo limpeza completa, secagem e aplicação de primer. É importante notar que tais composições são usadas tanto em grandes canteiros de obras quanto durante trabalhos de reparo em casa.
As propriedades de desempenho dos adesivos secos dependem principalmente de quão corretamente eles são preparados.
Portanto, é importante despejar gradualmente o líquido com agitação contínua e vigorosa. Caso contrário, formar-se-ão grumos na solução acabada.
Outra característica do uso de tais composições são as diferentes formas de aplicá-las às superfícies coladas.
Hoje, as seguintes amostras mais populares de misturas adesivas em pó para poliestireno expandido podem ser distinguidas.
- Cola CT-83 da marca Ceresit.
- Perlfix de Knauf.
- Mistura a seco "Avangard-K".
- Cola Primus.
- Produtos da marca Volma.
- Composição seca Armierungs-Gewebekleber.
É importante notar que Avangard-K é usado com sucesso para trabalho ao ar livre, incluindo a colagem de folhas de espuma. O fabricante oferece, entre outras coisas, misturas resistentes ao gelo. E também a lista deve incluir Bergauf ISOFIX - um adesivo que contém plastificantes que melhoram muito todas as propriedades essenciais do material.
Preparações líquidas e espumadas
Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção aos adesivos de espuma de poliuretano. Eles são capazes de fornecer uma conexão forte e confiável a todos os tipos de plásticos existentes. E também é importante para colar espuma e fixá-la em diferentes bases. No primeiro caso, trata-se de produtos especializados, em cuja embalagem existe a marca correspondente "para poliestireno expandido".
As principais vantagens competitivas desta cola são a máxima simplicidade e facilidade de uso. E também não se esqueça da alta velocidade do trabalho de instalação. Um ponto igualmente importante é um pequeno consumo de material (o balão é suficiente para 10-15 "quadrados").
As preparações de espuma também são caracterizadas por:
- aumento da resistência à umidade;
- resistência a baixas temperaturas (não congelar);
- alta adesão;
- não há necessidade de preparar uma mistura de trabalho;
- indicadores máximos da qualidade de adesão, que se manifesta após 30 minutos;
- resposta rápida (é necessário pressionar os elementos conectados por apenas 20 segundos).
Analisando as propriedades de desempenho de produtos líquidos, antes de tudo é necessário mencionar o lendário PVA. As principais vantagens do acetato de polivinila são o baixo custo e a disponibilidade. Freqüentemente, esse adesivo é usado mesmo ao trabalhar com espuma extrudada. As desvantagens óbvias incluem, em primeiro lugar, a baixa confiabilidade da conexão. Ao mesmo tempo, a composição preenche efetivamente todos os vazios e defeitos de superfície. Os artesãos modernos costumam usar o PVA-MB e o "Moment Joiner" em seu trabalho.
A próxima cola popular para poliestireno expandido é a espuma de poliuretano. Por um lado, tem como principal objetivo a vedação de fissuras, juntas e costuras, bem como o reforço de diversas estruturas. Ao mesmo tempo, os construtores modernos costumam usar espuma como material de fixação. No entanto, vale a pena considerar os seguintes pontos mais importantes.
- No processo de cura, a composição da espuma aumenta visivelmente em volume, o que por si só pode ser potencialmente perigoso para as folhas de espuma.
- Vazios podem se formar durante a polimerização da espuma.
- Um grande consumo de material por metro quadrado. Será reduzido significativamente com a aplicação de espuma com "pistolas" especiais.
- A composição seca muito rapidamente, o que proporciona a velocidade de trabalho adequada.
Hoje, as unhas líquidas também são populares. É importante levar em consideração o custo relativamente alto desse adesivo. Ao mesmo tempo, os resultados de sua aplicação podem superar todas as expectativas. Os principais benefícios incluem:
- a conveniência de uso;
- longa vida útil;
- adesão;
- confiabilidade da conexão.
Principais fabricantes
Atualmente muitos dos principais fabricantes do setor oferecem no mercado adesivos de diversas categorias para o trabalho com chapas de poliestireno expandido. Um dos líderes do segmento é o mundialmente famoso Marca Ceresit, sob a qual mais do que uma ampla gama de produtos relacionados é produzida. Suas principais vantagens competitivas incluem:
- Resistência à umidade;
- facilidade de uso e velocidade de trabalho;
- versatilidade pela possibilidade de aplicação tanto na decoração exterior de edifícios como em interiores.
O próximo líder indiscutível é Marca Knauf... Os produtos desta empresa distinguem-se pela máxima fiabilidade das ligações criadas. Além disso, vale a pena focar em pontos importantes como:
- versatilidade;
- a velocidade de secagem das composições;
- resistência à geada;
- resistência à água.
Para o trabalho ao ar livre, especialistas experientes recomendam o uso de misturas adesivas "Master Thermol" ou "Master Super"... A escolha de uma opção específica é determinada individualmente, levando em consideração as condições de operação.
Um lugar especial na lista dos adesivos mais comuns para espuma é Produtos da marca Tytan... Em particular, estamos falando de um agente espumado Styro-753, que se provou exclusivamente do lado positivo. O tempo de pega da composição não leva mais de 30 minutos, o que acelera significativamente o trabalho. É possível usar espuma para colar folhas de poliestireno expandido em temperaturas de 0 a +30 graus.
Não menos populares hoje são as misturas (secas, líquidas e na forma de espuma) produzidas sob a marca "Moment"... A principal vantagem é a relação ideal entre preço e qualidade. Além de tudo isso, vale destacar também o de alta qualidade espuma de poliuretano "TechnoNIKOL"usado para colagem de espuma.
Critérios de escolha
Selecionar e comprar o adesivo mais adequado pode parecer um processo bastante simples. No entanto, muitas vezes temos que enfrentar certas dificuldades. É claro que tais problemas são relevantes principalmente para aqueles que têm pouca experiência na execução do trabalho relevante. É por isso que vale a pena considerar exatamente quais critérios serão fundamentais na seleção de misturas para unir folhas de espuma.
Em primeiro lugar, ao escolher, é altamente recomendável prestar atenção aos seguintes pontos importantes.
- Ausência de substâncias nas misturas que possam afetar a estrutura dos painéis a serem colados. Esses são solventes que literalmente queimam espuma de poliestireno como resultado da reação.
- Condições de funcionamento. Estamos a falar de trabalho ao ar livre e interior.
- Características das chapas a serem coladas (tipo específico de material e suas características).
Método de aplicação
Se possível, você deve escolher um medicamento que possa colar as folhas de espuma de forma rápida e com a máxima comodidade. A título de exemplo, podemos citar a ligação de peças de artesanato do material descrito no âmbito da criatividade infantil utilizando cola PVA em pequenos tubos dotados de um pincel especial. Em tais situações, até mesmo uma criança pequena será capaz de realizar de forma independente todas as operações necessárias.
Quando se trata de conectar objetos grandes, será conveniente usar produtos em aerossol. Os principais benefícios neste caso serão a fácil pulverização do adesivo e a cobertura uniforme de todas as superfícies a serem tratadas. Ao realizar trabalhos de fachada em grande escala, as misturas secas serão a melhor opção em termos do método de aplicação.
Outra forma confortável e eficaz de colar painéis de poliestireno expandido é usar mastique de poliuretano. Porém, neste caso, um dos fatores determinantes será o custo do material, que é significativamente superior ao preço dos produtos em pó. A pasta é aplicada na superfície pontualmente e retida um pouco, mas não é levada ao estado sólido, após o que resta apenas para articular os dois elementos. As principais vantagens são a conexão mais durável dos produtos de espuma, bem como a versatilidade das misturas de poliuretano. Eles são usados com sucesso ao instalar o material em questão em qualquer superfície.
Composição
Nesse caso, é importante lembrar um fator tão determinante como a presença na fórmula de adesivos universais de componentes que afetam negativamente a espuma. Assim, o poliestireno expandido, com grande probabilidade, pode sofrer (literalmente derreter) se a cola contiver álcoois, solventes e outros ingredientes semelhantes a eles em propriedades. São capazes de fazer furos nas folhas a serem coladas, o que exigirá a substituição de painéis e outros produtos.
Levando em consideração o acima, é altamente recomendável estudar cuidadosamente a composição da cola na etapa de seleção. Além disso, será útil na preparação para testar o produto adquirido em pequenos fragmentos de espuma.
Basta aplicar uma pequena quantidade da mistura na amostra e aguardar alguns minutos. Via de regra, as reações negativas aparecem rapidamente.
Escopo do material
Hoje, o âmbito de aplicação de todos os tipos de elementos feitos de diferentes tipos de poliestireno expandido é mais do que amplo. É ela quem determina a escolha dos mástiques adequados para a colagem dessas peças, levando em consideração as condições de operação de cada caso. Por exemplo, comprar aerossóis caros costuma ser uma perda de dinheiro. Ao mesmo tempo, o uso de misturas secas mais baratas nem sempre será uma solução racional. Portanto, ao conectar partes individuais do artesanato, os especialistas recomendam considerar preparações universais.
Nas situações em que for necessário colar a peça ou produtos de espuma em papelão e papel, o acetato de polivinila de alta qualidade, ou seja, o PVA, será o bastante. Essa cola é considerada básica, pois é capaz de unir com bastante facilidade as superfícies e materiais indicados.
Uma de suas vantagens indiscutíveis e, conseqüentemente, vantagens competitivas, é a máxima segurança da composição. É por isso que a cola PVA é amplamente e com sucesso usada na arte infantil.
Se estamos a falar de trabalhos em que a resistência das juntas está em primeiro plano, então deve-se optar por composições que possam fornecer os indicadores adequados. Nestes casos, faz sentido dar preferência aos aerossóis, preparações espumosas e unhas líquidas.
O comentário foi enviado com sucesso.