Como e como dissolver o poliestireno?
O desejo de saber como dissolver o poliestireno muitas vezes surge de artesãos domésticos. Essas misturas líquidas têm uma aplicação muito específica: podem desempenhar o papel de verniz ou cola na indústria de construção e reparação.
Na maioria das vezes, a gasolina ou a acetona são usadas como solvente em casa, o que permite transformar a fração sólida do material em líquido e fluido por um curto período de tempo.
Por que dissolver?
Dissolvida em líquidos químicos, a espuma se transforma em uma espécie de cola à base de espuma de poliuretano. Esses compostos são usados com bastante sucesso onde é necessário criar uma conexão ou revestimento rígido e inseparável. A massa obtida pela dissolução da espuma tem um período de aplicação limitado - normalmente não mais do que 15 minutos. O escopo de seu uso também é bastante restrito.
- Cubra o piso de concreto ou a laje da varanda. Além disso, a solução é adequada para impermeabilizar o porão.
- Conserte o telhado. A argamassa é adequada para embutir ardósia ou ladrilhos.
- Processe as juntas e bordas de painéis de fibra, aglomerados e outros painéis de aglomerado.
- Cole os rodapés, móveis ou itens de interior.
- Prenda a espuma de poliestireno extrudado ao isolar paredes, pisos e tetos com ela.
Na verdade, uma solução de poliestireno é simplesmente substituir adesivos clássicos de carpintaria ou construção. Ao mesmo tempo, apenas substâncias orgânicas são adequadas para trabalhar com matérias-primas. São esses tipos de solventes que ajudam a transformar folhas sólidas ou extrusão em uma composição fluida adequada para trabalhos de construção.
Uso de gasolina
A substância mais acessível em que a espuma pode ser dissolvida é a gasolina.... Em casa, é frequentemente usado para desengordurar superfícies e os motoristas na garagem sempre têm um reservatório de combustível em estoque. O solvente orgânico deve estar limpo e isento de óleo. Será possível fazer uma solução a partir de quase qualquer matéria-prima: de embalagens a eletrodomésticos a placas de isolamento de edifícios.
O mais eficaz são as propriedades de revestimento da espuma granular ou não prensada: facilmente desintegrável, granular. É importante que o material não contenha retardadores de chama e outros aditivos potencialmente perigosos. Se o material tiver um cheiro estranho específico, ele não será adequado para preparar uma solução. A gasolina para dissolução também deve atender a certos requisitos. Opções com aditivos ou concentração aumentada de álcool combustível não funcionarão.
Existem 2 formas principais de trabalhar com solventes orgânicos: local e clássico. O seguinte algoritmo de ações geralmente é usado.
- Preparação de embalagens. Deve estar limpo, seco e grande o suficiente para uma determinada quantidade de cola.
- Enchendo com gasolina. Seu volume é medido com base na quantidade necessária de massa adesiva.
- Adicionando espuma. Sua quantidade deve ser 3 vezes o volume da gasolina. Se a matéria-prima é inicialmente apresentada em pedaços, ela é dividida em grânulos individuais.
- Ingredientes de mistura. Isso deve ser feito com cuidado, pois substâncias voláteis podem ser liberadas durante o processo. Componentes adicionais são adicionados, se necessário, para obter um determinado volume de produto para o trabalho.
A agitação da massa pegajosa continua até que adquira uma consistência homogênea, lembrando a geléia em densidade. É necessário usar a composição resultante imediatamente, sem demora. A fixação e aplicação da massa são feitas com pincel. Ao final do processo, a linha de cola parece uma substância vítrea transparente.
É importante levar em consideração que a reação química que ocorre quando a gasolina é combinada com a espuma é bastante violenta. O recipiente deve ter lados altos para que o líquido não escorra. A massa gelatinosa borbulhante é altamente inflamável. Além disso, não funcionará para alterar a consistência da solução - tendo atingido determinados indicadores, a mistura irá retê-los. Nesta fase, será inútil adicionar gasolina.
Também é possível formar soluções usando espuma seca. Neste caso, o trabalho é realizado localmente - no âmbito de pequenas reparações domésticas, vedação de fissuras. A principal tarefa do mestre é compactar os grânulos secos firmemente no buraco e, em seguida, umedecê-los com gasolina. A massa derretida, quando amolecida, é distribuída sobre a superfície da área reparada. Ao mesmo tempo, o nível de impermeabilização é bastante elevado, podendo utilizar o método de reparação de telhas de feltro, ardósia e telhas. Independentemente do método de aplicação, a secagem completa da cola resultante leva muito tempo. Isso geralmente leva de 36 a 48 horas.
Depende muito da espessura da camada adesiva. Quanto maior for, mais demorará o processo de endurecimento.
Como usar acetona?
Nem todas as substâncias dissolvem a espuma da mesma forma. Ao trabalhar em uma área grande, a mistura deve ser líquida e não espessa. A melhor escolha neste caso é a acetona - uma opção de base universal para tal solução. O uso dessa substância no lugar da gasolina permite melhorar o desempenho da composição. A mistura acaba sendo fluida, bem adequada para distribuição sobre a superfície como um composto de proteção ou impermeabilização.
É melhor fazer a escolha em favor de fluidos puros técnicos. Neste caso, antes de misturar com a espuma, a acetona é combinada com o verniz nitro. Em seguida, você deve agir conforme descrito abaixo.
- 1/10 parte de uma mistura de solvente com verniz nitro derramado em uma tigela.
- A espuma é adicionada à substância líquida. Seu volume deve ser 3 vezes a quantidade do restante dos ingredientes.
- A composição é misturada até à dissolução completa. Depois disso, você pode adicionar gradualmente outros ingredientes ao líquido. Tendo recebido um determinado volume, a mistura pode fermentar de forma que as bolhas de gás saiam completamente.
A solução de espuma preparada pode ser usada conforme as instruções. Por ser mais fluida, a mistura é adequada para espalhar em grandes superfícies. Esta é a solução ideal para a preparação de misturas impermeabilizantes e argamassas no processamento de paredes e fundações de concreto. Você pode aplicar esta receita ao preencher pequenos defeitos no telhado, reparando materiais de chapa de vedação.
No trabalho com superfícies porosas, a cola é preparada e aplicada em camadas. Aqui funciona como uma impregnação. Portanto, é necessário esperar até que a mistura penetre nos poros da base. Só depois é aplicada a 2ª camada.
As características da preparação de soluções de espuma e acetona incluem uma maior taxa de evaporação da substância. Isso ativa o processo de secagem. Mas você ainda tem que esperar pelo menos 24 horas para que a camada de espuma de poliuretano endureça completamente.
Medidas de precaução
As regras básicas de segurança ao trabalhar com poliestireno e solventes orgânicos são a preparação cuidadosa e cuidadosa dos materiais e componentes. O recipiente para a mistura da solução deve ser metálico, resistente a influências externas. Qualquer manipulação com produtos químicos deve ser feita com luvas, é necessário ventilar bem o ambiente ou utilizar fontes de ventilação forçada.
Polyfoam é um material inicialmente inflamável que representa um alto risco durante o trabalho... É altamente inflamável, mesmo na forma sólida, e quando a substância é convertida, vapores voláteis são liberados, que também podem queimar facilmente. Por isso, na sala onde se realiza o trabalho com solventes, deve haver uma janela para a entrada de ar fresco ou uma coifa especial.
Não acenda fósforos perto da espuma liquefeita, use outras fontes de fogo aberto ou aqueça a mistura.
O comentário foi enviado com sucesso.