O que e como pintar o poliestireno?
Polyfoam é um material popular, pois é usado em vários campos. É usado na construção e muitos artesanatos interessantes também são feitos a partir dele. Por ser produzido em branco, os consumidores costumam pintar o material em cores vivas com as próprias mãos.
Para não estragar os produtos de espuma, é necessário selecionar tintas adequadas e de alta qualidade.
A necessidade de pintar
A polyfoam pode ser utilizada como material de acabamento para o acabamento de fachadas e ambientes internos, bem como como aquecedor e para isolamento térmico de tetos entre ambientes. É também utilizado para o fabrico de diversos elementos decorativos que complementam o interior das instalações. O material é pintado nos seguintes casos.
- Criando um interior harmonioso. O efeito de integridade é um aspecto importante no design de interiores. Em uma sala devidamente projetada, todos os elementos de acabamento devem estar em harmonia entre si e com o estilo da sala. A espuma branca pode não se encaixar na imagem geral, arruinando todo o interior. Por causa disso, muitas pessoas escolhem outros tipos de materiais de acabamento que podem ser uma adição eficaz. Mas alguns também usam poliestireno, acreditando que é mais racional cobri-lo com um corante do que procurar um substituto digno.
- Proteção. O ambiente externo agressivo pode ter um efeito destrutivo no material. A tinta pode proteger a espuma da radiação ultravioleta, mudanças de temperatura e precipitação, bem como vento forte e deformação física.
A pintura é a opção ideal para quem deseja estender a vida útil do material, pois a espuma desprotegida pode perder seu aspecto estético original com bastante rapidez - em apenas uma estação.
Escolha de tinta
Existem requisitos gerais para tintas e vernizes usados para pintura de espuma:
- eles devem ter uma longa vida útil;
- será melhor se o produto secar rapidamente e não tiver cheiro;
- a tinta deve ser segura para a saúde das pessoas e dos animais;
- se necessário, o revestimento deve ser fácil de limpar;
- o material deve ser resistente a vários tipos de poluição;
- o material não deve ser afetado por altas e baixas temperaturas.
Para escolher a tinta perfeita para um material, é preciso considerar onde ela será aplicada.
Para a fachada
Para que a espuma dos trabalhos ao ar livre não se corroa e não se esfarele, recomenda-se a utilização de compostos acrílicos. Se você precisar usar outras substâncias, pode tentar contornar suas propriedades agressivas. O vidro líquido ou solução de silicato devem ser aplicados na superfície do material. Você também pode aplicar massa na espuma para torná-la mais forte e mais resistente a ácidos e álcalis.
Muitas vezes, tintas de borracha são usadas para pintar o material externo. Eles têm uma aparência esteticamente agradável e protegem eficazmente a espuma dos efeitos da precipitação, bem como de baixas e altas temperaturas.
Para instalações
Dentro da casa, são usados revestimentos suaves, que não contêm componentes químicos. Na maioria das vezes, o poliestireno em um apartamento ou casa é pintado com tinta à base de água. É ideal para pintar artigos decorativos e decoração em casa.
Ao pintar estruturas de forro de espuma em banheiros ou cozinhas, deve-se escolher tintas e vernizes mais resistentes. Nessas salas, vários contaminantes (graxa, mofo, fungo) costumam aparecer no teto. O material fica amarelo à medida que a sujeira o consome de maneira extremamente rápida e profunda.
Formulações simples não ajudam a resolver esse problema, pois nem sempre são capazes de bloquear a contaminação.
Para ambiente aquático
São feitas várias decorações para aquários em poliestireno, bem como flutuadores, círculos para salva-vidas e outros produtos que são usados onde há muita água. Eles devem ser pintados com compostos que não sejam lavados com água e não quebrem.
Esses modelos são pintados com canetas de feltro de polímero ou marcadores permanentes à prova d'água. A tinta para eles não deve ter odor, caso contrário, envenenará os habitantes de lagoas e lagos nos quais são usados produtos de espuma.
Para artesanato
A melhor opção para pintar artesanatos feitos de material com textura de bolha é a tinta acrílica, que adere bem ao material. É difícil pintar material poroso com este agente devido à estrutura porosa, portanto, 2-3 camadas devem ser aplicadas. Uma camada adicional é aplicada após a secagem da anterior.
Não use tintas aerossóis em latas, pois são capazes de dissolver produtos de espuma. Os compostos de látex e esmalte também "comem" o material. Melhor limitar-se às tintas clássicas:
- óleo;
- acrílico;
- aquarela;
- guache.
Principais fabricantes
Existem muitas empresas que fornecem diferentes tipos de agentes de coloração para a pintura de espuma de poliestireno. Aqui estão algumas formulações de qualidade.
- Tikkurila luja. Tintas com diferentes características e propriedades que podem mascarar a cor original da espuma, o que é extremamente conveniente para quem precisa pintar velhas estruturas de forros. As formulações podem ser aplicadas em uma camada mínima. Uma grande seleção de tonalidades permite que você escolha uma ferramenta que ajudará o elemento de espuma a complementar um determinado interior.
- Desfile W4. Tinta de longa duração e boa aderência ao material. Na maioria das vezes, a composição é adquirida para pintar baguetes, filetes e molduras. Com essa ferramenta, você pode decorar com eficácia um padrão de baguete ou tornar o padrão de teto em um ladrilho mais estético.
- TRIORA. Essas tintas são adequadas para pintar a fachada na rua. Eles protegem eficazmente a espuma da umidade e de outros fatores; se aplicados corretamente, podem deliciar o proprietário da fachada por até 7 a 10 anos.
- Caparol Unilatex. Tinta resistente ao látex para materiais de pintura utilizados em trabalhos de interiores. Tem boa resistência à umidade.
Como pintar corretamente?
Depois de um estudo cuidadoso das diferentes formulações, você pode começar a pintar. O trabalho é realizado em várias etapas.
- Primeiro você precisa alinhar cuidadosamente o material. Para isso, desfaça as costuras com uma massa (você também pode usar um adesivo). É necessário alisar cuidadosamente os locais com tampas de cavilhas salientes. Fitas de reforço podem ser usadas em vez de argamassas.
- Não comece a aplicar tinta enquanto teias de aranha, poeira, sujeira e vários defeitos permanecerem na espuma. No processo de trabalho, tudo isso vai rolar, por isso a aparência do material pintado não ficará muito estética. Manchas sujas e pelotas podem ser vistas nele.
- É importante fazer uma cartilha de isopor. Para preparar a superfície com suas próprias mãos, você precisa comprar um composto especial à base de acrílico. No processo de trabalho, o produto pode rolar, causando manchas. Mas isso não é problema, pois após a secagem, tais elementos são removidos rapidamente com uma espátula.
- Depois que a superfície espumada é cuidadosamente massajada. Isso permitirá que a espuma seja mais durável, apesar do impacto de qualquer composição de tinta e verniz. Uma espátula de borracha é usada para aplicar a massa. Você não pode deixar depressões e arranhar o material, mas se isso acontecer, você pode posteriormente se livrar dos defeitos lixando. Ao usar composições de dispersão em água, é possível não massajar completamente a área. Basta fazer nas articulações.
- Você precisa pintar a espuma com um rolo, para que o revestimento fique limpo e uniforme. Pincéis pequenos também são usados para pintar áreas de difícil acesso, como cantos. Uma pequena quantidade de tinta é colocada em uma bandeja especial. O rolo é mergulhado no produto, mas para que a tinta não escorra. No processo de coloração, você precisa mover em uma direção, caso contrário, manchas feias podem aparecer.
Após a pintura, a espuma deve ser deixada até que o revestimento esteja completamente seco. Se a cor for opaca ou alguma parte do produto for fortemente absorvida pelo material, aplique outra camada. Mas antes disso, é importante esperar que o primeiro seque.
O isopor, que mais tarde será usado para a fabricação de artesanato infantil ou adulto, é geralmente pintado com tintas aerossóis. Para que não dissolvam o material, as peças são inicialmente revestidas com composições à base de água. Eles são a base sobre a qual você pode desenhar vários padrões com qualquer tinta.
Uma camada protetora é aplicada sobre os produtos com aquarela e pincéis de pintura de cada lado, após o que a peça é deixada um pouco, necessária para a secagem completa. Em seguida, é aplicado um esboço do desenho, que é pintado com guache.
Ao fazer um brinquedo de Ano Novo, você também pode usar um aerossol com brilhos. Nesse caso, é necessário selecionar materiais sintéticos inodoros.
Dicas úteis
As tintas e vernizes devem ficar uniformemente e ordenadamente para que os produtos de espuma sejam agradáveis aos olhos do usuário. Para fazer isso, você precisa seguir algumas dicas simples.
- Antes de aplicar a tinta, limpe suavemente a superfície da espuma com um pano de microfibra úmido.
- Se for necessário diluir o produto, é melhor usar apenas água limpa. Você deve estudar atentamente as instruções na embalagem do produto, e também observar as proporções recomendadas.
- Para evitar que o material se desintegre durante o processo de pintura, pode-se tratá-lo com plástico líquido e esperar até que seque completamente.
- Se o isopor tiver alguma característica ou padrão em relevo, você pode pintá-lo com um pano fino usando tinta acrílica.
- Ao pintar, é necessário destacar os elementos em relevo. Neste caso, a decoração ficará mais impressionante.
Você não precisa ter nenhuma habilidade especial para pintar o isopor. O revestimento do material é um processo simples, basta lembrar as regras básicas e realizar a coloração em etapas. Também vale a pena escolher uma composição não agressiva que proteja o material e não o estrague.
O comentário foi enviado com sucesso.