Cálculo do peso do bloco de espuma
A espuma de concreto é um material moderno confiável que tem sido usado na construção de moradias há bastante tempo. É leve e durável e pode ser instalado muito rapidamente. Mas é importante avaliar a severidade das estruturas para não comprar blocos errados.
Dimensões do produto
O tamanho mais exigido de blocos de espuma é 600x300x200. É ele quem costuma erguer paredes internas de suporte. A construção das mesmas paredes de suporte, mas externas, é necessária a partir de estruturas 600x400x200. As divisórias que dividem os quartos devem ser em blocos de 600x300x100 mm, mas apenas se for excluída a menor carga. Produtos com dimensões de 600x250x100 permitem aumentar a altura de edifícios residenciais, medida em pisos, sem reforço adicional da fundação.
Mais blocos de espuma 100x250x600 são necessários para:
- renovar casas antigas;
- projetar paredes internas e de suporte de carga;
- fazer sobreposições entre pisos;
- criar câmaras para congelamento e tratamento térmico de produtos.
Elementos de bloco 600x250x75 também são adequados para a formação de partições internas. Voltando aos produtos 100x300x600, deve-se observar que eles possuem um equilíbrio ideal entre resistência, peso e conservação de calor.
Você também pode pedir (indicando o número de peças) concreto de espuma de outros formatos:
- 600x250x200;
- 600x250x50;
- 600x300x250.
O que o peso afeta?
O peso, ou melhor, a densidade do concreto espumoso, afeta diretamente seu valor de mercado. Quanto mais leve o material, mais barato ele vende. Além disso, os custos de transporte dependem diretamente da gravidade do material de construção. Alguns blocos podem ser levantados e montados manualmente, enquanto outros não podem ser colocados no lugar sem o uso de tecnologia. Naturalmente, tudo isso se reflete no tempo e no custo do trabalho, na intensidade geral de trabalho das manipulações da construção.
Mas há mais uma circunstância extremamente importante. As diferenças na densidade do concreto espumoso determinam a área de seu uso. Portanto, os produtos dos grupos 300, 400 e 500 são adequados apenas para isolamento térmico. Mesmo a menor carga reflete mal neles. O formato D600-D900 combina características de isolamento térmico e estrutural.
Esses elementos resistem a um certo estresse mecânico e retêm bem o calor. São eles que se recomendam para construir uma casa de 1 a 2 pisos. Para a Rússia central, esses blocos são adequados sem uma camada de isolamento auxiliar. O bloco de espuma D1000-D2100 pertence ao grupo de construção. Todos esses elementos são procurados principalmente na construção de edifícios de apartamentos, eles definitivamente precisam de proteção térmica aprimorada.
Existe mais uma circunstância. Alguns fabricantes violam a receita padrão por causa da redução de custos. Tanto a pedra triturada quanto o tijolo triturado são adicionados à composição da espuma de concreto. Como resultado, o desempenho térmico do material se deteriora e sua resistência também sofre. Mas nenhum disfarce na aparência permitirá que o comprador seja enganado se ele souber exatamente qual deve ser a massa de um bloco de construção.
Um bloco de espuma de alta qualidade é uma subespécie de concreto aerado. Sua estrutura deve ser porosa, formada por fragmentos de ar uniformemente distribuídos. O processo tecnológico é organizado de acordo com o método não autoclave.
Um produto perfeito deve incluir:
- areia (rio, bem lavado ou extraído de pedreira);
- agente formador de espuma;
- cimento M400 ou superior;
- água industrial limpa.
É necessário que primeiro seja preparada uma composição seca de areia e cimento. Em seguida, é misturado com água na proporção exata. E só na última volta são adicionados os componentes que formam a espuma.Pela densidade padrão, pode-se avaliar se há muitos poros de ar no material. E também este indicador informa quais são as proporções relativas da massa de areia e cimento.
Como calcular?
O peso específico padrão de 1 m3 de espuma de concreto pode ser determinado pela categoria a que pertence. Portanto, se o material for classificado como D400, a massa será de 1 cu. m será 436 kg. Para a categoria mais massiva D600, o spread será de 450 a 900 kg. O concreto espumoso do grupo D1000 deve pesar em média 1100 kg. Mas todos esses números são alcançados apenas com o cumprimento estrito dos padrões existentes.
Na realidade, mesmo quando os padrões são estritamente seguidos, existe uma gama bastante ampla de valores. Dispositivos de medição especiais ajudam a calcular o peso de um bloco de concreto de espuma. Mas nem todo canteiro de obras os possui. E, portanto, é necessário, antes de tudo, partir da categoria de densidade.
Essa densidade é determinada por quanto por 1 metro cúbico. m. tem:
- areia;
- agua;
- cimento.
O cálculo do peso volumétrico de um cubo de bloco de espuma em kg na primeira aproximação é realizado simplesmente por densidade (neste caso, a umidade é deliberadamente negligenciada). A questão é simples - multiplicar o volume pela densidade. Mas, na prática, a umidade é muito mais importante do que parece. Conforme a água é absorvida, a massa total do bloco aumenta visivelmente, às vezes em 1/5. O próprio volume é calculado de forma previsível multiplicando o comprimento pela altura e a largura.
Suponha que você precise descobrir quanto pesa um bloco com uma densidade relativa de D600, cujas dimensões são 600x200x300. O volume total dessa estrutura é de 0,036 metros cúbicos. m. Como se segue da marcação, 1 m3 de espuma de concreto tem uma massa de 0,6 toneladas. Portanto, o peso do bloco será de 21 kg 600 G. Mas há outra nuance.
Por 1 metro cúbico O volume m é responsável por 27,8 peças. blocos de espuma com dimensões de 20x30x60 cm .Se você levar blocos de 10x30x60 cm, um pouco mais de 55 produtos caberão no mesmo volume. Conhecendo a massa de 1 unidade de produção, é possível calcular qual será o peso de um palete ou palete carregado com espuma de concreto. O problema é que todos esses cálculos não levam em consideração a umidade de sorção. E aqui as disposições do GOST 25485-89 vêm em seu socorro. Segundo eles, o nível de teor de umidade de sorção do concreto espumoso pode chegar a 8-15% (ao criar um material à base de areia).
Se a cinza for usada como enchimento, o material de espuma pode absorver mais 12-22% de água. O número exato é determinado por seu teor de umidade inicial. Deixe que a umidade de sorção corresponda ao indicador mais baixo (8%). Neste caso, para um produto com tamanho de 600x200x300 mm, será adicionado um aditivo por peso em 1728. Conclusão: a massa total do bloco de espuma não será inferior a 23,328 kg.
Com base no nível máximo possível de umidade de sorção, o peso total chegará a 26.352 kg. Para não efetuar os cálculos sozinho, é necessário consultar o fabricante. Nesse caso, vale a pena estudar cuidadosamente todos os certificados oficiais. Afinal, as tecnologias de produção mais recentes e as diferenças nos níveis de umidade podem afetar muito o resultado final. A massa dos blocos é 600x300x200 mm maior que a de um tijolo.
Porém, devido à densidade reduzida e à redução na quantidade de cimento para a alvenaria, a pressão total na fundação é reduzida. Isso é igualmente importante para uma unidade de parede e uma unidade de partição. Mas a área de aplicação afeta significativamente as características de peso dos blocos de espuma. Portanto, as estruturas de isolamento térmico D300-D500 têm uma massa de 12-19 kg. E os elementos estruturais do D600-D900 têm o menor peso 23, o maior 36 kg.
As peças de construção mais pesadas com dimensões 600x300x200 pesam 40-47 kg. O peso médio da parede divisória é de 21 kg. Deve-se ter em mente que, de acordo com o GOST russo, é categoricamente inaceitável produzir blocos de espuma com mais de 0,6 m. Um bloco de espuma isolante térmico montado na parede tem uma massa de 11,6-19,5 kg. Se considerarmos a opção de um isolante de divisórias medindo 10x30x60 cm, seu peso acaba sendo recorde - apenas de 5,8 a 9,7 kg.
Vejamos outra opção de cálculo. Seja um elemento de espuma de concreto da categoria D400 com dimensões de 20x30x60 cm.Seu volume total é de exatamente 0,036 metros cúbicos. m. Assim, o peso da estrutura de concreto será de 14,4 kg. Isso, é claro, é novamente "massa seca". Ao introduzir uma correção para a água absorvida, você pode obter números mais objetivos - 15,55 e 16,6 kg.
Também é necessário introduzir uma correção para a água em relação aos concretos porosos mais pesados. Para as categorias D1000-D1200, o peso seco é de 47 kg. Quando saturado com o líquido do ar, ele cresce até 50 kg. Parece um pouco, mas se você precisa transportar dezenas de blocos, mesmo para um caminhão, a diferença não é mais indiferente.
IMPORTANTE. Os chamados blocos de espuma reforçada, que supostamente correspondem a categorias de resistência mais altas do que resulta da massa, são na verdade apenas uma manobra publicitária.
Para obter informações sobre como calcular o peso do bloco de espuma, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.