Como fazer uma extensão de blocos de espuma para uma casa?
Para melhorar a aparência da casa e expandir sua área útil, muitos fazem extensões de blocos de espuma. Esta solução é considerada popular, pois a estrutura é isolada, confortável e durável. Além disso, os blocos de espuma externamente se assemelham a alvenaria e se encaixam perfeitamente em qualquer parte externa. O material é barato e tem alto desempenho, mas para um layout correto é necessário conhecer uma determinada tecnologia.
Características do material
O bloco de espuma é um material de construção feito de líquido, areia, cimento e aditivos especiais. A composição do material pode incluir agentes espumantes orgânicos e sintéticos, enquanto os primeiros são componentes ecologicamente corretos. Eles são feitos de produtos naturais e são classificados como materiais não perigosos. Já os elementos sintéticos se caracterizam não só pelo preço baixo, mas também pela qualidade. Esses blocos não são recomendados para a construção de instalações residenciais, pois pertencem à quarta classe de perigo.
Os blocos de espuma são caracterizados por uma estrutura celular, as bolhas dentro deles são obtidas por meio de reações químicas que ocorrem quando a mistura de cimento é misturada com a espuma acabada. Os blocos são obtidos despejando-os em moldes ou cortando a massa total. Ao contrário de outros tipos de material de construção, os blocos de espuma têm uma superfície sólida e uniforme, são resistentes aos processos de decomposição e proporcionam um bom isolamento térmico à extensão. Eles são subdivididos em tipos de construção estrutural, isolante de construção e isolante de calor.
Os blocos de espuma têm várias vantagens principais.
- Resistência ao gelo e durabilidade. Pelo fato do produto de construção apresentar alta resistência a baixas temperaturas, sua vida útil é cinco vezes maior que a resistência do concreto aerado.
- Proteção contra perda de calor. Economias significativas nos custos de aquecimento são observadas nos edifícios construídos. Os blocos não têm medo da umidade, portanto, permitem evitar um forte aquecimento das instalações no verão e resfriamento no inverno. Assim, um microclima favorável é criado nos anexos, que é semelhante a uma casa de toras.
- Preço acessível. Em comparação com o tijolo, é muito mais barato construir paredes com um bloco de espuma.
- Versatilidade. O acabamento do material pode ser feito de qualquer forma decorativa, desde gesso, azulejos e acabamento com ripa.
- Construção rápida. O peso leve e a densidade do material simplificam o trabalho, principalmente na instalação de fiação elétrica, abastecimento de água e esgoto. Além disso, o assentamento de blocos é fácil, pois a tolerância linear pode ser de até 3 mm.
- Boa insonorização. Os blocos possuem uma acústica que absorve os sons das paredes e não os reflete.
- Tamanho conveniente. Os produtos são produzidos com alta precisão de formas geométricas, podendo ser aplicados não só no concreto, mas também na cola. Isso permite evitar o aparecimento de pontes frias, que geralmente estão presentes em paredes de concreto ou tijolo.
- Segurança contra incêndios. Este material é totalmente seguro no campo de incêndio e também protege perfeitamente os edifícios contra a propagação do fogo.Em caso de incêndio, o bloco de espuma aquece, mas não explode nem desmorona, o que é possível devido aos seus encaixes internos, que são resistentes a altas temperaturas.
Quanto às deficiências, são poucas.
- O material precisa de um forro protetor. Caso contrário, as paredes irão absorver rapidamente a umidade e, com o tempo, aparecerão rachaduras.
- Às vezes, durante a produção, erros nas dimensões geométricas são encontrados, o que complica o trabalho de construção.
A quais edifícios podem ser fixados?
O bloco de espuma é um produto único, frequentemente utilizado para aumentar a área de edifícios construídos com qualquer tipo de material. Essas extensões da casa são especialmente adequadas, independentemente de ser de tijolo ou madeira.
Antes de iniciar as obras, é importante pensar e projetar tudo, levando em consideração nuances como:
- um cômodo adicional só pode ser completado com uma estrutura sólida e, se a casa for velha, é melhor recusar tal empreendimento; Os especialistas permitem extensões de edifícios com no máximo 15 anos, mas você definitivamente deve fazer os cálculos necessários e determinar sua resistência;
- uma vez que a ampliação da casa prevê a sua requalificação, é necessária a obtenção de licença adequada para tal;
- Realização de blocos de espuma do tipo "faça você mesmo" para adicionar peso ao edifício principal, portanto, tudo deve ser cuidadosamente calculado para que durante a operação a casa não quebre e "flutue" sob a influência da massa dos blocos.
Além disso, é necessário escolher o tipo certo de fundação, tecnologia de assentamento e método de conexão da extensão ao edifício principal. Para edifícios de blocos de espuma, é necessária uma base sólida, para a qual, dependendo do tipo de solo, a profundidade é selecionada. A largura da fundação, via de regra, é 10 cm maior que a espessura das paredes.
Para que a estrutura arquitetônica adquira um aspecto sólido ao final da construção, é necessário realizar um revestimento de acabamento. Se se trata de uma extensão de uma casa de madeira, ela é adicionalmente revestida com tábuas, mas para edifícios de tijolo, gesso com elementos de decoração é adequado.
Projeto
O design é considerado um ponto importante na construção. Se a ampliação for feita manualmente, é aconselhável recorrer aos serviços de arquitectos que farão correctamente o projecto, visto que o aspecto da estrutura adicional deve corresponder à estrutura principal.
Ao concluir um projeto, você também deve fazer o seguinte:
- calcular com precisão a carga de um novo edifício no terreno, porque o tipo e a resistência da fundação dependerão disso;
- determinar as opções de iluminação possíveis, por exemplo, se for uma varanda, então deve prever o número necessário de janelas e uma porta;
- resolver a questão de entrar no ramal, pois na maioria das vezes nesses casos apenas uma porta é projetada, que posteriormente serve como elemento de conexão para a estrutura adicional e principal; se desejar, você também pode fazer duas entradas separadas: uma para a rua e a segunda para a casa;
- pense em como será feito o abastecimento de eletricidade, esgoto e água; se a estrutura está sendo completada como um espaço habitacional, então será necessário colocar isolamento térmico e acústico.
Importante: é perfeitamente possível realizar tal projeto por conta própria; se você levar em consideração todas as nuances acima em seu trabalho, com certeza será capaz de construir um edifício confortável e durável.
As principais etapas da construção
Qualquer pessoa pode fazer uma extensão de blocos de espuma com as próprias mãos, a única coisa é que antes de construir uma estrutura adicional, é necessário obter licenças e acordar a reforma com as autoridades competentes. O processo de montagem de uma nova estrutura em blocos é caracterizado por uma tecnologia especial, que prevê a execução de várias etapas em estrita ordem.
Construção da fundação
Qualquer extensão é instalada em uma base sólida.Se a construção for de madeira, então, como regra, uma fundação colunar é escolhida para conclusão. Isto se deve ao fato de que a base do prolongamento deve ter a mesma estrutura do próprio edifício, e as estruturas de madeira, como você sabe, são erguidas sobre alicerce colunar. As únicas exceções são os prédios de dois andares, para eles é usada uma fita confiável com enchimento de concreto.
Essa base é lançada da seguinte forma:
- primeiro, é cavada uma fossa em todo o perímetro, a sua profundidade deve corresponder à profundidade da base da casa;
- em seguida, é feita a instalação da cofragem das tábuas, despeja-se areia no fundo da cava com uma camada de 5–15 cm, despeja-se uma base de até 5 cm de espessura;
- o próximo passo é instalar a moldura, que servirá de reforço para a extensão, pois é montada a partir de hastes de 12 mm de espessura; a nova estrutura não pode ser firmemente ligada à principal, caso contrário pode partir-se durante o funcionamento devido ao encolhimento; para o evitar, são colocadas placas bem alcatroadas entre as duas fundações;
- o trabalho é finalizado despejando concreto, enquanto as proporções da solução ligante e do filler são tomadas na proporção de 1: 3; o melhor é usar cimento de marca não inferior a M400, e a solução é preparada em betoneira e vazada, enquanto a base deve repousar por um mês.
Quanto à base colunar, em primeiro lugar são cavados orifícios para a mesma, respeitando-se um degrau de 1,5 m, sendo posteriormente baixada uma fôrma de telhado laminado. A pedra britada é despejada no fundo e o reforço é montado com quatro hastes, conectadas por uma braçadeira. Em seguida, o concreto é derramado para que os pilares se elevem ao nível da grade do edifício. As hastes são soltas a uma distância de 20 cm, já que o reforço será amarrado a elas. Antes de despejar a solução, o solo é cuidadosamente recolhido sob o fundo da futura fita e removido no final do endurecimento do concreto.
Como no primeiro caso, a base da casa não pode ser rigidamente conectada à base da extensão.
Walling
À primeira vista, colocar paredes de blocos de espuma pode parecer simples, mas na realidade não é. A montagem dos blocos deve ser realizada estritamente de acordo com um cordão de amarração especial. Além disso, é necessário verificar constantemente a regularidade da alvenaria durante as obras. Se for imperfeito, então sob a influência de tensões internas, a estrutura frágil irá rachar rapidamente. Apesar de o material ser recolhido sobre uma mistura adesiva especial com encaixe, a sua primeira fila deve ser colocada sobre uma argamassa de cimento.
A primeira fileira não deve ter mais de 1,5 cm de espessura e as fileiras adesivas subsequentes devem ter até 1 mm de espessura. Antes de aplicar a mistura nos blocos, eles devem ser bem umedecidos com água. Para fornecer ainda mais durabilidade e resistência às paredes, elas devem ser reforçadas. Para isso, com o auxílio de uma esmerilhadeira, são feitas duas ranhuras a cada quatro carreiras e nelas são instaladas hastes de aço. Se você recusar o reforço, durante a operação da extensão, você poderá encontrar vários problemas, por exemplo, paredes móveis começarão a rachar.
Já a alvenaria propriamente dita, é realizada com enfaixamento das costuras, fazendo um deslocamento de 1/2 bloco. A cola deve ser aplicada nas bordas verticais e horizontais do bloco. No final, as paredes acabadas são fixadas com um cinto especial blindado, que protege a estrutura de fissuras sob a pressão da cobertura. Além disso, se está prevista a realização de comunicações como dutos e fiação elétrica no ramal, é importante levar em consideração a possibilidade de movimentação das paredes já no primeiro ano de operação. Portanto, a fiação elétrica deve ser colocada em tubos ou mangueiras especiais.
Os blocos de assentamento devem começar a partir do canto, pois com possíveis erros de cálculo nas dimensões nos cantos, será mais fácil ajustar o comprimento dos blocos.
Cobertura
Qualquer construção termina com a montagem da cobertura, e a construção de uma extensão com blocos de espuma não é exceção.A durabilidade da estrutura dependerá das regras segundo as quais a cobertura será montada. Para estruturas feitas de blocos de espuma, não é recomendável escolher materiais de cobertura pesados, o melhor é dar preferência a folhas perfiladas ou telhas metálicas. Normalmente, essas extensões são cobertas por estruturas inclinadas, para as quais um Mauerlat é colocado nos armopoyas. A viga superior é fixada na borda superior da parede do edifício e, em seguida, as vigas são montadas. Além disso, a caixa é instalada e o material de cobertura é fixado a ela, as vigas nas vigas superior e inferior são fixadas não nos cantos, mas em fechos especiais. Durante a instalação da cobertura, deve-se certificar-se de que sua inclinação possui um ângulo de inclinação ideal, do qual dependerá o escoamento das precipitações.
Trabalho final
Depois de concluída a construção da extensão, é importante selar todas as fissuras. Eles geralmente são preenchidos com espuma de poliuretano. Se a estrutura for completada com uma estrutura de madeira, as ranhuras são fechadas com vigas. Eles são cuidadosamente recheados em ambos os lados das paredes do prédio e da extensão. Visto que no início a conexão não pode ser rígida, depois de alguns anos ela é puxada para cima em suportes especiais.
Para dar uma bela aparência à estrutura adicional dos blocos de espuma e prolongar sua vida útil, é necessário realizar um trabalho de acabamento. As paredes de blocos de espuma são fáceis de manusear, pois possuem uma estrutura porosa. Na maioria das vezes, o revestimento começa com gesso preliminar, que é aplicado à malha de reforço. É aconselhável escolher tipos leves de gesso para acabamento. Adequado para revestimento e painéis de espuma que podem ser pintados. A pedra artificial também é recomendada para revestimento externo. Dependendo da finalidade da construção, ela pode ser revestida internamente com placas de drywall.
O principal é que a extensão parece harmoniosa contra o fundo do edifício principal.
Para obter informações sobre como fazer uma extensão de blocos de espuma para um edifício residencial, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.