Bloco de espuma: tipos e aplicações

Contente
  1. O que é isso?
  2. Recursos, prós e contras
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Onde é usado?
  6. Do que eles são feitos?
  7. Adendo
  8. Exemplos e opções de sucesso

Hoje em dia, as casas de quarteirão não são incomuns e estão presentes em quase todas as ruas. Essas estruturas têm uma aparência característica que é difícil de confundir com algo semelhante. Hoje examinaremos mais de perto as características e propriedades de materiais como blocos de espuma e descobriremos que tipos deles existem no mercado moderno.

O que é isso?

O bloco de espuma é um material feito de um concreto aerado especial - concreto de espuma. Essas matérias-primas são feitas de uma simples argamassa de cimento com adição de água e areia, além de um componente importante - um agente espumante. A espuma de concreto é um material relativamente novo - não está no mercado há mais de 100 anos. É uma pedra artificial com estrutura em favo de mel. Pode flutuar na água sem problemas e também é resistente a baixas e altas temperaturas.

Recursos, prós e contras

Hoje, a escolha de materiais de construção é mais ampla do que nunca. É possível construir uma habitação de alta qualidade não apenas com toras ou tijolos, mas também com todos os tipos de elementos de blocos que apresentam muitas características positivas.

Blocos de espuma de concreto são reconhecidos como um dos materiais mais relevantes. Eles são comprados por muitos consumidores, uma vez que tais produtos são bastante baratos. Além disso, com blocos de espuma de alta qualidade, você pode construir uma casa com suas próprias mãos, sem gastar dinheiro extra com os serviços de construtores experientes.

Graças a esses recursos, podemos dizer com segurança que os blocos de espuma são materiais econômicos que quase todos os consumidores podem pagar.

Muitas pessoas pensam que os materiais dos blocos de espuma são análogos aos blocos de gás. Na verdade, essa crença popular está errada. Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que a própria geometria dos blocos de espuma é pouco verificada. Nesse sentido, esses materiais são inferiores aos blocos de concreto aerado mais "corretos", que podem se orgulhar de uma geometria quase perfeita.

As casas de blocos de espuma são mais quentes do que as casas de blocos de gás. Claro, estes últimos também têm boas características térmicas, mas são inferiores às características dos blocos de espuma.

Outra característica importante dos blocos de espuma é que sua forma geralmente requer alinhamento adicional durante o trabalho. Se negligenciarmos esses processos, as paredes da casa podem ficar desleixadas e tortas. Além disso, esses tetos de parede podem fazer com que as correntes de ar entrem na casa através de pontes frias.

Essas características devem ser levadas em consideração se você decidir adquirir blocos de espuma para a execução de determinadas obras.

Para conhecer melhor esse material de construção, é preciso considerar quais são as vantagens e desvantagens que ele apresenta.

Vamos começar com os pontos positivos - descobriremos quais são as vantagens dos blocos de concreto de espuma.

  • Uma das vantagens mais significativas deste produto é que ele tem uma condutividade térmica muito fraca. Graças a esta característica, as habitações muito quentes e acolhedoras são obtidas a partir de espuma de concreto, que em muitos casos não requerem isolamento adicional e caro.
  • Esses materiais são resistentes ao gelo.
  • Os blocos de espuma são leves. Devido a essa característica, é muito fácil e simples trabalhar com eles. Eles podem ser movidos facilmente de um lugar para outro, sem a necessidade de recorrer a uma técnica especial (por exemplo, um guindaste).
  • Outra qualidade positiva decorre das vantagens mencionadas: devido ao seu baixo peso, os blocos de espuma não exercem uma carga significativa na estrutura de fundação.
  • Devido à sua estrutura, as peças do bloco de espuma promovem a troca natural do ar nos ambientes. Assim, um microclima agradável é criado em casa, como evidenciado pelas críticas de muitos consumidores.
  • Os blocos de espuma apresentam elevadas características de insonorização, portanto, nas habitações deles, via de regra, não há ruído desnecessário proveniente da rua.
  • Esses materiais podem ser usados ​​não só na fabricação de casas de campo ou chalés. Eles também são adequados para a fabricação de itens menores, por exemplo, canteiros de flores no local, cercas e até mesmo um banheiro ou gazebo de qualquer modificação.
  • Um bloco de concreto de espuma é um produto de grande volume. É por isso que as casas de blocos de espuma são feitas no menor tempo possível.
  • Esses materiais são particularmente flexíveis. Se necessário, você pode facilmente limar ou aparar o bloco.
  • A maior parte dos blocos vendidos hoje são seguros em termos de respeito ao meio ambiente - eles não provocam reações alérgicas e não afetam negativamente a saúde humana em geral. Claro, componentes sintéticos são usados ​​na produção desses materiais, mas sua participação é tão pequena que não afeta a qualidade de forma alguma.
  • Muito pouco cimento Portland é usado para criar esses produtos.
  • O bloco de espuma é um material durável a partir do qual as mesmas estruturas duráveis ​​são obtidas.
  • Muitas pessoas optam por espuma de concreto porque é à prova de fogo. Tal produto não apenas não pega fogo, mas também não intensifica a combustão.
  • Blocos de espuma de concreto não requerem processamento adicional para evitar apodrecimento ou ressecamento. Além disso, esses materiais não são suscetíveis a ataques de ratos, camundongos e insetos como a madeira.
  • De acordo com a maioria dos consumidores, apenas casas / anexos podem ser construídos com blocos de espuma. Na verdade, o concreto espumoso é um produto do qual acabará por construir uma estrutura original de qualquer modificação. O principal é mostrar imaginação e fazer os esforços necessários.
  • De acordo com especialistas, edifícios de blocos de espuma não precisam ser acabados sem falhas. Via de regra, essas obras são voltadas apenas para dar à estrutura um aspecto mais estético.
  • Os blocos de espuma de concreto também são famosos pelo fato de que, mesmo depois de muitos anos, eles não perdem suas qualidades positivas, principalmente se a construção com eles foi realizada de acordo com todas as normas.
  • Normalmente, ao trabalhar com espuma de concreto, você precisa usar uma quantidade muito pequena de cola especial para construção.

    Graças a uma lista tão impressionante de vantagens, os blocos de espuma de concreto são muito procurados atualmente. No entanto, esses materiais, como quaisquer outros, têm pontos fracos.

    Vamos considerá-los.

    • O bloco de espuma é um material com estrutura celular. Por essa característica distintiva, esses elementos se revelam extremamente frágeis, o que deve ser levado em consideração no transporte.
    • Os blocos de espuma são caracterizados por um nível bastante alto de absorção de umidade.
    • A estrutura celular também afeta a escolha dos fixadores. Para a espuma de concreto, fixadores especiais devem ser adquiridos, e não simples parafusos autoatarraxantes - eles simplesmente não se fixam com segurança em tais bases.
    • Como mencionado acima, terminar uma casa de bloco de espuma é um procedimento opcional, no entanto, sem isso, a estrutura pode não parecer muito atraente. Aqui, muitos consumidores se deparam com um pequeno problema - para um bloco de espuma, você precisa comprar materiais de acabamento especializados, e tinta ou gesso simples não funcionam.
    • Esses materiais diferem por apresentarem uma retração significativa. Isso é especialmente verdadeiro para blocos produzidos pelo método não autoclave.
    • Os edifícios de blocos de espuma não podem ser deixados sem reforço. Normalmente, o reforço é fixado nas áreas onde estão localizadas as aberturas.O reforço deverá ser feito a cada 4-5 fileiras de alvenaria de blocos. Se você negligenciar a instalação de uma correia reforçada, não obterá pisos suficientemente confiáveis.
    • Existem muitos produtos falsificados no mercado de construção moderno. Uma vez que as matérias-primas utilizadas na produção de blocos de espuma são muito baratas e a tecnologia em si é simples e acessível, esses materiais muitas vezes são feitos em condições artesanais. Esses produtos não podem se orgulhar de ser de boa qualidade, portanto, não é recomendável construir casas com eles.
    • Edifícios residenciais de blocos de espuma podem ser erguidos apenas em fundações de construção de forma.
    • Os blocos de espuma não têm uma geometria verificada. É por isso que paredes irregulares são obtidas a partir deles, que requerem processamento adicional.
    • A capacidade de carga de tais blocos é baixa.

    Visualizações

    Hoje, você pode encontrar vários tipos de blocos de concreto de espuma à venda. Cada um deles possui características e características técnicas próprias. Vejamos mais de perto as diferentes opções desse material utilizado na construção.

    Com base nas principais características operacionais, os seguintes tipos de blocos de concreto de espuma são diferenciados.

    • Estrutural. Esses tipos de blocos de espuma são muito procurados, pois são projetados para suportar cargas significativas. Muitas vezes, esses materiais são usados ​​na construção de edifícios sólidos com vários andares.

    No entanto, as opções de tipo estrutural diferem porque conduzem muito bem o calor, portanto, sempre precisam de isolamento de alta qualidade.

    • Isolante térmico. Esses tipos de blocos de espuma não têm nada a ver com as opções de design. Sua principal diferença é que eles não conduzem calor. Devido a esta excelente qualidade, os blocos termo-isolantes protegem perfeitamente a divisão da penetração do frio da rua.

    Mas aqui é importante ressaltar que tais materiais estão longe de ser os mais duráveis. Por isso, os especialistas não recomendam usá-los na construção residencial. Tais blocos podem ser utilizados apenas como camada adicional, o que proporcionará melhor isolamento térmico dos materiais principais.

      • Estrutural e isolante. Caso contrário, esses blocos são chamados de universais. Eles combinam características de alta resistência e boas propriedades de isolamento térmico. É possível usar esses tipos de blocos de espuma ao erguer estruturas de parede de suporte de carga ou paredes divisórias. Além disso, esses elementos podem ser usados ​​na construção de banhos, edifícios baixos ou edifícios residenciais de um ou dois andares.

      Blocos de espuma de concreto também diferem na tecnologia usada na produção.

      Existem tais variedades.

      • Moldado. O nome desses tipos de blocos de espuma fala por si. Eles são feitos usando recipientes / formas especiais com partições. Esse processo de produção é considerado o mais lucrativo, mas tem uma desvantagem significativa - como resultado, os blocos são obtidos com a geometria errada, o que complica a construção.
      • Rifled. Esses blocos de espuma são feitos de uma solução já preparada, cortando-se em elementos separados com uma corda de aço especial. Os blocos fatiados são bons porque têm a geometria correta e seções de canto planas.

        Além disso, os blocos de espuma de concreto são marcados de forma diferente.

        Considere as opções mais populares e comuns de diferentes pesos e densidades que estão em grande demanda.

        • D300-D500. Desta forma, blocos de espuma isolantes de calor são marcados. Na maioria dos casos, esses materiais são usados ​​para isolamento, e podemos falar não apenas de uma simples sala de estar, mas também de uma varanda ou loggia. Uma característica e desvantagem de tais blocos é que eles não foram projetados para cargas pesadas.
        • D600-D900. O isolamento térmico e os materiais de construção apresentam essas marcações. Eles também são chamados de construção.Esses espécimes podem suportar cargas leves. Eles são caracterizados por excelentes propriedades de isolamento térmico. Esses blocos de espuma podem ser usados ​​na construção de edifícios residenciais (1 ou 2 andares).
        • D1000-D1200. Isso designa blocos estruturais que podem suportar cargas pesadas. Eles não são usados ​​com muita frequência na construção.

        Blocos de espuma de concreto diferem não apenas no processo de fabricação ou área de uso, mas também em seu projeto básico.

        Existem essas opções.

        • Muro. É impossível imaginar a maioria das obras em que este material é utilizado sem elementos de blocos de espuma de parede. Hoje, esses blocos são considerados os mais procurados. Muitas vezes, eles são consultados na fabricação de casas de campo de várias modificações. Devido às suas características operacionais, é permitida a compra de blocos de parede para a realização de vários anexos.
        • Particional. Esses tipos de blocos de espuma são destinados à construção de divisórias. Sua principal característica é considerada uma pequena espessura de 100-150 mm. Partições internas muito fortes e estáveis ​​são obtidas a partir desses materiais.

        Também deve ser notado que tais elementos são fácil e rapidamente serrados ou aparados se necessário (devido à sua pequena espessura). Devido a essas características, muitos artesãos usam blocos de partição para a fabricação de estruturas não padronizadas, por exemplo, aberturas em arco de largura.

          • Propósito especial. Existem também blocos de concreto de espuma para fins especiais hoje. Esses materiais são comumente usados ​​na fabricação de bandejas especializadas. Essas peças são posteriormente utilizadas para fixar as barras de reforço.
          • Reforçado. Esses produtos demandados são estruturas feitas de concreto espumado, complementadas por um reforço confiável na forma de uma base de quadro. Normalmente, os tipos de blocos de espuma reforçados são usados ​​como lintéis em vez de elementos de concreto armado padrão.
          • Fora do padrão. Os blocos de espuma não padronizados são feitos sob encomenda. Eles podem ser de qualquer tamanho que o comprador solicitar. Via de regra, esses materiais são mais caros do que as opções convencionais.

          A espuma de concreto também pode ser:

          • autoclave;
          • não autoclave.

          Esses tipos de blocos de espuma diferem na tecnologia de produção. A principal diferença entre esses materiais está na forma como eles se solidificam. Assim, com o método não autoclave, uma solução de cimento, areia e um agente espumante é seca em condições naturais, sem o uso de equipamentos especiais. A composição é simplesmente agitada em uma câmara de pressão e então distribuída em formas.

            O método de fazer concreto de espuma não autoclavado tem seus prós e contras.

            Vamos nos familiarizar com os profissionais:

            • materiais de qualquer densidade são criados de maneira semelhante;
            • tais materiais são mais baratos, visto que são mais fáceis;
            • tais blocos podem ser feitos por você, respeitando as proporções exigidas.

            Quanto às desvantagens de materiais não autoclave, eles incluem:

            • um indicador significativo de redução;
            • não a maior capacidade de calor;
            • isolamento acústico deficiente.

            Já o concreto espumado autoclavado endurece em um ambiente diferente. A solução dos componentes necessários é despejada por meio de tubos ou mangueiras em uma autoclave, em cujo interior são criadas as condições ideais para a correta fabricação do material.

            Os blocos de autoclave têm as seguintes vantagens:

            • com esta tecnologia, a solução endurece em 1-2 dias;
            • materiais autoclavados dão o menor encolhimento e quase nenhuma deformação;
            • são caracterizados pelo coeficiente mínimo de fissuração;
            • esses materiais são mais duráveis ​​do que os materiais não autoclave;
            • têm boas características de isolamento térmico.

            Dimensões (editar)

            No mercado moderno, você pode encontrar blocos de espuma de concreto com diversos parâmetros.

            Elementos projetados para instalação usando um adesivo especial são fabricados com os seguintes valores:

            • comprimento - 188 mm, largura - 300 mm, altura - 588 mm;
            • 188 mm x 250 mm x 588 mm;
            • 288 mm x 200 mm x 588 mm;
            • 188 mm x 200 mm x 388 mm;
            • 288 mm x 250 mm x 488 mm;
            • 144 mm x 300 mm x 588 mm;
            • 119 mm x 250 mm x 588 mm;
            • 88 mm x 300 mm x 588 mm;
            • 88 mm x 250 mm x 588 mm;
            • 88 mm x 200 mm x 388 mm.

            Existem também blocos de espuma que são colocados com argamassa de cimento, e não com cola de construção.

            Esses produtos são fabricados com diferentes parâmetros:

            • comprimento - 198 mm, largura - 295 mm, altura - 598 mm;
            • 198 mm x 245 mm x 598 mm;
            • 298 mm x 195 mm x 598 mm;
            • 198 mm x 195 mm x 398 mm;
            • 298 mm x 245 mm x 298 mm;
            • 98 mm x 295 mm x 598 mm;
            • 98 mm x 245 mm x 598 mm;
            • 98 mm x 195 mm x 398 mm.

              Para a construção das divisórias, os blocos de espuma são confeccionados com as seguintes dimensões:

              • 600 x 300 x 150 mm;
              • 600 x 300 x 100 mm;
              • 600 x 200 x 75 mm;
              • 600 x 200 x 50 mm.

              Também são populares os blocos, cujas dimensões são 20x30x60 cm (600x300x200 mm). Esses produtos podem se orgulhar de boas características de resistência e alta densidade.

              Onde é usado?

              Blocos de espuma são materiais usados ​​na construção que têm grande demanda. Sua demanda se deve não apenas às boas características, mas também à multitarefa de tais produtos (até os pisos das casas são feitos de espuma de concreto).

              Vamos considerar com mais detalhes em que casos um bloco de espuma pode ser usado.

              • Em primeiro lugar, os blocos de concreto de espuma são muito usados ​​na construção de casas particulares de várias modificações, chalés de verão e chalés. Nestes edifícios, tectos de parede de suporte de carga, estruturas adicionais de isolamento e isolamento acústico e divisórias internas internas são feitas de blocos de espuma.
              • Eles também se transformam em blocos de espuma ao organizar edifícios residenciais / de escritórios. Nesse caso, estruturas isolantes e isolantes de som, paredes de suporte de carga combinadas e divisórias internas também são construídas com esses materiais.
              • Os blocos de espuma são opções ideais para renovação e reconstrução de edifícios. Com a ajuda deles, é possível isolar estruturas antigas, além de aumentar o número de pisos sem reforçar a fundação.
              • Os blocos de espuma de concreto podem ser usados ​​para construir estruturas industriais, cuja altura não exceda 3 andares.
              • Esses materiais também são adequados para a construção de edifícios comerciais / administrativos.
              • Vários anexos / anexos são construídos a partir de blocos de espuma.
              • Cercas e cercas confiáveis ​​são feitas desses materiais.

              Do que eles são feitos?

                A composição dos blocos de concreto de espuma é bastante simples.

                Na fabricação desses materiais, tais componentes necessários são usados ​​como:

                • areia (se for utilizado cimento isolante térmico especial, não se utiliza areia);
                • cimento (geralmente um material com um grau de pelo menos 400 é usado);
                • agua;
                • agentes espumantes especiais (necessários para a formação de bolhas na estrutura do bloco).

                  Devido à disponibilidade e ao baixo custo dos componentes listados que compõem o bloco de espuma, hoje muitos usuários fazem esses materiais em casa. Portanto, no estágio inicial, todos os componentes listados são misturados. Somente quando a composição resultante se torna homogênea, um agente espumante é adicionado a ela.

                  Ao misturar uma solução com espuma, deve-se lembrar que quanto menos tempo para mexer, menos danos mecânicos serão causados ​​ao componente da espuma. O resultado é um material de alta qualidade. Após o preparo, a solução é despejada em moldes, onde posteriormente chega ao endurecimento total.

                  Adendo

                  Se você quiser usar blocos de concreto de espuma em obras de construção, então é melhor você ler algumas dicas e truques de especialistas para ajudá-lo a evitar muitos erros comuns.

                  • O transporte da espuma de concreto deve ser realizado somente por caminhão. Não é recomendável recorrer ao transporte com carreta, pois você não levará uma grande quantidade de materiais de uma vez, e gastará muito dinheiro com gasolina.
                  • Se você não planeja decorar a casa de blocos de espuma do lado de fora, então você precisará prestar atenção extra para a alvenaria correta e bonita. Se você cometer algum erro e algumas partes das paredes ficarem desiguais, a aparência do edifício pode ser muito afetada por isso.
                  • Os especialistas recomendam comprar um bloco estriado em vez de um bloco moldado. Isso se deve ao fato de que a primeira opção possui geometria mais clara e cantos mais regulares.Produtos moldados não podem ostentar tais características.
                  • Antes de comprar, preste atenção na cor dos blocos. O concreto aerado deve ter uma tonalidade cinza claro. As opções brancas e amarelas não devem ser compradas.
                  • Além disso, antes de comprar blocos de espuma, é recomendável estudar sua geometria. Para isso, 2 elementos diferentes são colocados em cima um do outro e é verificado se sua estrutura coincide. Depois disso, os blocos são virados e estudados em um plano diferente.
                  • Seja extremamente cuidadoso ao carregar e descarregar o concreto espumoso, pois é muito frágil e pode se danificar facilmente.
                  • Para o acabamento de casas de concreto espumoso, não é recomendado o uso de ladrilhos cerâmicos, argamassas de concreto, espuma de polímeros e compostos que contenham ingredientes como areia, água e cimento. Não use acabamentos de pintura padrão também.
                  • Muitos consumidores estão interessados ​​em quais materiais podem cobrir os blocos de espuma. É possível aplicar misturas de gesso especiais e composições decorativas para fachadas. Freqüentemente, as casas de blocos são revestidas com ladrilhos resistentes à umidade ou pedras naturais ou artificiais.
                  • Não é recomendado deixar blocos de concreto de espuma sem cobertura se você ainda não terminou o trabalho. Cubra-os com filme plástico, que pode proteger os materiais de fatores externos adversos.
                  • Ao erguer divisórias internas ou estruturas de suporte, certifique-se de que não haja grandes lacunas entre os elementos individuais. Se isso ocorrer, eles podem se tornar pontes frias através das quais o calor deixará a sala.
                  • Os especialistas não aconselham comprar blocos de espuma na primavera, apesar do fato de que nesta época eles são muito baratos. Isso se deve ao fato de que muito provavelmente lhe serão oferecidos blocos do lote do ano passado, que por muito tempo ficou coberto de poeira em um depósito (ou mesmo a céu aberto, o que é ainda pior). Esses materiais não são suficientemente confiáveis ​​e duráveis, por isso é melhor não levá-los.
                  • Ao comprar blocos de espuma, é recomendável comprar imediatamente abas de reforço.
                  • Antes de comprar blocos, você deve verificar não apenas sua geometria, mas também o nível de resistência. Para isso, você pode tentar quebrar um pedaço do bloco da seção extrema com a mão. Se você for bem-sucedido, isso indicará um material de baixa qualidade. Você não deve comprar.
                  • Não faz muito tempo, surgiram no mercado materiais de bloco de espuma, que se distinguem por sua maior resistência à umidade. Os profissionais recomendam comprar apenas essas opções, embora custem significativamente mais.
                  • Se você deseja que a vida útil de um edifício de blocos de espuma seja tão longa quanto possível, então você não deve apenas escolher um material de alta qualidade que atenda a GOST e fabricado em uma fábrica / empresa, mas também execute com competência todo o trabalho necessário. Se você duvida de suas próprias habilidades, é melhor recorrer a construtores profissionais.
                  • Seja qual for a estrutura que você vai construir, em qualquer caso, você precisa primeiro realizar uma série de trabalhos preparatórios. Além disso, as estruturas de blocos de espuma precisam de uma base forte e bastante confiável.
                  • É melhor se engajar na construção usando blocos de concreto de espuma se a temperatura no quintal for de +5 a 25 graus. Se você realizar trabalhos com marcas negativas, deverá recorrer a materiais com aditivos especializados que tornarão os blocos mais resistentes ao gelo.

                  Exemplos e opções de sucesso

                  A partir de blocos de espuma, obtêm-se não apenas estruturas confiáveis ​​e duráveis, mas também muito atraentes.

                  Por exemplo, com o uso de tais materiais de construção, será possível criar um belíssimo gazebo coberto, complementado por um telhado de quatro águas com uma cobertura macia em um tom marrom contrastante.Não é necessário aparar blocos em tal desenho, basta construir bases de canto entre eles, entre as quais as ripas e grades de madeira ficarão atraentes. Para tal gazebo, você pode colocar um caminho decorado com uma pedra.

                  As casas de blocos de espuma podem ter não apenas uma aparência simples e estereotipada. Por exemplo, este material faz casas muito elegantes de uma forma moderna. Esses edifícios geralmente têm uma estrutura angular e um telhado plano. Para o revestimento dessas estruturas, pode-se usar gesso de fachada especial em tons de branco / cinza e painéis de madeira contrastantes. Para dar à casa um aspecto mais futurista, pode ser complementada com elementos de vidro, por exemplo, guarda-corpo de varanda.

                  Casas muito bonitas com telhados de duas águas também são obtidas a partir de blocos de espuma. Por exemplo, pode ser um edifício atraente de dois andares, com acabamento em gesso ou tinta de fachada de cor clara. Para o telhado, é permitido escolher um material de tom azul contrastante, mas imperceptível. A fachada pode ser complementada com ripas de madeira natural escura - darão ao edifício um aspecto mais confortável. A parte inferior dessa casa de blocos deve ser revestida com pedra decorativa e devem ser feitos pequenos degraus até a porta da frente feitos do mesmo material. Cerque essa casa com um gramado verde limpo e plantações de flores.

                  Com blocos de espuma, você pode não apenas construir casas e anexos, mas também fazer belos canteiros de flores. Por exemplo, pode haver várias fileiras de blocos dispostos, com o topo complementado com cavidades que são reservadas para o solo e plantas vivas. Para que a estrutura não pareça chata, ela pode ser equipada com blocos separados salientes para fora, nos quais também é necessário prever reentrâncias para o plantio de plantas.

                  Além disso, canteiros de flores interessantes e originais resultarão se você usar blocos ocos pintados em cores diferentes para sua fabricação. Eles devem ser dispostos em semicírculo e cada bloco individual deve ser coberto com uma cor ou outra. Como resultado, surge um design muito luminoso e original, que com certeza vai decorar o local.

                  Cercas muito sólidas e estéticas são obtidas a partir de blocos de espuma. Muitas vezes, ao final de todo o trabalho, eles ficam inacabados - o aspecto das estruturas não sofre com isso. No entanto, você pode usar um gesso especial projetado para trabalhar com concreto aerado. Sua cor geralmente combina com o tom da fachada de um edifício residencial, mas você também pode jogar em contraste.

                  Além disso, blocos de espuma na cerca podem ser combinados com madeira ou concreto aerado para tornar as estruturas mais interessantes. O principal é que em um único conjunto todos os elementos parecem tão atraentes quanto possível.

                  Veja abaixo os detalhes.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário