Layout e construção de uma casa de blocos de espuma de um andar
Muitas pessoas escolhem um material como um bloco de espuma para construir uma casa particular. Com sua ajuda, você pode construir edifícios de vários tipos - de simples a não padronizados. Hoje vamos analisar como planejar e construir adequadamente uma casa de blocos de espuma com um andar.
Características do material
Se você decidiu construir uma casa de blocos de espuma, deve levar em consideração algumas de suas características. Por exemplo, uma característica distintiva da espuma de concreto é que ele tem uma estrutura porosa. Este recurso afeta muitas características do material.
Além disso, este material tem boas qualidades de isolamento térmico. Casas bastante aconchegantes e aconchegantes são obtidas de blocos de espuma. Claro, muito também depende de como o mestre colocou os blocos. Se houver grandes juntas entre os elementos individuais ou se houver uma camada espessa de argamassa, isso levará ao aparecimento de pontes frias. Esse recurso deve ser levado em consideração se você for construir de forma independente uma casa de um andar com espuma de concreto.
Não confunda o bloco de espuma e o bloco de gás. São materiais diversos que se diferenciam não apenas em suas características, mas também na tecnologia de fabricação. Eles são fáceis de distinguir uns dos outros até mesmo na aparência - os blocos de concreto com espuma têm uma superfície lisa e os blocos de concreto aerado têm uma superfície rugosa.
Deve-se notar que no mercado moderno é possível encontrar uma grande quantidade de blocos de concreto espumado de baixa qualidade que foram feitos em condições artesanais. Via de regra, tais produtos são fabricados em violação à tecnologia, portanto, são de qualidade duvidosa. A disseminação de materiais de segunda categoria é explicada pelo fato de que o concreto espumoso é feito de matérias-primas simples e acessíveis. É possível fazer esse material até mesmo em uma garagem.
Se você decidir construir uma casa com espuma de concreto, precisará levar em consideração outra característica importante dela. Consiste no fato de que os blocos de espuma geralmente não apresentam geometria ideal. Por isso, durante o processo de instalação, muitas vezes eles precisam ser nivelados. Caso contrário, as paredes da sua casa podem ficar desiguais.
Este material de construção é muito popular e difundido hoje. A relevância dos blocos de espuma se deve às muitas vantagens que apresentam.
Vamos conhecê-los.
- Blocos de espuma de concreto apresentam uma condutividade térmica muito baixa. Graças a esta qualidade, habitações bastante acolhedoras e hospitaleiras são obtidas a partir de blocos de espuma, nos quais se desenvolve um microclima muito confortável.
- Os blocos de espuma não têm medo de geadas e baixas temperaturas.
- Esses produtos são de peso modesto. Por causa disso, trabalhar com blocos é bastante simples - muito esforço / energia do mestre não é despendido e mover o material de um lugar para outro não cria problemas.
- Devido ao seu peso democrático, esses materiais não exercem grandes cargas em relação à fundação. É claro que isso não significa que para tais casas não seja necessário preparar alicerces sólidos - esse trabalho será necessário em qualquer caso.
- Como os blocos de espuma têm uma estrutura celular, eles têm um efeito benéfico no processo de troca natural de ar no ambiente residencial. É agradável e confortável estar em tal ambiente.
- As vantagens dos blocos de espuma incluem suas características de alta insonorização.Graças a essas qualidades, o ruído irritante do lado de fora não é ouvido nas casas de quarteirão.
- Blocos de espuma de concreto também são bons porque podem ser usados para a construção de uma variedade de estruturas. Por exemplo, pode ser um anexo, um mirante, uma cerca ou até mesmo um canteiro de flores original em uma casa de campo / jardim.
- Os blocos de espuma têm um grande volume. As casas são construídas com este material rapidamente.
- Muitos artesãos e construtores são atraídos pelo fato de que a espuma de concreto é um material não caprichoso. Ele pode ser aparado ou cortado em uma peça extra, se necessário. E, para isso, você não precisa comprar ferramentas caras especiais - uma serra ou serra comum será suficiente.
- Deve-se notar que a espuma de concreto é reconhecida como um material seguro. Não prejudica a saúde dos construtores e das famílias durante a obra ou após sua conclusão. Sim, no processo de criação de tais blocos estão envolvidos componentes sintéticos, mas sua porcentagem é tão pequena que não afeta de forma alguma o respeito ao meio ambiente dos produtos.
- O bloco de espuma é um material durável, portanto, as casas a partir dele são duráveis.
- Os consumidores escolhem blocos de espuma por causa de sua segurança contra incêndio.
- As casas de blocos de espuma diferem por não exigirem acabamento obrigatório. Normalmente, essas obras são dirigidas de forma a dar à estrutura um aspecto estético e atraente, nada mais.
- Muitos usuários acreditam erroneamente que apenas uma casa muito simples e discreta com um modelo de design pode ser construída com blocos de espuma. Na verdade, não é esse o caso. Se você conectar a imaginação e os especialistas adequados, poderá obter um edifício muito original e brilhante, que definitivamente não ficará sem atenção.
- Os blocos de espuma não perdem suas qualidades positivas, mesmo depois de muitos anos.
É impossível não levar em consideração uma série de desvantagens características dos blocos de concreto de espuma.
Vamos considerá-los em detalhes.
- Como mencionado anteriormente, os blocos de espuma têm uma estrutura porosa, que é tanto positiva quanto negativa. Por conta desse recurso, os blocos são frágeis, por isso é necessário trabalhar com eles com mais cuidado, além de transportá-los.
- Infelizmente, esses materiais são caracterizados por uma forte absorção de umidade, o que afeta negativamente suas qualidades.
- Também é necessário levar em consideração o fato de que os blocos de espuma encolhem consideravelmente. Em primeiro lugar, isso se aplica a edifícios feitos de material do tipo autoclave.
- Já foi indicado acima que as casas de espuma de concreto não precisam ser acabadas. No entanto, edifícios inacabados geralmente parecem sombrios e enfadonhos. Claro, você pode dar a eles uma aparência mais estética, mas para isso você terá que comprar materiais de acabamento especiais projetados especificamente para o bloco de espuma.
- Para blocos de espuma, não é recomendado o uso de fechos simples, uma vez que eles não ficam muito seguros em tais bases. Você terá que comprar fixadores especiais.
- Casas feitas de blocos de espuma definitivamente precisam ser reforçadas. Na maioria das vezes, o reforço é instalado onde estão as aberturas do edifício. Se você não usar o reforço de espuma de concreto, simplesmente não obterá pisos suficientemente fortes e confiáveis.
- Não se esqueça que hoje existem muitos blocos de baixa qualidade, por isso é necessário escolhê-los com muito cuidado para não esbarrar em um produto ruim.
- Os blocos de espuma de concreto não podem se orgulhar de uma geometria boa e correta, razão pela qual, durante o processo de assentamento, esses materiais muitas vezes precisam ser nivelados adicionalmente para obter sobreposições normais.
- Esses materiais não têm uma boa capacidade de carga.
Plantas
A construção de qualquer casa começa com a competente elaboração de um projeto e um desenho detalhado indicando todos os detalhes constituintes da futura construção. É durante a concepção de uma habitação que se desenvolve o seu layout. Considere vários projetos atraentes de casas de blocos de espuma de um andar.
Se você quer construir uma pequena casa no campo, vai gostar do projeto de uma estrutura de 7x9 m bem cuidada:
- pode ser construído sobre uma base monolítica em faixas;
- para paredes externas, é permitido o uso de uma combinação de blocos de espuma e blocos aerados;
- os pisos são feitos de concreto armado;
- para um telhado de duas águas simples, telhas de metal são adequadas.
Convencionalmente, esse edifício pode ser dividido em duas metades. No lado esquerdo há espaço para um pequeno quarto de 9 m². m. Diretamente em frente deve ser colocado um hall mais espaçoso, combinado com uma cozinha localizada no lado direito da habitação (esta área ocupará 23,7 m²). Atrás da cozinha à direita, você precisa alocar um pequeno espaço para a sala da caldeira (2,5 m²).
O último quarto deste lado será um banheiro combinado de 2,9 m². m. A área perto da porta da frente e da porta que dá para o quintal deve ser continuada com pequenos corredores de 4,1 e 3,1 sq. m (para a porta dos fundos). Nessas condições, é perfeitamente possível equipar o sótão.
Quanto ao exterior, os materiais leves, complementados por alvenaria e elementos de madeira, são adequados aqui.
Também hoje, muitas pessoas encomendam projetos de casas de blocos de espuma, cujas dimensões são 8x8 m. Via de regra, edifícios de dois andares têm esses parâmetros, mas isso não significa que eles não possam ser usados para casas de um andar.
Portanto, em um edifício de 8x8 m, há um local para tais salas:
- a maior parte deve ser reservada para uma espaçosa sala de estar combinada com uma cozinha (28,60 m²);
- na frente do hall e da cozinha, reserve um lugar para o hall que vai da entrada à porta das traseiras (15,4 m2) para dividir o edifício em duas metades;
- do lado direito do corredor existe um espaço para um quarto ou um quarto de hóspedes (13 m²), uma pequena casa de banho (5,8 m²), bem como um quarto de vestir (7,20 m²) localizado na esquina do prédio.
Essa casa pode ser complementada com um belo terraço de verão, no qual as famílias podem relaxar em dias quentes. Ele pode ser posicionado ao longo da parede. Neste caso, a largura do terraço será de 3-4 m.
Uma casa de blocos de espuma com dimensões de 8 por 10 m pode ser um sucesso.
Vamos considerar em detalhes quais instalações (e qual área) podem ser localizadas em tais condições:
- um belo terraço pode ser organizado na entrada da casa;
- a primeira sala a seguir ao terraço será um vestíbulo (2,7 m2), que se transforma em hall (3,42 m2);
- no lado esquerdo do vestíbulo e hall, coloque um banheiro (6,3 m²);
- no lado direito, organize uma confortável sala de estar (20,56 m²);
- imediatamente atrás da sala, você pode equipar uma pequena cozinha (11,2 m²);
- em frente à cozinha (no lado oposto - à esquerda), aloque uma área para um quarto (10,6 m²).
Se você está planejando construir uma pequena casa de bloco com dimensões de 6x8 m, então você deve considerar o seguinte projeto.
- essa casa pode ser o mais simples possível;
- posicione o corredor no canto direito da residência;
- equipar uma pequena casa de banho na frente do hall, que irá separar condicionalmente a entrada da casa e do quarto, situada no canto do lado direito;
- em frente aos quartos indicados, coloque uma grande sala de estar, separada por uma divisória da cozinha.
Uma casa de bloco com um tamanho de 9x9 m será mais espaçosa.
A seguir, consideraremos como organizar todos os quartos necessários em tal estrutura:
- divide por um pequeno hall a cozinha à direita (8,9 m²) e a casa de banho à esquerda (WC - 2,8 m², casa de banho - 3,6 m²);
- reserve o espaço restante para um amplo hall e uma zona de refeições (34,8 m2), no canto, instale uma escada de acesso ao sótão;
- no sótão um estudo (8 ou 11 m2), atrás da parede deste um quarto (14 m2), e depois do quarto há outro estudo (12,1 m2), localizado no canto;
- coloque o banheiro do lado esquerdo do segundo escritório (8,7 m²);
- organize uma pequena varanda com uma saída do primeiro estudo.
Da mesma forma, pode-se equipar uma casa mais espaçosa de 9x10 ou 10x10 m, tal estrutura pode ser complementada com uma garagem, separada por uma divisória da sala da caldeira.Na restante área, será possível organizar todos os quartos standard.
Os projetos de casas acima são os mais populares. Claro, moradias mais espaçosas de 100, 150 (e mais) metros quadrados podem ser construídas com blocos de espuma.
Escolhendo uma fundação
Uma casa de blocos de espuma, como qualquer outro edifício, deve ser construída sobre uma base confiável e de alta qualidade. A fabricação de tal base deve ser iniciada somente após a divisão geodésica dos eixos no local. Isso deve ser feito de acordo com os dados do projeto. Ao escolher uma ou outra fundação para uma estrutura de bloco de espuma, você precisa levar em consideração o nível do lençol freático, o tipo exato de solo e o nível de seu congelamento.
Algumas pessoas recusam essa etapa, porque um estudo tão detalhado do local pode custar uma boa quantia. O tipo de solo e o nível do lençol freático podem ser determinados de forma independente, retirando-se um poço com profundidade de 2-3 m, no entanto, será muito difícil identificar o cálculo correto das cargas que serão transferidas para a fundação - confiar esse trabalho a profissionais.
Na maioria das vezes, nos casos em que as águas subterrâneas estão localizadas a uma profundidade não superior a 2 m, um monólito forte e confiável é escolhido. Se a profundidade ultrapassar a marca supracitada, o solo não diferir no levantamento e o ponto de congelamento não atingir 1 m, então é permitido fazer alicerces de um pequeno aprofundamento, por exemplo, opções de fitas.
Processo de construção
Uma casa térrea de blocos de espuma pode ser construída com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa seguir estritamente as instruções. Vamos nos familiarizar com isso.
A primeira coisa que você precisa fazer é construir uma base. Ele desempenha um dos papéis mais importantes na construção de qualquer casa. Ele pode ser construído não apenas por um mestre experiente, mas também pelo dono da casa.
Vamos considerar como fazer isso corretamente usando o exemplo de uma estrutura de fita, que pode ser usada na construção de uma casa de blocos de espuma:
- primeiro você precisa fazer marcações precisas, para isso eles cavam trincheiras com a largura e profundidade necessárias;
- no fundo da vala é colocada uma "almofada" de areia e brita, cuja espessura pode ser de 15 a 20 cm;
- em seguida, a fôrma é feita a partir de placas (pode-se usar também fôrma de espuma de poliestireno não removível), cuja espessura deve ser de cerca de 5 cm, posicionar os espaçadores de forma que haja vãos de metros entre eles;
- fazer a cofragem, envolver-se na instalação de barras de reforço;
- não comece a derramar concreto antes de molhar as tábuas com água;
- colocar o concreto gradativamente, compactando cada camada com vibração;
- após completar as etapas listadas, a base deve ser coberta com serragem ou tecido;
- agora retire a cofragem e proceda à impermeabilização da estrutura com os materiais adequados.
Quando você terminar de derramar a base, é preciso esperar até que ela ganhe força. Isso pode levar um mês ou mais.
Então você pode começar a colocar as paredes.
- Colocar materiais impermeabilizantes na base. Isso será necessário para que a umidade proveniente do solo não colida com os blocos de espuma e não se disperse ao longo de todo o plano das paredes. Para isso, as telhas devem ser colocadas sobre uma pequena camada líquida de argamassa de cimento.
- Em seguida, um bloco de canto é colocado na solução. A primeira parte deve ser alinhada corretamente com um martelo e um nível. O bloco deve ser posicionado horizontalmente (isso se aplica a todos os planos).
- O primeiro a equipar os cantos da casa. Eles devem ser elevados a uma altura de 4-5 blocos. As aberturas resultantes de tais trabalhos deverão ser futuramente assentadas com blocos de espuma.
- Se for necessário fazer furos ou reentrâncias nos blocos para os elementos de comunicação, não será difícil fazê-los devido à flexibilidade da espuma de concreto.
- Depois de projetada e orientada corretamente a linha inicial, você deve prosseguir para a posterior colocação de paredes e divisórias de acordo com o plano de projeto.
- Cada linha subsequente de blocos deve ser feita com referência à anterior.
- Complemente as estruturas de suporte com um cinto blindado.
- Para a disposição dos jumpers, geralmente são utilizadas peças prontas com a forma correspondente.
- O piso do sótão é executado da mesma forma que as estruturas entre pisos em habitações com dois ou mais pisos. Mas lembre-se de que as placas não podem ser colocadas diretamente sobre os blocos de espuma. Para isso, costuma-se utilizar uma cinta de armo monolítica fundida de concreto. As sobreposições são colocadas em tal base.
- Ao projetar um sótão, é permitido o uso de estruturas feitas de vigas de madeira ou metal.
Depois de colocar as paredes do bloco de espuma, você deve prosseguir para a construção do telhado.
Isso é feito nesta ordem:
- primeiro, as vigas são montadas;
- em seguida, elementos como contra-rede e torneamento são montados;
- em seguida, o material de isolamento térmico é colocado;
- o próximo passo é colocar a cobertura.
Só depois de concluir todo o trabalho acima, você pode prosseguir para a decoração interior da residência de bloco de espuma resultante. Não se recomenda a aplicação de misturas convencionais de gesso em concreto aerado, pois absorve umidade. Na maioria das vezes, essas misturas são aplicadas a placas de gesso ou substratos de plástico com molduras pré-concebidas (metal ou madeira).
Se estamos falando sobre o acabamento do banheiro e da cozinha, então aqui você precisará colocar materiais de barreira de vapor. Só depois disso, podem ser instaladas nas paredes placas de fibra de gesso, sobre as quais futuramente serão colados os ladrilhos.
Em uma casa de concreto de espuma, você pode colocar os seguintes pisos:
- de madeira;
- laminado;
- linóleo;
- Grés porcelânico / ladrilhos de cerâmica;
- piso autonivelante.
Belos exemplos
Do bloco de espuma, você pode obter uma casa limpa e aconchegante com paredes externas com acabamento em material de fachada branco e alvenaria. O telhado de quatro águas pode ser acabado com telhas marrons. Portas e janelas de madeira escura ficarão harmoniosas em tal estrutura.
Uma casa de bloco de um andar com telhado de duas águas escuro e paredes externas claras, complementada por painéis de madeira perto da porta da frente e em suportes sob a parte saliente do telhado, ficará linda. As molduras das janelas brancas como a neve, feitas de madeira ou plástico, combinam perfeitamente com esse fundo.
Uma casa de bloco chique com um telhado de quatro águas marrom escuro, um grande terraço com colunas, tijolos / alvenaria nas paredes e janelas com molduras pretas acabará sendo chique. O terraço pode ser cercado com uma cerca preta forjada e divisórias em arco podem ser construídas entre as colunas.
Para obter informações sobre como construir uma casa com blocos de espuma com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.