A escolha de instalação e fabricação de blocos de espuma em casa

A escolha de instalação e fabricação de blocos de espuma em casa
  1. Características do material
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Equipamentos e ferramentas
  4. Consumo e proporções da mistura
  5. Como fazer isso?

A espuma de concreto é um material muito popular para construção de baixo relevo. Além da produção industrial, também é feita de forma independente. O lançamento de blocos de diferentes tipos pode ser um negócio lucrativo. No entanto, a produção de blocos de espuma em casa tem várias características. Antes de comprar o aparelho necessário, é preciso ter uma ideia das características do próprio material, a escolha correta das ferramentas de acompanhamento, bem como o consumo das misturas utilizadas.

Características do material

Os blocos de espuma são feitos de uma argamassa, que inclui:

  • areia;
  • Cimento Portland;
  • agente espumante (concentrado de espuma);
  • agua.

Ao mesmo tempo, a densidade aparente da espuma de concreto pode ser diferente. Na verdade, é concreto com uma estrutura celular. É formado por uma massa de bolhas de ar fechadas. Este recurso determina a baixa densidade, bem como a condutividade térmica do material. Em diferentes densidades, os blocos de espuma podem ser usados ​​como isolantes térmicos, isolantes térmicos estruturais e materiais estruturais com baixa condutividade térmica.

Via de regra, é pela marca do concreto espumoso que se determina o nível de sua densidade. Quanto mais baixo for, menos mistura foi usada para fazer o material. Este fato se reflete no preço de custo (o concreto espumado é mais barato que o concreto). Porém, com uma densidade relativamente baixa, é considerado um material vantajoso para a construção de divisórias no interior da casa.

O bloco de espuma é fácil de processar, pode ser cortado com uma serra típica. Além disso, ele não desmorona quando os pregos são cravados nele. No trabalho, lembra a madeira, na forma é um retângulo. Os blocos podem ser de tamanhos diferentes: desde elementos padrão até elementos muito grandes.

O concreto espumoso feito em casa tem as dimensões determinadas pela forma da unidade adquirida.

Vantagens e desvantagens

A espuma de concreto tem muitas vantagens, graças às quais é muito procurada na indústria da construção. Este material praticamente não altera suas características de qualidade e desempenho ao longo do tempo, não está sujeito ao envelhecimento. Respeito ao meio ambiente torna-o inofensivo para a saúde do fabricante, construtores e residências. Não emite substâncias tóxicas para o ar, é considerado durável e confiável e garante um bom isolamento térmico.

Além disso, possui altas propriedades de isolamento acústico, permitindo reduzir o nível de ruído, o que é importante para uma pessoa moderna. O bloco de espuma é inerte ao fogo. É capaz de estabilizar a temperatura ambiente em ambientes internos, é fácil de instalar e também tem uma alta rentabilidade de produção. Devido ao seu baixo peso, não cria uma carga colossal como o concreto. Isso permite que você reduza os custos ao instalar a fundação.

No entanto, junto com as vantagens, o concreto espumado também tem desvantagens. Por exemplo, apesar de ser considerado durável, perde para concreto e concreto armado. Outras nuances incluem o fato de que o bloco de espuma não funciona na dobra. Também é instável à umidade, pois é capaz de absorvê-la do meio ambiente.

Independentemente de o material ser produzido na produção ou em casa, ele encolherá.

Equipamentos e ferramentas

Ao fazer blocos de espuma em casa você pode precisar dos seguintes equipamentos e acessórios:

  • alimentador para cimento e areia;
  • gerador de espuma com capacidade de pelo menos 200 l / min;
  • instalação baro;
  • dispensador de água usado;
  • peneira vibratória (peneira de matéria-prima);
  • mangueira de saída de mistura pronta;
  • compressor;
  • betoneira com volume mínimo de 250 litros;
  • formas especiais para blocos ou uma máquina de corte.

Hoje não será difícil comprar o equipamento necessário para a produção de materiais de construção em casa. Se desejar, você pode adquirir não apenas uma linha de produção completa, mas também seus componentes individuais. É importante considerar que os equipamentos para a produção de blocos de espuma em casa não são apenas fixos, mas também portáteis. A linha pode ser transportadora ou automatizada. Esses fatores determinam o custo do equipamento adquirido.

No coração de qualquer conjunto de equipamentos está um gerador de espuma. Tal dispositivo por dia pode fornecer a liberação de cerca de 100-110 metros cúbicos de material. Uma característica distintiva das linhas fixas é sua alta produtividade, com excelente qualidade e baixo custo. Considerando que tal kit custará cerca de 1,5 milhões de rublos, isso coloca em questão sua compra.

Uma planta móvel de espuma de concreto não requer a compra de um caro gerador de espuma, o que a torna muito procurada no mercado de construção. No entanto, junto com isso, ele não pode se orgulhar de alto desempenho. Como regra, neste caso, um ajuste de pressão é usado, mas com toda a sua potência, não é capaz de produzir mais de 40-45 metros cúbicos de material acabado por dia.

Neste caso, blocos prontos são frequentemente criados com um alto consumo de agentes espumantes.

Sua força é inferior aos análogos criados em linhas estacionárias. O preço de um conjunto completo para produção doméstica pode variar de 50 a 300 mil rublos. Ao mesmo tempo, via de regra, os equipamentos de alta potência têm um custo elevado. Por exemplo, um conjunto de 300.000 rublos pode fornecer cerca de 72 metros cúbicos de espuma de concreto por dia.

Uma linha automática precisa de grandes áreas, o que muitas vezes é problemático, porque não foi fornecida inicialmente. Normalmente, tais linhas requerem a criação de silos para cimento, água, areia, além de aditivos com dosagem automática. Além disso, é necessário pensar nas áreas de secagem do concreto espumoso, concretando-o em formas, bem como na instalação para corte. Esse equipamento é capaz de produzir, em média, cerca de 80-100 metros cúbicos de material por dia, mas nem todos podem pagar esse luxo, pois o conjunto custará de 1,5 a 3 milhões de rublos.

Quando na fase inicial não há dinheiro suficiente, eles compram equipamentos usados. No entanto, neste caso, você deve estar preparado para o fato de que algumas peças podem precisar ser substituídas com rapidez suficiente.

Além disso, você precisa entender que o equipamento que estava em operação pode causar a má qualidade da espuma de concreto acabada.

As formas adquiridas para a espuma de concreto podem ser diferentes. Hoje eles são feitos de aço, madeira compensada e plástico. A capacidade dos produtos é diferente, por exemplo, você pode adquirir moldes plásticos com dimensões de 390x190x288 mm, opções de compensados ​​com dimensões de 588x300x188 mm, contrapartes de aço com dimensões de 600x300x200 mm. Na hora de comprá-los é importante levar em consideração o rigor da geometria, pois a qualidade do material acabado dependerá diretamente disso. Mesmo a mais leve violação de simetria é inaceitável.

Ao escolher formas para despejar massa de concreto espumoso, deve-se prestar atenção ao material de sua fabricação. Considerando que a cofragem pode ser combinada, isto é especialmente importante. Por exemplo, se o vendedor observa que a versão de metal com inserções de plástico reforçadas é capaz de suportar até mesmo as temperaturas mais altas, você não deve confiar cegamente nisso.

O fato é que essas formas têm vida curta. No processo de secagem e endurecimento da massa de concreto espumoso, uma grande quantidade de calor será liberada.

O plástico, por mais alta qualidade que seja, reage ao aumento da temperatura.

Consumo e proporções da mistura

As proporções dos ingredientes constituintes na fabricação de concreto espumoso são as seguintes: para 320 kg de cimento (por exemplo, grau M500) 420 kg de areia, 45 litros de água para obter espuma e 120 litros de água para a solução são tomados . Quanto ao agente espumante, seu consumo depende de uma marca específica. Normalmente, para esse volume, é usado na faixa de 1,2-1,5 kg. A água para a produção pode ser obtida não só da torneira, mas também é adequada água técnica de dureza moderada.

A receita e as proporções dependem diretamente da densidade da espuma de concreto, que deve ser obtida no final. Por exemplo, se você precisa da densidade aparente de blocos de espuma D 600, pegue 210 kg de areia, 310 kg de cimento, 110 litros de água para a solução e 54 litros para diluir a espuma. Além disso, 1,3 kg de concentrado de espuma e 715 litros de espuma são os blocos de construção. Ao misturar toda a quantidade de componentes, obtém-se uma massa úmida de 685 kg.

Quando uma alta densidade é necessária (por exemplo, 1000 kg por m3), a massa de concreto aerado é feita de 590 kg de areia, 350 kg de cimento, 120 litros de água em solução, 42 litros em espuma. Para tal receita, não mais do que 1 kg de concentrado de espuma e 560 litros de espuma são usados. Como resultado, neste último caso, a massa de matéria-prima para a produção de blocos de espuma será de 1103 kg.

É importante monitorar a homogeneidade da espuma e solução resultantes. Isso aumentará as características de qualidade do material acabado. Ao escolher a receita desejada, deve-se ter em mente que de acordo com o GOST atual, o encolhimento do material acabado não deve exceder 3 mm por 1 sq. m.

Como fazer isso?

A produção de blocos de espuma em casa é realizada de duas formas: fundição e serragem. A tecnologia de fabricação clássica do tipo faça você mesmo envolve o uso de formas especiais do tipo cassete com partições e laterais removíveis para dividir a capacidade total em seções separadas do mesmo tamanho. Nessas formas, a solução seca e endurece, após o que a espuma de concreto acabada é removida. A principal vantagem deste método de fabricação de material de construção é o fato de que o bloco monolítico não precisa ser cortado.

Isso elimina a necessidade de aquisição de uma serra, o que reduz os custos do equipamento. No entanto, é a forma que pode causar a violação da geometria estrita. Após o endurecimento, nem todos os elementos colocados no molde ficarão perfeitamente uniformes, mesmo na compra de uma fixação cara. O casamento será em qualquer caso, e esta é uma despesa extra da mistura usada.

Para evitar a destruição dos blocos de espuma, é necessário usar um lubrificante especial que se decompõe ao ar livre em alguns dias.

Essas substâncias não são baratas, porém, se não forem utilizadas, podem causar lascas ou rachaduras nos blocos de espuma.

Na maioria das vezes, a tecnologia de serragem é usada na produção doméstica. Neste caso, um grande molde é primeiro vazado, que é posteriormente cortado em elementos separados de um determinado tamanho. Para este método, é comprada uma máquina de serrar. Embora exija algum investimento financeiro, a lucratividade aumentará. As vantagens desse método são a geometria rígida de cada elemento, além de minimizar a formação de cavacos nas bordas dos blocos de espuma.

No entanto, essa técnica pode atingir bem a carteira, uma vez que é necessário um equipamento especial para produzir pequenos blanks e é caro. Além disso, cortar a placa monolítica em pequenos pedaços aumenta o tempo de produção do material.

A máquina de corte vem em duas variedades. No primeiro caso, trata-se de uma unidade na qual o material monolítico é cortado imediatamente após seu endurecimento (deformado). Isso é conveniente porque você não precisa transferir a placa inteira para a máquina de serrar, reduzindo assim os custos de mão de obra e o tempo. Os blocos de espuma são cortados usando cordas especiais caracterizadas pela alta precisão de corte.

As desvantagens desses elementos de corte são sua fragilidade, bem como um custo decente.

O segundo tipo de equipamento de corte requer a transferência de um monólito de concreto de espuma para o corte. Neste caso, deve ser cortado com lâminas do tipo disco. Ao contrário das cordas, essas facas são duráveis ​​e as unidades em si são econômicas de manter. No entanto, transferir lajes de espuma de concreto para eles, para dizer o mínimo, é inconveniente e problemático.

A cura dos blocos de espuma pode ser realizada de duas maneiras: natural e autoclave. Ao mesmo tempo, os elementos secos pelo segundo método apresentam as melhores características de qualidade. Assim, é possível criar as condições mais favoráveis ​​para a obtenção de um bom material de construção. Porém, o preço desse equipamento atinge significativamente o bolso, portanto, quando é produzido em pequenos volumes, não é comprado.

O concreto de espuma auto-secante seca melhor no verão. Regra geral, se a temperatura da divisão for inferior a zero durante a secagem, é necessário cobrir a cofragem ou pensar na criação de câmaras especiais para a vaporização de blocos de espuma. No primeiro caso, costuma-se usar polietileno ou manta industrial. No segundo, uma sala dentro da oficina de produção é destinada para essas necessidades.

Nesse ambiente, é criado um regime especial de temperatura, levando em consideração a umidade necessária para o endurecimento uniforme e correto dos blocos. Muitas vezes, os geradores de vapor são usados ​​para esses fins, tentando automatizar o processo de trabalho. Quando não há dinheiro extra, mas você não quer aumentar o tempo de secagem dos blocos de espuma, eles recorrem a diferentes opções de orçamento para resolver esse problema. Alguém coloca baldes de água na câmara, em outro caso, as comunicações com o aquecimento a gás são realizadas nela.

Aqueles que não estão satisfeitos com essas soluções fecham uma determinada parte do galpão de produção com qualquer material disponível que seja notável por um preço aceitável. Por exemplo, tijolos velhos, folhas perfiladas ou mesmo os mesmos blocos de espuma são usados ​​como cerca. Ao vaporizar a câmara com gás, é necessário levar em consideração a otimização do modo selecionado. Idealmente, a umidade na sala não deve ser inferior a 65%. No entanto, se a produção não prevê a compra de equipamentos especializados na forma de câmara de calor e umidade, isso pode afetar a certificação do material acabado.

Tecnologia de manufatura

A tecnologia padrão para fazer blocos de concreto de espuma em casa consiste em várias operações.

  • Inicialmente, um concentrado de espuma é preparado em um recipiente separado. Em seguida, ele é combinado com água e enviado para um gerador de vapor. Se à disposição da produção independente houver uma unidade de cavitação que espuma o conteúdo por meio de ultrassom, essa etapa é pulada.
  • O próximo passo é fazer uma mistura de concreto espumoso. Para isso, os componentes necessários da mistura e aditivos especiais são colocados na câmara do misturador. Em seguida, a câmara é preenchida com a espuma previamente preparada. De acordo com as regras da tecnologia, a mistura na câmara ocorre em poucos minutos.
  • Se uma unidade de cavitação for usada na produção, inicialmente, um agente espumante é colocado na câmara para misturar... Neste caso, os componentes restantes da solução de trabalho são colocados posteriormente. Neste caso, o tempo de agitação não deve exceder 0,5 minutos. Nesta fase, a solução está pronta para servir.
  • Após agitação, a composição é vertida nas formas existentes. Para evitar que a massa grude na superfície do equipamento, os pontos de contato são pré-lubrificados com óleo de máquina ou um fluido lubrificante especial. É desejável que a temperatura ambiente durante a solidificação e o endurecimento da composição seja de pelo menos +20 graus ° C. Após cerca de 8 a 10 horas, o concreto espumoso ganhará um quarto de sua resistência.

Este é o melhor momento para cortá-lo, levando em consideração as dimensões exigidas, bem como a embalagem. Os elementos ganham força final após 28 dias a partir do momento de sua fabricação. A força de temperamento é considerada um terço da dada.

O produto pode ser vendido em dois dias.

O que considerar?

Às vezes pode parecer muito mais fácil fabricar de forma independente equipamentos para a produção de blocos de espuma, utilizando conhecimentos básicos, cálculo de potência e desenhos, que hoje não serão difíceis de encontrar na Internet. Porém, na verdade, vale a pena considerar: a fabricação de espuma de concreto em uma mini-planta doméstica não permite imprecisões, pois disso dependem seus benefícios. Você precisa entender que, em casos extremos, o produto de fábrica não será difícil de vender no futuro como desnecessário, enquanto os produtos caseiros permanecerão não reclamados.

Para a produção de blocos de espuma, é utilizado o cimento Portland da marca M 500. Para melhorar as características de qualidade dos elementos acabados, vários aditivos são adicionados a ele. Por exemplo, usando o modificador "Bio NM", você pode melhorar a resistência ao gelo de blocos de espuma. Devido aos aditivos "Bio-Lux" e Laston, é possível aumentar a concentração de ar na estrutura do material.

Para que o material acabado tenha excelentes propriedades de isolamento térmico, um agente espumante do tipo industrial deve ser adquirido para sua fabricação. Não importa o quanto você queira economizar e fazer você mesmo, ele não terá taxas de retenção de calor semelhantes à opção feita na produção.

Também é importante que as matérias-primas de alta qualidade sejam a base de um bloco de espuma de alta qualidade.

Você pode encontrar instruções para fazer blocos de espuma em casa assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário