Tudo sobre cordas de cânhamo
Cordas de cânhamo são produtos feitos de fibras de linho e cânhamo. Eles são fabricados em estrita conformidade com GOST 30055-93.
O que é e do que é feito?
A gama de produtos é bastante extensa, pois em diâmetro podem variar de 10 mm a 8 cm, enquanto a circunferência não ultrapassará 25 cm. Em tal corda há uma simbiose harmoniosa entre a maciez do linho e a confiabilidade do cânhamo. É melhor se sua combinação em um produto for uma proporção de 1: 1. O cânhamo não tem medo dos raios solares ou da radiação térmica, não acumula eletricidade estática, é absolutamente natural, o que significa que é amigo do ambiente.
Tanto as cordas de linho quanto de cânhamo tendem a se alongar em 10% se estiverem constantemente estressadas.
O produto possui densidade relativa de 1,38%. O peso de um metro corrido de uma corda depende de seu diâmetro, bem como de ser branca ou alcatroada. Conseqüentemente, um metro de cabo com diâmetro de 16 mm será mais leve do que um metro do mesmo cabo com diâmetro de 20 mm.
Existem desvantagens nos produtos feitos de cânhamo e linho. Isso é imersão, absorção de água. Como a quantidade de água absorvida pode ser grande, a corda pode começar a apodrecer. Um produto úmido tem uma carga de ruptura reduzida, quanto mais umidade é absorvida, menor é a resistência. Isso é mais frequentemente encontrado nas cordas para a fabricação das quais uma configuração de cabo foi usada. Para evitar isso, é necessário fornecer um local seco e fresco para os produtos de cânhamo.
A produção de cordas de cânhamo é realizada por meio de uma torção de três fios. Cada um dos fios, por sua vez, também é torcido. Para a fabricação de fios, são utilizadas bobinas - fios longos (não curtos) de fibra de cânhamo. A fibra, por sua vez, é derivada do cânhamo. Uma corda pode ser atribuída a um dos grupos:
- especial;
- aumentou;
- comum.
Quanto à corda de condução, só pode ser caiada.
Visão geral da espécie
Cordas e cabos de cânhamo são usados como cintas e eslingas no caso de levantar um peso leve. Embora esses produtos sejam mais leves do que cabos de aço, eles têm uma carga de ruptura menor.
Cordas de cânhamo podem ser de resina (o que significa que estão impregnadas com resina quente) e cal (não estão impregnadas de nada). A escolha de um produto impregnado ou não depende das necessidades para as quais será utilizado.
A classificação das cordas é feita por diferentes motivos, o principal dos quais é o diâmetro. O diâmetro nominal é aquele que se obtém a partir da descrição de um círculo em torno da seção transversal dos fios do cabo. De acordo com este parâmetro, as seguintes categorias são distinguidas:
- linha - com diâmetro menor que o nominal;
- cabo - seu diâmetro varia de 1 a 4 nominal;
- perlin - um garfo de diâmetros para este cabo tem 100–152 mm, ou seja, 4–6 diâmetros nominais;
- o cabo de cânhamo é o mais grosso, seu diâmetro é de 152–330 mm.
O tipo de tecelagem também divide todas as cordas em 2 grandes grupos: tendo uma descida reta de fios e outra reversa. Pelo número de fios de tecelagem, os produtos podem ser distinguidos:
- duas fitas;
- três vertentes;
- quatro vertentes.
A confiabilidade do produto depende diretamente de quantos fios são usados para tecê-lo. A corda inclinada é perfeita, por exemplo, para isolar uma construção de madeira. Ele é colocado entre os logs.
A matéria-prima usada para fazer as cordas é muito importante, principalmente como fator de preço. A corda pode ser comum ou farpada. O preço dos produtos pode variar.
As nuances de escolha
Ao escolher um produto, é necessário orientar-se principalmente pelas necessidades para as quais ele será utilizado. Se for uma decoração, então é permitido simplesmente escolher as cordas que você gosta e se adequar ao esquema de cores. Se você planeja usar o produto para cargas, deve levar em consideração esse indicador como o fator de segurança. Deve ser pelo menos 8. É calculado usando uma fórmula especial. E você também precisará saber a força de ruptura do produto.
Formulários
Os produtos de corda de cânhamo têm mais do que uma ampla gama de aplicações. Para fins industriais e de construção, são usados para transportar ou reter cargas em altura como um dos componentes das lingas de carga. A indústria de petróleo e gás usa amplamente cordas, elas são indispensáveis para sondas de perfuração (isso se aplica a tipos de perfuração como corda de percussão de exploração e produção). O comércio marítimo não pode prescindir dos cabos de cânhamo, porque na água salgada não perdem a sua forma original, não apodrecem e mantêm as suas propriedades operacionais por muito tempo.
Curiosamente, uma corda de cânhamo pode ser a peça central de uma corda de aço.
Recentemente, cordas e cabos têm sido amplamente utilizados como elementos decorativos. Mas, nesse sentido, eles começaram a ser aplicados há relativamente pouco tempo. O estilo marinho no interior e na paisagem parece fresco e elegante, e uma corda de cânhamo é um atributo indispensável para decorar muitos itens: bancos, espelhos, corrimãos de escadas, cadeiras. Ele pode ser usado para embrulhar um poste ou decorar degraus, até mesmo decorar uma cabana de madeira. Pela sua naturalidade e respeito pelo meio ambiente, as cordas são seguras para o ser humano, podendo fazer parte de qualquer decoração, até mesmo de um quarto de criança. Para uso ao ar livre (por exemplo, na decoração de bancadas, gazebos, lanternas, postes), é necessário cuidar da impregnação de produtos de decomposição, principalmente se estiverem expostos à precipitação ou estarão em contato direto com o solo.
O uso não convencional de cordas de cânhamo como meio de selar as costuras entre as copas de uma casa de toras tornou-se muito popular. Na verdade, isso é bastante compreensível, porque é a corda de cânhamo nas suas características que pode competir com os aquecedores tradicionais e com a estopa de construção ou de linho.
O diâmetro da corda, com a qual se pretende isolar as copas, é selecionado com base na espessura dos vãos entre as toras.
Comparação com outros tipos de cordas
Em comparação com a corda de juta, o cânhamo é definitivamente inferior em termos de suas características externas. O produto de juta tem um aspecto original e atraente. Mas Como a juta não é cultivada na Federação Russa e o cânhamo, que serve como matéria-prima para cordas de cânhamo, é cultivado, você precisa entender que os produtos de cânhamo são muito mais baratos. Se falamos de uso na frota, então é o cânhamo que é menos suscetível aos efeitos da água salgada e resiste bem às cargas aplicadas. Quanto às diferenças na naturalidade da composição, elas estão ausentes. Tanto a juta quanto o cânhamo são materiais ecológicos, como os produtos feitos com eles.
O comentário foi enviado com sucesso.