Que tipo de artesanato você pode fazer com tocos de árvore?

Contente
  1. Como trabalhar com o material corretamente?
  2. Opções de móveis
  3. Como organizar canteiros de flores?
  4. Mais ideias
  5. Exemplos em paisagismo

Você pode fazer muitos artesanatos diferentes com tocos. Podem ser várias decorações e peças de mobiliário originais. É fácil trabalhar com o material especificado e o resultado pode, em última análise, encantar o mestre. Neste artigo, descobriremos quais artesanatos podem ser feitos com tocos de árvores.

Como trabalhar com o material corretamente?

Antes de assumir a fabricação de produtos naturais caseiros, o mestre deve saber exatamente como trabalhar corretamente com o material. Existem várias ações padrão que devem ser seguidas por um mestre que cria qualquer embarcação. Vamos considerar quais procedimentos são necessários.

Descascamento

O descascamento é fundamental para o manuseio adequado do toco. Esta operação é realizada se houver danos graves, poeira ou pragas sob a casca da base de madeira. O descascamento também será necessário se a casca prejudicar gravemente a aparência.

Deve ser removido com um formão. A ferramenta não deve ser muito afiada.

Pedaços de casca são simplesmente retirados e, em seguida, removidos.

Nos locais onde a casca se separou da base, também é apanhada com um cinzel e retirada em camadas inteiras. Se a casca ficar muito apertada, o cinzel deve ser preso à fibra ou câmbio. Depois disso, batendo levemente no martelo, a ferramenta é guiada ao longo do cano. Desta forma, você pode facilmente quebrar pedaços da crosta.

O descascamento é uma operação que requer muito cuidado do mestre. Se o cinzel tocar repentinamente o alburno do toco, não será possível se livrar do dano remanescente.

Remoção de áreas afetadas

Para um trabalho competente e preciso com tocos, o mestre deve remover todas as áreas afetadas. Acontece que existem pontos de podridão pronunciados na madeira. Eles estragam muito a aparência do material natural.

Você pode se livrar da podridão da mesma forma que os restos da casca. O mestre pode usar uma escova de metal manual.

Não será capaz de danificar as superfícies saudáveis ​​da árvore, mas limpará a poeira e outros defeitos com muita facilidade.

Se não houver nada no interior do coto e ele estiver vazio (o núcleo apodreceu), essa área é simplesmente cortada com uma serra elétrica. Alguns artesãos preferem usar uma motosserra. Se o caroço do cânhamo estiver intacto, será conveniente cortar o contorno com um quebra-cabeças. Depois disso, com muito cuidado, em pequenos pedaços, acabará quebrando a madeira defeituosa com um cinzel.

Se a profundidade da lesão ultrapassar os parâmetros da lima do quebra-cabeça, o restante do material defeituoso é retirado com cinzel. Primeiro, a linha de contorno é aprofundada até ele e, em seguida, removida em tiras de 2 milímetros de espessura. Não se deve usar o cinzel imediatamente, pois existe um alto risco de sair dos contornos e causar sérios danos à madeira sã.

Muitos artesãos removem as áreas danificadas com uma escova de metal. É instalado em uma trituradora ou furadeira com uma partida suave e controle de velocidade. Tal método é relevante e demandado, uma vez que após sua aplicação, as bordas nítidas não são visíveis na árvore. Graças a isso, as superfícies tratadas ficam bem cuidadas.

Se o beneficiamento da madeira for feito com as ferramentas acima, o mestre deve usar respirador e óculos de proteção, pois a escova sempre cria muita poeira.

Alinhamento

Antes de criar esta ou aquela embarcação, a superfície do toco deve ser nivelada. Todas as peças salientes (galhos, galhos) devem ser bem processadas. Primeiro, essas peças são cortadas com uma serra ou motosserra e, em seguida, a superfície é nivelada com uma lâmina bem afiada.

Livrando-se das irregularidades que costumam aparecer na madeira velha, o avião pode ser movido exclusivamente de cima para baixo. Caso contrário, você pode deixar muita pontuação na base, o que será muito difícil de se livrar depois.

Você também pode nivelar a superfície do toco com um machado. Normalmente, este método é usado quando é necessário nivelar uma árvore já danificada. Os melhores resultados são obtidos por um golpe desferido com uma lâmina dirigida em relação à direção do grão da árvore em um ângulo de 10-25 graus.

Se as saliências no coto forem relativamente pequenas, podem ser removidas com uma lixadeira de esmeril. É permitido mover esta ferramenta em qualquer direção - depois disso não haverá pontuação. É verdade que não é recomendável fazer movimentos muito bruscos e fazer uma pressão forte.

Fatiamento

O objetivo dessa manipulação é cortar uma ou várias camadas do cânhamo, que podem posteriormente ser usadas de diferentes maneiras. O toco, em que a parte inferior ou superior é claramente recortada, pode ser utilizado como base decorativa original, uma pequena mesa (de jantar ou de café).

Para o corte adequado do toco, ele é fixado de forma que a linha que passa por dentro do tronco, desde a raiz até o topo, fique estritamente perpendicular à superfície do solo. Depois disso, certifique-se de marcar a linha do futuro corte com uma caneta hidrocor comum ou hidrocor.

Também é conveniente usar uma guia de madeira compensada. Para isso, é retirado um pedaço de folha de contraplacado uniforme de 10 mm de espessura, são feitos furos correspondentes aos parâmetros dimensionais do cânhamo.

Em seguida, a guia é lançada sobre ela e fixada nos cantos do móvel na parte traseira com parafusos auto-roscantes. Uma vez que todas as peças estão instaladas, a barra de serra é movida ao longo da guia.

Serrar

Trabalhando corretamente com tocos, não se deve esquecer o corte competente. Se for necessário cortar um pedaço de toco saudável, é aconselhável usar uma motosserra compacta. É verdade que ela só poderá fazer entalhes retangulares. Se precisarem de uma forma mais complexa, a parte principal pode ser removida com uma serra elétrica e as seções restantes podem ser aparadas com uma faca e um cinzel.

Cinzelamento

Ao cinzelar, o mestre deve trabalhar com um cinzel. Com esta ferramenta, você precisará agir na peça de trabalho na direção das fibras de madeira.

Esmerilhamento

Operação em que a superfície da madeira fica perfeitamente lisa e bem cuidada. Não é recomendável usar uma lixadeira para isso. Melhor fazer tudo à mão, usando diferentes tamanhos de lixa. Primeiro, eles usam um grande e, em seguida, passam gradualmente para o menor.

Acontece que não é possível remover totalmente a pilha com esmeril. Neste caso, a superfície da madeira pode ser levemente umedecida. Isso permitirá que as vilosidades aumentem. Em seguida, a lixa precisará ser movida sucessivamente - de baixo para cima e transversalmente.

Opções de móveis

Os tocos podem ser usados ​​para fazer móveis bonitos, confiáveis ​​e de alta qualidade. Muitas opções são possíveis de construir com suas próprias mãos em casa. Considere vários esquemas para fazer vários móveis de cânhamo.

Braço de cadeira

Uma solução muito interessante é fazer uma cadeira confortável com um toco grande. O produto resultante pode ser usado para decorar um jardim. Na dacha, esses móveis de jardim certamente não passarão despercebidos!

Analisaremos as instruções passo a passo sobre como projetar você mesmo uma cadeira a partir de um toco.

  • Primeiro, o mestre deve preparar todas as ferramentas necessárias. É aconselhável ter pelo menos habilidades mínimas para trabalhar com o material em questão.
  • Para a fabricação de uma cadeira, é melhor usar um toco de 40-60 cm de altura do solo. Se você mesmo estiver cortando uma peça de trabalho do tronco, precisará aumentar a altura. Por exemplo, para uma poltrona de 50 cm, você precisará de um blank de 100 cm, pois o móvel ainda terá um encosto.
  • Em seguida, você precisa formar um suporte sob as costas. Um corte horizontal é feito no nível do assento. O corte deverá ser feito a 2/3 do tronco. É necessário serrar pelo lado em que a cadeira "olhará" mais tarde.
  • Para formar o dorso, é feito um corte vertical de cima para baixo até atingir um corte horizontal. A peça cortada deve ser removida.
  • A base está pronta. Agora a cadeira precisa ser decorada. Nesta fase, o mestre precisará de um cinzel e uma lixadeira. Tudo depende do tipo de decoração que pretende aplicar aos seus móveis caseiros.

Banco de sentar

A partir dos tocos, será possível formar um excelente banco sobre rodas. Usando uma motosserra, você precisa cortar o coto de forma que os cortes superior e inferior fiquem paralelos entre si, mas perpendiculares à linha do eixo. Vamos considerar passo a passo como proceder.

  • Ambas as superfícies deverão ser bem niveladas com uma plaina elétrica ou lixadeira.
  • A casca pode ser removida ou deixada - tudo é decidido pelo mestre.
  • Você pode decorar a árvore descascada como quiser.
  • Em cima da bancada, você pode colocar um pedaço de espuma de borracha e cobrir lindamente a base com couro sintético. Como resultado, o banco parecerá um pufe aconchegante.
  • Você pode construir uma mesa de centro aproximadamente da mesma maneira, mas para isso é necessário um toco com uma diferença mais impressionante de circunferências (entre a parte aérea e a parte subterrânea). A metade subterrânea, que está localizada acima do nível das raízes nas laterais, servirá como topo, e as rodas devem ser fixadas no corte superior.

Mesa decorativa

Usando cânhamo, você pode construir uma mesa decorativa maravilhosa que parecerá muito original e interessante. Essa peça de mobiliário irá definitivamente refrescar o ambiente circundante.

Ao fazer uma mesa de maconha, o principal problema é a escolha do material do tampo. Não é tão fácil encontrar um coto com um diâmetro superior de 80 cm ou mais, e depois fazer um corte perfeitamente plano com uma espessura adequada. Por este motivo, as bancadas são frequentemente feitas de outros materiais, por exemplo:

  • placa feita de placas;
  • Chipboard, OSB;
  • copo;
  • acrílico.

Para fixar uma bela mesa de vidro, você precisa usar um adesivo especial à base de resinas epóxi. Componentes desengordurantes também serão necessários. Às vezes, os artesãos primeiro colam a tampa de epóxi e depois a nivelam até atingirem o plano desejado. Em seguida, o tampo da mesa é colado com uma cola de vidro especial.

Como organizar canteiros de flores?

O toco de árvore é uma excelente base para um jardim de flores elegante e original. Muitos jardineiros recorrem a colocar esses itens decorativos em seus lotes.

Basicamente, os canteiros de flores são feitos de tocos que se projetam no solo ou previamente arrancados - ambas as opções são adequadas. Se o toco estiver no chão, será muito mais difícil trabalhar, pois as pessoas têm que se curvar muito. Se você quiser recortar alguns desenhos nesse jardim de flores, terá que agir mesmo quando estiver deitado.

É muito mais fácil trabalhar com um toco de árvore arrancado. Ele é elevado à bancada, onde todas as manipulações são realizadas de forma extremamente simples e conveniente.

Especialmente os tocos grandes podem servir como uma decoração espetacular do jardim para flores por mais de 5 a 15 anos, dependendo das condições ao redor.

Você pode pré-perfurar um orifício de drenagem no toco, após o qual você pode plantar as plantas não diretamente na madeira, mas em um vaso separado, que posteriormente será inserido no recesso preparado. Depois disso, o próprio coto precisará ser tratado cuidadosamente com uma solução hidrofóbica / anti-séptica especial e, em seguida, esfregado com verniz de alta qualidade. Com este tratamento, o jardim de flores pode durar muitos anos.

Mais ideias

Um toco de árvore devidamente cortado e processado pode ser uma decoração chique ou uma parte funcional de um jardim ou horta. Se quiser enobrecer o seu site, você pode fazer uma borda original para canteiros de flores ou flores em vasos de cânhamo, fazer figuras de animais interessantes (muitas vezes são feitas lebres e corujas).

Se você quiser construir de cânhamo não apenas uma cerca para um canteiro de jardim, mas uma figura mais complexa, por exemplo, pode ser um goblin originalmente projetado, uma coruja, cogumelos e outros objetos da "floresta", então o mestre deve ser capaz trabalhar com madeira com competência. Isso é especialmente verdadeiro quando é necessário cortar partes pequenas e detalhadas no toco.

Se você não tem o conhecimento adequado e experiência de trabalho, pode fazer uma estatueta extremamente simples, mas muito bonita de um toco. Poderia ser um agaric de mosca encantador. Para fazer isso, basta preparar uma tigela ou tigela de esmalte, além de um aerossol. A tigela deve ser limpa e pintada com tinta vermelha escura. Quando a camada de coloração secar, sobre um fundo vermelho será necessário desenhar círculos brancos como a neve, como na tampa de um verdadeiro agárico com mosca.

O próprio coto deve ser pintado de branco. Para tornar a figura mais original, você pode desenhar um rosto sorridente no toco. Depois disso, só falta colocar um chapéu pintado sobre o lindo cogumelo. Depois disso, o produto caseiro estará pronto!

Além disso, com o toco, você pode construir um fabuloso teremok, que certamente se tornará um sotaque brilhante da área local. Para fazer essa decoração, é necessário preparar um toco de carvalho seco, por exemplo. Será a base de uma cabana ou torre, decorada com vários tipos de elementos decorativos. Os componentes de decoração da casa podem ser cortados em madeira compensada ou um pedaço de papelão. A decoração deve ser fixada à torre com parafusos auto-roscantes. Os componentes de madeira do produto caseiro definitivamente precisarão ser tratados com compostos anti-sépticos para que não apodreçam ao ar livre.

Muitas vezes, no tronco das árvores secas, muito perto da superfície da terra, existem pequenos buracos ou crescimentos. São elementos de origem natural, mas ao mesmo tempo podem ser usados ​​com segurança para criar uma composição espetacular. Por exemplo, do buraco você pode baixar escadas de brinquedos em miniatura com gnomos fofos segurando-as. Sobre o crescimento, que fica no toco, você pode arranjar várias figuras interessantes.

Existe uma outra versão incomum do artesanato de toco. Caso contrário, é chamado de "monstro verde". Para tal, deve-se preparar um toco de grande tamanho e com um sistema radicular muito poderoso. Se você tem um em seu jardim, isso é ótimo. Tudo que você precisa fazer é comprar uma variedade de musgo que corresponda ao seu clima em uma loja de jardinagem. Então ele é plantado em um toco. Periodicamente, deverá ser borrifado com água. É importante garantir que o musgo cresça bem. Assim que isso acontecer, será possível apreciar plenamente a grandiosidade do artesanato natural.

Exemplos em paisagismo

Usar tocos no projeto paisagístico é uma solução ganha-ganha e muito original. Considere várias composições brilhantes e bonitas que efetivamente decoram o terreno do jardim.

  • Você pode decorar a área do jardim com móveis naturais feitos de tocos altos e sólidos. Podem ser 3 cadeiras improvisadas com espaldar alto, 2 banquetas de cânhamo baixo, bem como uma mesa original feita de talhas de madeira. Essa composição será uma adição impressionante e funcional para a área local.
  • Um par de tocos, colocados "na orla" e com um espaço interior serrado, pode servir como um vaso natural chique para flores brilhantes e elegantes de diferentes tonalidades.Diferentes combinações de cores de botões ficarão especialmente expressivas contra o fundo de madeira: vermelho, roxo, verde, amarelo e muitos outros.
  • Você pode fazer figuras engraçadas com caras engraçadas de maconha. Para isso, basta pintá-los com eficácia, desenhar olhos grandes, nariz, boca sobre eles, colar um bigode improvisado feito de rendas ou retalhos de tecido - são absurdamente muitas opções para implementar essas ideias. É fácil vencer o coto mais simples com a ajuda de uma tinta comum ou brilhante.
  • Soluções de design na forma de tocos, feitas na forma de casas, castelos ou pequenas torres, parecem muito elegantes e incomuns. Podem ser feitas com telhado de duas águas, torres altas, pintadas ou decoradas com detalhes esculpidos - não há restrições. Em torno dessas decorações chiques de jardim, você pode fazer um piso limpo e bonito, coberto com seixos, ou abrir um caminho de jardim bem cuidado até as casas.
  • Será interessante olhar para móveis de jardim, para a fabricação dos quais foram usados ​​tocos de bétula de altura suficiente. Pode ser uma combinação de 3 cadeiras com encosto e uma mesa feita de um grande toco de árvore serrado. A composição definitivamente não passará despercebida aos convidados e vizinhos e vai decorar perfeitamente a área local.

Uma aula magistral interessante sobre como trabalhar com a tipoia pode ser vista no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário