Como arrancar um toco de árvore?
Muitas vezes, nas dachas, é necessário realizar um procedimento como o desenraizamento de tocos. Árvores velhas derrubadas deixam um sistema radicular ramificado, o que causa sérios transtornos na lavra, construção e paisagismo. Deixá-los sozinhos é simplesmente perigoso. Vale a pena aprender mais detalhadamente sobre como arrancar um toco, removê-lo rapidamente no local com um guincho, trator, escavadeira ou outros dispositivos a partir da revisão de todos os métodos disponíveis para residentes de verão.
Peculiaridades
A necessidade de arrancar o coto geralmente surge quando o local está apenas começando a ser desenvolvido. A alocação de terras freqüentemente envolve o fornecimento de uma área densamente florestada. Após o corte, fica um grande número de cortes de raízes, que devem ser removidos antes do cultivo do solo. Se o toco se formar após o corte de plantas secas ou doentes, também é importante agir corretamente. É quase impossível remover os restos de uma serra cortada de uma macieira ou bétula sem um esforço significativo: o sistema radicular cresce gradualmente, agarrando-se firmemente ao solo.
O processo de desenraizamento dos tocos envolve a remoção obrigatória da parte subterrânea das plantas. Neste caso, a parte acima do solo também é destruída. Às vezes, as raízes que brotaram com uma profundidade especial são simplesmente cortadas, deixando-as no solo por um tempo. Muito aqui depende do propósito de limpar o site.
Isso não é necessário para o paisagismo, mas para a construção, desenvolvimento de terras para jardinagem e horticultura, é altamente desejável extrair raízes.
A escolha de como lidar com os restos de árvores velhas ou derrubadas depende de vários fatores. Vamos considerar os mais significativos.
- A área ocupada pelo sistema radicular. É geralmente aceito que corresponde ao diâmetro da copa da árvore. Esta é a maneira mais fácil de avaliar. Além disso, é imperativo levar em consideração o tipo de árvore: nas coníferas e nas caducas, os sistemas radiculares se desenvolvem de maneiras diferentes.
- A idade da árvore. Quanto maior for, mais desenvolvido será o sistema radicular e mais difícil será lidar com o processo de desenraizamento. No toco, você pode simplesmente contar os anéis: seu número é igual aos anos de vida da planta.
- Viabilidade. O coto, que ainda continua movimentando os sucos, apresenta brotações laterais. Esse espécime é mais difícil de extrair do solo do que um velho e destruído. Com tocos de troncos podres, pode haver outro problema: ao desenraizar, a parte aérea se desintegra. É mais fácil usar uma escavadeira aqui, simplesmente arrancando as raízes com um balde.
No processo de execução do trabalho, é necessário levar em consideração a disponibilidade de acesso ao coto. Se o local já tiver sido paisagístico, não houver estradas de acesso, não houver condições para movimentação de equipamentos pesados de grande porte, vale a pena considerar a possibilidade de levantamento manual, por meio de macaco ou moinho-triturador. Esses métodos não requerem uma mudança significativa na topografia do local, eles podem ser realizados com pequenos meios e esforços.
Desenraizando à mão
O método manual de arrancar tocos envolve o uso da própria força física de uma pessoa, bem como ferramentas primitivas: um pé de cabra e um machado. O processo de remoção da parte da árvore que fica saliente acima do solo é bastante trabalhoso. Você pode fazer o trabalho sozinho, mas é melhor obter o apoio de um assistente.Também vale a pena estocar pás (pá e baioneta), motosserra ou serra manual, picareta e marreta. Um alfinete feito de um pedaço de reforço também será útil. Seu comprimento é de 100-150 cm e seu diâmetro é de 15-25 mm. O pino deve ter um talão de aço redondo soldado e uma ponta pontiaguda.
Você pode arrancar manualmente tocos sem raízes, brotos subterrâneos grossos, bem como todo o complexo de elementos de uma vez. Dependendo da quantidade de trabalho, o procedimento também é selecionado. Vale a pena considerar que em algumas árvores antigas o comprimento do sistema radicular chega a dezenas de metros, por isso será difícil fazer o trabalho manualmente neste caso.
O procedimento, caso seja decidido dispensar dispositivos mecanizados, será o seguinte.
- Obras de escavação. Um buraco é cavado ao redor do tronco, uma trincheira é cavada perto de cada raiz lateral. O diâmetro do túnel deve ser 10 vezes o tamanho do tronco ou pelo menos 1 m. O solo é removido até as raízes laterais superiores.
- Cortando com um machado. Com a sua ajuda, as raízes são separadas imediatamente no tronco, mas também à distância dele: na medida do possível. Ao trabalhar com a ferramenta, é muito importante observar as precauções de segurança, colocar os pés afastados e retos para evitar ferimentos.
- Serrar. Principalmente as raízes grossas não podem ser cortadas. São cavados de forma que a parte horizontal dos brotos fique livremente acima do solo, a uma distância de 5 a 10 cm, depois são cortados com uma serra elétrica ou serra manual para madeira e removidos do solo.
- Desenterrando um toco de árvore. O buraco ao redor deve ter cerca de 5 diâmetros de tronco de profundidade. Depois disso, você pode sacudir o toco: se ele se mover 2-3 cm e os brotos laterais forem completamente removidos, você pode cortar a raiz principal, que corre verticalmente. Normalmente, esse aprofundamento resolve completamente o problema da re-germinação dos rebentos.
- Cortando a raiz principal. Isso deve ser feito com um machado, o mais próximo possível do solo. O coto pode ser ligeiramente inclinado para o lado com um pé-de-cabra para facilitar.
- Enraizando o coto. Um pé-de-cabra ou um pino de armadura é colocado sob ele. Usando a ferramenta como alavanca, você precisa girar o toco do chão.
Após a conclusão do trabalho, certifique-se de que todas as raízes laterais foram removidas. Só depois disso, você pode enterrar o buraco resultante, nivelar o solo.
Removendo o coto mecanicamente
Nem sempre é possível atuar manualmente. O método mecânico de desenraizamento é relevante tanto na abertura de grandes espaços, quanto na liberação de um terreno para construção no país. A execução de trabalhos com a utilização de dispositivos e ferramentas especiais, por exemplo, um raspador, bem como o uso de tecnologia de motor, facilitam a remoção até mesmo de grandes e velhos restos de árvores do solo.
Equipamento especial
Existem vários equipamentos especiais com os quais você pode garantir o desenraizamento eficaz dos tocos. Vamos destacar várias opções populares.
- Chopper. É um grande cortador com o qual o toco é esmagado. Em tamanho, o dispositivo não ultrapassa as dimensões de um carrinho de mão de jardim, o aprofundamento é possível em 30 cm, o que permite triturar em lascas não só a parte superficial do toco, mas também suas raízes localizadas próximas ao solo.
- Articulação hidráulica. Pode ser usado como parte de um acessório de escavadeira ou separadamente dele. O conjunto completo do mecanismo inclui um canino e um cilindro hidráulico responsáveis pelo levantamento da alavanca. A força de impacto, neste caso, é de dezenas de toneladas. O diâmetro do coto, que pode ser arrancado com tal mecanismo, varia de 20 a 60 cm.
- Escavadora. Ao usar este tipo de técnica, é realizada uma escavação preliminar de todas as raízes disponíveis, se possível, são cortadas. Depois disso, o toco é simplesmente empurrado para fora com um balde, virando de cabeça para baixo pelas raízes. Com a técnica de preensão da mandíbula, o resto da árvore é preso por cima e, em seguida, é simplesmente puxado para fora do solo por meio de um acionamento hidráulico.O método é eficaz com um diâmetro do coto de até 30 cm.
- Trator ou escavadeira. Com a ajuda de equipamentos de terraplenagem, o coto pode ser simplesmente puxado ou retirado do solo. Ao mesmo tempo, até objetos grandes são facilmente removidos e o trabalho é executado o mais rápido possível. Mas podem surgir dificuldades com a chegada de equipamentos especiais ao local, e suas trilhas dificilmente beneficiarão o gramado ou outros elementos da melhoria. Escavadeiras e tratores são usados apenas para o desenvolvimento de terras virgens.
A utilização de equipamentos especiais permite garantir um combate rápido e eficaz contra tocos de grandes dimensões que simplesmente não podem ser removidos por outros métodos ou ferramentas. A conveniência de seu uso é determinada individualmente. Para remover um toco, alugar um trator ou escavadeira não é lucrativo, mas se houver muitos desses objetos, será possível limpar a área em apenas um dia.
Guincho
O uso de um guincho permite lidar eficazmente com tocos de médio e grande porte que precisam ser desenraizados. Nesse caso, o mecanismo substitui a força que ocorre quando exposto a um pé-de-cabra ou outra alavanca. Para realizar o trabalho, basta um guincho com esforço de 3 a 6 toneladas. Agora vamos examinar a ordem de trabalho.
- Meça uma distância de 5-10 m do toco.
- Insira o pino de reforço no solo, deixando uma extremidade com um salto de cerca de 10 cm de altura na superfície.
- Fixe o guincho na base de metal. Sua segunda borda é conectada a uma dobradiça de metal.
- Jogue a montaria sobre o toco. É importante que o laço se encaixe perfeitamente em torno da superfície do tronco restante.
- Comece a tensionar o guincho. É importante rastrear a posição do pino. Em caso de corte preliminar insuficiente das raízes, ele se levantará do solo.
- Arranque o toco, cavando e cortando os rebentos laterais das raízes, se necessário.
- Remova o pino do chão. Ele é puxado para fora com uma alavanca apoiada em uma tábua grossa ou tijolos.
Se não for possível usar reforço, uma árvore viva é usada em combinação com um guincho. Nesse caso, é importante fixar o mecanismo o mais próximo possível do solo e colocar a alça no topo do coto, criando uma força adicional.
Outros jogos
Na ausência de guincho ou equipamento, a retirada dos tocos pode ser realizada com outros dispositivos improvisados. Por exemplo, Os restos de árvores de pequeno diâmetro podem ser removidos do solo com um macaco. Nesse caso, uma corrente é fixada no coto, enrolada em volta dele, fixada em um macaco. Em seguida, com a ajuda de uma alavanca e de um batente, é realizada uma subida gradual ao longo da calha do elemento principal de trabalho. Desta forma, você pode lidar com a tarefa de limpar o local de árvores frutíferas velhas.
Um automóvel de passageiros também pode substituir facilmente um equipamento especial. É utilizado como trator, enganchado na ponta de um guincho ou cabo, cuja outra ponta é amarrada a um toco. O processo de arranque consiste em movimentar o equipamento em baixa velocidade no sentido contrário aos restos da árvore, que são retirados do solo. Se o peso e a potência da máquina forem proporcionais ao tamanho do coto a ser arrancado, você pode obter um resultado rapidamente.
Aumentar a eficiência do uso da força de tração do carro ajuda:
- trabalho de escavação preliminar;
- erosão do solo;
- cortar raízes.
Nesse caso, não apenas um jipe pesado, mas também o carro de passageiros mais comum será capaz de lidar com a tarefa. As concessionárias usam esse método de içamento em combinação com caminhões leves.
Nivelando a área após o desenraizamento
Ao final do combate aos tocos e raízes das árvores, deve-se ter o cuidado de garantir que os resíduos deixados após a obra não interfiram no cultivo posterior do solo. É especialmente importante prestar atenção a isso se o desenraizamento manual foi executado. Neste caso, valas e buracos significativos, funis são formados, exigindo a entrega e despejo de solo.
É importante considerar outros fatores ao escolher um método de processamento.Por exemplo, se você planeja semear um gramado em uma área desmatada, será necessário preencher o solo e, em seguida, afrouxar e arar. Você pode executar o trabalho usando um mini-trator com uma alavanca giratória, um trator de passeio. A superfície lavrada é nivelada com um ancinho.
O solo é preparado de maneira diferente para a construção. Como a movimentação dos equipamentos será feita no local, você pode se dar bem com o planejamento da camada de solo existente. É realizado com caçamba trator, permite tornar o relevo relativamente uniforme, atenuar diferenças significativas.
O comentário foi enviado com sucesso.