Como se livrar de um toco de árvore?
Às vezes, os restos de uma árvore derrubada podem se tornar um problema ao organizar o plantio de hortas e hortas. E também existe o risco de que microorganismos nocivos que se instalaram no toco e o destruam se espalhem para as plantas cultivadas.
Como remover por desenraizamento?
Para nivelar a paisagem e plantar plantas úteis no local, em alguns casos, é necessário remover árvores silvestres ou estéreis e erradicar seus restos. Uma variedade de métodos o ajudará a se livrar do coto. Porém, neste caso, é preciso agir para não inutilizar o solo e não estragar as plantações da horta. A maneira mais fácil e rápida é remover o coto manualmente, o que exigirá ferramentas que são frequentemente usadas na vida cotidiana: um machado e um longo bastão de metal ou pé de cabra. É preciso cavar uma depressão a uma distância de cerca de 1 m da base do toco e abrir as raízes, que são cortadas com um machado. Em seguida, usando o pé-de-cabra como alavanca, a ferramenta é levantada com esforço. Com a ajuda de um pé-de-cabra, mesmo as raízes que crescem profundamente podem ser arrancadas. A desvantagem desse método de desenraizamento são os resíduos de madeira nas camadas da terra, que interferem no nivelamento do terreno para construção.
Usar um guincho manual é outra maneira simples, mas fisicamente exigente de limpar uma área. Para remover as raízes, o toco é cavado ao longo do raio a uma distância de um metro e meio até que as raízes fiquem expostas. Em seguida, o cabo do guincho é enfiado sob a raiz e gradualmente puxado para fora do solo. O método é trabalhoso e nem sempre dá o resultado desejado. O uso de equipamentos técnicos especiais para limpeza da área nem sempre é uma opção aceitável. Em alguns casos, é bastante difícil garantir a passagem de uma máquina especial (trator) até o local de trabalho. As raízes de um toco antigo geralmente crescem nas camadas mais baixas do solo, e por isso são difíceis de arrancar com a ajuda da tecnologia. A remoção dos resíduos de madeira com um trator com guincho é recomendada se um novo local estiver sendo limpo com vários tocos que precisam ser removidos.
Os tocos velhos de grande tamanho podem ser eliminados esmagando-os ou queimando-os. A trituração com auxílio de máquinas especiais (trituradoras) é utilizada quando não é possível montar o trator. A vantagem do método de remoção de tocos por esmagamento é a capacidade de eliminar pontas grandes e a rapidez do processo. O britador pode ser ajustado aos parâmetros exigidos para o trabalho executado de forma independente. Como resultado do uso de equipamento de trituração, pequenos resíduos de madeira sobem de um grande toco, que pode ser desenterrado com o solo. A desvantagem desse método é que é impossível desenterrar o toco e dividi-lo em pequenas partes sem antes remover as raízes. Os cogumelos podem ser cultivados nos restos da árvore, o que depois de alguns anos levará à sua destruição.
Se o dono do terreno tiver mãos habilidosas e habilidades de design, ele será capaz de transformar tocos antigos em detalhes exclusivos e interessantes de paisagismo. Eles podem ser usados para fazer mesas, assentos, suportes para gnomos de jardim e assim por diante.
Método de gravação passo a passo
A fim de excluir o risco de um incêndio subterrâneo, não é permitido queimar os restos das árvores abatidas no solo em solos turfosos. Para queimar rapidamente um toco, você precisa perfurar um pouco de soda cáustica, despejar combustível nele e colocar fogo.
Para evitar erros na queima correta dos restos das árvores derrubadas, é necessário seguir o passo a passo as instruções.
- Um buraco é formado no meio do toco, cujo diâmetro é de cerca de 20 mm.
- Outra fenda é furada lateralmente, conectando-a à central. A fenda lateral facilita o fornecimento de oxigênio para a área de combustão. Pode haver vários desses buracos.
- Despeje 200 ml de qualquer líquido rapidamente inflamável na fenda. Você pode usar um líquido projetado para ignição de carvão.
- Um pavio é feito de matéria natural que, depois de umedecido com um líquido especial, é colocado na fenda superior e incendiado.
Se a primeira tentativa de queimar os resíduos de madeira não tiver sucesso, é necessário colocar serragem por cima e repetir o processo novamente. Queimar ajudará a transformar até mesmo um toco bastante grande em pó em um curto período de tempo.
Remoção por água
A lavagem do coto pode ser feita desde que você tenha sua própria fonte de água e uma bomba potente capaz de fornecer boa pressão de fluido na mangueira. Se houver áreas com plantas cultivadas próximas às pontas, nas quais a umidade excessiva é perigosa, é recomendável não arriscar.
Se a construção de edifícios neste território está prevista apenas depois de um ano, pode-se fazer muitos furos no corte e durante o período de geadas severas derramar abundantemente o resto da árvore derrubada com água. O líquido irá expor a madeira à erosão interna e, após 3-4 meses, o toco será facilmente erradicado.
Como destruir um toco com produtos químicos?
A remoção química do resíduo de uma árvore serrada é um dos métodos bastante comuns e eficazes. O método é baseado nas reações que ocorrem em células vegetais sob a influência do reagente utilizado. Os produtos químicos destroem até mesmo as raízes grandes e também destroem os agentes patogênicos. Após a destruição, a madeira morta deve ser queimada ou erradicada. Os reagentes podem afetar negativamente a qualidade e composição do solo na área do jardim, sendo necessário escolher um método específico de destruição química levando em consideração as possíveis consequências, principalmente se a área a ser limpa no país for planejada para ser usado no futuro para o plantio de plantas cultivadas, e não para construção.
A ação química também é utilizada no tratamento de resíduos de madeira com o objetivo de destruir agentes patogênicos de doenças, quando é necessário não apenas remover a polpa da madeira, mas também prevenir o crescimento e disseminação de resíduos de raízes. Usando preparações selecionadas corretamente, você pode destruir completamente todo o sistema radicular com suas próprias mãos em um curto espaço de tempo e interromper seu crescimento. Assim, o tratamento químico é necessário para que a raiz apodreça.
A erradicação química é o método recomendado para eliminar raízes infestadas de doenças, pois existe o risco de que os patógenos possam se espalhar facilmente para plantas saudáveis através do solo contaminado. O desenraizamento químico é eficaz contra árvores selvagens que crescem no território de canteiros de obras e edifícios prontos. Como regra, as árvores não cultivadas são bastante tenazes e, depois de remover suas raízes, parte do sistema radicular em profundidade continua a funcionar e a crescer. Os produtos químicos podem matar até mesmo as raízes mais difíceis de alcançar, permitindo que o local seja usado para os fins desejados.
É importante saber que o processamento químico não é um meio seguro. Afinal, elementos agressivos penetram no solo, o que afeta negativamente muitas plantas.
Por exemplo, certas espécies de maçã são muito sensíveis a produtos químicos, e o tratamento químico de madeira morta realizado nas proximidades pode reduzir drasticamente a fertilidade da árvore e até mesmo causar sua morte.
A técnica de aplicação de produtos químicos é a mesma. As fendas são feitas de cerca de 15 mm de diâmetro, que devem ser abertas verticalmente e distribuídas uniformemente.Se a árvore foi quebrada, é necessário fazer furos no tronco, colocando fendas em todo o perímetro. Os espaços entre as ranhuras devem ser de 5 a 10 cm. Para perfuração externa, a ferramenta deve ser direcionada em um ângulo de aproximadamente 40 graus para que a substância preenchida seja mantida dentro.
Os orifícios acabados devem ser preenchidos até o topo com o reagente selecionado e, em seguida, despejados com água para acelerar a reação e assentar as partículas da substância. Depois que o buraco é fechado com uma rolha de madeira ou argila (pode-se usar plasticina). A decomposição da madeira começa sob a influência do produto químico. A destruição completa de uma árvore morta, independentemente de seu tamanho, requer no máximo 2 anos. Nesse período, os restos apodrecem, deixando uma área limpa que pode ser utilizada para qualquer finalidade.
Sal de mesa
Este método é bastante fácil de usar. Em cerca de 60 dias, o sal pode eliminar completamente qualquer microorganismo e interromper a atividade vegetativa do sistema radicular. Se a área ao redor da árvore tratada for planejada para ser preenchida com uma massa de concreto, após a morte, os restos de madeira e raízes são queimados. Em outros casos, devem ser erradicados, pois o excesso de sal tornará o solo estéril e as estruturas de ferro montadas ao lado começarão a enferrujar rapidamente.
Recomenda-se polvilhar grandes quantidades de sal grosso imediatamente após o corte com serra e adicionar após cada chuva. Madeira salgada transforma-se em pó.
Sulfato de cobre ou ferro
As substâncias são altamente tóxicas e capazes de matar todos os tipos de bactérias patogênicas que vivem na madeira. Esses reagentes também são usados para desinfetar as raízes das árvores infectadas. As preparações são introduzidas pelo método descrito acima, fazendo orifícios com diâmetro de 8 mm e profundidade de até 10 cm. É impossível tratar um coto próximo a tubos de metal com esses reagentes, pois substâncias podem acelerar o processo de corrosão.
Herbicidas
A maneira mais eficaz de matar o toco de uma árvore é usar um herbicida de uréia ou salitre. As substâncias são utilizadas de acordo com o esquema acima. A uréia é usada como fertilizante do solo e para o controle de pragas. Seu impacto não pode levar à diminuição da qualidade do solo. Queimar resíduos de madeira com nitrato de potássio é outra forma comum de destruir resíduos de madeira. O salitre queima bem, para acelerar o arranque com um método químico, é preciso esperar um pouco até que a árvore fique saturada com a substância e, em seguida, queimar o toco. Neste caso, você não pode ficar perto do fogo. O salitre pode ser usado para livrar o local do cânhamo se o local for planejado para ser usado para construção no futuro. Por muito tempo após o tratamento químico, apenas plantas ornamentais despretensiosas podem crescer nesta área.
Todos os tipos de reagentes são aconselhados a serem aplicados no final do outono, pois as chuvas de outono podem lavar os produtos químicos e neutralizar seus efeitos. Ao trabalhar com produtos químicos, as medidas de segurança devem ser observadas. Não fume durante o processamento químico. Até 3 meses após a postura do salitre, ocorrem processos na madeira, acompanhados pela liberação de gases combustíveis. Fumar perto de tocos tratados com reagente pode causar incêndio.
É proibido ficar a sotavento do resíduo de madeira em chamas, pois a madeira embebida em herbicidas libera substâncias altamente tóxicas quando inflamada.
Para saber como se livrar facilmente de um coto desnecessário em dois minutos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.