Tudo sobre Pelargonium Toscana

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Regras básicas de atendimento
  4. Doenças e pragas
  5. Reprodução

Com o início da estação quente, guarda-chuvas de flores brilhantes de pelargonium são abertos nas varandas e nos jardins para deliciar aqueles que os rodeiam com flores exuberantes e folhas decorativas durante todo o verão. Nativa da África do Sul, a flor conquistou há muito tempo os corações dos amantes da floricultura.

Peculiaridades

Pelargonium é uma flor decorativa da família Geraniev. Até o momento, uma descrição de cerca de 250 espécies desta planta é conhecida. Pelargonium é popularmente chamado de gerânio, embora isso seja cientificamente incorreto. As plantas pertencem ao mesmo gênero, mas diferem na aparência e têm suas próprias características de crescimento. Pelargonium, ao contrário do gerânio, é uma planta termofílica que não hiberna em campo aberto. Esses dois tipos de gerânio são unidos pela forma de uma flor e de uma vagem de semente, semelhante ao bico de uma garça, que deu origem ao nome das flores (gerânio na tradução do grego significa "garça").

Uma erva perene com um caule ramificado ereto ou rastejante é cultivada em latitudes médias como uma planta de interior, que na estação quente é retirada em uma varanda ou colocada em um jardim. As folhas esculpidas são simples ou dissecadas, com superfície aveludada. Dependendo do tipo de planta, a cor das folhas é monocromática verde ou com pronunciada alternância de zonas claras e escuras. As espécies de gerânio com folhas de cores variadas pertencem ao grupo dos pelargônios zonais.

As inflorescências tipo guarda-chuva de pelargônio, coletadas de flores simples ou duplas, distinguem-se por sua cor brilhante. Dependendo do tipo de planta, os botões são sólidos ou apresentam várias cores.

Devido ao conteúdo de óleos essenciais, o gerânio é usado para fins medicinais e cosméticos.

Variedades

Pelargoniums de qualquer grupo têm várias séries, diferindo em altura, cor e forma de folha. As flores da série Toscana são zonais. Estas plantas curtas são caracterizadas pela compactação do arbusto, grandes guarda-chuvas das inflorescências e a duração da floração por cerca de um mês. O Pelargonium Toscana possui diversas variedades que diferem na cor dos botões.

  • Toscana - um arbusto baixo e ramificado, decorado com lindas inflorescências de até 100 mm de diâmetro, em uma forma semiaberta que lembra um botão de rosa. As folhas simples da planta possuem um anel escuro localizado próximo ao pecíolo da folha.
  • Toscana Bernd - variedade semi-dupla com flores vermelhas que apresentam um tom levemente acastanhado. Do meio do botão, raras listras brancas estão espalhadas ao longo das pétalas. Quando a flor começa a murchar, as bordas das pétalas perdem a cor, o que faz com que a inflorescência adquira uma aparência gelada.
  • Toscana edwards É uma variedade terry com flores de laranja brilhantes. A face inferior da pétala é esbranquiçada. A planta tem pedúnculos curtos e fortes. Edwards floresce cedo e profusamente.
  • Variedade "Eric" ou "Castello Orange", famosa por suas flores semi-duplas perfeitamente alaranjadas entre a folhagem verde escura com uma zona clara no centro.
  • Herói toscana - uma planta anã com flores carmesins simples e brilhantes com um olho branco no centro. As folhas verdes claras têm áreas escuras sutis.
  • Gerânio rosa suave "Karen" com flores simples em inflorescências exuberantes, elevando-se sobre a folhagem escura, cativa com ternura.
  • Tammo - um arbusto compacto verde escuro com uma cabeça de grandes inflorescências de flores fúcsia simples com uma mancha vermelho-escura aveludada no centro da pétala.
  • Dolce vita lara de lavanda tem grandes flores simples rosa-lavanda com um centro descorado.As folhas verdes da planta não têm zonas distintas.
  • Angeleyes amarillo bordô refere-se a um híbrido derivado da variedade compacta Royal Angeline. As flores desta espécie lembram a forma de um amor-perfeito. Pequenas folhas verdes são cobertas por uma tampa de inflorescências de flores simples do tamanho de uma moeda de cinco rublos. As duas pétalas grandes superiores com uma borda recortada e as três menores menores são cor de vinho com uma borda lilás delicada. No centro, as pétalas são cobertas por uma malha leve.
  • Pelargonium Regina tem grandes guarda-chuvas de flores semi-duplas, carmesim com um centro laranja, elevando-se acima das folhas verdes com uma zona escura pronunciada.
  • Tenho Lenja grandes flores semi-duplas de cor salmão com uma borda mais clara, coletadas em grandes guarda-chuvas esféricos.
  • "Catarina" - uma planta compacta com folhagem verde médio e uma zona fraca. Uma tampa de grandes flores lilases com um tom rosa e um centro vermelho adorna a planta por cerca de um mês.

Essas variedades são mais comuns entre floristas de interiores e paisagistas que usam essas flores em suas composições.

Regras básicas de atendimento

A base para o cuidado das plantas é regar e alimentar. Nativo da África do Sul, Pelargonium sente-se confortável com algumas secas, mas não tolera borrifar e chover para flores e folhas. É necessário regar a flor em um vaso com água morna macia para que apenas a camada superior do solo seja umedecida. O excesso de umidade é drenado do palete, evitando a estagnação da água.

Na estação quente, a rega diária é recomendada e, quando a planta entra no período de dormência, a frequência de umidade é reduzida para duas vezes por semana.

Você pode alimentar a flor com fertilizantes especiais para plantas com flor contendo um mínimo de nitrogênio, uma vez que este elemento provoca um rápido crescimento da massa verde em detrimento da floração. Fertilizantes orgânicos para gerânios não são recomendados, mas você pode irrigar com uma solução de iodo adicionando apenas uma gota da substância por litro de água... O líquido é despejado na borda da panela para não queimar as raízes.

O gerânio adora lugares bem iluminados, onde precisa ser protegido apenas do sol forte do meio-dia. Devido à falta de luz, o pelargônio zonal perde o brilho, as folhas tornam-se monocromáticas, os caules esticam-se. As melhores horas de luz do dia para uma floração longa e exuberante são de 12 a 14 horas.

No inverno, iluminação adicional pode ser usada para preservar o efeito decorativo da flor.

No outono, quando termina a floração, e no início da primavera, o gerânio é cortado para formar um arbusto. Uma característica da flor é que, no processo de crescimento, as folhas inferiores morrem constantemente, por isso a planta se estica e o arbusto fica solto e feio. Você pode aparar na altura desejada, mesmo se as hastes nuas permanecerem. Possuem botões dormentes, que, após a poda, começam a se desenvolver, dando novos brotos.

Doenças e pragas

Mesmo uma planta tão despretensiosa é afetada por pragas e doenças fúngicas. Para proteger a planta de doenças, é necessário observar o regime de rega, evitando o desenvolvimento de oídio, ferrugem ou podridão cinzenta.

Em caso de sinais de doença, a planta deve ser tratada com fungicidas. Se a flor for afetada por uma perna preta, a flor terá que ser completamente destruída e o recipiente deverá ser desinfetado.

Pelargonium tem propriedades medicinais e repele a maior parte das pragas, mas alguns insetos sugadores (como moscas-brancas ou ácaros) podem atacar a planta. Para combatê-los, são usados ​​inseticidas.

Reprodução

Você pode obter novas plantas:

  • semear sementes;
  • enraizando as estacas.

Quando propagadas por sementes, principalmente aquelas obtidas em casa, é possível obter plantas completamente diferentes, diferentes da mãe. Portanto, é melhor usar grãos de sementes adquiridos em lojas especializadas. A semeadura para mudas é realizada no segundo - terceiro mês de inverno:

  • as sementes são distribuídas sobre a superfície do solo úmido, polvilhadas com uma fina camada de terra;
  • cubra com papel alumínio e coloque em um lugar quente e claro;
  • as fotos aparecerão em uma semana;
  • quando uma muda tem duas folhas reais, elas são mergulhadas uma de cada vez - duas mudas em um vaso;
  • quando 5–6 folhas aparecem, a primeira pinça é realizada.

Para a reprodução, pode-se retirar os ramos obtidos ao cortar a flor, ou cortar especialmente estacas com 2,5 cm de comprimento, secar o local cortado e polvilhar com estimulantes de crescimento radicular. Plante as estacas preparadas em solo úmido e deixe descoberto. Com rega regular e temperatura do ar de cerca de 21 ° C, o enraizamento ocorre em 2-3 semanas. Quando o broto produz cinco folhas, você precisa apertar o topo da cabeça.

Se seguir estas regras simples de cuidado, o pelargonium irá agradecer-lhe com uma floração longa e luxuriante.

Você pode descobrir mais sobre o cultivo do Pelargonium no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário