Isolamento acústico de divisórias macho e fêmea

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Nível dependendo do tipo
  3. Como aumentar?

Uma pessoa é cercada por uma grande variedade de ruídos ao longo do dia, portanto, voltando para casa, você quer relaxar, ler seu livro favorito ou simplesmente ficar em silêncio. É por isso que uma atenção especial deve ser dada ao isolamento acústico do apartamento.

Em nossa análise, falaremos sobre os recursos de isolamento acústico de partições macho e fêmea.

Peculiaridades

As divisórias e paredes do apartamento devem proteger a pessoa do barulho que pode ser ouvido nas proximidades. Animais de estimação, crianças brincando, TV, aparelho de som, secador de cabelo e alguns outros eletrodomésticos podem ser fontes de sons altos.... É por isso que a seleção do material para as paredes e seu isolamento acústico deve ser abordada com especial cuidado, especialmente se você mora em um apartamento com vários cômodos em uma família numerosa.

Na maioria das vezes, as divisórias nos aposentos permitem que você efetue o zoneamento do espaço, garantindo a funcionalidade da casa e o conforto para todos os membros da família. Um dos materiais mais exigidos para tais estruturas é a laje macho e fêmea.

Suas vantagens incluem facilidade de instalação e baixo custo. Mas poucas pessoas pensam sobre as propriedades de isolamento acústico desses produtos.

Como você sabe, o GWP é feito à base de gesso ou silicato. Em termos de parâmetros de absorção sonora, ambas as opções são aproximadamente as mesmas. Placas com espessura de 100 mm podem manter o ruído de até 41 dB, porém, de acordo com os comentários, isso não é suficiente para uma estadia confortável no quarto. Esse isolamento de ruído não é capaz de abafar efetivamente o ruído de fundo da sala ao lado; além disso, cria uma sensação de 100% de presença.

Este problema pode ser resolvido por isolamento acústico adicional das partições da lingueta e ranhura.

Se você está planejando apenas construir uma parede, então é melhor abandonar imediatamente este material, caso contrário, você terá que fazer esforços significativos e gastar muito dinheiro e tempo para alcançar o silêncio desejado... Se você estiver determinado a usar este material, deve-se ter em mente que a absorção sonora máxima só pode ser criada se você isolar não apenas uma parede, mas também outras divisórias, bem como tetos e pisos. O fato é que mesmo que essa partição não seja um portador, a partir de uma fixação rígida ela começa a transmitir vibração junto com o ruído proveniente da estrutura. Portanto, as divisórias macho e fêmea podem ser construídas após a conclusão de todo o trabalho no piso e no teto.

Nível dependendo do tipo

Existem painéis vazados e sólidos. Estes últimos são frequentemente usados ​​para a instalação de paredes leves em edifícios e estruturas públicas e na produção. Os blocos ocos são mais leves - pesam 25% menos. Consequentemente, suas propriedades de absorção de som são mais baixas do que as de estruturas ocas. É por isso que essas placas são procuradas no caso de criar divisórias em instalações residenciais.

As características de isolamento acústico do GWP também dependem em grande parte da espessura dos painéis. Todos os modelos são divididos em três categorias:

  • oco com espessura da laje de 80 mm;
  • encorpado - 80 mm;
  • encorpado - 100 mm.

Como mostra a prática, painéis de diferentes fabricantes dentro da mesma categoria são quase os mesmos em suas características acústicas, uma vez que são feitos do mesmo material com uma tecnologia idêntica.

Usualmente, os fabricantes declaram um nível bastante alto de absorção de ruído. No entanto, os resultados dos exames realizados muitas vezes lançam dúvidas sobre seus dados.Em particular, no laboratório de medições acústicas do Instituto de Investigação em Física de Edifícios da RAASN, foram realizados testes de conformidade com o SNiP GSP 23-03-2003. Para referência: foi este instituto que se tornou o criador do padrão, portanto, não há necessidade de duvidar da precisão das medições.

O resultado mostrou que os dados reais diferem significativamente dos declarados.

Para lajes alveolares de 80 mm de espessura:

  • Requisitos SNiP - 41 dB;
  • dados do fabricante - 43 dB;
  • o valor real é 35 dB.

Para lajes maciças de 80 mm de espessura:

  • Requisitos SNiP - 41 dB;
  • dados do fabricante - 42 dB;
  • o valor real é 38 dB.

Para lajes maciças de 100 mm de espessura:

  • Requisitos SNiP - 41 dB;
  • dados do fabricante - 45 dB;
  • o valor real é 41 dB.

Os resultados do estudo mostram que as paredes deste último tipo de lajes apresentam um índice de isolamento acústico ao nível mínimo permitido de 41 dB. Para todas as outras partições, este parâmetro é muito mais baixo. É por isso que partições finas instaladas sem nenhum isolamento adicional são um certo compromisso entre preço e qualidade.

Claro, as empresas de construção geralmente usam a primeira opção para reduzir o custo da habitação. No entanto, se você está planejando construir paredes em sua própria casa, então você tem algo em que pensar.

Como aumentar?

Para aumentar os parâmetros de isolamento de som de partições de uma lingueta e ranhura, a instalação de uma estrutura dupla é mais frequentemente usada. Neste caso, é formada uma parede de duas lajes com um vazio entre elas. Este vácuo é preenchido com um material à prova de som, geralmente algodão. Este design não apenas permite que você forneça um nível decente de absorção de ruído, mas também oculta utilitários e todos os tipos de cabos.

O isolamento acústico sem moldura de lajes macho e fêmea é o mais procurado... Ele remove sons de forma eficaz e resolve o problema de ruído excessivo. Quando a audibilidade nas salas não é muito alta e é necessário apenas abaixar um pouco o nível dos sons para sons de fundo, então a solução ideal seria usar o Soundline GWP com uma superespessura de 23 mm. Aumenta ligeiramente o isolamento acústico das partições do edifício (em 6-8 dB), trazendo-as para os valores padrão.

      Com um nível de ruído mais elevado, é preferível dar preferência às opções com areia. Existem muitos desses painéis no mercado, todos com aproximadamente as mesmas características técnicas e operacionais: espessura de 2 a 15 mm e peso de 20 a 25 kg. Cada um contém quatro camadas de areia de quartzo, a absorção sonora efetiva é fornecida pela fricção interna e sua própria massa. Esses painéis são fixados à partição macho e fêmea por meio de um substrato de amortecimento, enquanto quanto mais pesada a estrutura em geral, melhores serão as propriedades de isolamento acústico na saída.

      Se desejar, você pode fazer isolamento acústico de quadros. Nesse caso, a espessura mínima da moldura deve ser de 4 cm - isso proporcionará um aumento de 11-12 dB.

      Isso pode ser suficiente para ocultar completamente os sons de vozes, músicas suaves, bem como ruídos feitos por animais de estimação e crianças.

      As vantagens das lajes macho e fêmea são descritas no vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário