Tudo sobre placas macho e fêmea

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades na composição
  3. Tipos de recheio
  4. Tipos por grau de resistência à umidade
  5. Especificações e dimensões
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Fabricantes
  8. Aplicativo
  9. Seleção de adesivo
  10. Procedimento de instalação
  11. Visão geral da revisão

Lajes de lingueta, ou blocos de partição, substituíram o drywall e outros materiais populares. Gesso maciço e lajes vazadas medindo 667 × 500 × 80 mm, outras opções permitem alterar facilmente o layout de uma casa ou apartamento, proporcionam um bom isolamento acústico e têm muitas outras vantagens. Vale a pena falar com mais detalhes sobre todos os prós e contras, bem como as características da instalação do GWP.

O que é isso?

Lajes de lingueta são um material de construção utilizado na construção de paredes internas e divisórias. São feitos de gesso ou silicato, complementados com componentes especiais que aumentam o desempenho do produto. Uma macho e fêmea é um tipo especial de conexão de montagem, que torna possível vedar e alinhar completamente as costuras e acelera significativamente o processo de montagem. Os detalhes da parede são simplesmente montados, não mais difíceis do que um designer infantil.

Os painéis são produzidos de acordo com GOST 6428-83 por fundição. De acordo com suas necessidades, os blocos monolíticos devem ter formato retangular, superfície lisa e uniforme que não necessite de preenchimento adicional durante o acabamento. Além da construção de divisórias internas não estruturais, elas são utilizadas com sucesso no revestimento de paredes estruturais e outras estruturas.

O uso é permitido em edifícios públicos e residenciais, instalações administrativas e industriais.

Variedades na composição

A principal classificação do GWP é baseada no material de fabricação - a mistura pode ser gesso ou silicato. Mas também existem outras diferenças. Por exemplo, a espessura do produto. Os PGB, ou blocos com ligação macho e fêmea, são mais maciços, a partir dos quais é perfeitamente possível construir as paredes internas do edifício, proporcionando um isolamento acústico suficiente. As lajes são projetadas, em vez disso, para pendurar sobre estruturas de suporte - uma moldura ou um elemento monolítico.

Gesso

Produtos obtidos pelo método de fundição moldada. O GWP em uma base de gesso é uma mistura de matéria seca básica com plastificantes e outros aditivos. O principal objetivo dos ingredientes auxiliares é aumentar a resistência à umidade do material. Por si só, o gesso absorve facilmente a umidade e se solta. Os componentes de proteção ajudam a torná-lo mais resistente a influências externas.

O gesso é um material ecológico aprovado para uso em quartos infantis, instituições médicas, cafés e restaurantes. Não emite substâncias nocivas e tem uma longa vida útil. GWP de gesso fornece isolamento térmico, isolamento acústico.

Em termos de resistência ao fogo, são uma das melhores, o que permite a sua utilização na montagem de divisórias de corte de fogo, aumentando a segurança de edifícios e estruturas em caso de incêndio.

Silicato

As placas de lingueta deste tipo são feitas em base mineral, usando areia de quartzo fina e cal viva seca. A mistura é diluída em água em uma determinada proporção, passa por uma etapa de moldagem, depois é prensada, processada em autoclave. Este processo de fabricação em várias etapas produz blocos com desempenho superior. Eles têm um coeficiente de absorção de água reduzido e sua densidade e resistência são muito maiores.

O escopo de aplicação também está se expandindo. Os GWPs de silicato são adequados para instalação como estruturas autossustentadas. Eles podem ser usados ​​em banheiros, lavatórios, lavanderias.

Mas a ausência de uma ranhura e uma saliência nas juntas horizontais torna a instalação mais difícil.

Tipos de recheio

O enchimento das placas também não é o mesmo. Pode ser encorpado ou oco - tais estruturas absorvem bem os sons, retêm melhor o calor. As diferenças entre cada um dos tipos devem ser consideradas com mais detalhes.

Oco

Esta categoria inclui lajes nas quais são feitos furos de passagem longitudinais. Pesam 1/4 a menos, o que pode ser significativo no cálculo da carga no piso e na fundação. Esses produtos fornecem melhor isolamento acústico, retêm bem o calor - você pode economizar no aquecimento. Mas em termos de características de resistência e capacidades de suporte, eles são muito inferiores às opções monolíticas.

Além disso, ao cortar, é necessário fechar os vazios nas paredes laterais.

Corpulento

As lajes macho e fêmea clássicas são bastante pesadas, mas têm uma capacidade de carga impressionante. São densos e adequados para pendurar prateleiras e armários. A alta resistência também é importante, especialmente se as divisórias a serem erguidas forem autossustentáveis. Uma porta interna pode ser instalada em tal parede.

Tipos por grau de resistência à umidade

O GWP é frequentemente considerado não adequado para uso em ambientes úmidos. Mas eles também são diferentes. As opções convencionais com 25-30% de absorção de água destinam-se apenas a espaços secos.

Produtos resistentes à umidade com aditivos hidrofóbicos especiais tornam-se verdes. Seu coeficiente de absorção de umidade não ultrapassa 5%, o que torna o material adequado para uso em cozinhas e banheiros.

Especificações e dimensões

Os principais indicadores de lajes macho e fêmea, independentemente de seu projeto, são determinados pelos requisitos da norma estadual. A compatibilidade ambiental do material é determinada pela ausência de aditivos potencialmente nocivos ou perigosos em sua composição. Outras propriedades também são regulamentadas. Entre os parâmetros mais importantes estão:

  • densidade das placas de silicato - de 1870 kg / m3, gesso - até 1350 kg / m3;
  • resistência à compressão - 5,0 MPa, resistência à flexão - 2,4 MPa;
  • condutividade térmica - 0,29-0,35;
  • absorção de água - até 5% para resistente à umidade, 25-30% para comum;
  • umidade permitida - não mais do que 12%;
  • capacidade de carga - 874-907 kgf;
  • coeficiente de isolamento de ruído - 34-40 dB;
  • limite de resistência ao fogo - até 4 horas.

A faixa de tamanho das placas macho e fêmea é limitada. As opções de espessura padrão são 80 e 100 mm. A proporção de comprimento e largura pode ser a seguinte: 667 × 500 mm, 900 × 300 mm, 800 × 400 mm, 600 × 300 mm. A massa de um produto de gesso oco médio é de 22-24 kg, um encorpado - até 32 kg. Os GWPs de silicato são mais leves, pesando cerca de 15,6 kg.

Vantagens e desvantagens

As placas de lingueta são um material relativamente novo, considerado um análogo moderno do drywall e outras opções semelhantes. Eles têm muitas vantagens que distinguem esses produtos da massa geral, mas também existem certas desvantagens. Vale a pena falar sobre todos esses pontos com mais detalhes.

Entre as vantagens óbvias do GWP estão os seguintes fatores.

  • Peso leve. A carga na fundação e no piso será mínima. Isso é importante tanto na habitação urbana quanto em uma casa de campo. Até mesmo um edifício suburbano resistirá a tal partição.
  • Força. As lajes são mais espessas em comparação com o drywall, suportando melhor as cargas de choque. As nervuras de reforço adicionais são juntas macho e fêmea. Eles também fortalecem a parede.
  • Facilidade de corte e instalação. As chapas se unem rapidamente, podem ser cortadas no tamanho certo, submetidas a outros tipos de usinagem.
  • Superfície lisa, perfeitamente plana. A parede montada está totalmente pronta para o acabamento decorativo. Basta aplicar primer e pintar, colar com papel de parede. Isso reduz a intensidade do trabalho nas obras de acabamento, tornando-as menos sujas.
  • A capacidade de usar vários tipos de fixadores. As prateleiras e armários podem ser pendurados no painel com parafusos auto-roscantes e buchas.
  • Segurança e respeito pelo meio ambiente. O material é à prova de fogo e atende aos mais rígidos padrões de higiene. O desempenho do isolamento acústico é superior ao dos análogos.
  • Sem restrições na escolha do tipo de partições. Podem ser simples ou duplos, com ou sem defletor de ar de 40 mm.
  • A proporção de características. Uma laje com espessura de 80 mm corresponde a uma parede de concreto semelhante de 400 mm.
  • Conveniência de estabelecer comunicações internas. Você pode colocar uma nova linha de água ou gás na parede.
  • Capacidade de trabalhar sozinho. Isso é muito mais conveniente do que usar uma força de trabalho auxiliar.

Não sem suas desvantagens. Esses incluem menores capacidades de suporte de lajes ocas. Eles não são adequados para proteger objetos pesados. Para garantir a estabilidade durante a montagem, é necessária uma montagem adicional da placa no teto. Em comparação com partições de tijolo ou monolíticas, os GWPs ainda perdem.

Materiais com baixa resistência à umidade não são adequados para banheiros e cozinhas.

Fabricantes

Hoje, a produção de placas macho e fêmea é realizada por dezenas de empresas. Mas, até recentemente, essa lista mal consistia em 2-3 marcas. Com o crescimento da concorrência, a gama de produtos também aumentou. Entre aquelas marcas cujos produtos valem a pena considerar para compra hoje, as seguintes podem ser distinguidas.

  • Knauf. A empresa com raízes alemãs há muito tempo ganhou popularidade no mercado russo. Nesta marca, os PGPs são apresentados numa vasta gama de tamanhos standard, distinguem-se pela estabilidade dos parâmetros geométricos e pela excelente qualidade. A Knauf produz pranchas resistentes à umidade e convencionais, dando preferência às opções de gesso.
  • "Magma". Uma empresa da República da Mordóvia. Ela está aumentando ativamente a produção, usando tecnologias e equipamentos alemães no decorrer de seu trabalho. O GWP é produzido com o nome de "placa de gesso", para o qual a marca oferece uma composição adesiva proprietária. O sortimento inclui elementos sólidos e ocos.
  • Rusean. Uma marca perto de Moscou com uma fábrica no distrito de Ramensky. Ele começou seu trabalho como fabricante de misturas secas para construção, expandindo gradualmente sua gama. Hoje a empresa mantém com segurança uma das posições de liderança no mercado de GWP.
  • "ECO". Uma pequena empresa em Yaroslavl, em funcionamento desde 2004, especializada em concreto armado e produtos derivados. GWP são produzidos em equipamentos alemães. A marca concentra-se em lajes alveolares de silicato.
  • "Gipsopolymer". A empresa está no Território de Perm, a fábrica está em operação desde 1953, mas o lançamento da linha para a produção de chapas macho e fêmea ocorreu apenas em 2013. Os produtos se diferenciam por um preço acessível, qualidade estável e são apreciados pelos construtores não só da região, mas também além de suas fronteiras. Produzimos placas macho e fêmea de 80 e 100 mm de espessura, comuns e ocas, com vários graus de resistência à umidade.
  • Volma. Uma marca de Volgogrado que surgiu em 1999 com base em uma empresa já existente. Um dos líderes do mercado russo. Hoje a empresa possui várias fábricas ao mesmo tempo, e o volume de produção permite atender facilmente não só a demanda interna. A empresa tem uma padronização rígida, a qualidade do GWP está sempre no seu melhor, a fibra de vidro é usada para fortalecer as placas. O sortimento inclui produtos de gesso sólido e oco com diferentes indicadores de resistência à umidade.
  • LLC "Axolit". A empresa entrou no mercado há relativamente pouco tempo - em 2013. Desde o início, a marca lançou a produção de placas macho e fêmea de gesso, e sua linha também inclui misturas secas e placas de gesso cartonadas.
  • Para homem. Apesar do nome estrangeiro, a Samara Gypsum Plant está listada como fabricante dos produtos desta marca. Os GWPs são produzidos desde 2013, tendo como referência os padrões europeus para este tipo de blocos.A fábrica adquiriu especialmente uma linha alemã de equipamentos para esse fim, dando grande atenção à formulação de misturas.
  • "Planta de gesso Peshelansky". Essa empresa realiza sua produção diretamente na jazida de gesso. A empresa foi uma das primeiras na Rússia a começar a produzir um novo tipo de produto - PGP, em 2002. A gama inclui apenas blocos de 80 mm de espessura, ordinários, ocos e shungite, com propriedades especiais.
  • Belgips. Fabricante bielorrusso especializado na fabricação de produtos fundidos em gesso. Os GWPs são produzidos aqui desde 2005, o sortimento inclui apenas blocos de 80 mm de espessura. Hoje a empresa faz parte do Grupo de Empresas Volma, enquanto a antiga marca manteve sua relevância.
  • Gifas. Os produtos desta marca são fabricados pela Sverdlovsk Plaster Works Plant. Os produtos são conhecidos principalmente no mercado regional. Existe apenas um tamanho padrão de placas - 80 mm de espessura.

São os principais líderes do mercado nacional de placas macho e fêmea. Além disso, produtos semelhantes podem ser encontrados em muitos fabricantes estrangeiros.

Aplicativo

A principal área em que as lajes macho e fêmea são utilizadas é a construção de lintéis, divisórias em construção. As paredes autoportantes são erguidas em blocos de 100 mm de espessura, separando o banheiro ou criando uma divisão adicional de espaço no banheiro. Eles também são usados ​​para divisórias para fins técnicos em escritórios, na produção, na decoração de estruturas de parede. A instalação é realizada sobre uma mesa de concreto ou outra base plana e sólida.

Para a construção de uma divisória de parede com características de isolamento melhoradas, é utilizada uma instalação paralela de 2 estruturas verticais com uma camada de ar de 40-50 mm entre elas. A principal tecnologia de instalação implica a presença de elementos de suporte de carga já montados. A instalação das divisórias é realizada antes do início dos trabalhos de acabamento.

Às vezes, paredes duplas são feitas para esconder as linhas de comunicação dentro delas.

Seleção de adesivo

Ao realizar o trabalho de instalação com placas macho e fêmea, a montagem principal ocorre de ponta a ponta. Mas você não poderá prescindir da solução completamente. Ele conecta as linhas horizontais. Vale a pena considerar aqui que a composição para instalação deve ser anti-retração para não deformar a costura. A melhor solução é Fugen da Knauf, mas você pode escolher qualquer outro tipo de mistura de gesso-polímero. Para blocos com base de silicato, a melhor solução é uma cola especial para trabalhar com concreto aerado, concreto espumoso.

Procedimento de instalação

Para fazer uma partição de placas macho e fêmea, uma certa sequência de ações deve ser seguida. O seguinte curso de trabalho é considerado o mais racional.

  • Planejamento. É necessário marcar a superfície do piso e das paredes onde ficará a divisória. Levando em consideração a altura e o comprimento, calcula-se a quantidade de material para isso.
  • Preparação da superfície. É necessário remover quaisquer vestígios de sujeira e, em seguida, verificar os parâmetros geométricos com um nível. Se a superfície tiver diferenças de elevação perceptíveis, será necessário nivelamento adicional.
  • Preparação de argamassa de montagem. Agarra rapidamente, não faz sentido cozinhar em grandes porções.
  • Cortando o cume. Isso é necessário para aumentar a área de contato com a base na primeira linha, para tornar a estrutura mais estável. Recomenda-se iniciar o assentamento com a ranhura voltada para cima.
  • Montagem. A solução é aplicada na própria base e na superfície do GWP adjacente ao suporte. Cada painel é medido por nível. As ranhuras são revestidas com cola, alinhadas com as pontas. Você pode selar a área de contato ao instalar os blocos com um martelo.
  • Ao definir cada linha seguinte, as costuras são deslocadas. Nos ímpares colocam o prato inteiro primeiro, nos pares - a metade vai primeiro. Todo o excesso de cola é removido com cuidado.
  • A cada 4-5 linhas, você precisa fazer uma pausa de 3 horas para que a solução tenha tempo para se agarrar. Caso contrário, existe um grande risco de desabamento da estrutura.
  • Na última linha, o pente é aparado da mesma forma que na primeira. No ponto de encontro com o teto, as bordas são ligeiramente chanfradas. A fixação de fileiras uniformes com suportes de alumínio à parede ajudará a aumentar a rigidez da estrutura.

Seguindo essas recomendações, não será difícil lidar com a automontagem de placas macho e fêmea.

Visão geral da revisão

Avaliações de placas macho e fêmea parecem bastante convincentes. Os compradores observam a facilidade de instalação de partições, alta velocidade de trabalho. Ao contrário do drywall, as placas são compactas, convenientemente armazenadas e armazenadas. A sua subida ao solo não é difícil para pessoas com diferentes capacidades físicas. A opção de espessura mais popular para partições internas, de acordo com as revisões, é a opção de 80 mm.

Os compradores observam as excelentes características de isolamento acústico do material. Com a instalação adequada, você não precisa se preocupar com a penetração de ruídos estranhos. A capacidade de suporte de tais paredes não causa queixas. Ao usar fixadores de pino, eles resistirão com bastante sucesso a armários de cozinha ou prateleiras suspensas nos quartos. A ausência de sujeira na decoração das instalações também é considerada uma vantagem significativa.

A demanda por PGP na área de requalificação de imóveis comerciais e de escritórios é observada. Essas partições leves não violam os requisitos de higiene e segurança contra incêndio, são rapidamente montadas e fáceis de desmontar, se necessário. Existem também algumas reclamações. O GWP é um material bastante frágil que requer um manuseio cuidadoso. Cargas de choque intensas são contra-indicadas para ele. A instalação também requer uma preparação cuidadosa da base; diferenças de altura podem levar a deformações. Também existem restrições quanto à altura e ao comprimento das paredes - o que pode apresentar alguns inconvenientes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário