Descrição das placas macho e fêmea e suas variedades

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características principais
  3. Descrição das espécies
  4. Fabricantes populares
  5. Como serrar lajes?
  6. Montagem

Decidida uma grande reformulação com a requalificação dos alojamentos, surge a questão da procura de um material adequado para o efeito. E quando você se encontra no mercado de construção, seus olhos fogem completamente da variedade de produtos com os quais você pode construir uma nova parede. Cada material respectivo tem certas vantagens, mas também algumas desvantagens.

A partição de tijolo será durável, mas leva muito tempo para instalar. A parede de gesso será plana, mas frágil. No entanto, existe um material que combina resistência e uniformidade. Estas são placas macho e fêmea.

O que é isso?

As placas de lingueta são um material de construção moderno que ganhou reconhecimento público no primeiro mês após seu aparecimento. A estrutura de cada laje é dotada de ranhuras e saliências, que são fechaduras semelhantes a um laminado. Graças a esta fixação, as telas GWP são conectadas umas às outras o mais firmemente possível. E a superfície lisa da estrutura resultante não requer processamento adicional na forma de gesso ou gesso. Depois de instalar a partição, você pode colar imediatamente o papel de parede.

As placas de lingueta podem ser chamadas de material de construção versátil. Eles podem ser usados ​​na reforma da casa, apartamentos e instalações industriais. O GWP permite que você construa divisórias internas e paredes de suporte de carga dentro das salas.

Os profissionais da construção há muito identificam as qualidades positivas e negativas das lajes macho e fêmea. Pois bem, quem nunca leu este material deve saber quais são as suas vantagens e se existem desvantagens. Você deve começar com os profissionais:

  • resistência ao fogo - GWP não acende ou queima;
  • respeito ao meio ambiente - este material não emite substâncias nocivas ao corpo humano;
  • resistência à umidade - placas macho e fêmea não têm medo de água;
  • redução de ruído - as partições GWP praticamente não permitem a passagem de sons estranhos.

Além disso, este material não apodrece, não é suscetível ao ataque de parasitas e não deforma quando exposto a altas temperaturas. No entanto, a lista de vantagens, infelizmente, é complementada por várias desvantagens:

  • coisas e objetos com um grande peso não devem ser pendurados nas partições GWP;
  • com terremotos frequentes e um encolhimento acentuado da casa, há uma grande probabilidade de rachaduras nas lajes.

A propósito, lajes macho e fêmea podem ser usadas como revestimento de paredes internas de estruturas de vários tipos, e o preço desse material parece mais do que atraente.

Para entender as propriedades básicas do material de construção apresentado, você precisa saber sua composição. E por falar nisso, cada fabricante individualmente preenche os blocos com diferentes aditivos, garantindo assim a competitividade do material. Mas se você não considerar a questão dos aditivos, os principais elementos da composição das placas são o gesso e o cimento Portland. Nesse caso, o gesso utilizado é dividido de acordo com a classe de resistência. Classes de uso principal G-5, G-6, G-7. Quanto maior for o grau de gesso, maior será a densidade do bloco.

Os aditivos mencionados anteriormente melhoram o desempenho do material e ajudam a baixar o preço do produto. Sua lista inclui:

  • dolomita cáustica;
  • cloreto mágico;
  • celulose;
  • sais de magnésio.

Características principais

O material GWP é uma placa de gesso monolítica com uma forma retangular e ranhuras de junta ao longo das bordas. No mercado da construção, este material é mais frequentemente apresentado com dimensões de 66,7x50x8 cm, sendo que o peso de cada laje individual não ultrapassa os 30 kg. A parte frontal do produto pode ter uma variedade de acabamentos, desde uma superfície plana até um design decorativo. Mas o mais importante, os painéis GWP são de baixo custo.

Outra característica importante das lajes macho e fêmea é a simplicidade e a facilidade de instalação. E os elementos naturais da composição do material GWP garantem conforto para uma vida futura. Entre outras coisas, o gesso pode regular a troca de umidade em espaços fechados. É por isso que em salas com alta umidade, placas resistentes à umidade com inserções hidrofóbicas são usadas.

Além disso, propõe-se considerar as características do GWP em um significado digital:

  • a variedade de gesso tem densidade variando de 1150-1300 kg / m2;
  • a taxa de absorção de água é de 5-30%;
  • as placas resistentes à umidade são acompanhadas por 5% de absorção de água e uma densidade de 1100 kg / m2;
  • o indicador de isolamento de ruído varia de 35-40 dB;
  • O isolamento térmico de lajes com espessura de 80 mm corresponde a paredes de concreto com espessura de 400 mm.

No parâmetro de resistência ao fogo, os blocos GWP encorpados ganham. Eles podem resistir à exposição a chamas abertas por várias horas.

Descrição das espécies

No mercado de construção moderno, você pode encontrar GWP em várias formas:

  • gesso;
  • resistente a humidade.

A escolha de uma opção adequada depende da umidade da sala a ser reparada. Por exemplo, ao reconstruir uma sala ou quarto, vale a pena usar placas de gesso. E se estamos falando de um banheiro, você deve comprar uma variedade resistente à umidade. Ao comprar placas de partição pela primeira vez, você precisa saber suas diferenças externas. A variedade de gesso tem uma tonalidade acinzentada e as placas resistentes à umidade possuem uma tonalidade esverdeada. No entanto, as divisões GWP apresentadas não são uma lista completa das variedades disponíveis. Existem outros parâmetros pelos quais o material de construção apresentado difere.

Por material de fabricação

Hoje, painéis GWP de gesso e silicato estão à venda e cada opção individual é caracterizada por certos parâmetros. Na fabricação da variedade de gesso, é utilizado um método de fundição moldada, onde, além dos componentes principais, são utilizados elementos adicionais para reduzir a taxa de absorção de umidade. Pelas suas características, o gesso é um puro material de construção. É por isso que os blocos de gesso acabados cumprem as normas GOST, por isso são usados ​​em instalações médicas, jardins de infância e escolas.

Os blocos de gesso também têm isolamento térmico e propriedades de resistência ao fogo. Na fabricação de placas de silicato, a cal seca é usada junto com a areia de quartzo. A mistura é despejada em moldes, colocada em uma prensa e enviada para a autoclave.

Quando expostos a altas temperaturas, os blocos tornam-se densos e adquirem resistência máxima. Ao mesmo tempo, o coeficiente de absorção de água diminui, o que aumenta o escopo de aplicação das placas de silicato.

Pelo grau de enchimento

Os blocos GWP também são divididos em subespécies:

  • encorpado;
  • oco.

A primeira subespécie, devido ao máximo enchimento interno, distingue-se por um alto nível de resistência e peso. É preferível instalar esses blocos como divisórias onde a porta será localizada. Os furos de passagem estão presentes na construção de lajes vazadas, o que reduz o peso de cada laje em 20% e aumenta o seu isolamento térmico. Mas com esse enchimento, a resistência do material é significativamente reduzida e a capacidade de suporte desaparece.

De acordo com o grau de resistência à umidade

Nesta característica, os blocos GWP são divididos em vários tipos:

  • comum;
  • resistente a humidade.

Normal deve ser instalado em ambientes com umidade aceitável, como salas de estar ou de crianças. A variedade resistente à umidade é adequada para a disposição e renovação de locais onde o indicador de umidade sempre apresenta uma barra alta, por exemplo, na cozinha ou no banheiro.

Fabricantes populares

Hoje, existem muitas empresas que se dedicam à produção de placas macho e fêmea. UMA graças às análises dos consumidores, foi possível compilar uma classificação dos 5 melhores fabricantes de material GWP.

Belgips

Fabricante bielorrusso se dedica à produção de dois tipos de painéis GWP sólidos. Mas, apesar do sortimento modesto, esses produtos são de alta qualidade. E após a aquisição da fábrica pela empresa Volma, a receita das pranchas fabricadas mudou.

Uma importante característica distintiva das lajes Belgips é seu preço razoável, o que é extremamente importante para a construção de grandes complexos.

"Gypsopolymer"

Os GWPs deste fabricante distinguem-se pela excelente geometria, devido à qual o processo de instalação decorre sem dificuldades. Devido à superfície totalmente lisa da parte frontal das placas, não há necessidade de cobri-las com mistura de gesso ou gesso. Depois de instalar a partição, você pode colar imediatamente o papel de parede ou colocar os ladrilhos.

PGZ "planta de gesso Peshelansky"

Os blocos PGP produzidos pela PGZ têm vantagens significativas:

  • as matérias-primas para placas são obtidas em nossas próprias minas;
  • uma política de logística escolhida corretamente simplifica muito o método de entrega de mercadorias ao consumidor, ao mesmo tempo que estabelece preços mínimos;
  • Graças à sua própria tecnologia de produção, os painéis GWP da fábrica de gesso Peshelan são de alta qualidade;
  • e o mais importante é uma vasta gama de produtos.

Volma

Grande produtor de blocos GWP na Federação Russa. A Volma oferece aos seus clientes versões maciças e vazadas com alto nível de resistência e isolamento acústico. No entanto, o fabricante recomenda o uso de seus produtos na disposição de ambientes com baixa umidade.

Knauf

Empresa internacional que atua na produção de materiais de construção. Uma importante vantagem da marca está na utilização de componentes ecologicamente corretos para a fabricação de produtos, pelos quais a empresa é reconhecida em todo o mundo.

Os blocos GWP da marca apresentada são caracterizados pela alta resistência e confiabilidade. São adequados para renovação e revestimento.

Como serrar lajes?

As pessoas que encontraram as placas macho e fêmea não têm ideia de como elas podem ser cortadas para se ajustarem às dimensões exigidas. Mas tudo é tão fácil quanto descascar peras. Este material se presta ao corte com uma variedade de ferramentas.

  • Serrote. Para cortar o GWP, você precisa de uma serra especial com lâmina de material duro. Neste caso, os dentes da lâmina se autoafiam durante a operação. Porém, esse processo exige muito profissionalismo do mestre. O gesso, em princípio, não é fácil de cortar, e o trabalho de um amador se expressa em um corte curvo.
  • Plano. Ferramenta especial projetada para trabalhar com placas macho e fêmea. Você pode comprá-lo em qualquer loja de ferragens.
  • Jigsaw. Um dispositivo de processamento de madeira de qualidade é uma excelente opção para separar o material GWP em pedaços.
  • Búlgaro. Esta ferramenta será capaz de lidar com a tarefa de separar painéis GWP. A chave é usar a roda de corte correta. Mas mesmo quando condições de trabalho favoráveis ​​são criadas, uma grande quantidade de pó de gesso é gerada durante o processo de corte.

Montagem

Primeiro você precisa calcular o número de placas necessárias para a partição. Hoje é muito fácil de fazer.Em qualquer portal predial da Internet, você pode encontrar uma calculadora online, indicar nas células o tamanho do bloco selecionado, o comprimento e a altura das paredes, bem como a área de abertura de portas e janelas. Em seguida, clique em "Calcular". A calculadora dará um total da área total em cubos e o número necessário de lajes dos tamanhos especificados.

É necessário iniciar o levantamento das divisórias PGP depois de efectuar os trabalhos de acabamento nas paredes e no tecto, mas antes de lançar a betonilha. É importante levar em consideração que a umidade na sala onde as paredes GWP estão sendo instaladas deve ser de 55-60%, e a temperatura não deve ser inferior a 5 graus. Antes de iniciar a instalação das lajes, deve-se preparar a base. Os elementos adjacentes devem ser uniformes, localizados estritamente na posição horizontal e vertical. Se houver falhas, a argamassa de concreto ou cimento-areia ajudará a corrigi-las, as quais, após a secagem, precisarão ser preparadas.

A marcação é feita com base no chão. As coordenadas da futura porta também são definidas lá. Usando um nível, as marcações do piso são transferidas para o teto e as paredes. Para aumentar o parâmetro de isolamento acústico, uma junta elástica de cortiça é colada às divisórias adjacentes e um forro é fixado ao chão. É importante não se esquecer de comprar fixadores especiais. Eles são fixados com parafusos auto-roscantes, âncoras ou buchas.

Se a altura do teto for 2,8 m, é suficiente fixar a divisória em três pontos. No sentido horizontal, a distância entre os fixadores deve ser de 70-100 cm. As placas dos cantos devem ser conectadas entre si com fita perfurada. Em seguida, começa a colocação dos blocos. Os painéis podem ser colocados para cima ou para baixo em ranhuras. No primeiro caso, a solução deve ser colocada uniformemente no ponto de contato dos elementos, enquanto a crista saliente inferior deverá ser cuidadosamente cortada.

Então você pode começar a editar. Ao montar uma divisória interior com as próprias mãos, é muito importante seguir a tecnologia de instalação, caso contrário o trabalho terá que ser refeito.

  • Para começar, a solução de cola é misturada.
  • A massa adesiva é aplicada nas paredes e no piso de acordo com as marcações feitas.
  • O primeiro bloco é colocado. Um nível é aplicado de cima. Quando as irregularidades são detectadas com batidas leves de um martelo, a horizontalidade plana e a verticalidade são ajustadas.
  • O excesso saliente da solução deve ser removido imediatamente.
  • Se necessário, a laje pode ser fixada às estruturas de fechamento.

Os seguintes blocos da primeira linha são dispostos de maneira semelhante. É importante monitorar a regularidade da estrutura que está sendo erguida, a retidão e a verticalidade. Para isso, basta ter em mãos um nível, uma régua e uma fita métrica.

Após a colocação da primeira linha, as lajes subsequentes podem ser montadas. E aqui a tecnologia para a construção de blocos GWP requer atenção a algumas nuances. As costuras de conexão não devem se alinhar com os pontos de contato das filas superiores. Para fazer isso, você precisa cortar um bloco exatamente no meio. Uma parte dele será o início de uma nova linha e a segunda será o fim. Caso contrário, o princípio de operação é semelhante ao da instalação da primeira fila de blocos.

Uma atenção especial deve ser dada à formação da porta. Se uma abertura inferior a 90 cm for necessária, estruturas de suporte adicionais podem ser omitidas. Mas não devemos permitir que uma laje inteira fique pendurada na porta. Para tais situações, recomenda-se traçar um plano com antecedência e definir as linhas corretamente. No processo de elevação da parede, é necessário instalar um lintel provisório. Pode ser em madeira ou perfil. Quando o adesivo estiver completamente seco, os lintéis podem ser removidos.

Resta fazer a linha superior. É inconveniente colocar as lajes junto ao teto, por isso é permitido mudar a direção dos blocos instalados de uma posição horizontal para uma vertical. O sistema de fixação das placas não permite a colocação dos blocos junto ao tecto - é necessária uma pequena folga. 2-3 mm serão suficientes.Se você planeja fazer um teto falso, a lacuna pode ser preenchida com espuma de poliuretano.

A fixação no teto deve ser feita com colchetes ou cantos, caso contrário a parte superior da estrutura se soltará. Como ficou claro, os painéis GWP são o melhor material para a construção de novas paredes. Com eles, o dispositivo de partições de suporte de carga leva muito pouco tempo.

Para obter informações sobre como construir uma partição interna de lajes macho e fêmea, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário