Descrição da crosta e tratamento da doença
Freqüentemente, os jardineiros e jardineiros enfrentam uma doença tão popular como a sarna. Se as medidas preventivas forem tomadas a tempo, as plantas estarão protegidas desta doença. Neste artigo, veremos uma descrição detalhada da crosta e seu tratamento.
O que é isso?
Inicialmente, você precisa se familiarizar com a descrição da crosta. É uma doença específica de natureza infecciosa, cujo agente causador são bactérias, fungos e actinomicetos.... Normalmente, a doença atinge a superfície de tubérculos, brotos, folhas e frutos, com isso, a quantidade de produção é reduzida significativamente. Muitas vezes, esta doença é encontrada em climas temperados.
A sarna comum afeta árvores frutíferas, arbustos e plantações de jardim. Mas cada cultura tem seu próprio patógeno, o que significa que a sarna da batata não pode infectar árvores frutíferas e vice-versa. Mas as razões do aparecimento desta doença para todas as plantas são as mesmas, portanto, diferentes culturas podem adoecer no mesmo jardim ao mesmo tempo. Portanto, existem várias razões para o desenvolvimento de sarna.
-
Maior umidade do solo. Este motivo, muitas vezes, leva ao aparecimento de crostas nas folhas das árvores frutíferas. O nível de umidade do solo nem sempre depende de uma pessoa, pois é influenciado não só pela rega, mas também pela presença de chuvas e neve derretida.
-
Pouso lotado. Esse motivo leva a uma disseminação bastante rápida da doença, passando de uma árvore para as vizinhas. Se as árvores são plantadas perto de uma pequena área, o solo fica pobre, como resultado, as árvores enfraquecem, a doença se desenvolve.
-
Aterragens monótonas. Como cada espécie de planta tem seu próprio tipo de patógeno, a doença progride em taxas diferentes. Em um jardim misto, a crosta é transferida lentamente.
-
Grau fraco. Os criadores estão constantemente criando novas variedades que são caracterizadas por uma maior resistência a esta doença.
A crosta se reproduz ativamente em condições de alta umidade e calor. O nível de temperatura ideal é de +18 a +20 graus. Deve-se notar que os esporos desta doença podem penetrar nas folhas jovens. Uma folha com mais de 25 dias já é resistente aos ataques de sarna. Se a primavera for caracterizada por um clima seco, a doença se espalhará muito lentamente. Até uma árvore doente pode agradar com uma boa colheita.
Se houver chuvas moderadas na primavera, as primeiras manifestações da doença serão notadas após a floração. Eles aparecem como manchas verde-amareladas nas folhas, embora às vezes seja possível uma cobertura cinza. Com o tempo, as manchas ficam pretas e, em seguida, passam para as frutas.
Se a árvore estiver muito infectada, isso interfere no amadurecimento dos frutos. Os frutos mudam de formato, ficam manchados e enrugados, depois continuam pendurados ou, em geral, caem.
A folhagem também sofre quando a árvore está doente. As folhas ficam amarelas rapidamente e depois caem. Além disso, eles se tornam portadores do fungo, uma vez que o patógeno neles pode hibernar. Na primavera, os esporos são ativamente disseminados pelo vento, pela água e pelos pássaros, e as árvores e plantas são reinfectadas. É melhor combater ativamente a sarna no final do outono, bem como ações preventivas.
Tratamento de árvores frutíferas
A maneira mais eficaz de lidar com a sarna é usar produtos químicos usados no tratamento de plantas. Muitos jardineiros preferem fungicidas - "Fitosporin", "Skor", "Hom", Bordeaux líquido. Para curar completamente as árvores frutíferas, é necessário realizar o tratamento em várias etapas. É muito importante se familiarizar com o momento de propagação das disputas de sarna. Vamos examinar mais de perto como tratar várias árvores frutíferas.
árvore de maçã
A crosta freqüentemente afeta macieiras. Inicialmente, as folhas infeccionam, manchas com uma flor de esporos aparecem nelas e, em seguida, as folhas caem. Além disso, manchas marrons tornam-se visíveis nos frutos; com o tempo, o tecido da cortiça se forma sob a floração. Essas manchas aumentam gradualmente e, em seguida, cobrem toda a maçã, a forma torna-se feia. Essas frutas são mal armazenadas.
Muitas vezes, a crosta é distribuída em variedades como Antonovka, Slavyanka, Papirovka, Moskovskaya Grushovka. Muitas variedades são caracterizadas por relativa resistência a esta doença, por exemplo, "Juno", "Anis chinês", "Lyubava", "Fada", "Orfeu".
O tratamento químico e as medidas agrotécnicas garantem um controle confiável da sarna. Recomenda-se cortar todos os brotos, retirar frutos e folhas, remover ervas daninhas, manter os troncos limpos.
O solo sob as macieiras deve ser escavado no outono. E na primavera, eles se dedicam à higienização e também à poda da copa para desbaste.
Para a prevenção da crosta na ferida, recomenda-se tratar a árvore com uma solução da emulsão "Nitrafen" antes do início do fluxo de seiva. Na fase do cone verde, Bordeaux líquido (1%) é o melhor tratamento. Uma droga "Velocidade" usado para processamento durante a fase de botão de rosa. O processamento adicional pode ser feito a cada 2-3 semanas, usando preparações alternadas "Captan" ou "Tsineb", enxofre coloidal e "Hom"... Qualquer tipo de processamento deve ser interrompido um mês antes da colheita. Caso a crosta não regrida, será necessário realizar mais um tratamento após a colheita das maçãs - será necessário um preparo "Tsineb" ou solução líquido de bordeaux.
Pera
A crosta da pêra tem muito em comum com a doença da macieira, mas aparecem apenas manchas na parte inferior das folhas, além disso, os rebentos jovens também são afetados. O agente causador da doença pode hibernar tanto nas folhas caídas quanto nos galhos das árvores. Normalmente, as primeiras manifestações da doença são visíveis algumas semanas após o surgimento dos botões. Normalmente, a infestação precoce resulta em grandes manchas nos frutos e folhas.
A infecção tardia é quase invisível nas frutas, mas já durante o armazenamento a doença começa a progredir.
Se a crosta atingiu brotos jovens, então pequenas bolhas aparecem neles e a superfície descasca. Esta doença freqüentemente afeta variedades como "Winter Bere Ligel", "Forest Beauty", "Sapezhanka". As variedades "Vrodlyva", "Etude", "Bere Bosch" e outras apresentam excelente resistência à crosta.
Para combater a sarna, você deve primeiro usar métodos populares. Inicialmente, é recomendável se livrar das folhas e frutos caídos. Em seguida, eles cavam o solo ao redor da árvore e o tratam com uma solução a 3% de "Nitrafen" ou uma solução a 1% do medicamento DNOC. E na primavera é necessário cortar a copa, retirar todos os ramos secos e danificados.
O processamento de pêras na primavera é muito semelhante ao processamento de macieiras.... Uma solução de líquido Bordeaux a 3% é usada para pulverizar na fase de cone verde. Skor é ideal para uso durante a fase de botão de rosa. Quando as árvores murcharem, o tratamento "Rápido" deve ser repetido. Normalmente, duas semanas depois, para o processamento de pêras, são utilizados medicamentos como "Captan", "Hom", "Skor".
Damasco e pêssego
As árvores de fruta com caroço são menos suscetíveis a infecções de sarna, mas a doença também pode reduzir sua produção.... Normalmente, a probabilidade de desenvolver a doença aumenta com temperaturas moderadas do ar e alta umidade. Se a temperatura ultrapassar +30 graus, a doença diminui significativamente no desenvolvimento.
Se manchas de uma tonalidade marrom esverdeada com um contorno indistinto aparecerem em um pêssego ou damasco, esses são os primeiros sinais de desenvolvimento de crosta. Sem tratamento, as manchas aumentam de tamanho e tornam-se azeitonas ou pretas com um toque aveludado. Além disso, as manchas formam uma única crosta, como resultado, os frutos param de crescer, várias úlceras se formam neles e, então, se desenvolve a podridão dos frutos. Os frutos afetados geralmente caem.
A crosta pode infectar brotos e folhas, nos quais manchas verdes claras ou marrons com contornos borrados geralmente se formam na parte inferior. Variedades como "Shalakh", "Bochechas vermelhas" geralmente sofrem de crostas.
O líquido bordalês ou uma preparação contendo cobre é ideal para a prevenção de doenças. Já no início do verão, é aconselhável tratar os pêssegos e os damascos com a preparação "Captan", "Skor" ou "Horus". Após duas semanas, o tratamento deve ser repetido. Se a doença continuar, então você terá que esperar o final do outono, pois todas as ações realizadas anteriormente não trarão resultados.
Na queda de folhas, as árvores devem ser tratadas com líquido bordalês. A melhor opção para árvores frutíferas com caroço são os fungicidas que contêm cobre.
Ameixa
A ameixa sofre de sarna, assim como as árvores frutíferas com caroço.... Eles geralmente produzem a mesma opção de tratamento usada para damascos e pêssegos. Inicialmente, recomenda-se o uso de Bordeaux líquido, e no início de junho - a preparação "Horus" ou "Skor". Após meio mês, recomenda-se repetir o tratamento. E já no final da queda das folhas, uma solução a um por cento de líquido bordalês permitirá desinfetar a árvore.
cereja
Em cerejas ou cerejas, os sinais de crosta são bastante raros, mas essas árvores também precisam de proteção contra essa doença. Normalmente essa doença não prejudica a árvore em si, mas leva a rachaduras, por onde os patógenos da podridão podem penetrar.
É melhor começar a combater a sarna no início da primavera. Para o processamento de cerejas e cerejas, todos os métodos acima relacionados a árvores frutíferas com caroço são adequados.
Processamento de arbustos
A crosta é freqüentemente encontrada em arbustos. Essa doença das groselhas costuma ser chamada de oídio, mas essas doenças são diferentes, portanto, antes de escolher um tratamento, certifique-se de que o arbusto tenha crostas. Atua como uma excelente prevenção tratamento de botões dormentes no início da primavera com uma solução de uréia (7%). E já no final do outono, você precisa coletar todas as folhas caídas, cavar o solo sob o arbusto e mais uma vez tratá-lo bem com uma solução de ureia. Se as medidas preventivas não forem bem-sucedidas, o líquido bordalês (2-3%) ou uma combinação de "Horus" com "Aktara" é usado para o tratamento. Após um mês, o tratamento com groselha deve ser repetido.
A sarna também pode ser encontrada em groselhas. Claro, geralmente afeta ligeiramente e raramente, mas é recomendado tomar medidas preventivas a cada primavera. Groselhas e groselhas são culturas relacionadas, portanto, todos os produtos biológicos acima são usados para destruir a crosta.
Como tratar as plantações de jardim?
A sarna costuma afetar as plantações de jardim, portanto é necessário inspecionar cuidadosamente as plantas. A crosta pode infectar a batata, enquanto os tubérculos sofrem, como resultado, o sabor e a qualidade da semente se deterioram, bem como a aparência se deteriora. Danos graves tornam as batatas impróprias para consumo.
Se as batatas estiverem infectadas com sarna, é proibido plantar batatas nesta área por 5 anos. A peculiaridade da batata é que pode sofrer de vários tipos de crostas: negra, granulosa, pulverulenta, vulgar ou prateada. Manchas aparecem nas batatas e uma teia de aranha também é formada.
Deve-se destacar que o mais perigoso é a sarna preta ou a doença da rizoctônia, já que pode perder até 20% da safra.
Para evitar a formação de crostas, é necessário usar apenas material de plantio comprovado e de alta qualidade. Recomenda-se tratá-lo com preparações especiais como "Rovral", "Fito Plus" ou "Aquaflo". Cobre, manganês e boro devem ser adicionados ao solo para reduzir as chances de infecção. Como medida preventiva, você pode alternar o plantio de batatas com legumes.
Se não for possível fazer a rotação de culturas, é aconselhável usar estrume fresco como fertilizante.
Se o solo for alcalino, você pode aumentar a acidez com sulfato de amônio: 10 litros de água requerem cerca de 2 colheres de sopa. Essa solução é usada para regar batatas durante a floração, e isso exigirá 1 litro por arbusto. Antes de colher as batatas, em cerca de meio mês, é necessário cortar as pontas, assim a casca dos tubérculos ficará mais forte. Para retardar o desenvolvimento da crosta, é aconselhável processar batatas solução de "Zircon" durante a brotação. Além disso, uma solução de um sachê "Fito Plus" para 3 litros de água reduzirá o nível de contaminação da batata.
Recomenda-se dar preferência às variedades de batata que se caracterizam pela resistência à crosta. Estes incluem Mentor, Alpha, Vestnik, Lyubimets, Vyatka.
A sarna da beterraba sacarina é causada por fungos actinomicetos. Primeiro, eles afetam as raízes e, em seguida, manchas marrons com uma crosta áspera são formadas nos frutos. Aí surgem fissuras, por onde outros microorganismos penetram, como resultado, parece que o fruto é comido por dentro. Normalmente, o fungo se desenvolve em solo pesado, além disso, os patógenos podem passar o inverno no solo, por isso é imperativo desinfetar o solo. Chernozems alcalinos devem ser regados com uma solução de ácido fosfórico ou sulfúrico. Abiga-Peak é usado com bastante frequência.
A cicatriz no repolho não é comum.... Mas se a doença progredir, as plantas começam a morrer. Inicialmente, as folhas começam a secar, depois se formam rachaduras marrons e o sistema radicular fica enfraquecido, de modo que o repolho pode ser facilmente retirado do solo. É melhor tomar medidas preventivas, pois será mais difícil tratar as plantas. Se considerarmos os métodos tradicionais, recomenda-se o uso de decocções de rabo de cavalo, calêndula e pimenta. Entre os produtos químicos, é melhor dar preferência a medicamentos como "Kartotsid" ou "Fitosporin".
A crosta também pode infectar as uvas. Ele perde não só a decoratividade, mas também a qualidade: perde-se a forma, os frutos ficam pequenos, os bagos ficam insípidos e pouco saudáveis. Para lidar com a sarna da uva, você deve usar enxofre coloidal, bem como as preparações Fundazol, Tridex, Kuproksat e Skor.
A crosta é encontrada em tomates e pepinos, morangos e pimentões. Além disso, pode desenvolver-se tanto em áreas abertas como em estufas. A sarna preta é uma doença comum das cebolas, portanto, você precisa seguir as recomendações preventivas de especialistas... Se a doença se espalhar para o tomate, os arbustos afetados devem ser removidos imediatamente para evitar a propagação da doença.
Medidas de prevenção
Todos os jardineiros são aconselhados a se familiarizarem com as medidas preventivas de sarna em plantas para prevenir o aparecimento e a propagação desta doença. Você precisa ficar atento às seguintes dicas de profissionais:
-
é necessário limpar a tempo a área sob as árvores, retirando as folhas caídas e cavando o solo;
-
frutas muito contaminadas podem ser lavadas, mas é melhor removê-las da árvore;
-
frequente e regularmente, devem ser realizadas inspeções às fábricas para perceber as primeiras manifestações da doença;
-
árvores e arbustos precisam de poda anual, pois o espessamento contribui para o aparecimento de crostas;
-
vale a pena fazer top dressing no verão, que deve incluir potássio e carbonato de silício, fósforo;
-
no outono, o solo sob as plantas deve ser pulverizado com nitrato de amônio, ureia ou nitroammofos, mas a temperatura do ar não deve ser inferior a +4 graus.
A sarna é uma doença bastante perigosa que se espalha muito rapidamente e prejudica árvores, arbustos e outras plantas. Se você fornecer atendimento oportuno e tomar medidas preventivas, poderá manter a saúde e a colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.