Estufas no peitoril da janela e varanda: opções para estufas residenciais
Muitas vezes, no inverno, você quer se mimar com vegetais frescos ou mesmo frutas, mas devido à época inadequada você tem que comprar produtos trazidos de países distantes. Porém, se você fizer uma pequena estufa em casa (no parapeito de uma janela ou varanda), poderá realizar o que deseja e comer algo não só fresco, mas também natural, cultivado por suas próprias mãos. Além disso, você já pode começar a se preparar para a casa de veraneio e conseguir boas mudas, que darão frutos mais rápido.
Propósito e dignidade
Agora nas lojas você pode comprar quase todos os produtos que desejar, mas é difícil dizer com certeza se a qualidade deles corresponde à desejada. Não se sabe exatamente como essas ou aquelas verduras ou frutas foram cultivadas, por quanto tempo e com a ajuda de que meios germinaram as verduras, que deveriam transportar a riqueza de vitaminas para o corpo. Tudo isso causa um desejo de cultivar independentemente tudo o que vai entrar na comida.
No verão, isso não será difícil, porque no jardim, sob o sol escaldante e com rega oportuna, quaisquer produtos crescerão rapidamente e darão em breve a tão esperada colheita. Mas o que fazer no inverno, quando não dá para cultivar nada na rua e você tem que se contentar apenas com os itens comprados? Nesse caso, as estufas caseiras podem ajudar. Você pode criar uma estufa no peitoril de uma janela ou varanda com rapidez e obter os primeiros resultados em pouco tempo.
Uma grande variedade de objetos pode ser usada para criar um micro-time em casa. O princípio básico dessa estufa é criar um microclima adequado dentro da estrutura, o que é conseguido isolando a área do jardim do mundo exterior. Na maioria das vezes, o polietileno é usado para isso: eles envolvem a área com o solo com ele. Mas você também pode usar materiais improvisados na forma de uma garrafa de plástico com fundo cortado: se você colocá-la em um vaso de terra, pode obter o efeito de uma estufa.
Agora existe a oportunidade de comprar estufas nas lojas. Estão totalmente prontos e não requerem nenhum trabalho adicional, exceto a montagem do quadro principal e a instalação do filme ao seu redor. Externamente, as microestufas podem diferir umas das outras, mas têm uma tarefa - a capacidade de ter alimentos frescos e verduras durante todo o ano, bem como preparar mudas para o próximo verão.
Requisitos para estufas caseiras
Independentemente da aparência exata da estufa, comprada ou feita em casa, para sua fabricação ou operação existem certas regras e requisitos que você precisa saber, caso contrário, o resultado do crescimento de espaços verdes em tais objetos não terá o resultado desejado.
- Criação das condições mais adequadas para a planta que está sendo cultivada. Não vale a pena colocar plantações em uma estufa que necessite de diferentes condições de cultivo.
- A estufa deve ser fácil de usar, para que possa ser lavada a qualquer momento, alguma coisa nela possa ser trocada e corrigida. Todas as plantações devem ser visíveis, bem visíveis de todos os lados e ter fácil acesso para irrigação.
- Além da comodidade, seria bom se a aparência da estufa fosse esteticamente agradável e adequada ao design do ambiente.
- Uma estufa interna deve ser robusta o suficiente para suportar múltiplos usos.
- A localização da microestufa deve ser tal que as plantas recebam luz suficiente, mas ao mesmo tempo não retiram toda a luz da sala.
- O melhor local para colocar a casa para futuras plantas será a janela da sala onde raramente são encontradas pessoas, o que significa que a perda de luz da instalação da estufa não afetará de forma alguma o padrão de vida das famílias.
- Se não for possível encontrar tal zona na casa, pode-se organizar uma estufa em qualquer lugar conveniente para todos, mas providenciar iluminação artificial para que as plantas possam crescer e se desenvolver corretamente.
Seguindo essas regras, você pode conseguir uma boa estufa que irá estragá-lo com ervas frescas ou outras frutas no menor tempo possível.
Tipos de mini estufas
Se você está pensando em criar uma estufa em casa para poder cultivar verduras frescas e preparar mudas para o plantio em uma casa de verão, você precisa considerar todos os tipos de estruturas modernas e decidir qual delas será mais conveniente em um determinado cômodo . Para um apartamento, o local de maior sucesso para uma estufa para plantas jovens será uma abertura de janela na qual você pode construir ambos os racks e uma pequena estufa.
A salsa, o endro ou a cebola são geralmente cultivados na janela., o que é mais comumente usado em alimentos. Se a função da estufa é cultivar mudas para o jardim, então é mais conveniente levar toda a estrutura para a varanda. Nesse caso, você pode comprar uma estufa mais volumosa, onde é possível arranjar um grande número de bandejas com terra, onde as sementes já serão semeadas. Uma estufa de varanda dará resultados quando todas as condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas estiverem presentes. Se não houver luz suficiente ou se a temperatura do ar estiver abaixo do normal, o crescimento das sementes será difícil, senão impossível.
Projetos simples de estufa
Para criar uma estufa em casa, você pode comprar uma estufa simples e começar a cultivar qualquer folhagem. O desenho mais simples assume uma variação reduzida dos chalés de verão, onde, em vez de uma grande sala de polietileno ou vidro, há um pequeno rack sobre o qual é colocada uma capa especial de polietileno. Normalmente, a estrutura do rack é feita de metal, mas em casa você também pode fazer uma versão de madeira. Para facilitar a manutenção e irrigação, a capa de polietileno possui zíper. Ao desapertá-los, você pode chegar à área desejada sem expor toda a estufa.
As prateleiras podem ter uma grande variedade de dimensões, que são selecionados individualmente, com base na disponibilidade de espaço livre em casa. A altura também pode ser diferente, dependendo das camadas da estrutura, podendo haver duas ou mais delas. Normalmente não utilizam racks com mais de cinco prateleiras, pois é difícil cuidar das plantas e visualizar seu estado.
Se não houver necessidade de uma grande estufa, você pode usar um tipo de mesa, que lembra um pouco um aquário, mas é feito de acordo com o princípio das esquadrias de janelas para estruturas externas feitas de poliestireno. Se houver desejo de comprar algo mais poderoso, então, neste caso, os mais produtivos serão os sistemas automáticos.
Automático
Se um projeto simples é uma casa para plantas, onde uma temperatura confortável é criada para elas e todos os cuidados são feitos por uma pessoa, então as estufas automatizadas assumem essas funções. Tais sistemas podem ser parciais (com um determinado conjunto de funções) ou completos, onde uma pessoa não participa de forma alguma do processo de cuidado das plantas. Esses dispositivos possuem fitolâmetros que fornecem a luz necessária para o crescimento; um sistema de irrigação automático que permite dosar o suprimento de umidade; ventilação que renova o ar e oferece todas as condições necessárias para o bom crescimento das plantas.
As vantagens de tais sistemas são que não há necessidade de procurar um local conveniente ou adequado para eles, uma vez que se adaptam a qualquer local, seja um peitoril de janela ou um porão.
Existem várias opções para essas estufas automáticas.
- Growboxes É um sistema fechado com iluminação autônoma, alimentação de ar, reflexão de luz.Uma característica importante é a possibilidade de escolher o tipo de operação do dispositivo, dependendo do que exatamente será cultivado nele. As plantas podem ser plantadas em tal caixa tanto em uma mistura de nutrientes quanto em hidroponia.
- Termoboxes conveniente para usar em apartamentos. Eles podem ser colocados dentro e na varanda. Este dispositivo não teme nem mesmo temperaturas negativas e pode ajustar de forma independente o microclima interno para que as mudas fiquem confortáveis. O aparelho rega as plantas de forma independente, monitora o fornecimento de nutrientes, liga e desliga as lâmpadas no horário necessário. Basta colocar as sementes na caixa e a máquina fará tudo sozinha.
- Airgarden é uma mini-estufa de mesa onde a vegetação cresce usando aeroponia (gotas de solução com nutrientes nas quais o sistema radicular das mudas está localizado). O aparelho não só ajuda a criar as condições ideais para o crescimento, mas até acelera várias vezes, para que você possa obter o produto acabado muito mais rápido.
Iluminação
Para o crescimento normal de qualquer planta em casa, é importante criar um habitat adequado para elas. O fator mais importante será a iluminação, que idealmente deve ser natural. Para que as mudas recebam luz do sol, é melhor colocá-las no parapeito de uma janela. Se a lateral da casa não permite receber a quantidade adequada de luz, então isso pode ser compensado com uma lâmpada especial. Com sua ajuda, você pode sair da situação quando as mudas estiverem em uma sala escura.
A maneira mais conveniente de instalar a estufa é na varanda., porque existe uma divisão totalmente envidraçada e a luz atinge as plantas com a maior frequência possível, o que acaba por dar um bom resultado. Você pode cultivar quase qualquer planta em casa, o principal é saber quais são as condições ambientais típicas para ela e tentar fazê-las. Para cultivar frutas exóticas em uma sala, uma estufa automática será necessária, porque exatamente como ela pode fornecer todos os componentes para o crescimento, e isso é luz, umidade e ar.
Ao contrário do corpo humano, as plantas precisam de um segmento vermelho para crescer, se desenvolver e florescer. As ondas também devem ter comprimento adequado, que fica entre 600 e 700 nanômetros. Além disso, também é importante o espectro azul, cujo comprimento de onda deve ser de 400 a 500 nanômetros, o que permitirá o crescimento vegetativo e o desenvolvimento correto das mudas. A iluminação artificial simples será insuficiente e, em vez do benefício, causará um estado de estresse em uma planta jovem, portanto, é importante selecionar a luz no espectro de luz solar. Se negligenciarmos isso, frutas e vegetais cultivados nessas condições terão um sabor diferente, perderão a maior parte de suas vitaminas e, às vezes, podem ser completamente inadequados para alimentação. Se estamos falando de flores, então, neste caso, o efeito é o oposto: com a luz artificial, seu crescimento aumenta e a floração torna-se mais brilhante.
Para garantir um bom crescimento e desenvolvimento das plantas em estufa, é importante escolher a luz certa, na qual haverá radiação da cor adequada:
- roxo ou azul ajuda a fotossíntese - as plantas ficam mais fortes e começam a crescer mais rápido;
- o amarelo e o verde contribuem para a supressão do processo de fotossíntese, e isso causa doenças nas plantas;
- laranja ou vermelho são os mais indicados no processo de floração e desenvolvimento ativo dos frutos, mas deve-se ter cuidado com a quantidade, pois a colheita morre com uma dose significativa dessa luz;
- a radiação ultravioleta ajuda a acumular nas plantas uma quantidade suficiente de vitaminas, além de aumentar a resistência ao frio.
Se houver necessidade de usar lâmpadas, você precisará entender a diferença entre elas.
- Lâmpadas incandescentes eles iluminam bem e aquecem um pouco o ar, mas consomem muita eletricidade.Seu espectro é de 600 nv, o que não corresponde à norma para o crescimento das plantas - podem aparecer queimaduras ou deformações nos caules nas folhas.
- Lâmpadas fluorescentes favoráveis ao cultivo de plantas, pois apresentam baixa transferência de calor. Além disso, são baratos e não consomem muita energia.
- Lâmpadas ultravioleta funcionam da mesma forma que as lâmpadas fluorescentes, mas adicionando uma variedade de componentes, você pode escolher a faixa apropriada para uma planta específica.
- Lâmpadas de mercúrio tem alta pressão e aquece rapidamente. Os raios têm um espectro próximo ao ultravioleta. Pode ser usado para fotossíntese, mas em pequenas doses. Melhor usado quando a fruta começa a amadurecer. Você pode usá-los se houver uma tensão estável na rede, sem quedas, caso contrário, é perigoso.
- Lâmpada LED crie iluminação monocromática. Se você usar uma combinação e diferentes combinações de cores, poderá obter o espectro desejado. Estas lâmpadas são econômicas, duram muito e não se deterioram mesmo em baixa tensão.
- Lâmpadas infravermelhas são usados para aquecer o ar na estufa. Consomem energia, mas têm um efeito benéfico nas plantas, a sua luz é semelhante à natural.
A iluminação é calculada de acordo com vários fatores: a área da estufa, a altura das lâmpadas acima das plantas, os tipos de lâmpadas, a estação do ano, o tipo de planta.
Como e o que fazer: opções
Além de comprar uma estufa pronta, você mesmo pode fazer em casa. Pode ser uma estrutura pequena ou um rack volumoso, tudo depende do que exatamente será cultivado. Para uma orquídea ou outras flores que precisam germinar de sementes ou bulbos, garrafas de plástico são adequadas: elas são cortadas em pedaços e uma estufa é montada com elas. A parte inferior serve de base onde você pode derramar terra ou colocar pastilhas de turfa, e a parte superior é colocada na planta e cria um microclima adequado. Pode ser facilmente removido para ventilação e rega.
Se você precisar cultivar mais plantas, pode usar um aquário antigo.onde existem paredes de vidro e uma cobertura que permite a passagem de luz solar ou artificial. Se o aquário propriamente dito não estiver lá, serve qualquer caixa coberta de vidro, através da qual a luz necessária irá passar. A coisa mais difícil é criar uma estufa com prateleiras, mas o rendimento será muito maior do que com qualquer uma das opções acima.
Para criar um rack, você precisa pensar sobre suas dimensões e materiais com os quais ele será feito. É melhor usar plexiglass para as prateleiras, mas você também pode substituí-lo por aglomerado comum ou madeira compensada. Na caixa pronta, é preciso colocar uma capa de polietileno, onde há zíperes, ou pensar em outra opção, como entrar rapidamente para regar. É imprescindível fazer esse rack iluminado por cima para poder sempre compensar a falta de luz solar.
Se houver muitas culturas germinadas, é mais conveniente usar um suporte., já que aqui tudo pode ser regado e ventilado ao mesmo tempo. O mesmo se aplica à iluminação: na presença de prateleiras transparentes, atinge uniformemente todas as plantas. O rack em si pode ser de qualquer tamanho e dimensão, dependendo da disponibilidade de espaço na sala e do número de colheitas para germinação. O desenho com três inserções de plexiglass será o mais ideal, pois não ocupa muito espaço, será conveniente cuidar e todas as plantas terão as mesmas e ótimas condições de germinação.
Recomendações
Ao mexer as mudas em estufas nas janelas, é importante que haja estores ou outro sistema de proteção dos rebentos do sol, cuja quantidade deve ser dosada corretamente, caso contrário as folhas novas podem simplesmente queimar.Se não for possível dedicar muito tempo a uma estufa de fabricação própria, pode-se automatizá-la parcialmente, para isso, é selecionado um dispositivo de ventilação, iluminação e rega automáticas.
Se você precisa melhorar a nutrição das plantas, é bom usar hidro e aeropônico.que têm um efeito rápido: as plantas se desenvolvem em um ritmo acelerado e crescem saudáveis e fortes. É preferível fazer uma janela para ventilação e rega no topo da estrutura, para que o ar do interior escape uniformemente, misturando-se com o existente na divisão e substituído por um novo, fresco e limpo. Se você fizer essa janela na parte inferior, o ar fresco que entra será frio, o que afetará negativamente as plantas imaturas.
Para informações sobre as opções de estufas caseiras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.