A escolha das estufas: tipos e características

Contente
  1. Visualizações
  2. Especificações
  3. Materiais (editar)
  4. Formulários e designs
  5. Dimensões (editar)
  6. Equipamento opcional
  7. Vantagens e desvantagens
  8. Fabricantes
  9. Dicas de Seleção
  10. Melhores opções

Nossos avós também tentaram construir estruturas em seus jardins que ajudassem a fazer uma boa colheita e a protegessem dos caprichos da natureza. Eram estufas desajeitadas feitas de materiais de sucata, como molduras de janelas velhas e canos de metal velhos. Hoje, no mercado, você encontra produtos ultramodernos equipados com sistemas de irrigação mecânica e ar condicionado.

Para descobrir qual delas é a certa para você, uma análise detalhada de todos os tipos de estufas existentes hoje ajudará.

Visualizações

Todas as estufas podem ser classificadas de acordo com várias características:

  • Por método de localização. Dois tipos principais são distinguidos aqui: adjacentes e independentes. Cada um tem seus prós e contras. Por exemplo, os primeiros são mais fáceis de construir e estabelecer todas as comunicações necessárias para eles. Além disso, é possível equipar a entrada da estufa diretamente da casa. Acontece uma espécie de estufa ou mesmo um jardim de inverno. As vantagens das estruturas independentes incluem uma escolha relativamente grande para a localização de sua instalação, a iluminação da estufa de todos os lados e a liberdade na escolha da forma e do tamanho.

Aliás, ao determinar esses parâmetros, você deve levar em consideração não só os seus próprios desejos, mas também as safras que vai cultivar (pimentão, tomate ou frutas exóticas) e em que quantidade.

  • Pelo método de construção. De acordo com esse tipo, as estruturas temporárias e de capital são diferenciadas. Os últimos são mais confiáveis ​​e duráveis. Não há necessidade de limpá-los e reconstruí-los a cada temporada. A desvantagem é a necessidade de preencher a base e a impossibilidade de mover a estufa para outro local. A estufa temporária é desprovida de tais deficiências, mas é muito inferior à principal em termos de confiabilidade. Além disso, este projeto não implica irrigação mecânica e sistemas de iluminação. Na verdade, para a próxima temporada, você pode movê-lo para outro lugar ou nem mesmo instalá-lo.
  • Pela altura do solo. Se você não planeja instalar uma estrutura de capital, mas realmente deseja obter mudas precoces, pode usar uma estufa enterrada. Cave um buraco do tamanho necessário e preencha o fundo com terra. Depois de plantar as sementes, cubra tudo com papel alumínio. Com esse arranjo, o solo congela muito menos e dá brotos precoces. O segundo tipo inclui estufas terrestres. Estas são, na verdade, estruturas feitas de filme ou outros materiais, que são instaladas diretamente acima da cama, sem reentrâncias e qualquer fundação.
  • Por tipo de construção. Há um grande número de tipos de estufas que diferem diretamente no design em si. Pode ser:
  1. Tipo arqueado ou túnel. Eles são um túnel feito de metal ou outras bases cobertas com materiais especiais que retêm o calor e transmitem a luz.
  2. Poligonal. Dependendo da ideia do fabricante, a estrutura pode ter várias arestas e, consequentemente, ângulos.
  3. Cabana.Eles são usados ​​principalmente em estruturas adjacentes.
  4. Gable. Eles representam a forma clássica de uma casa com telhado triangular.

Vale ressaltar que independente de o topo da estufa ser triangular ou arredondado, o mais importante é garantir o escoamento desimpedido das águas pluviais. E para estruturas de capital, também há neve na estação fria.

  • A propósito do aquecimento. O principal objetivo da estufa é manter o calor dentro. Isso pode ser alcançado por meio de propriedades de design e isolamento térmico. Você obterá a colheita nessas estufas muito mais cedo do que no campo aberto. Se quiser usar a estufa para o fim a que se destina o maior tempo possível durante a estação, deve pensar em aquecimento adicional. Isso pode ser feito de várias maneiras - elétrica ou hidráulica. Tudo depende da possibilidade de resumir as comunicações. A maneira mais fácil é usar um balde de brasas.
  • A propósito, as plantas são cultivadas. Dependendo dos tipos de culturas, mudas e sementes podem ser plantadas no solo ou em vasos e caixas especiais. Por conveniência, este último pode ser colocado nas prateleiras. Isso simplificará o processo de cuidar das plantas. No entanto, pode haver algumas dificuldades com a rega, especialmente se você não visitar o jardim todos os dias.

Especificações

Comparando todas as opções de estufas que existem hoje em termos de suas características principais, podemos concluir que o policarbonato celular supera significativamente seus concorrentes. Você pode ver isso se estudar em detalhes os indicadores do material de acordo com as características principais:

Leveza do material

Comparado ao vidro, o policarbonato é muito leve. Isso simplifica muito o trabalho com ele e não cria carga adicional no quadro. Se você comparar com o filme, ele perde significativamente, mas o resto das vantagens superam as escalas a seu favor.

Montagem

Trabalhar com vidro é muito difícil. Você precisa de habilidades e ferramentas especiais para construir até mesmo uma pequena estufa. Construir uma estufa em forma de casa usando policarbonato não será difícil. Mas para a construção de uma estrutura em arco, é melhor recorrer a especialistas.

Não será difícil para um jardineiro experiente cobrir a estufa com filme de PVC, mas não se esqueça de que ela pode voar ou quebrar com a mesma facilidade.

Confiabilidade

Por outro lado, o vidro pode ser classificado como um material bastante durável. Não tem medo de umidade, vento, granizo e até mesmo temperaturas extremas. Mas ele pode rachar facilmente até mesmo com uma pequena pedra que acidentalmente caia nele.

Seria errado dizer que o policarbonato não tem medo de impacto mecânico, mas supera o vidro neste parâmetro. Também é resistente aos caprichos do clima e a pequenos esforços mecânicos. No entanto, você terá que remover manualmente a neve do telhado da estrutura no inverno.

O estranho aqui, como em muitos outros indicadores, é o filme. Sua densidade e propriedades protetoras não podem ser comparadas com os concorrentes acima.

Transmissão de luz

O líder aqui é o vidro, mas isso dificilmente pode ser atribuído às vantagens indiscutíveis. Se o verão for quente e não houver ventilação suficiente, as plantas podem morrer de calor.

O policarbonato pode ter tons diferentes, respectivamente, e a transmitância de luz de cores diferentes pode ser diferente. A opção mais popular é o modelo transparente. Transmite a maior parte dos raios de luz, ao mesmo tempo que protege contra sua superabundância devido a um leve escurecimento.

Em termos de transmitância de luz, o filme pode ser comparado ao policarbonato, mas se for uma pequena estufa de chão, muitas vezes, uma grande quantidade de condensação se acumula no interior, o que piora este indicador.

Isolamento térmico

As estufas de vidro aquecem muito rapidamente, mas também esfriam rapidamente. Ie.com uma queda brusca de temperatura, o interior da estufa também esfriará muito rapidamente. Até as opções de filme o ignoram neste indicador.

As estruturas de policarbonato aquecem rapidamente e liberam o calor acumulado mais lentamente, o que lhes permite manter a temperatura ideal por mais tempo sem esforços e dispositivos adicionais. Esta vantagem permite que os proprietários de estufas de policarbonato façam uma grande colheita.

Proteção das plantas dos raios ultravioleta

É difícil identificar um líder claro aqui, uma vez que todos os materiais fornecem proteção razoavelmente boa contra a penetração de raios ultravioleta, cuja abundância pode afetar adversamente as colheitas.

Resistente a temperaturas extremas

O vidro e o policarbonato são escolhidos como material de cobertura para estruturas fixas precisamente porque não têm medo de gelo ou calor. Após o final da temporada de chalés de verão, eles permanecem inalterados na casa de campo de verão. E se você equipar uma estufa de policarbonato com um sistema de aquecimento, poderá obter uma safra quase o ano todo.

O filme é usado apenas no início do plantio e é desmontado após a colheita no outono. Suas características técnicas não permitem reter e acumular calor, além disso, pode rachar facilmente com o frio. Também não funcionará a instalação do aquecedor, pois o material pode deformar-se e, em alguns casos, pode haver risco de inflamação.

Variedade de designs

As estufas de jardim vêm em uma variedade de formas. Além disso, com um planejamento adequado, até mesmo a mesma forma pode ser vencida de maneiras completamente diferentes. Por exemplo, uma estrutura de "casa" pode ser feita com uma abertura no topo. O material de cobertura aqui pode ser qualquer um dos materiais descritos. Vários zíperes e janelas também podem facilitar a manutenção da planta.

A limitação se aplica apenas a estruturas em arco. Filme e policarbonato se encaixam perfeitamente em tal moldura, mas não vidro. Devido à falta de flexibilidade, não pode ter a forma de um hemisfério.

Os fabricantes de versões econômicas de estufas nos oferecem opções como uma estufa, que é muito parecido com o que vimos em nossas avós - hastes curvas inseridas no solo e cobertas com um material de cobertura macio. Agora essa versão tem um visual mais moderno. Por exemplo, uma estufa com 6 seções com clipes. A conveniência é que os clipes são fixados com segurança nos arcos em qualquer posição. Isso permite que você abra ou feche facilmente a estrutura. Essa estufa pré-fabricada pode ser facilmente removida para o inverno e não ocupa muito espaço.

Materiais (editar)

Todos os tipos conhecidos de estufas são uma moldura coberta com um material de cobertura. A estufa mais simples pode ser construída com suas próprias mãos, usando filme espesso e hastes de aço curvas. Os fabricantes, por outro lado, nos oferecem designs mais complexos e confiáveis ​​feitos de materiais modernos.

Quadro

Tanto na produção quanto na automontagem, a estrutura pode ser feita de metal, plástico e madeira.

A madeira é um material tradicional para a construção da estrutura de uma futura estufa. Se você tiver ferramentas básicas, poderá fazer isso sozinho, o que economizará muito dinheiro. E o material em si dificilmente pode ser classificado como caro. Isso torna a moldura de madeira uma das mais populares e exigidas entre seus companheiros. As vantagens inegáveis ​​incluem a compatibilidade ambiental deste material.

Quanto às lacunas, aqui podemos notar a fragilidade do design. Com o tempo, a árvore perde suas propriedades e aparência original. Na maioria dos casos, não é possível restaurá-lo.

Mas é perfeitamente possível estender a vida útil. É importante tratar todas as peças da estrutura anualmente com compostos de proteção especiais. Outra desvantagem é a plasticidade muito limitada da madeira.É quase impossível fazer belas estruturas em arco com ela, então ela permanece contente com a forma da casa ou a opção do alpendre.

O plástico é um material barato que permite aos fabricantes produzir designs complexos e acessíveis. Esta opção pode ser escolhida com segurança se você planeja instalar uma estrutura temporária. Para a conveniência dos usuários, até modelos dobráveis ​​e dobráveis ​​especiais foram criados.

Quando feitos pelo próprio, os canos de água de plástico são bastante adequados como moldura. Isso permitirá que você economize dinheiro e defina o design com o tamanho e a forma desejados. Se um dos elementos for danificado durante a operação, ele pode ser facilmente substituído por um novo.

É de plástico que é mais fácil construir uma moldura arqueada. O material se dobra bem e seu baixo peso possibilita a instalação da estrutura sem muito esforço.

Este material também tem uma série de desvantagens que podem afetar a escolha:

  • indicadores de baixa resistência, o que leva ao aparecimento de fissuras;
  • não é adequado para estruturas de capital, pois não tolera temperaturas extremas;
  • podem surgir dificuldades ao instalar a estrutura em uma base de concreto;
  • a impossibilidade de utilização do policarbonato como material de cobertura de estufas do tipo arco (devido à maior rigidez do material em relação à moldura plástica);
  • o vidro também pode exercer muita pressão sobre o plástico, o que pode tornar a estrutura inutilizável.

Há pouco tempo surgiu no mercado um material alternativo, a partir do qual também é possível fazer uma moldura de estufa - este é o reforço de fibra de vidro. Ele difere do plástico comum em sua maior resistência, mas não é tão flexível. E o custo desse material é muito maior. É por isso que armações feitas de tal reforço podem ser encontradas muito raramente.

O metal é o material mais confiável e durável para estufas de capital. É capaz de suportar mudanças significativas de temperatura e cargas adicionais. Para o inverno, essa estrutura não é desmontada, já que é capaz de suportar até uma espessa camada de neve. Embora ainda tenha que ser jogado fora, já que o material de cobertura pode deformar-se ou mesmo estourar com o peso da precipitação.

A moldura da estufa pode ser em tubo moldado, perfil de alumínio ou galvanizado. Do primeiro, são obtidos arcos bonitos, regulares e fortes. Você também pode criá-los manualmente se tiver uma ferramenta específica, como dobrador de tubos, ou pode convidar um especialista.

A caixa de alumínio irá atendê-lo fielmente por muito tempo. Não precisa ser pintado adicionalmente ou revestido regularmente com agentes protetores. Todo mundo conhece a plasticidade desse material, então ele pode ser usado para construir uma estrutura de quase qualquer formato e tamanho. Os fabricantes oferecem elementos já preparados que devem ser conectados entre si em uma determinada sequência. As desvantagens incluem o alto custo de um perfil de alumínio.

O perfil galvanizado é amplamente utilizado para a fabricação de todos os tipos de estufas. O baixo custo relativo e a facilidade de instalação o tornam um dos favoritos neste segmento. Nas lojas, você encontra kits prontos para a construção de estufas. Os artesãos, por outro lado, aprenderam a usar um perfil galvanizado projetado para fixar drywall para criar estruturas.

Material de cobertura

Dependendo do tipo e desenho da estufa, policarbonato, vidro, filme ou spunbond podem ser usados ​​como material de cobertura.

Para estruturas estacionárias, é melhor usar policarbonato, pois é flexível o suficiente para assumir uma forma semicircular e durável. É por isso que a maioria dos fabricantes modernos prefere este material específico.

O filme espesso pode ser usado como um material de cobertura para pequenas estruturas temporárias. É fácil puxá-lo em uma moldura de qualquer formato. Mas deve-se ter em mente que você terá que ventilar constantemente a estufa, uma vez que não permite a passagem de ar. Com fortes rajadas de vento e um furacão, tal estrutura pode facilmente quebrar ou rasgar. Apesar de tais desvantagens, ainda é apreciado por muitos jardineiros devido ao seu baixo custo.

Uma alternativa ao filme pode ser feita de spunbond ou agrofibra. Eles passam bem o ar, protegem as mudas das rajadas de vento, do frio e retêm o calor. Ao mesmo tempo, você não deve se preocupar com a morte das plantas devido ao superaquecimento, pois isso pode acontecer no caso do filme.

Vale ressaltar que a agrofibra também pode ser utilizada como material de cobertura que se espalha diretamente no solo. Essa tecnologia de produção é utilizada por grandes complexos agrícolas. Isso ajuda no controle de ervas daninhas e fornece proteção adicional para os brotos. Em um terreno pessoal, eles podem cobrir as camas com Victoria. Ao mesmo tempo, não será necessário removê-los constantemente, e a coleta de bagas será muito mais fácil.

Mesmo há cerca de 15-20 anos, uma estufa de vidro era considerada um verdadeiro luxo para um terreno pessoal. Mas hoje os fabricantes preferem materiais mais modernos e práticos. Isso se deve a certas dificuldades ao trabalhar com ele. Em primeiro lugar, é bastante caro. É impossível construir uma estrutura em arco amada por muitos a partir dela. Além disso, o vidro é bastante pesado e frágil, o que complica o processo de instalação.

Se você ainda prefere uma estrutura de vidro, pense com antecedência no sistema de ventilação. Caso contrário, você precisará ventilar manualmente a estufa de manhã e à noite. Também deve-se ter em mente que até uma criança pequena pode quebrar vidros e o risco de ferimentos é muito alto.

Formulários e designs

Ao decidir construir uma estufa em sua casa de verão, a maioria dos jardineiros deseja que ela não apenas seja funcional, mas também que se encaixe perfeitamente na paisagem existente. Os fabricantes oferecem aos seus clientes vários formatos e tamanhos de estufas. Portanto, se desejar, você pode encontrar exatamente aquele que terá uma aparência estética e ajudará na colheita de uma grande colheita.

Forma de casa

A estrutura dessa estufa pode ser feita de metal e madeira. Em designs caseiros, a última opção é freqüentemente usada. Os fabricantes, por outro lado, preferem perfis galvanizados mais confiáveis ​​e duráveis.

Esta forma é tradicional e pode ser preenchida com qualquer um dos materiais disponíveis. A única diferença é a complexidade da instalação. Este formulário é muito conveniente, especialmente se você planeja instalar racks. Uma das desvantagens significativas é o alto custo da estufa.

Um telhado de duas águas neste projeto tem uma vantagem clara, uma vez que a precipitação não permanece no telhado, mas rola para baixo. E se a água da chuva pode facilmente drenar de outras estruturas, a neve pode permanecer nelas. Não há ameaça de estagnação e quebra da estrutura.

Trapezoidal

É uma espécie de modificação da forma da "casa". Não há diferenças significativas entre eles, especialmente se as paredes forem colocadas em um ângulo reto vertical. Outra modificação é uma moldura com paredes inclinadas para dentro.

Esta opção combina as vantagens de uma "casa" e uma estrutura em arco. A vantagem é que a altura da estufa pode ser ligeiramente inferior à da estrutura de empena tradicional. Nesse caso, a área da base permanecerá grande o suficiente. Além disso, se desejar, os racks podem ser facilmente colocados nele.

Hemisfério

Recentemente, esse tipo específico de estufa se tornou o mais popular. Mas fazê-lo em condições artesanais sem ferramentas especiais é bastante difícil.Para que os designs lhe sirvam por muito tempo, é melhor dar preferência aos modelos prontos. A instalação de uma forma tão complexa também não é recomendada para ser feita manualmente. As empresas que prestam este tipo de serviço dão garantia pelo seu trabalho.

Não pense que uma estrutura em arco só pode ter a forma de um hemisfério. Alguns modelos têm uma moldura quase redonda. Parece bastante interessante no contexto de outros edifícios e certamente atrairá a atenção.

As desvantagens de tais estruturas incluem o aparecimento repentino de rachaduras. Isso pode ser devido a uma longa vida útil ou ao aumento do estresse na base superior. Além disso, é improvável que você consiga organizar prateleiras e racks dentro deste espaço.

Pirâmide

Uma moldura em forma de pirâmide com inserções de vidro ou policarbonato pode ser uma decoração real para o seu site. Então você não precisa escondê-lo em seu quintal. Um designer competente certamente lhe dirá como encaixá-lo corretamente na paisagem existente.

Se você decidir construir essa estrutura sozinho, recomendamos que consulte um arquiteto. Aqui é necessário calcular com precisão a carga permitida.

Se a moldura for de dimensões impressionantes, então para garantir a resistência e confiabilidade da estrutura, será necessário fazer um desenho detalhado.

Mono-pitched

O segundo nome desse projeto é montado na parede. Como o nome sugere, a estufa tem uma inclinação e é montada na parede de uma casa ou em qualquer outra estrutura. Sua principal vantagem é a economia de materiais de construção, já que, na verdade, falta uma parede.

Se você decidir dar preferência a esta opção particular, então você deve tomar cuidado com a proteção adicional da parede na qual ela será fixada. Dentro da estufa há sempre muita umidade, o que pode afetar negativamente o estado das paredes de madeira, concreto ou tijolo.

Borboleta estufa

Design muito confortável e compacto. É um túnel com cerca de um metro de altura, coberto com policarbonato ou folha metálica. A peculiaridade de seu design reside no fato de que as abas se abrem de baixo para cima como as asas de uma borboleta.

As vantagens indiscutíveis também incluem uma pequena altura. Isso se deve ao fato de que não há necessidade de entrar. O acesso às colheitas é fornecido abrindo as placas.

Dimensões (editar)

As estufas podem ser de absolutamente qualquer tamanho, dependendo das necessidades e desejos do cliente. Podem ser estruturas em miniatura cobrindo uma única cama e modelos de 25 metros de comprimento. Como encontrar o tamanho ideal?

Existem vários parâmetros importantes a serem considerados aqui.

  • Preço. Tudo é simples aqui. Quanto maior o tamanho da estufa, mais caro será seu custo. Se sua família não precisa de uma grande estrutura com uma área de vários hectares, então gastar dinheiro na compra de uma grande estufa é inapropriado.
  • Tamanho do lote. Os felizes proprietários de grandes terrenos podem facilmente encontrar um lugar adequado, mesmo para uma impressionante estufa. Se você tem um padrão de 6 hectares, então você não deve congestioná-los com uma construção de 20 metros, especialmente se você gosta de vir para o campo com toda a família. Considere também deixar espaço para canteiros padrão, uma área de recreação e um lugar para as crianças brincarem.
  • Caracteristicas individuais. Se você e seus entes queridos têm altura e tez médias, é perfeitamente possível usar os tamanhos padrão de estufas. Para pessoas com problemas no sistema musculoesquelético e que se movem em cadeiras de rodas, será necessário providenciar portas mais largas.
  • Forma de estufa. As estruturas retangulares podem ter quase qualquer comprimento. A largura é, na maioria dos casos, o valor padrão. Para uma estufa com duas filas de canteiros e uma passagem, este valor será de 2,5 metros, para estufas com 3 filas de canteiros de 3,5 ma 4,5 m.
  • Se você decidir instalar uma estufa em forma de pirâmide ou cúpula, então seu tamanho pode variar dependendo de seus desejos... Esses projetos geralmente são feitos sob encomenda, o que afeta seu custo. Porém, com uma instalação bem executada, pode se tornar uma verdadeira decoração do local, já que tem um aspecto muito atraente.
  • Culturas cultivadas. Em alguns casos, você pode sobreviver com uma "caixa de pão" do tipo estufa baixa. Não ocupará muito espaço e caberá perfeitamente no espaço disponível. Mas esse tipo só é adequado para colheitas baixas. Em estufas padrão (mais altas do que o crescimento humano), as plantas baixas e altas podem ser acomodadas confortavelmente. Ao mesmo tempo, é importante colocá-los corretamente dentro da estrutura para que os raios do sol atinjam cada um deles.
  • Propósito. Ao cultivar safras em escala industrial, não é aconselhável o uso de pequenas estufas. Sua área pode chegar a 5 hectares e mais. Se você não quer ficar todo o tempo nas camas (mesmo em uma estufa equipada), você não deve escolher modelos muito grandes. O comprimento ideal é uma estufa de 4, 6 ou 8 metros. É neste tamanho que a maioria dos fabricantes os produz.
  • Método de plantio. Antes mesmo de comprar uma estufa, vale a pena decidir se vai plantar plantas no solo, em vasos ou em prateleiras especiais. Isso depende muito das safras selecionadas e de sua quantidade. Se você planeja colocar plantas em prateleiras de vários andares, considere a altura ideal. A iluminação de cada broto individual dependerá disso e, em última instância, da colheita.

A largura padrão da estufa é de aproximadamente 2,5 metros. Isso permite que você acomode confortavelmente todos os pousos e saia da passagem. Será necessário tanto ao cuidar da safra quanto ao fazer a colheita. Freqüentemente em estruturas permanentes, é concretado para evitar o excesso de sujeira e a propagação de ervas daninhas.

O comprimento mínimo da estufa é 125 cm. Este é o tamanho da folha de policarbonato. Mas, na maioria dos casos, é insuficiente e os moradores de verão escolhem opções mais práticas com comprimento de 4 metros ou mais.

A altura de uma estufa padrão completa deve ser confortável para um adulto ficar livre nela. Como mostra a prática, uma altura de 2 - 2,2 m acaba sendo conveniente.

Há mais um recurso importante a ser lembrado. Quanto maior for a estufa, mais difícil será conseguir um aquecimento uniforme. Nesse sentido, pode ser necessária a instalação de um sistema de aquecimento, o que aumentará significativamente o seu custo.

Equipamento opcional

O principal objetivo de qualquer estufa é obter uma boa colheita, mesmo na estação fria. Isso pode ser facilitado não apenas pelo próprio design e pelas propriedades de isolamento térmico do material de cobertura, mas também por equipamentos adicionais.

  • Iluminação. Obviamente, é muito conveniente e prático instalar iluminação convencional na estufa. Por exemplo, você não precisa andar com uma lanterna de manhã cedo ou à noite. Mas você também pode equipá-lo com lâmpadas especiais que irão acelerar a germinação e maturação das safras. Não vamos nos deter em detalhes nas propriedades de vários espectros de luz estudados por lâmpadas. Digamos apenas que algumas aceleram a fotossíntese, outras aquecem bem o solo, etc. Os seguintes tipos de lâmpadas podem ser distinguidos da variedade que existe no mercado no momento: LED, fluorescente, infravermelho, lâmpadas de sódio de alta pressão, mercúrio.
  • Aquecedor. Se você planeja fazer plantações durante todo o ano, precisará cuidar do aquecimento. Sem ele, mesmo a melhor estufa será inadequada para o cultivo na estação fria. São várias opções aqui: elétrica, fogão, gás e vapor.Cada um deles tem seus prós e contras, então você precisa escolher uma das opções levando em consideração as características e desejos individuais.
  • Rega automática. O sistema de rega automática torna a vida muito mais fácil para o jardineiro. Basta programar o sistema para uma certa rega por dia e fica tranquilo que as plantas não vão secar. Isso é muito conveniente se você não mora no país o tempo todo. Das principais desvantagens, custos adicionais para a instalação de tal sistema podem ser observados.
  • Acondicionamento. As janelas e portas são fornecidas em vários designs para ventilar a estufa. A questão toda é se você precisa abri-los e fechá-los manualmente todas as manhãs e noites, ou se a automação fará tudo por você. Seja como for, as plantas, assim como todos os seres vivos, precisam de ar, por isso não se esqueça de pensar no sistema de ar condicionado antes de instalar a estrutura da estufa.

Vantagens e desvantagens

Ao escolher uma estufa, certas dificuldades podem surgir. Acredita-se que as estufas de policarbonato são as favoritas indiscutíveis no momento. Ainda assim, não descarte outros tipos de estufas. Já analisamos o conceito geral de quais são as características de cada um deles. Vamos tentar resumir todos os prós e contras dos diferentes tipos de estufas.

Estufa de filme

Vantagens:

  • De facil operação.
  • Desmontagem fácil. Isso pode ser necessário não apenas após o final da temporada, mas também para ventilação intensiva.
  • Não há necessidade de cuidar da remoção da neve do telhado da estufa no inverno.
  • Preço acessível. De todos os seus concorrentes, ele tem o preço mais baixo, mas também precisará ser trocado a cada 2-3 anos.
  • Mesmo que um furacão vire a estufa de cabeça para baixo, o filme não se quebrará como o vidro em cacos. Removê-lo do site não será difícil.

    Desvantagens:

    • A necessidade de desmontar a estrutura para o inverno. Embora, por outro lado, dê ao solo a oportunidade de ficar saturado com uma quantidade suficiente de umidade na primavera. E a neve protege do congelamento.
    • Desgaste rápido. Este é o principal problema deste material. O aumento do vento ou granizo pode danificar o revestimento e torná-lo inutilizável.
    • É possível usar construções de filmes prontos apenas durante a temporada. Quando congelado, não retém o calor necessário.
    • Incapacidade de usar dispositivos e sistemas de aquecimento. O filme é altamente inflamável, então a instalação de qualquer aparelho elétrico corre o risco de incêndio.

    Estufa de vidro

    Vantagens:

    • transmite bem a luz;
    • resistente a extremos de temperatura, umidade e geada;
    • é possível instalar elementos adicionais (lâmpadas, aquecimento, etc.);
    • não libera toxinas mesmo em altas temperaturas;
    • resistente a vários tipos de produtos químicos que podem ser usados ​​para tratar plantas ou solo;
    • estabilidade estrutural - uma estufa bem montada não tem medo de vento forte ou granizo.

      Desvantagens:

      • fragilidade do material;
      • complexidade de instalação;
      • a necessidade de limpeza úmida regular, caso contrário o vidro pode ficar muito sujo e piorar a passagem dos raios solares;
      • o grande peso do próprio material exige um cálculo claro da carga máxima na estrutura de suporte.

      Estufa de policarbonato

      Vantagens:

      • alta resistência a tensões mecânicas e agentes abrasivos;
      • a boa plasticidade permite que você dê quase qualquer formato desejado;
      • longa vida útil - com os devidos cuidados e proteção, a estufa pode durar até 20 anos;
      • resistência aos caprichos do tempo - ela não tem medo do sol forte, do vento, da chuva ou mesmo da geada;
      • alto grau de proteção contra radiação ultravioleta;
      • excelente desempenho de isolamento térmico;
      • baixa probabilidade de ignição do material, o que torna possível equipá-lo com complexos sistemas elétricos e outros.

        Desvantagens:

        • Preço Alto;
        • a impossibilidade de instalar uma estrutura em arco sem ferramentas e habilidades especiais;
        • a necessidade de remover regularmente a neve no inverno;
        • a necessidade de preencher a base.

        Fabricantes

        Hoje existem muitos fabricantes de estufas de policarbonato. Além dos líderes desse segmento conhecidos em toda a Rússia, cada região possui suas próprias empresas especializadas em sua fabricação.

        Na hora de escolher é muito importante saber como a estufa se comportará durante o funcionamento. E às vezes depende de muitos fatores: da qualidade do próprio policarbonato, da habilidade dos especialistas em instalação, da confiabilidade da moldura e de todos os elementos de conexão. É ótimo se entre seus amigos há jardineiros que já adquiriram um estufa há algum tempo. Você pode perguntar a eles em detalhes sobre todas as dificuldades e deficiências que identificaram.

          Aqui está uma pequena lista de fabricantes que se provaram neste mercado.

          • Empresa Volia. Ela produz uma das estufas mais populares e de alta qualidade - Strelka, bem como Treshka, Dvushka, Optima.
          • "BashAgroPlast". Produz excelentes arcos, material de cobertura e outros componentes para estufas.
          • "Novos formulários". O modelo mais popular deste fabricante é a estufa Kremlin Lux.
          • TD "Colheita" e sua estufa de mesmo nome.
          • LLC "Neftekamsk Mechanical Plant". As filiais da fábrica estão localizadas em 5 cidades da Rússia. Sua estufa "Uralochka" é a maior demanda.

          Entre outros modelos populares que não constam da lista, destacam-se as estufas "Caracol", "Abobrinha", "Ogurchik", "Agrônomo", "Acordeão", "Dayas", que já são apreciadas por muitos jardineiros.

          Dicas de Seleção

          • Decida sobre o propósito da estufa. Seja uma grande estufa que abrigará todas as plantações de que você precisa ou uma pequena estufa de borboletas.
          • Decida se você precisa de equipamento adicional. Na maioria dos casos, as estufas de alta qualidade cumprem sua tarefa principal de se manter aquecidas e acelerar o amadurecimento da safra sem aquecimento adicional (mas não no inverno).
          • A escolha de um modelo específico também pode depender de onde você vai colocar a estufa, por isso, antes mesmo de comprar, desenhe claramente a planta onde ela será montada.
          • Considere se você precisa de uma estrutura permanente ou temporária. Para a primeira opção, você terá que preencher a base.
          • Tente coletar comentários de amigos e conhecidos que já usam este ou aquele tipo de estufa.
          • Se você já possui uma certa quantidade de materiais de construção (placas, tubos de metal, etc.), deve pensar sobre seu uso ativo na construção de uma estufa.
          • O baixo preço da estufa acabada deve alertá-lo. Se for policarbonato, pode ser de má qualidade e não durará muito.

          Melhores opções

              É difícil dar conselhos universais sobre qual estufa é melhor. Tudo depende de seus pedidos e capacidades. Você pode instalar uma estufa super equipada com sistemas automáticos de irrigação, aquecimento e ar condicionado em seu local. Mas seria racional gastar muito dinheiro se você fosse cultivar ali apenas culturas familiares ao nosso clima, que são ótimas mesmo sem estufas?

              Mas podemos dizer com segurança que se você não é um “pau para toda obra” e nunca tentou fazer uma estufa sozinho, mas existe essa necessidade, então confie nos profissionais. Os fabricantes modernos oferecem opções de alta qualidade e acessíveis que não requerem habilidades especiais de agrônomo, mas ao mesmo tempo possibilitam uma colheita rica.

              Como escolher uma estufa, veja o vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário