Estufas de arcos com material de cobertura: regras de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de estruturas
  3. Escolha de materiais
  4. Componentes
  5. Dimensões (editar)
  6. Visão geral dos produtos acabados
  7. Autoprodução
  8. Como calcular?
  9. Como fazer um abrigo?
  10. Como consertar?
  11. Dicas úteis

Cada vez mais, nos jardins dos modernos residentes de verão, encontram-se estufas caseiras, que são arcos, complementadas com material de cobertura. Eles são fáceis de montar e não são caros. Isso é muito adequado para muitos jardineiros, especialmente pessoas mais velhas. O fato é que em nossas condições há muito mais dias frios do que quentes, por isso muitos montam estufas compactas para colher as primeiras colheitas de legumes.

Peculiaridades

As estufas feitas de arcos, complementadas com material de cobertura, são muito populares. Eles têm o design mais simples, peso leve e podem ser facilmente instalados mesmo em ambientes externos. Ao mesmo tempo, eles não precisam de nenhum fundamento.

Cada proprietário escolhe o comprimento para si. Pode ser de três a dez metros. Essas estufas podem ser compradas prontas ou você mesmo pode criá-las. Eles são destinados ao cultivo de mudas. No entanto, muitas pessoas os usam para cultivar flores ou outras plantas curtas.

As estufas podem ser utilizadas do final de fevereiro ao final de novembro. A altura dos arcos é selecionada especificamente para uma planta específica. Se forem pepinos ou apenas mudas, cinquenta centímetros serão suficientes. Arcos mais altos devem ser usados ​​para o cultivo de tomates ou berinjelas.

Existem também estufas que têm outras finalidades. Eles são usados ​​apenas para adaptar mudas plantadas diretamente no solo. Graças ao uso de materiais de cobertura, ela não tem medo nem mesmo do gelo ou do sol escaldante. E quando se enraizar e as plantas forem transplantadas para os canteiros, será possível desmontar a estrutura.

Tipos de estruturas

A construção em arcos é bastante primitiva. Consiste em uma moldura arqueada, firmemente coberta com material. Pode ser um filme de polietileno ou tecido não tecido. A altura dessa estrutura é de 50 centímetros a 1,5 metros.

Filme

O desenho dessa estufa é geralmente coberto com uma película de polietileno barato ou com um pano de bolha de ar mais denso. Esse material vai durar mais de uma estação, além disso, preservará muito melhor as mudas e as protegerá da geada. Os designs não precisam ser simples. Com os mesmos materiais disponíveis, você pode construir uma estufa de design mais complexo, que será muito mais conveniente de usar.

Em muitas lojas especializadas, as barras de armação são vendidas por peça. Eles podem vir acompanhados de um set com um filme de alta qualidade, que é suficiente para toda a estufa. Eles representam uma moldura forte para um filme com arcos costurados na forma de um acordeão.

Não tecido

Esse revestimento tem um grau diferente de densidade. Recentemente, tornou-se muito popular na fabricação de estufas pré-fabricadas. Escolhendo esta opção, você precisa comprar uma tela, cuja densidade será de 42 g / m2. Não permitirá que o frio entre na estufa e não será danificado pelo vento ou pela chuva.

Essa estrutura pré-fabricada pode desempenhar as mesmas funções de uma estufa. Uma estufa em arco é construída de forma a proteger as mudas de fatores climáticos adversos. Ele também retém o calor no interior. Para evitar que o tecido não tecido escorregue dos arcos, ele é preso a eles com grampos especiais ou prendedores de roupa comuns.

Essas estufas são cobertas com uma película apenas no início da temporada. Ajuda o solo a aquecer bem e também retém o calor para mudas altas. Quando as sementes germinam e estão prontas para o plantio, o filme pode ser alterado para um tecido não tecido. Vai permitir que as plantas respirem, mas vale a pena saber que tal substituição só pode ocorrer com o início do aquecimento. Um tecido não tecido ruim não dura muito, então você precisa comprar um material de qualidade.

Escolha de materiais

Se não houver dinheiro para comprar uma estufa pré-fabricada, você mesmo pode projetá-la. Para fazer isso, você precisa decidir do que será feito. O principal suporte deste projeto são os arcos. Eles podem ser feitos de alumínio, plástico ou metal. Existem até estufas de madeira. Cada um desses materiais tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Alumínio

Eles são os mais caros e os mais difíceis de instalar. O tubo de alumínio geralmente tem as mesmas dimensões em todo o seu comprimento. Também é importante que tenha paredes grossas. Esse material é forte e durável, leve e não enferruja.

Plástico reforçado

Esses arcos são os mais comuns. Eles apenas cortam, dobram e cedem a todos os tipos de deformações. Entre outras coisas, são leves e fortes, por isso este material vai durar muito tempo. No entanto, ao decidir comprar esses tubos específicos, você precisa escolher apenas modelos com um grande orifício. Isso estenderá a vida útil e também evitará a formação de ferrugem.

Plástico

O material mais barato é o plástico. Afinal, em quase todas as casas existem mangueiras plásticas para água, compostas por paredes grossas, e também fios dentro. Eles são perfeitos para construir uma estufa. Essa estrutura tem muitas vantagens. Esta é a facilidade de montagem do quadro, baixo preço e longa vida útil.

Metálico

O uso de tais tubos para uma estufa garante a durabilidade da estufa devido à sua resistência. No entanto, vale a pena usar tubos baratos e de pequeno diâmetro. Eles são adequados para este projeto. Você também pode usar o aço como material usado.

Metal para PVC

Esses arcos são feitos de arame denso, tendo uma circunferência de cinco milímetros. O próprio fio é recortado com PVC - uma bainha que protege o metal. Usando esses arcos, você pode fazer uma estufa de tamanho adequado com suas próprias mãos. Porém, vale a pena considerar que este tipo de construção não será muito estável. Portanto, deve ser bem preso para que os arcos de plástico leve não sejam levados pelo vento.

Galvanizado

Esses tubos podem ser mantidos juntos por soldagem simples. Isso será melhor do que usar parafusos auto-roscantes para fixação. No entanto, os locais onde os tubos de perfis galvanizados foram conectados devem ser tratados com uma escova de metal e cobertos com zinco frio. Se a estrutura for feita de um perfil retangular regular, ela pode resistir à chuva, neve pesada e vento.

Policarbonato

Usar um material de cobertura deste material pode ser usado para criar uma estrutura muito durável. Pode ser um tubo de metal ou moldado. Para tubos de PVC, uma estrutura feita de placas é mais adequada. Desta forma, os danos da corrosão ao metal podem ser evitados. Ao usar policarbonato, é necessário saber que os arcos estão localizados a uma distância não superior a um metro, para que a estrutura seja durável.

A densidade do material também é muito importante. Quanto maior a densidade, maior o nível de estresse que ele pode suportar. Além disso, terá um bom isolamento térmico. Mas deve-se ter em mente que esse material deve ter certificado de incêndio e proteção UV.

De reforço de fibra de vidro

Uma estufa feita de acessórios de plástico agora é popular. Não rasga o filme e é muito fácil de instalar. E também tem um design leve, para que possa ser transportado para qualquer lugar.

Componentes

Uma estufa requer acessórios como um conector, clipe, zigue-zague e grampos. Se for comprado pronto, seu kit pode incluir arcos de sustentação e até a própria tela. Para fixar bem o material de revestimento, são utilizadas pinças plásticas especiais, que podem ser regulares ou duplas. A escolha dos acessórios depende inteiramente do material de revestimento.

Para tornar a montagem forte o suficiente, são usados ​​pinos. Eles são cravados no solo e, em seguida, presos à estrutura.

Dimensões (editar)

Os tamanhos das estufas são muito diferentes, pelo que cada um pode escolher ou fazer um desenho que se adapte totalmente ao jardineiro e seja adequado para o cultivo de certas plantas. As estufas têm arcos de tamanhos diferentes, com comprimentos de 3, 4 ou mais. A largura depende de sua altura e comprimento. O mais comum é 1,2 metros. Mas se a estufa for feita de forma independente, então você pode fazer estufas muito altas com até 3 metros de largura.

Visão geral dos produtos acabados

Muitos jardineiros gostam de cultivar mudas em estufas. No entanto, nem todos podem comprar modelos prontos. Portanto, muitos os fazem por conta própria, enquanto compartilham suas realizações com outras pessoas. Mas estufas com produção industrial também têm grande demanda. Eles têm boas críticas de pessoas que já os compraram. O kit inclui quase todos os materiais necessários. Aqui estão alguns fabricantes populares.

"Rapidamente maduro"

As estufas desta marca têm diferentes tamanhos de arco. A largura dessas estufas é de cerca de um metro, e a altura é de um a um metro e meio. O comprimento é de três a cinco metros. Os acessórios opcionais são quatro ou seis arcos com fio de aço revestido de PVC. Também estão incluídos três degraus, grampos de arco para serviços pesados ​​e pinos projetados para serem ancorados no solo. Essa estufa é montada com extrema rapidez, tem baixo peso e é muito procurada pelos jardineiros.

Agrônomo e dayas

Esses modelos são muito semelhantes entre si. Eles são feitos de tubos de plástico duráveis ​​com um diâmetro de até 20 milímetros. Têm até 1,2 metros de largura, 0,8 metros de altura e 8 metros de comprimento. A folha de cobertura é protegida contra raios ultravioleta, o que aumenta significativamente sua vida útil. Ambas as opções já possuem arcos conectados de forma segura à tela, o que protege a estufa de diversas adversidades. Sua instalação não leva muito tempo.

Autoprodução

A construção de uma estufa não requer investimentos e é demorada. Você só precisa conhecer alguns padrões. Para começar, é importante determinar o tamanho dos arcos da estufa. Normalmente 1,2 metros é suficiente. Sua altura depende das safras que serão cultivadas.

Para a base, é utilizada uma madeira resistente, da qual é feita uma caixa de formato retangular clássico. Sua altura não deve ultrapassar quinze centímetros. A estrutura acabada é colocada onde a estufa será colocada.

Ao criar uma moldura com tubos de plástico, é necessário vedar a base para que não dobre. Em seguida, os tubos de plástico são cortados em pedaços que serão iguais ao tamanho do arco. Depois disso, eles são puxados através das aberturas feitas antecipadamente na madeira e dobrados em arcos arqueados. As extremidades devem ser fixadas com muita segurança.

O material de cobertura é cortado em duas peças. E então, com a ajuda de grampos, é preso aos tubos nas extremidades da moldura. Em seguida, é cortada outra peça, que pode cobrir toda a estufa e também é fixada com grampos.

Como calcular?

É melhor usar um medidor regular para calcular. Será necessário para fazer medições do jardim. Primeiramente é necessário fazer desenhos da estufa, que levarão em consideração todos os parâmetros.A largura certamente deve ser 30 centímetros maior que a largura do jardim, para que fique mais quente nele. A altura depende da escolha das mudas semeadas. O comprimento é calculado usando a fórmula de Huygens.

O número de arcos será determinado em função do comprimento do leito com o cálculo de um elemento para cada metro. Por exemplo, se uma estufa tem um comprimento de seis metros e uma altura e largura de um metro, ela precisará de uma tela de cobertura de 9,5 por 4,5 metros. Este cálculo implica em uma pequena margem de aproximadamente um metro na largura e no comprimento. Se alguns centímetros forem desnecessários, eles podem ser torcidos e pressionados no chão ou presos com grampos.

Como fazer um abrigo?

Você pode fazer uma cobertura de estufa em vários estágios:

  • É necessário enterrar profundamente as pontas dos arcos no solo, certificando-se de que estejam no mesmo nível.
  • Use um arame para prender um tubo aos pontos superiores do arco para obter resistência estrutural.
  • A folha de cobertura é colocada por cima. Suas extremidades devem estar igualmente penduradas em todas as direções, embora deixando uma pequena margem.
  • As bordas do material de cobertura devem ser ligeiramente dobradas, como se estivessem rolando em um rolo.
  • Em seguida, é alisado e esticado nos arcos. Suas bordas são cobertas com uma grande quantidade de terra e pressionadas com tijolos ou tábuas.

Como consertar?

A primeira coisa a fazer para consertar os arcos é escolher um bom local para a estufa. Este deve ser um lugar ensolarado e sem vento para evitar que a peruca seja arrancada pelo vento. Essas condições climáticas, é claro, prejudicarão muito as mudas.

Instalar uma estufa completa pronta não consome muito tempo. Para fazer isso, você precisa cravar no solo os pinos que estão no kit. Arcos estão ligados a eles e cobertos com matéria vinda de cima. Depois disso, é necessário consertar toda a estrutura.

Dicas úteis

As estufas podem ser usadas de diferentes maneiras. O objetivo da instalação de tal projeto pode ser o cultivo de pepinos ou mudas de tomate e o cultivo de flores raras. Para cada cultura, a estufa deve ser selecionada separadamente.

Se você a usa para cultivar vegetais ou flores durante toda a temporada, deve escolher uma estufa alta e durável., ter um bom material de cobertura e uma abordagem confortável para as plantas. Você pode instalar uma estufa como proteção temporária contra geada para pepinos, melancias, tomates, berinjelas e outras culturas termofílicas. Também protege as delicadas folhas das plantas do sol escaldante.

Você também pode cultivar mudas em uma estufa. Nesse caso, ele estará diretamente em campo aberto. Além disso, uma estufa moderna pode ser usada como abrigo temporário para cenouras ou endro. Afinal, suas sementes germinam por muito tempo e, em casa de vegetação, isso acontece algumas vezes mais rápido. Assim que os brotos aparecem, a estufa é fácil de limpar.

Ele também servirá como uma boa proteção contra insetos. Aqui, a aplicação pode ser temporária e de longo prazo.

Uma estufa feita de arcos leves com um material de cobertura pode ser comprada em lojas especializadas de jardinagem, ou feita por conta própria. Isso não exigirá muito esforço, mas economizará o orçamento da família e também permitirá que você construa uma estufa que caiba no tamanho do jardim.

Para informações sobre como montar e instalar uma estufa, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário