Celeiro com efeito de estufa: métodos de fabricação
Satisfazer a si e aos seus entes queridos com vegetais frescos da sua horta pessoal é um prazer especial. E quanto mais cedo essa guloseima aparecer nas nossas mesas, melhor. A fim de trazer o momento de encontrar um pepino fresco, perfumado e crocante ou derramar tomate mais perto, ávidos escavadores e fãs de chalés de verão equipam uma variedade de estufas em seus jardins. Mas nem todo residente de verão pode se orgulhar de uma extensão de terra: às vezes, cada metro do local já está planejado e construído.
Simplesmente não há espaço suficiente para uma estufa espaçosa e de grande porte. No entanto, existe uma saída! Uma caixa compacta de pão com efeito de estufa não só não ocupa muito espaço, mas também aproxima a tão esperada colheita. E para torná-lo tão fácil quanto descascar peras. Não é necessário gastar dinheiro em um projeto feito na fábrica.
Descrição
A estufa ganhou o nome de "saborosa" devido à semelhança de design com as padeiras populares em nossas cozinhas. Possui uma tampa de aba facilmente removível. Os artesãos modernos praticam várias opções para fazer "caixotes do pão" ao mesmo tempo, mas todos eles estão unidos por uma série de características positivas: você pode abrir e fechar a estufa sem nenhum esforço extra e até mesmo de ambos os lados ao mesmo tempo (se houver são duas folhas), a moldura da estufa é leve e, consequentemente, móvel, a estufa é revestida de policarbonato, o que significa que a chuva não vai lavar a tampa e, graças à superfície inclinada, não vai danificar as plantas escondidas sob isto. Como não há passagem no celeiro da estufa, o interior da estrutura pode ser usado cem por cento. Não há necessidade de fornecer espaço para o sulco e reforço adicional da crista interna.
Este tipo de estufa destina-se principalmente a representantes subdimensionados da flora: para mudas, as condições de cultivo nesta "casa" serão ideais. Você vai gostar de uma estufa de verduras (salsa, endro, azeda, alho), frutas silvestres aromáticas (morangos ou morangos silvestres) e, claro, raízes (cenoura, beterraba). As plantas mais altas, por outro lado, provavelmente exigirão tetos mais altos. Por exemplo, os tomates podem ser cultivados em uma caixa de pão exclusivamente na fase de muda. Mais tarde, você terá que transplantá-los para uma estufa mais espaçosa ou a céu aberto.
Características de design
O projeto da estufa inclui vários componentes: a base da estufa, a própria estrutura e o revestimento. O piso de guilhotina sobe e desce devido às dobradiças. Esse recurso dá ao jardineiro a capacidade de regular de forma independente a temperatura e as condições de luz da estufa.
Detenhamo-nos mais detalhadamente na moldura da "caixa do pão", porque a durabilidade do abrigo depende da resistência deste elemento da estufa. A base do revestimento é um quadrilátero com paredes laterais triangulares dispostas verticalmente. A parte superior da moldura do "cesto do pão" é constituída por meios arcos, que constituem duas faixas independentes uma da outra. Eles são fixados ao ápice dos triângulos localizados nas extremidades da base por meio de estruturas articuladas. Cada faixa da estufa tem seu próprio revestimento de policarbonato. Observe que a diferença de raio entre as abas fornece a profundidade do policarbonato. Graças a isso, as portas se abrem, deslizando facilmente uma sob a outra.
Se você ainda decidir comprar a referida estufa, mas montada na fábrica, dobrar a estrutura não será difícil. Além disso, além da compra, há um desenho esquemático.Essa aquisição, dependendo dos "sinos e assobios" e características de operação, custará cerca de 10 mil. Às vezes é mais orçamentário desenvolver um desenho de forma independente e projetar uma estrutura a partir de fontes improvisadas. E gabar-se de uma estufa feita pelo próprio em um terreno pessoal é um prazer especial para executivos de negócios práticos.
Fazer uma estufa a partir de materiais descartados é uma ocupação que requer treinamento completo e equipamento profissional. Entre as ferramentas necessárias para a construção estão um martelo, uma broca (chave de fenda), uma tesoura de metal, uma serra de vaivém, uma soldadora portátil de uso doméstico (se você decidir usar solda para fixar os elementos da moldura). De materiais para a "caixa de pão", você precisa comprar tijolos, placas ou blocos para a base-fundação, tubos de metal-plástico ou perfis galvanizados, policarbonato (o número de folhas depende do tamanho selecionado), parafusos auto-roscantes.
Entre as etapas, da qualidade da qual depende o funcionamento posterior da estufa, está a escolha correta do local de construção. Certifique-se de avaliar a qualidade da terra sob a futura estufa. Se houver folga ou fertilização insuficientes, é melhor equipar a "caixa do pão" com um travesseiro quente como uma cova de silo. Para fazer isso, antes de instalar a estrutura, é necessário cavar uma vala retangular, cujo fundo é revestido com papel grosso para proteção contra parasitas e ervas daninhas. Despeje húmus ou resíduos não químicos domésticos em decomposição em cima do papelão, como cascas de batata, cascas de cebola. Não se esqueça das cinzas. Graças a essa substância de fluxo livre, o solo não só se tornará mais solto e arejado, mas também ficará livre de parasitas.
Outro episódio igualmente importante no desenvolvimento de um diagrama de planta de um futuro celeiro da estufa é a medição e controle mais precisos do raio dos meios-arcos. Em caso de erro nas medições, todo o trabalho será em vão. O design não será confiável e será distorcido. E o vento dentro da estufa pode facilmente quebrar os ramos frágeis das mudas. Se todos os elementos laterais da "caixa de pão" estiverem muito próximos uns dos outros, as safras não serão ameaçadas por correntes de ar prejudiciais e mudanças de temperatura.
Ao fazer uma caixa de pão por conta própria, a estrutura é feita de quaisquer tubos, que, por sua vez, podem ser de plástico e metal. Escolher um metal "preto" não deve ser, pois pode corroer. E se você já escolheu esta opção, trate-a com tinta repelente de umidade antes de instalar. A conveniência de montar a moldura também depende do formato dos tubos usados. É melhor escolher consumíveis com corte quadrado. É muito mais conveniente trabalhar com eles, fixá-los juntos e conectá-los ao abrigo. O quadro é feito de tubos de máxima resistência. O policarbonato cortado é inserido na moldura acabada (de preferência com proteção UV) ou o filme é esticado.
Dimensões (editar)
As dimensões não devem ser muito pesadas, porque não estamos enfrentando um abrigo permanente de plantas do mau tempo, mas uma estufa temporária. É indesejável equipar uma estufa de oito metros. E não apenas por razões de economia de espaço. Em primeiro lugar, o design de dimensões impressionantes criará sombra no local, o que afetará adversamente o resto da colheita fora do verde.
É aconselhável guiar-se pelas seguintes diretrizes:
- com uma tampa - largura de até 1,5 m;
- com duas vertentes - largura até 2,3 m;
- comprimento da estufa - 3-4 m;
- altura - até 1,6 m.
Como construir você mesmo?
- A primeira etapa é familiarizar-se com o diagrama de instalação em detalhes. Você pode encontrar um grande número deles na Internet. O quadro é instalado em uma superfície plana (um nível é muito útil aqui). Para que as mudas recebam mais luz solar, é aconselhável colocar a estufa de acordo com os pontos cardeais: o comprimento para o lado sul.
- Se você colocar a "caixa do pão" com firmeza no chão e prender a base com alfinetes ou estacas, não será necessário preencher nenhuma base, pois a própria estrutura é leve. Os degraus da base devem ser aparafusados uns aos outros.
- No entanto, se o local estiver localizado em um espaço aberto e com fortes rajadas de vento, ainda é melhor construir uma fundação simples, mas ponderada. Para fazer isso, você pode colocar uma linha de tijolos ou colocar vigas em uma vala rasa ao redor do perímetro da moldura, enquanto a árvore é melhor tratada contra a deterioração com uma camada protetora. Aliás, uma base de madeira é uma boa opção para fazer uma base, se desejado, essa base é muito fácil de desmontar para mudar a localização da estufa.
- Depois de instalar a moldura, cubra-a com policarbonato de 4 mm de espessura. ou um filme, mas neste caso a estrutura será menos durável. A lâmina de policarbonato deve ser nivelada em uma área limpa e confortável, sem protuberâncias e os elementos necessários devem ser marcados. É melhor dividir a folha em espaços em branco com uma serra elétrica. Certifique-se de cobrir as bordas do material com plugues especiais. Isso evitará que o policarbonato se suje de dentro das células. A tampa é fixada na estrutura com parafusos auto-roscantes. As peças em excesso são cortadas. Observe que, ao montar a estrutura, não deve haver aperto de parafusos ou distorções. Caso contrário, a estrutura ficará simplesmente instável e à primeira rajada de vento cairá sobre os canteiros vizinhos.
- Se o jardineiro planeja uma cobertura removível, ela é colocada por último, fixada com dobradiças ou buchas. Uma estufa coberta com um material de cobertura deve ser verificada quanto à facilidade de abertura e fechamento. Se o trabalho for feito corretamente, as abas se abrirão facilmente e sem obstáculos. Além disso, a conveniência de abrir e fechar a estufa proporcionará acessórios confortáveis. É aconselhável escolher uma alça para uma estufa de materiais leves e duráveis. Você precisa prendê-lo à estrutura com parafusos autoatarraxantes.
Opinião dos proprietários
Normalmente, essas estruturas funcionam sem problemas por várias estações. Não há comentários especiais ou reclamações sobre o seu funcionamento por parte dos proprietários. Basicamente, a maioria dos usuários de "caixas de pão" nota a eficiência da estufa. Afinal, uma estufa moderna é um prazer caro.
Dos desejos especiais expressos por jardineiros experientes, os seguintes são dignos de nota:
- Para uma excelente colheita e inveja dos vizinhos do local, bem como para a saúde de suas plantações, procure evitar arbustos ou árvores próximos à estufa, que não só obscurecem a área, mas também complicam o processo de cultivo do solo com suas raízes;
- Observe a distância de grandes edifícios (banhos, garagens, casas de campo), bem como de uma fossa (pelo menos 20 metros);
Dicas operacionais
A mini-estufa "caracol" geralmente tem apenas críticas positivas. Para os compradores, você pode cultivar muito mais produtos nele.
Os profissionais dão várias recomendações para a operação.
- É melhor colocar fertilizantes orgânicos, folhagem seca ou grama sob a base da estufa. Tudo isso apodrecerá, proporcionando aquecimento adicional às mudas.
- Os espaços verdes agradecem a constância do clima sob os arcos da estrutura. O policarbonato, sobre o qual é aplicada uma película protetora específica contra os raios ultravioleta, é obrigatório para garantir essa estabilidade. Ao comprar materiais de revestimento, certifique-se de consultar o vendedor sobre este tópico. Na hora de escolher uma cobertura para uma estufa, cada proprietário deve decidir qual o propósito que está sendo perseguido. Se você quiser economizar dinheiro, é melhor comprar um filme plástico de resistência máxima. Já no mercado, esses produtos são apresentados na mais ampla abundância. O filme também cumprirá perfeitamente com suas funções de cobertura. Mas, talvez, dê lugar ao policarbonato em durabilidade.
- Uma vez que esta estufa é particularmente leve, com ventos fortes e rajadas de 7 m / s, pode tombar, especialmente quando aberta. Preste atenção especial à fixação da estrutura ao solo.
- Lubrifique o sistema de dobradiça com substâncias oleosas periodicamente para reduzir ruídos e fricção.
- As pistas podem ser equipadas com um "gadget" adicional - escovas para limpar a sujeira natural: galhos, folhas, poeira que caiu ou se fixou na estufa durante o funcionamento.
- Com o início da primavera, encha a caixa do pão com neve. Umedecer o solo com água derretida tem um efeito benéfico na qualidade das mudas.
Se usada corretamente, a "caixa de pão" irá deliciá-lo com funcionalidade, versatilidade, tamanho compacto e respeito ao meio ambiente. A aparência em miniatura de tal estrutura se encaixará harmoniosamente na paisagem de qualquer trama pessoal, sem violar a decisão de um único autor. Tenha uma ótima colheita!
Para métodos de fazer um celeiro com efeito de estufa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.