Estufas para mudas: tipos e suas características
Mesmo tendo um pequeno pedaço de terra, você pode colocar uma estufa nele. Esses designs estão se tornando cada vez mais populares. Mesmo em apartamentos e casas, mini-estufas já estão aparecendo, sem falar em chalés de verão completos.
Peculiaridades
Para o rápido crescimento de mudas precoces, muitas condições devem ser atendidas. Os parâmetros do microclima que envolverá os rebentos jovens são da maior importância. A estufa pode resolver facilmente este problema. Dentro desta estrutura, um microclima especial é mantido, o que contribui para o rápido crescimento das plantas e seu rápido desenvolvimento.
Esses projetos têm uma série de características surpreendentes que não deixam indiferentes até mesmo os jardineiros novatos, para não falar dos experientes:
Mini estufas atraem mobilidade. Eles são facilmente transportáveis, o que permite levar em conta os requisitos de uma cultura específica.
Versatilidade quanto à escolha do tipo de planta a cultivar. Com a abordagem certa na estufa, você pode criar o clima que a planta selecionada requer.
- Disponibilidade de materiais para autoprodução e baixo custo para aquisição de uma estrutura acabada. Seja qual for a opção que você escolher, você não incorrerá em custos elevados de qualquer maneira. Para uma estufa caseira, geralmente você pode usar os restos de material de construção.
A montagem rápida é outra vantagem importante. Uma estufa pode ser feita em uma hora; para um projeto mais geral, você não precisará gastar mais do que um dia. Tempo mínimo, benefício máximo.
Visualizações
Todas as estufas podem ser divididas em dois grandes grupos: para a casa e para o jardim, ou ao ar livre.
As estufas externas podem ser monolíticas, grandes ou compactas, estruturas portáteis. Existem muitas variedades e variações. Você pode comprar uma versão pronta ou criar você mesmo uma verdadeira obra-prima.
Uma casa de verão arqueada é uma opção comum e fácil de fazer por conta própria. Pequenos arcos são instalados em uma linha, que podem ser feitos de vários materiais. De cima, a estrutura é coberta com uma fibra especial ou uma capa de filme comum. Pode ser portátil ou montado permanentemente.
Estufas em miniatura portáteis ao ar livre parece uma caixa sem fundo. Uma tampa de vidro ou filme está localizada na parte superior. Esta opção de jardim pode ser facilmente transferida para um novo local e até mesmo instalada simplesmente no canteiro do jardim. Um projeto semelhante é freqüentemente usado para proteger as mudas que já foram plantadas no solo da geada. Além disso, essa estufa é ótima para enraizar o crescimento de culturas hortícolas.
Estufa vertical tem espaço suficiente para prateleiras e estandes. Até mesmo o rack pode ser colocado em tal estrutura. Existem estufas à venda em 4 prateleiras, mas são fáceis de fazer com as próprias mãos. Essas estufas ocupam pouco espaço, mas ao mesmo tempo permitem que você plante muitas mudas.
Design embutido, ou uma estufa belga está localizada em uma trincheira. Um arnês é criado nas laterais, dentro do qual a cultura selecionada é plantada. No topo está uma capa de policarbonato ou filme. O design mais simples possui uma tampa com uma inclinação. Para estufas mais complexas e dimensionais, uma cobertura de empena é construída. As funções de isolamento térmico são desempenhadas pelo solo.
Borboleta estufa Destaca-se entre todo o sortimento pelo seu tipo de abertura incomum. Pequenas abas são instaladas na parte superior.Quando abertas, parecem asas de uma mariposa. Em teoria, essas estruturas podem ter dimensões diferentes, mas na maioria das vezes são pequenas.
Estufa de caracol também chamada de "caixa de pão", na maioria dos casos tem grandes dimensões, portanto é adequada para uma espaçosa casa de veraneio. A aparência da estrutura, em particular o princípio de abertura, realmente se assemelha a uma caixa de pão. Esses projetos são escolhidos para manutenção simples da planta e acesso conveniente.
Estufa "tulipa" É uma estrutura moderna de grande porte, que está equipada com teto de correr, portas, respiros, painéis transparentes removíveis. Tudo neste edifício é pensado ao mais ínfimo pormenor. O tipo de construção dobrável elimina a possibilidade de danos aos painéis sob a pressão da neve. O teto retrátil oferece livre acesso às plantações e não interfere na irrigação natural.
Estufas aquecidas e iluminadas são essenciais para o cultivo das primeiras safras. Sem essa condição, não será possível fazer uma boa colheita. Uma estufa quente pode ser equipada com aquecedores com lâmpadas infravermelhas, aquecedores de ar, painéis de aquecimento. Você também pode colocar um cabo térmico ou, na pior das hipóteses, instalar um recipiente com água quente dentro. Os biocombustíveis são outra opção para equipar uma estufa quente. Você aprenderá mais sobre as regras de uso a seguir.
Para uma casa, uma estufa precisa de uma compacta. Freqüentemente, essas estruturas estão localizadas no peitoril da janela. Eles permitem que você comece a cultivar mudas no início - em fevereiro ou início de março. Tudo depende da planta que você escolher. Em qualquer caso, as sementes começam a brotar rapidamente e os brotos crescem vigorosamente. Freqüentemente, uma microestufa é criada como estruturas de ruas, mas em tamanho reduzido. Uma estufa doméstica pode até ter vários níveis, sem mencionar as opções usuais de arco e filme. Mini-estufas em lojas especializadas são oferecidas em uma grande variedade. Mas você também pode construir uma estrutura com suas próprias mãos que não será inferior à versão final.
Materiais de manufatura
Uma variedade de materiais são usados para a fabricação de estufas. Falaremos mais sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Vamos começar com os materiais usados para o suporte e estrutura:
- O plástico é difícil de rolar em arco, uma vez que mantém bem sua forma original e pode rachar com força excessiva. Mas em termos de disponibilidade, o material plástico claramente vence.
- O metal é caracterizado pela durabilidade e resistência, mas a corrosão continua sendo o principal problema. O metal requer necessariamente processamento.
- A madeira para arcos é usada muito raramente, mais frequentemente para uma moldura. Ao criar uma estufa pré-fabricada, este material é especialmente relevante. A árvore também precisa de tratamento para protegê-la da decomposição.
Os materiais do abrigo também podem ser usados de diferentes maneiras.
- O policarbonato é amplamente utilizado em muitas indústrias, incluindo a produção de estufas. Este material pode ser usado para projetos DIY, pois é acessível e fácil de usar. Em sua essência, é um material plástico. Mas, ao contrário do plástico, o policarbonato é muito mais resistente. Também é mais leve e prático do que o vidro.
- O envoltório plástico é frequentemente usado, pois esta opção é a mais simples e acessível. O processo de fixação não é difícil, independentemente do material dos arcos e da moldura. Este material pode ser utilizado por no máximo 3 temporadas, levando em consideração sua retirada para o inverno. Mas para estufas caseiras, o filme é a melhor opção.
- Agrofibre é mais caro que a versão anterior, mas é durável e prático. Não há problemas de fixação, devido à estrutura porosa, o material passa umidade e retém calor.
- Spunbond é um material relativamente novo que é um tecido não tecido.A composição contém estabilizadores que extinguem os efeitos negativos da radiação ultravioleta. Esse recurso confere durabilidade ao material, apesar da constante exposição ao sol. O Spunbond está disponível em várias densidades e estabilizadores.
- As estufas em áreas caracterizadas por ventos fortes são revestidas com folha reforçada. O material é capaz de suportar ventos de até 34 m / s, o que é um número impressionante. Ela também não tem medo de temperaturas baixas e altas (de -50 a +60). O material é multicamadas, com uma malha de fibra de vidro em seu interior.
- O vidro já está ficando em segundo plano, pois está longe de ser a melhor opção para estufas. É frágil, pesado, caro e difícil de trabalhar.
Como construir com as próprias mãos?
Todos podem fazer uma estufa para mudas na primavera. Oferecemos as opções mais simples, interessantes e práticas que podem ser criadas à mão.
Primeiro, você precisa estudar algumas dicas que o ajudarão a evitar erros durante o trabalho.
- O tamanho da estufa deve ser cuidadosamente pensado para que a operação e os cuidados posteriores com as plantas sejam confortáveis. Se está a ser criada uma mini-estufa, será suficiente 1 x 2 m, a altura é seleccionada de acordo com as placas disponíveis.
- Não é recomendado montar estruturas inclinadas. Por um lado, este design permite que a água escorra e não permaneça na superfície. Por outro lado, a umidade não interfere no plantio e um lado fica sombreado. Com a falta de sol, os rebentos são magros, altos e fracos.
Uma estufa de madeira pode ser apresentada em várias versões: com uma caixa, moldura, com caixilhos de janela ou com um revestimento de filme.
- Para a construção da caixa, é necessário preparar quatro tábuas: duas de comprimento e duas de largura. As pontas são aparadas para caber no quadrado. Para recolher a caixa, você pode usar barras ou prender as placas de ponta a ponta. É melhor fortalecer a caixa por meio de triângulos retângulos, que ficarão localizados nos cantos.
- Então você pode ir para o topo. Para estruturas criadas para uso a longo prazo, é melhor montar armações com vidro. Eles são mais difíceis do que um revestimento de filme, mas o processo de operação será confortável e longo.
- Para uma estufa com dois metros de comprimento, bastará fazer três molduras. Para criá-los, você precisará de barras - 4 para cada quadro. De um lado, você precisa fazer um chanfro para o vidro. Em seguida, preparamos o vidro e fixamos nas molduras com contas de glacê. As armações acabadas podem ser fixadas com dobradiças, o que tornará a operação posterior mais conveniente. No caso de usar o filme, você pode simplesmente fixá-lo com pequenos pregos ou colocar a carga em volta do perímetro.
- Você pode construir uma estufa de madeira sem caixa. Esta será uma estrutura de túnel de quadro. Para implementar tal ideia, é necessário montar uma moldura a partir dos trilhos. A madeira é recolhida em ângulo, por cima as tábuas são fixadas com pregos / parafusos.
As extremidades inferiores, que vão cavar no solo, são mais bem feitas. Para aumentar a estabilidade, você pode realizar um pacote de todas as estruturas compostas usando barras. O filme vai se esticar em ambos os lados. Por um lado, deve ser aspergido e, por outro, deve ser fixado com uma carga (pedras, tijolos).
Estruturas arqueadas geralmente são criadas de metal. Eles acabam sendo duráveis e confiáveis, rapidamente montados e facilmente transportados para outro local. Para estruturas, você precisa escolher hastes com um diâmetro de 6–8 mm. O comprimento depende da largura assumida da estufa a uma altura de cerca de 50 cm. Apenas folha ou fibra agrícola é usada para cobertura. É possível excluir a flacidez do material puxando a corda entre os arcos.
Tubos de plástico são ótimos para criar estufas em arco. O principal problema está no processo de dobragem do plástico. Existem várias maneiras de resolver isso.Inicialmente, você precisa fazer um modelo de acordo com o qual os arcos serão criados. Os pregos podem ser cravados na placa sem esquecer outros pregos teimosos nas bordas da placa. Um cachimbo é inserido na matriz e aquecido com secador de cabelo ou água fervente. O tubo aquecido assumirá facilmente a forma desejada. Deve esfriar completamente nesta posição.
Estufas quentes são muito convenientes, porque você pode começar a cultivar mudas em fevereiro ou no início da primavera e não desistir das primeiras colheitas. Uma variedade de técnicas pode ser usada em estufas aquecidas, mas os biocombustíveis são escolhidos como a opção mais eficiente e barata.
O trabalho é executado de acordo com o seguinte esquema.
- É cavado um fosso, cuja profundidade é determinada pelo mês em que o combustível foi colocado. Para março são necessários pelo menos 70 cm, para abril 50 cm serão suficientes.
- A cova de fundação preparada é preenchida com combustível, que é melhor usado como esterco.
- No topo do poço há um filme e tapetes. Depois de um tempo, o estrume vai aquecer, é necessário adicionar novo combustível ao nível original.
- Ao longo da borda do poço, lamelas são colocadas - troncos ou tábuas. Do lado sul, os rapazes são deitados simplesmente no chão, e do lado norte sobem 10 cm. A estrutura da estufa é colocada no topo.
- Depois de uma semana, o combustível vai aquecer bem, como indica o vapor. Neste momento, o solo pode ser despejado em cima com a adição de cinzas e cal.
Uma estufa quente também pode ser feita usando aquecimento artificial, por exemplo, um cabo especial.
O esquema de trabalho será semelhante a este:
- o fundo da estufa é coberto com cascalho e areia;
- um cabo de cobra é colocado em cima da almofada de cascalho e areia;
- para proteger o elemento de aquecimento, podem ser empilhadas caixas de ferro fundido ou chapas de ferro;
- agora segue uma camada fértil, sua espessura deve ser de cerca de 18 cm;
- o sistema está conectado à rede elétrica, a tensão de 220V será suficiente.
Uma estufa pode ser feita de muitos materiais disponíveis. Por exemplo, uma caixa comum coberta com papel alumínio já será uma boa estufa. A caixa pode ser substituída, por exemplo, por um barril. Sob qualquer moldura antiga com vidro, você pode derrubar a moldura. Vários caixilhos montados junto à casa - e a estufa está pronta. Resta apenas cobrir as partes laterais com um filme. Para mini-estufas caseiras, você pode adaptar as bandejas de ovos reutilizáveis.
Adendo
Freqüentemente, há situações em que uma estufa é instalada no local e o que fazer com ela não se sabe. Você precisa ser capaz de usar tais construções, caso contrário, você pode arruinar todos os seus empreendimentos.
Culturas diferentes requerem condições diferentes (temperatura do solo e do ar, iluminação, umidade). Expandir a estrutura existente ou plantar todas as safras em uma estufa não vale a pena. Melhor não ser preguiçoso e fazer várias estufas.
Na hora de escolher um local para uma estufa, é necessário dar preferência a áreas planas e tranquilas. Você pode até escolher uma área de jardim. Durante o crescimento das mudas, há poucas folhas nas árvores, então a sombra delas não bloqueará o sol. A estufa deve estar convenientemente localizada de forma que o processo de seu funcionamento seja conveniente. Deve haver uma fonte de água, um galpão com ferramentas e outras estruturas úteis nas proximidades.
Na hora de escolher um filme para cobertura, é imprescindível estudar os parâmetros que todos os fabricantes responsáveis aplicam a ele.
Recomenda-se aquecer o solo antes de plantar as sementes. Para acelerar esse processo, pode ser coberto com cinza ou turfa. Desta forma, mais energia solar será absorvida. Além disso, tanto a cinza quanto a turfa são excelentes fertilizantes.
Se houver falta de sol na estufa, deve-se fazer iluminação artificial. Prateleiras e suportes são criados dentro de estufas verticais, que economizam espaço e criam uma cama adicional.
Existem várias dicas para preparar o solo para uso em estufas.O solo errado pode arruinar seriamente toda a ideia, as sementes podem nem germinar ou as plantas ficarão fracas.
O solo é preparado de acordo com as seguintes regras.
- O solo bom deve ser leve, rico em componentes orgânicos e minerais.
- O solo deve ser composto de turfa. Um bom solo é obtido a partir da seguinte proporção: uma parte de grama, folhagem (de preferência floresta) e húmus é considerada por três partes de turfa.
- Os componentes para o futuro solo são colhidos no outono e misturados antes do plantio das sementes. Os pacotes são usados para armazenar componentes compostos. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de zero.
- O solo deve ser desinfetado. Para fazer isso, você pode usar fumigação, vapor, usar anti-sépticos ou sulfato de cobre. A maioria desses métodos requer o uso de equipamento de proteção individual.
Belos exemplos
Esta estufa é móvel, confiável, rápida de montar e fácil de mover para um novo local. A moldura não cria dificuldades ao cuidar das plantações. Tal estufa requer um mínimo de investimento, esforço e tempo.
Esta estufa pode ser considerada uma obra de arte e um sonho de muitos. Qualquer proprietário não se importaria em adquirir uma estufa dessas. Uma das desvantagens é a dificuldade de cultivar lavouras com diferentes requisitos para as condições ambientais.
Esta bela estufa foi criada à mão, pode-se dizer, com materiais de sucata. Mas ao mesmo tempo parece muito bonito. Se você descobrir, a etapa mais difícil é dobrar os tubos de plástico. Todos os outros processos são fáceis, não requerem o uso de uma ferramenta complexa e o uso de habilidades especiais. Todos serão capazes de construir a mesma estrutura para seu site.
Para esta estufa, foi usado policarbonato - um material durável e confiável que pode durar muitos anos. A própria estrutura é construída com base no princípio de uma caixa de pão. É fácil de usar, tem um visual bonito e oferece acesso gratuito ao plantio. Você pode fazer essa estrutura com suas próprias mãos, mas terá que gastar muito com materiais, calcular claramente as dimensões e dar às barras de metal a forma desejada.
Para obter informações sobre como fazer uma estufa para mudas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.