Escolhendo uma estufa para pepinos
O pepino é considerado a cultura mais popular entre os jardineiros, o que, infelizmente, não é fácil de cultivar, pois a hortaliça requer não só bons cuidados, mas também certas condições climáticas. Portanto, para cultivar pepinos de maneira adequada e obter um alto rendimento, a maioria dos agricultores prefere colocar estufas em seus terrenos.
Estas estruturas instalam-se facilmente com as próprias mãos e permitem plantar uma hortaliça em qualquer altura do ano, proporcionando-lhes as condições de humidade e temperatura necessárias.
Peculiaridades
A estufa para pepinos tem um design exclusivo que permite cultivar uma cultura de maneira conveniente, protegendo-a dos efeitos negativos do ambiente externo. Além disso, a estufa do pepino fornece às plantas calor suficiente para o seu rápido crescimento, formação e maturação. A principal característica deste edifício é que você pode ajustar de forma independente a duração e a intensidade da iluminação.
Como a luz solar direta às vezes prejudica os vegetais, as estufas devem ser colocadas de forma que a luz penetre bem em seu interior, distribuída uniformemente por toda a área. Para melhorar a qualidade da iluminação, é aconselhável limpar a película ou o vidro da estrutura da sujeira e poeira acumuladas uma vez por temporada.
Ao instalar as estufas, é importante também proporcionar uma boa circulação de ar, da qual dependerá diretamente o nível de umidade no interior da instalação.
A umidade arrogante ou insuficiente pode afetar negativamente o desenvolvimento da cultura, portanto, recomenda-se equipar adicionalmente as estruturas com diversos respiradouros e tentar abrir as portas para ventilação com mais frequência.
Além disso, a estrutura deve atender aos seguintes requisitos:
- têm um regime de temperatura constante - durante o dia de +22 a 30 graus e à noite de +14 a 18 graus;
- a capacidade de manter a temperatura do solo não inferior a +20;
- manter a umidade necessária em um nível de 75 a 80%;
- ausência completa de rascunhos;
- boa iluminação;
- acesso conveniente para insetos durante a polinização;
- provisão interna da estrutura com redes, treliças e fixadores para a formação de arbustos em posição vertical.
Antes de instalar uma estufa, também é importante considerar esse recurso como sua localização. É melhor colocar a estrutura em áreas abertas, longe de edifícios altos, o que pode criar sombras e reduzir o nível máximo de iluminação. Muitos jardineiros preferem instalar estufas na direção oeste-leste.
Se a instalação for do lado sul, será necessário utilizar projetos de edifícios com opção de ventilação superior, escurecendo o extremo sul do lado. Isso ajudará a proteger os pepinos das arraias na hora do almoço.
Também é importante instalar a estufa em terreno plano, de modo que seja possível penetrar livremente na estrutura e seja conveniente realizar trabalhos de manutenção, irrigação e transporte do solo.
Visualizações
Hoje, cultivar pepinos em casa tornou-se muito mais fácil graças a instalações como estufas. Eles permitem que você plante um vegetal desde o início da primavera até o final do outono ou inverno. Dependendo das condições de plantio e variedades de pepinos, vários tipos de estruturas são usados, que diferem não apenas nas condições climáticas internas, mas também na aparência e no tamanho.
No momento, os tipos de instalação mais populares e amplamente usados são:
- Estruturas arqueadas. Eles são montados a partir de vários arcos, que são colocados em uma linha e cobertos por um filme especial no topo.
- Estufas em declive simples. Eles são feitos, via de regra, de folhas de policarbonato. Tais estruturas distinguem-se pela presença de uma parede comum com o edifício principal já inserido no terreno.
- Estufa de frontão. É quente e é uma estrutura alta e isolada com uma porta de extremidade. Existem projectos para uma versão estacionária de estufa, para cuja construção é necessário lançar uma base sólida com uma largura mínima de 3 m.Para áreas onde as condições climáticas severas, a base da estrutura é aprofundada em 50 cm.
- Mini estufa simples. Também é frequentemente chamado de sótão, pois se parece com uma grande caixa cheia de terra dentro. Adequado para instalação tanto no sótão como em qualquer outra divisão.
- Estufa de filme vertical. A instalação consiste em arcos de metal, que são fixados em uma fileira e cobertos com polietileno por cima. Devido à sua aparência móvel e fácil instalação, esta opção é freqüentemente usada como portátil. Para proporcionar aos pepinos um clima favorável dentro da estufa, as bordas do filme são fixadas ao solo com tábuas ou tijolos.
- Estufa russa (borboleta). É um tipo de estrutura dobrável que dá acesso não só para o plantio das plantas, mas também para o cuidado delas. Esta estrutura é considerada durável, uma vez que apresenta uma forma arredondada que resiste a granizo, rajadas de vento e camadas de neve até 10 cm de espessura.Além disso, as paredes deslizantes permitem ventilar regularmente a divisão.
- Estufa de policarbonato. Instalado a partir de uma estrutura metálica coberta com policarbonato. As placas deste material são caracterizadas por uma transparência de 85%, possuem um coeficiente de perda de calor insignificante e um alto indicador de resistência aos efeitos do ambiente externo (cobertura de neve, granizo). Depois de se aquecer ao sol durante o dia, o policarbonato é capaz de manter a temperatura dentro da estufa durante toda a noite.
- Estufas de inverno. São estruturas permanentes, frequentemente montadas em regiões de climas frios ou invernos prolongados. A estrutura é aquecida, de instalação rápida e complementada por um bom sistema de iluminação. Para construí-lo, basta ter à mão uma moldura de metal, vidro ou placas de policarbonato.
Além das variedades acima, também existem tipos originais de estufas, que têm uma forma pentagonal. Uma pequena estufa "barril" também é considerada uma decoração inusitada do local, mas tem apenas uma função decorativa.
Materiais (editar)
Um ponto importante ao planejar uma estufa de pepino é a escolha do material a partir do qual foi instalada. As armações são geralmente feitas de tábuas, madeira ou metal e são instaladas uma vez a cada várias estações. Ideais para caixilhos e tubos de PVC, são facilmente ligados com um ferro de soldar ou acessórios. Eles são caracterizados por uma excelente resistência às mudanças de temperatura, leves e duráveis. Muitos jardineiros também montam a base da estrutura a partir de um perfil de metal, mas ela precisa de um processamento preliminar, sem o qual o material pode enferrujar rapidamente.
Já a viga de madeira é acessível e possui baixa condutividade térmica. Trabalhar com madeira não é difícil, pois as espécies de pinheiros são escolhidas para estufas, que se prestam bem ao acabamento. A única desvantagem dessas armações é que elas parecem ásperas.
Além disso, a madeira deve ser impregnada com soluções especiais para protegê-la de danos e decomposição.
O seguinte material é usado para cobrir estufas de pepino:
- Filme de polietileno. Adequado para pequenas estruturas e é considerada uma opção econômica pelo preço.A superfície do filme transmite bem a luz, mas muitas vezes se deteriora sob a influência dos raios ultravioleta, depois de um ano começa a rasgar e se tornar frágil. A formação de buracos no forro da estufa leva à aclimatação interna e todo o trabalho de cultivo do pepino pode ser em vão, pois a planta vai morrer.
- Policarbonato. É um excelente substituto para o filme, pois não tem medo de luz, calor ou frio. Uma estufa só pode se deteriorar devido ao forte granizo, mas esse fenômeno é raro. As folhas de policarbonato são duráveis, leves e caracterizadas por alta transmissão de luz e rigidez. Para proteger o material de bactérias e fungos, recomenda-se cobrir as bordas.
- Copo. As estufas para pepinos raramente são cobertas com vidro, porque são muito caras e frágeis. Na maioria das vezes, durante a instalação, são utilizadas caixilharias antigas, que permaneceram após a substituição das janelas de vidros duplos na casa.
Dimensões (editar)
Como os pepinos nas estufas são formados com crescimento vertical, a área interna da estrutura pode ser aproveitada tanto quanto possível. Portanto, muitas vezes são instaladas estufas pequenas e estreitas, nas quais a altura ideal chega a 2,5 m.
No caso de o edifício ter telhado de duas águas, então a altura é de pelo menos 2 m. Isso permite trabalhar com conforto e não se dobrar, plantando safras.
De acordo com um projeto individual, você também pode montar uma estufa alta, então será aconselhável plantar hortaliças nela em vários andares.
A largura da estufa é igualmente importante. Se for pequeno, causará muitos transtornos. Considera-se que o indicador ideal de largura seja de pelo menos 3 m. Com esses parâmetros, será possível equipar o caminho central e plantar pepinos nas laterais em três fileiras.
Às vezes, os jardineiros adquirem estruturas arqueadas pré-fabricadas ou pré-fabricadas, mas elas têm uma pequena largura. Ao mesmo tempo, é importante notar que a estrutura acabará sendo o mais forte possível apenas com uma pequena largura, especialmente para estufas de vidro.
Em muitas estufas, é definida uma largura padrão de 1,8 a 2,4 m. Conseqüentemente, as prateleiras são feitas de 91 ou 94 cm de largura. Para facilitar a movimentação pela estufa durante o trabalho, os especialistas recomendam escolher uma largura de pelo menos 2,4 m , e instalar racks com largura de 90 cm nas laterais do corredor.Se este número for maior que 4 m, então uma cama central e dois corredores são formados.
Quanto ao comprimento da estufa, deve ser múltiplo de 60, o que permite que o revestimento externo seja feito com painéis de tamanho padrão.
Mas, se desejado, o comprimento pode ser diferente. Para isso, como regra, leve em consideração a quantidade de plantas e paletes que se pretende colocar nas prateleiras. Estruturas de policarbonato feitas de painéis com largura de 1,22 m aumentam o comprimento da estufa em um degrau de 1,22 m.
As sutilezas do dispositivo interno
O toque final após a instalação da estufa é a sua disposição interna. Existem certas regras para isso. Normalmente, um caminho é colocado no meio e as camas são colocadas nas laterais. Se a borragem for espaçosa, então dois desses caminhos podem ser feitos nela, proporcionando um acesso conveniente às plantas. O melhor é instalar a pista com largura de até 50 cm e escolher um material antiderrapante para sua cobertura, já que o clima no interior do prédio é úmido. Coberturas de pedra triturada e tapetes de borracha são bem adequados para essas estufas.
A cama deve ser alta e coberta com uma espessa camada de solo fértil. Para elevar os canteiros, são utilizados meios-fios especiais, que reduzem o custo da terra e simplifica o cuidado com a hortaliça. Em estufas de vidro, a irrigação por gotejamento é opcional. Ele satura totalmente a terra com água e não forma grandes poças.
Além disso, a irrigação por gotejamento, ao contrário do usual, não prejudica os arbustos, pois a água é fornecida pela tubulação lentamente e tem tempo de aquecer antes de ser alimentada.
Como construir?
Antes de começar a instalar uma estufa para pepinos, você deve primeiro preparar os materiais. Para os jardineiros iniciantes que planejam instalar a estrutura com as próprias mãos, a versão mais simples do projeto é adequada, onde vigas de madeira serão utilizadas para a moldura, e o revestimento será feito de policarbonato.
O trabalho de construção, neste caso, é dividido em várias etapas:
- Montagem do quadro. Primeiro, as vigas com seção de 40 × 50 são limpas com uma plaina para que sua superfície fique o mais lisa e uniforme possível. É melhor prender as peças com parafusos auto-roscantes 55 × 4. Os elementos são montados verticalmente, eles estão ligados uns aos outros. Para fazer tudo certo, é recomendável primeiro montar as peças na oficina e, em seguida, transferi-las para a estrutura acabada para o local onde ficará a estufa. No caso de a estrutura do quadro ser instável, ela pode ser reforçada com uma barra adicional ao longo do perímetro inferior.
- Instalação de telhado e paredes laterais. Para o seu revestimento são utilizadas chapas de policarbonato com espessura de pelo menos 10 mm. O material de construção é fixado à estrutura com parafusos auto-roscantes. Para maior confiabilidade, você pode torcer os parafusos auto-roscantes em placas de alumínio, e não diretamente em policarbonato. Quando uma estufa caseira está sendo construída, muitos estão tentando economizar dinheiro e comprar materiais de acabamento de baixa qualidade a um preço baixo. Mas isso não pode ser feito, uma vez que tal policarbonato não resistirá aos efeitos das mudanças de temperatura e dos raios ultravioleta, após os quais ele irá estourar e se desintegrar rapidamente.
Você também pode fazer uma estufa com filme e arcos, sua tecnologia de instalação é simples, já que não requer o uso da base.
Uma pequena depressão é cavada sob o solo e materiais de isolamento são colocados. É melhor comprar arcos já prontos. Eles são colocados no local e, em seguida, o quadro montado é coberto em várias camadas com um filme. Neste caso, é aconselhável pressionar o teto com objetos pesados.
Se você precisa fazer uma estufa sólida, antes de iniciar sua construção, é necessário nivelar cuidadosamente o local e verificar o nível do fluxo de água subterrânea sob ela. Em seguida, uma camada de 0,5 m é removida do solo e a brita é despejada na depressão, ela é bem socada e coberta com areia de rio para compactação.
Na fase inicial de instalação, também é aplicado um cabo, que é útil para a ligação da eletricidade, uma vez que será instalado um sistema de iluminação adicional na estufa. Em seguida, a caixa é colocada sob a base e a base é derramada.
Os suportes da moldura devem ser feitos de blocos de madeira e os arcos são feitos de arame comum. Já a cobertura da estufa servirá como filme reforçado. É durável e não precisa ser desmontado no inverno.
dicas e truques
O cultivo de pepinos é considerado um processo bastante trabalhoso, mas eficaz. Com uma estufa bem construída e bons cuidados com as plantas, todo jardineiro pode contar com uma colheita abundante. Claro, estruturas prontas são melhores, elas fornecem todos os parâmetros da estrutura, mas você também pode montar uma estufa com suas próprias mãos a partir de materiais descartados. O mais importante é torná-lo conveniente para o cultivo de hortaliças.
Para evitar erros na construção de estufas de borragem, vale a pena considerar as seguintes recomendações de especialistas:
- Se a moldura for de madeira, antes de iniciar a sua instalação, as barras devem ser impregnadas com agentes anti-sépticos especiais. Isso também se aplica a peças de metal. Eles são tratados com agentes anticorrosivos. Tal ação consegue proteger o material dos efeitos negativos do ambiente externo e prolongar sua vida útil.
- Durante a construção, é importante manter a precisão das curvas de nível.No caso de transferência das diagonais, a estrutura se revelará frágil e exigirá reparos em um futuro próximo.
- A estufa precisa ser espaçosa. Economizando material e instalando uma estrutura estanque e desconfortável, no futuro você terá que enfrentar um problema como a diminuição da produtividade e o desenvolvimento de várias doenças nas plantas. As grandes estufas protegem os pepinos de influências adversas de forma confiável e fornecem todas as condições necessárias para o crescimento normal.
- Um bom sistema de ventilação deve ser fornecido em estufas. Para isso, deve-se escolher modelos em que seja possível abrir as paredes para ventilação.
- Desempenha um papel importante em estufas e sua disposição interna. Portanto, atenção especial é dada aos sistemas de irrigação e iluminação. Para estruturas de inverno, a instalação de aquecimento não interfere. Também vale a pena planejar o plantio corretamente. Se os pepinos forem plantados densamente, podem surgir doenças fúngicas que afetam os vegetais e a colheita se deteriora.
- Para economizar espaço na construção, recomenda-se modelar os pepinos com prazer vertical.
- Para pequenos terrenos, as opções de estufas portáteis e desmontáveis são adequadas. Eles são fáceis de instalar e podem ser movidos para um local conveniente a qualquer momento.
- Antes de construir uma estufa, você precisa estudar cuidadosamente as propriedades do solo. Se as águas subterrâneas estiverem próximas, podem causar inundações.
Veja abaixo os detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.