Qual é a diferença entre estufas e estufas?
Todo verão, o residente sonha não apenas em aumentar a produtividade das plantas, mas também em cultivar variedades especialmente amantes do calor. Então você precisa decidir o que é mais lucrativo e mais eficiente de usar, uma estufa ou uma estufa, e qual é a diferença significativa entre elas.
Características de estufas e estufas
Em termos simples, as estufas são uma versão simplificada de uma estufa. A altura das primeiras estruturas cobertas com vidro ou folha metálica é de apenas meio metro. Nas estufas, o ar quente interno é formado não só pelo sol, mas também pela decomposição de esterco e outros fertilizantes orgânicos, uma vez que as mudas são necessariamente plantadas com o seu uso.
As primeiras estufas foram organizadas como estufas e destinavam-se exclusivamente ao cultivo de espécies raras de plantas exóticas. Sabe-se que já no século XVI existiam estufas de vidro na França. Nas versões modernas de estufas, não apenas o filme de polietileno comum é cada vez mais usado para cobertura, mas também materiais inovadores como o policarbonato celular. Portanto, as estruturas modernas tornaram-se mais leves, mas ao mesmo tempo não são menos duráveis.
Semelhança
A principal semelhança entre estufas e estufas reside no princípio de funcionamento da estrutura, quando é necessário proteger as culturas das influências externas negativas e proporcionar-lhes um regime de temperatura ideal. Ao mesmo tempo, de acordo com o método de cultivo, as estufas podem ser sistemas hidropônicos (adequados para alface, cebolinha, salsa, endro) ou sistemas de solo que são usados para repolho e tomate.
Diferenças
Existem as principais diferenças e nuances de estufas e estufas.
- A estufa tem um design compacto e a altura ideal da estufa é de 2 a 2,5 metros.
- O design simplificado da estufa permite que você planeje canteiros exclusivamente no solo. Enquanto estiver na estufa, você pode mostrar sua imaginação e usar vários elementos para usar técnicas como canteiros em prateleiras ou hidroponia.
- A estufa durará apenas uma temporada, e no próximo ano essa estrutura temporária terá que ser erguida novamente. A estufa é mais monumental e durável, bastando corrigir as falhas de design de vez em quando, por exemplo, trocar a tampa.
- Nas estufas, as plantas são aquecidas exclusivamente pelo sol, além do uso de húmus e esterco, e nas estufas melhoradas, opções como aquecimento artificial e sistema de controle da umidade do solo e do ar, complexo sistema de ventilação e ar condicionado e muitos outras nuances podem operar. obtenha o rendimento máximo.
- Não há portas na estufa. Para manipular as plantas, basta abrir a parte superior ou lateral. A estufa tem portas e janelas (aberturas) para ventilação adicional.
- As estufas podem ser transportadas ou movidas pelo local, pois são portáteis, enquanto a estufa é uma estrutura estacionária.
- Via de regra, as estufas são utilizadas para mudas na primavera e para abrigo temporário de algumas culturas durante as geadas, e na estufa é possível cultivar plantas durante todo o ano devido à possibilidade de aquecimento do ambiente.
- Você pode ficar no projeto da estufa em qualquer época do ano e em qualquer clima. Ao trabalhar com uma estufa, você precisará estar ao ar livre, o que significa que dificilmente conseguirá trabalhar na chuva.
- Em uma estufa, você só pode cultivar mudas ou plantas despretensiosas, por exemplo, cebola, alface ou rabanete. E em uma estufa, você pode fornecer o microclima necessário para quase qualquer planta, até mesmo uma planta muito termofílica.
Materiais de manufatura
Para a construção de uma estrutura estável e forte como uma estufa, são usados aço, alumínio, vidro, policarbonato favo de mel (celular), filme de polietileno. No entanto, uma grande estufa pode exigir uma base sólida. Um perfil de alumínio ou galvanizado é geralmente usado como uma moldura de estufa., e se houver desejo de construir uma base de madeira, então deve ser tratada com anti-sépticos especiais contra a influência de fatores externos.
Ao escolher uma cobertura de estufa, é preciso entender que o filme é uma opção popular, mas, infelizmente, bastante efêmera da série “barata e alegre”. E o isolamento térmico dessa estufa deixa muito a desejar. Se as finanças permitirem, é melhor optar por um vidro que transmite perfeitamente a luz e não emite calor. Ao mesmo tempo, o vidro é adequado apenas para estufas com inclinação única e empena.
O material de revestimento mais confiável é o policarbonato celular. Tem várias camadas, é durável, retém perfeitamente o calor e, ao mesmo tempo, permite a passagem de muita luz. Graças ao ar no espaço entre os "favos de mel", o calor é retido no interior. É frequentemente usado por residentes de verão devido ao seu custo acessível e boa resistência à geada (pode suportar geadas até -50 graus Celsius). Além disso, é fácil de manusear e bem dobrável, além de durável (o período de garantia de uso desse material é de 20 anos). Essa é uma ótima opção para quem mora na região Norte. Para estufas clássicas, vale a pena escolher o policarbonato com espessura de 4 ou 6 mm.
Existem muitas diferenças entre os filmes de polietileno:
- Para um inverno com neve, vale a pena escolher um filme reforçado.
- A maior transmitância de luz é no filme comum, mas é frágil, portanto, é adequado para estruturas "para uma temporada".
- A lâmina estabilizada com antiembaçante é ideal para mudas e não forma condensação por baixo.
- O filme de espalhamento de luz reflete os raios ultravioleta e infravermelho intensos, protegendo as plantas da exposição excessiva ao sol.
O mais durável dos filmes é o copolímero, pois resiste a quaisquer rajadas de vento e é resistente ao gelo, pois não racha nem mesmo a -80 ° C, por isso é escolhido para climas adversos. O filme de espuma retém bem o calor, mas tem baixa transmissão de luz. Esta opção é adequada para regiões do sul, onde há muitos dias de sol por ano.
As estufas semiautomáticas são equipadas com sistema de irrigação por gotejamento e manutenção automatizada de umidade. E nos desenhos manuais, tudo é feito à moda antiga, mas com alma. Mas a força física também terá que ser gasta muito. As funções adicionais também incluem ar condicionado, controle de temperatura e ventilação. Neste caso, a função de “controlador” pode ser desempenhada por um computador no qual todos os modos estão programados. E para aquecimento adicional vale a pena adquirir aquecedores elétricos, de água ou a vapor.
Tipos de estruturas
Você pode construir uma estufa rapidamente. Isso não requer habilidades especiais de construção. Você precisará de uma estrutura arqueada com um teto removível. Para cobrir a estufa, basta com filme plástico comum, porque esta é uma construção "para uma estação". O vidro e o policarbonato são menos usados devido ao seu custo mais elevado.
Existem muitas variedades de estufas e designs de estufas. Vale a pena prestar atenção às opções mais populares dos fabricantes russos. As dimensões de todas as estufas são geralmente pequenas, sua altura não ultrapassa 1,5 metros. Os principais tipos de estruturas de estufa são a cobertura e "borboleta".A vantagem da primeira opção é a mobilidade, e a segunda é a possibilidade de instalação a partir de caixilhos.
Uma estufa é perfeitamente capaz de fazer com que cada um dos materiais de sucata disponíveis no país. E você pode cobri-lo com filme plástico comum e vidro de molduras antigas. As estufas não têm portas ou aquecimento como as estufas. O aquecimento aqui é feito exclusivamente pelos raios solares, além de fertilizantes orgânicos, como esterco ou composto.
Na ausência de tempo livre e disponibilidade de recursos financeiros, você pode solicitar um projeto aprimorado pronto para a estufa "Otlichnik".
Sua vantagem é suas dimensões convenientes (largura é 1,15 m, altura - 1,15 m, comprimento - de 4,2 a 5,6 m) e um preço acessível de 1400 a 1700 rublos (a partir de 2018). As tecnologias modernas para a produção de tais estufas podem aumentar significativamente sua durabilidade, praticidade, resistência e funcionalidade.
O modelo "Excelente" é uma moldura feita de arcos de plástico com cobertura de material costurado e fitas esticadas nos arcos, que ajudam a não deformar a cobertura. Outro detalhe útil são as portas com zíper nas duas pontas, para que as mudas possam ser ventiladas de vez em quando. Nesse caso, basta jogar as “portas” nos arcos - e não há dificuldades, ao contrário das estruturas convencionais, quando é preciso levantar todo o material.
Reifenhauser SSS 60 é utilizado como material de cobertura do modelo "Excelente", cuja resistência e durabilidade são em altura. E se acontecer mau tempo com muita chuva ou fortes rajadas de vento, pode ter a certeza que tal estufa passará com dignidade neste teste. E tudo graças aos canais do tipo "manga" nas arcadas da moldura. Eles não se desgastam por muito tempo, pois são feitos de um material durável, o que aumenta a vida útil de tal estrutura.
Se falamos de estufas, então elas oferecem ainda mais opções para a escolha de um projeto, que pode ser estacionário ou dobrável. Neste caso, via de regra, o cliente determina qual será a forma ou configuração da estufa.
Para encontrar a opção ideal e durável para uma determinada área e para aquelas plantas que desejam cultivar, vale considerar não só a forma, o material e o grau de transmissão da luz da estrutura, mas também muitas outras sutilezas e nuances.
As formas da estufa podem ser as seguintes:
- passo único e frontão;
- arqueado;
- com paredes verticais ou inclinadas;
- poligonal;
- abobadado.
O tipo mais popular é forma arqueada, uma vez que uma camada de neve não pode danificar tal revestimento. Essas estufas são resistentes aos ventos e a instalação é o mais simples possível, embora você sempre possa estendê-las no comprimento.
Outra forma tradicional e versátil de uma estufa de "casa" é empena... Nesse caso, as paredes podem ser perpendiculares ao solo e retas.
As vantagens do projeto "casa" são muitas, tais como:
- facilidade de instalação;
- a capacidade de usar "material prático" para a estrutura, que está disponível em todas as cabanas de verão, por exemplo, blocos de madeira;
- a capacidade de usar qualquer tipo de material de cobertura;
- você pode escolher o ângulo das encostas e a altura do cume;
- nenhuma proteção contra neve é necessária, uma vez que a precipitação desce naturalmente do telhado.
Deve-se ter em mente que neste projeto existem muitas conexões na estrutura e na pele. Para que a cobertura fique o mais estanque possível, vale a pena utilizar como revestimento o policarbonato celular com espessura superior a 6 mm.
Uma forma muito original é cúpula, assemelhando-se a um hemisfério, onde são utilizados muitos segmentos de várias formas geométricas, o que garante uma distribuição uniforme da carga no quadro e, consequentemente, a sua resistência máxima. É por isso que mesmo o vidro pesado é adequado para revestimento. Essas estruturas não têm medo do vento ou das numerosas precipitações.Devido à alta estabilidade da estrutura, eles são propostos para uso em áreas sujeitas a terremotos.
Declive simples as estufas, na verdade, são anexos, porque podem ser colocadas junto a qualquer edifício, por exemplo, um armazém ou uma cozinha de verão. Infelizmente, apenas a iluminação unilateral está disponível aqui. Portanto, este tipo de estufa é adequado para plantas que gostam de sombra.
As estruturas das estufas são geralmente feitas de aço ou alumínio. Ao escolher um material para a moldura, é necessário atentar para se as molduras de aço possuem um revestimento protetor. É isso que prolonga a vida útil da estrutura suburbana e a protege da ferrugem. Em algumas estufas, a estrutura é adicionalmente revestida com tintas em pó. Além disso, as estruturas de aço para chalés de verão custarão quase duas vezes mais baratas do que as de alumínio.
Para uma base de alumínio, uma regra importante é que o material seja anodizado - isso significa que deve haver um filme especial resistente à umidade na superfície do metal. A única desvantagem de uma estrutura de alumínio leve é a incapacidade de usar tipos de superfícies pesadas, bem como a probabilidade de que a neve, o vento e outras precipitações atmosféricas no inverno possam deformar as escoras de alumínio.
O que escolher?
Dadas as semelhanças, características e também como os vários designs diferem, a escolha pode ser feita somente após avaliar os requisitos pessoais para a safra e, é claro, as capacidades financeiras. As condições climáticas de uma determinada área também são importantes na escolha de uma estrutura para o cultivo de hortaliças e flores.
Para determinar a necessidade de uma estufa cara e complexa ou uma estufa simples para uma temporada, é importante saber exatamente para que será construído:
- Para mudas ou para protegê-las do mau tempo, uma estufa móvel ou um desenho de "borboleta" fácil de usar a partir de molduras de janela é adequado.
- Se você deseja obter uma rica colheita de safras que adoram o calor, como pimentão ou tomate, precisa contar com uma estufa fixa com uma estrutura confiável e uma fundação de concreto. Deve ser equipado com sistema de aquecimento e outras funções adicionais.
Recomendações
O conselho de um especialista ajudará a dar durabilidade à estufa e excelente resistência ao desgaste, portanto você deve seguir as seguintes recomendações valiosas:
- para que não se forme condensação dentro da estufa, as costuras da estrutura devem ser vedadas de maneira confiável;
- se se pretende construir uma estrutura com altura superior a 2 metros, é necessário dotá-la de suporte adicional com o auxílio de vigas de reforço;
- o critério mais importante ao construir sua própria estufa é torná-la o mais conveniente e funcional possível para minimizar os custos de mão de obra. Para isso recomenda-se a utilização de sistemas "inteligentes" de irrigação, ventilação e aquecimento;
- o tipo de moldura e o desenho da estufa devem ser selecionados com base nas características climáticas da área (opções de aço mais duráveis e resistentes são adequadas para regiões nevadas e estruturas leves de alumínio - onde há pouca neve);
- se a estufa é necessária exclusivamente na estação quente, então faz sentido tornar sua estrutura dobrável;
- se uma moldura feita em casa é feita de blocos de madeira, então eles precisam ser cobertos com uma umidade especial e solução bioprotetora;
- se a estufa for pequena, a fundação não é necessária - você pode instalar a estrutura no solo.
O preço depende não só da qualidade dos materiais, mas também do tipo de revestimento e moldura, bem como de funções adicionais, como a presença de janelas e portas para ventilação. As estufas de policarbonato são consideradas da mais alta qualidade, e as estufas revestidas de polietileno são consideradas as menos práticas e de vida curta. Uma opção barata é uma pequena estufa com estrutura de aço e folhas de plástico. As mais caras são as estufas de vidro, mas estão longe de ser as mais práticas.E as opções de aço e policarbonato podem ser consideradas acessíveis e, ao mesmo tempo, confiáveis e duráveis.
O quadro a ser escolhido pela estufa é descrito no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.