Estufa "borboleta": características de design de manufatura
O cultivo de várias plantas em uma estufa ou estufa é uma atividade que muitos residentes de verão gostam. No entanto, estruturas de tamanho considerável estão longe de estar localizadas no local. A estufa de borboletas é um design conveniente e bastante compacto. Por esta razão, muitos proprietários de chalés de verão optam apenas por esta opção. Considere as características de design, as nuances de fabricação, instalação de tais estruturas.
Características de design
A estufa de borboletas é versátil. Essas estruturas podem ser instaladas em áreas pequenas e bastante espaçosas. Estas estruturas distinguem-se pela sua mobilidade: são fáceis de transportar para outros locais, podem ser desmontadas, montadas. Essa estufa tem o formato de uma borboleta, daí o nome.
Em tais estruturas, é fácil obter um microclima ideal. Para que os raios de sol e o ar entrem, você precisa manter as abas abertas (total ou parcialmente). Em chalés de verão, você pode instalar essas estruturas de vários tamanhos (por exemplo, 2 x 4 m, mini-estufas). Para os residentes de verão que cultivam várias plantas em estufas no frio, as construções que fornecem aquecimento são adequadas.
Normalmente, as "borboletas" são feitas de materiais padrão. A moldura é geralmente feita de um perfil de metal-plástico ou plástico, bem como de madeira. A tampa é feita de policarbonato ou polietileno. As armações nesses designs são sólidas ou seccionais. Essa estufa permitirá que o residente de verão use a área disponível da forma mais eficiente possível. Todas as plantas da estufa de borboletas têm acesso gratuito.
Vantagens e eliminação de desvantagens
Se você confiar nas opiniões dos proprietários de casas de veraneio, pode-se notar que essas estruturas não têm apenas vantagens, mas também desvantagens. Vale a pena entender todas as qualidades positivas e negativas dessas estufas.
Vamos primeiro observar seus méritos.
- Tal estufa é caracterizada por maior resistência a várias influências atmosféricas. Ele não tem medo nem de fortes nevascas: a estrutura não se deforma sob a cobertura de neve.
- Devido à presença de aberturas especiais, esta estrutura é conveniente para ventilar. Os elementos móveis não falham, graças aos amortecedores especialmente fornecidos, que tornam a estrutura o mais durável possível.
- Tal estrutura retém bem o calor, por isso as plantas crescem e se desenvolvem com o máximo conforto.
- Essas estufas podem ser usadas para cultivar uma grande variedade de plantas. Eles são convenientes para o cultivo de mudas, flores, vegetais, melões e cabaças.
- Ao erguer essas estruturas, você pode fazer sem uma fundação, mas algumas pessoas preferem usá-la.
- Você mesmo pode criar essa estufa, economizando na estrutura final.
- O custo das "borboletas" é bastante acessível. Comprá-los não atingirá seu orçamento.
Nas avaliações, os consumidores observam que essas estruturas fazem um bom trabalho em suas funções e são fáceis de usar. Se você cuida regularmente da estrutura e segue regras simples de operação, geralmente não há dificuldades. No entanto, também há respostas negativas sobre tais construções.
Você precisa conhecer os pontos fracos de tais estruturas.
- Alguns fabricantes dessas estufas usam tintas e vernizes de baixa qualidade. Rachaduras aparecem rapidamente em revestimentos de baixa qualidade, os revestimentos começam a se desintegrar. Em tais situações, você deve limpar a pintura e aplicar uma nova camada ao quadro.
- Se for usar um revestimento de policarbonato, deve-se observar que ele tem um peso significativo. Por causa disso, pode ocorrer deformação dos arcos inferiores. Se você quiser evitar esses problemas, terá que cuidar da amplificação adicional.
- Devido à constante abertura e fechamento da estufa, as dobradiças que seguram as abas freqüentemente quebram. Para evitar a ocorrência de tal problema, é necessário inspecionar periodicamente a estrutura e, se necessário, realizar imediatamente os trabalhos de reparo.
- Em alguns casos, aparecem rebarbas nas ranhuras criadas para os fixadores. Um arquivo pode ser usado para eliminar esses defeitos.
Como fazer isso sozinho?
Este é um design bastante simples, então você mesmo pode construí-lo usando um desenho. Ao realizar os trabalhos de instalação, algumas recomendações devem ser levadas em consideração. Todos os cálculos necessários devem ser realizados, materiais adequados devem ser selecionados.
Seleção de assento
Para tal estrutura, você não precisa de muito espaço. Ao mesmo tempo, mesmo uma pequena parcela deve ser escolhida corretamente para que a estufa seja o mais durável possível e a colheita seja boa.
Ao escolher uma área adequada para a construção, é preciso prestar atenção especial à quantidade de luz. Se houver pouca luz solar, isso afetará gravemente o desenvolvimento e o crescimento das plantas.
A área mais adequada é bem iluminada, o mais plana possível. Recomenda-se localizar essas estruturas de norte a sul. Não monte a estufa em uma área baixa. Caso contrário, a cultura pode apodrecer devido ao acúmulo de água (quando a neve derrete ou chove). O mesmo acontecerá se a umidade for constante (devido ao lençol freático próximo à superfície).
Não é recomendável montar a estrutura em um lado que venta, caso contrário, é possível que a estufa fique menos estável.
Ao escolher um local para instalar uma estrutura, você deve determinar imediatamente as opções que são menos adequadas. A estufa não deve ser localizada na sombra ou perto de produtos químicos que podem afetar negativamente as plantas. A distância de outros elementos do site deve estar de acordo com as normas.
Materiais (editar)
A borboleta pode ser construída com uma variedade de materiais. A vida útil da estrutura, assim como a facilidade de processamento, o preço do produto, dependerão do tipo de matéria-prima selecionada. Considere as matérias-primas das quais as estruturas constituintes são feitas.
Madeira
É especialmente adequado para a construção do quadro e das laterais. Esse material é acessível, fácil de processar e ecologicamente correto. No entanto, a árvore também tem desvantagens: pode ser danificada por carunchos, devido à umidade, pode começar a apodrecer. Para resistência a microorganismos, deve ser tratado com impregnações especiais.
Metal
Este material se distingue por sua durabilidade, confiabilidade, resistência. Uma moldura pode ser criada a partir de produtos de metal, será forte e capaz de suportar o peso das pastilhas de vidro. No entanto, o metal começa a enferrujar rapidamente, se nenhum revestimento adicional for aplicado a ele.
Copo
É bastante acessível, bastante adequado para a criação de estufas. Às suas custas, a estufa é preenchida com iluminação no volume necessário. As desvantagens do vidro são a complexidade do processamento e a fragilidade. Esse material deve ser manuseado com cuidado especial.
Policarbonato celular
Esta matéria-prima é normalmente utilizada como material de cobertura. Esses revestimentos não quebram tão facilmente quanto os de vidro, eles são resistentes a pequenos impactos.O policarbonato é acessível e fácil de processar. A vida útil desse material é bastante longa.
Polietileno
O filme de polietileno é um material de cobertura de curta duração, embora seja o mais barato. Não é durável, por isso muitos proprietários de chalés de verão preferem outras opções. Normalmente, o polietileno é suficiente apenas para duas temporadas.
Além das principais matérias-primas, parafusos e pregos autorroscantes são utilizados na construção de uma estufa de borboletas. Eles são necessários para conectar os elementos individuais. Outros acessórios incluem cantos de metal. Eles podem ser usados para fixar as peças de canto. Você também pode precisar de maçanetas e toldos de portas para criar uma estrutura.
Instrumentos
Ao realizar o trabalho de instalação, você também pode precisar das seguintes ferramentas:
- tesoura;
- cortador de vidro;
- roleta;
- serra (para metal ou madeira);
- Chave de fenda;
- martelo.
A escolha de uma serra depende do tipo de material usado para a moldura (metal ou madeira). O metal é mais durável, mas a madeira é mais fácil de trabalhar. Para trabalhar com elementos de metal, você precisará das habilidades de um soldador e de um aparelho especial. Se preferir metal, é melhor escolher tubos de pequeno diâmetro. Caso a estrutura seja de madeira, recomenda-se a opção pelo pinho.
Preparação
Torne o local onde a estrutura ficará o mais uniforme possível. Prepare todas as ferramentas e materiais de que possa necessitar para que depois de iniciar o trabalho de instalação não tenha que procurá-los. Antes de iniciar a instalação, crie um desenho que o guiará ao montar e instalar a estufa. Aplique a ele todos os tamanhos e nuances que devem ser levados em consideração. Faça cálculos preliminares.
Normalmente, os tamanhos padrão são adequados para uma ampla variedade de áreas. No entanto, uma estufa pode ser aumentada se você planeja cultivar muitas plantas. Na maioria das vezes, os proprietários de chalés de verão preferem estruturas com altura de 1,5 ou 1 m. Se necessário, prepare projetos de aquecimento ou iluminação separadamente.
conjunto
Depois de concluir a preparação e criar um desenho, você pode começar a montar a estrutura. Nem sempre é necessário criar uma base, mas isso tornará a estrutura o mais forte, confiável e durável possível.
Você precisa construir a base na seguinte ordem:
- Faça as medidas necessárias e marque a área preparada.
- Cave uma trincheira (deve estar localizada em torno do perímetro da futura estrutura).
- Coloque a camada de impermeabilização.
- Reforce os cantos da vala para obter força máxima. Em seguida, preencha a argamassa de cimento e areia.
- Use os tijolos para criar um pequeno pedestal. Esta parte da fundação ficará saliente.
A base deve ser absolutamente sólida. Em seguida, a estufa pode ser instalada. Use o material de sua escolha para enquadrar a estrutura. Os elementos devem ser fixados com parafusos de tamanho ideal ou soldagem. Em seguida, fixe a moldura ao pedestal.
É melhor aplicar compostos anti-sépticos ou anticorrosivos à estrutura neste estágio. Você pode aplicar verniz ou tinta nele. Enquanto espera o revestimento secar, você pode preparar o material de cobertura. Precisa ser cortado. Se você estiver usando policarbonato, pode usar uma serra circular.
Para fixar o policarbonato, você precisa usar fixadores com vedação, arruelas térmicas e parafusos auto-roscantes. Conecte as extremidades usando perfis especiais. Para tornar a estrutura hermética, aplique um selante à base de silicone em todas as juntas. Dobradiças especiais serão seguradas pela viga central.
Nessas dobradiças são fixadas "asas de borboleta" (abas que se abrem). Pense em como as "asas" ficarão quando você abrir a estufa. Na maioria das vezes, para esse fim, existem suportes especiais nas laterais da estrutura.Realize a instalação de forma eficiente: a durabilidade da estrutura depende disso.
Uso eficaz: regras
Para garantir o máximo conforto às plantas da estufa, é necessário levar em consideração algumas recomendações e tentar evitar os erros que muitos proprietários de chalés de verão cometem.
- Sempre fique de olho na temperatura externa. Com isso em mente, feche ou abra a estufa.
- Para fornecer oxigênio às plantas, abra as abas quando estiver quente lá fora. Cubra a estrutura em climas frios.
- Se você vai ter vários tipos de plantas em uma estufa ao mesmo tempo, é melhor dividi-los por tipos. Isso pode ser feito usando filme de polietileno comum.
- Você pode regar as plantas como quiser. Algumas pessoas optam pela irrigação por gotejamento, outras preferem um regador comum. O projeto de tal estrutura é conveniente: o acesso a todas as plantas é fornecido.
- Após o inverno, é preciso verificar a estufa e prepará-la para o desembarque. Remova a sujeira e a poeira acumulada nas superfícies. Verifique se há danos à estrutura. Se houver algum defeito, ele deve ser eliminado.
É preciso cuidar da própria estrutura e do solo dentro dela. As mudas podem ser adversamente afetadas por várias bactérias e fungos que se acumularam na estufa por muito tempo. Sempre descontamine o solo ao preparar a estrutura.
Preparando-se para o inverno
Quando o período de cultivo termina, é necessário preparar a estrutura para o período de inverno. Para tornar a estrutura mais durável, é necessário cuidar bem dela. Antes do frio, deve-se fazer uma limpeza geral da estufa. Isso minimiza muito a probabilidade de necessidade de trabalhos de reparo e o aparecimento de defeitos.
O procedimento de saída depende do material de cobertura que você está usando. O filme de polietileno deve ser removido. Se o material de cobertura estiver intacto e adequado para reaplicação, enxágue e deixe secar. Em seguida, dobre o filme e guarde-o em local seco.
O policarbonato deve ser lavado, não se esqueça de limpar a moldura da estrutura.
Verifique se há ferrugem na superfície. Se houver tal problema, ele deve ser eliminado. Recomenda-se lubrificar as partes móveis com óleo regularmente.
Remova todas as plantas velhas do solo completamente. Isso deve ser feito antes que o tempo frio chegue. O solo precisa de descanso, caso contrário, a terra deixará de ser fértil. Para restaurar, limpar o solo, destruir microorganismos que o afetam negativamente, vale a pena usar meios especiais.
Exemplos e variantes
Abaixo estão alguns exemplos de estufas em consideração.
O projeto de uma estufa de borboletas pode ser feito de forma que a estrutura seja instalada no local da forma mais compacta possível.
Muitas pessoas preferem uma moldura de madeira. É fácil de manusear e tem uma aparência esteticamente agradável.
A estrutura do tubo perfilado é caracterizada por uma maior resistência.
Essa estufa pode ter um design bastante incomum.
Veja o próximo vídeo da montagem da estufa.
O comentário foi enviado com sucesso.