Características dos painéis com bordados
O bordado é um dos mais antigos tipos de costura. A moda dos produtos bordados está se tornando cada vez mais popular a cada dia. As artesãs precisam aprimorar suas habilidades e dominar novas técnicas a cada vez.
Visão geral dos tipos de bordado
Diamante
Este estilo está muito longe dos estilos clássicos. Nenhuma agulha ou linha é necessária aqui. A essência do processo é colocar cristais de acrílico em uma tela especial. Essa técnica é chamada de bordado apenas porque os mesmos padrões são usados para desenhar pinturas como quando se faz o ponto cruz, mas o trabalho em si se assemelha a um mosaico.
Os esquemas são pré-aplicados sobre a tela e cobertos com uma mistura adesiva especial. Cada um desses esquemas é acompanhado por um conjunto de strass selecionados de acordo com o desenho. Os seixos são dispostos na tela em uma camada densa, criando gradualmente um desenho acabado.
Os strass são geralmente colocados com uma pinça ou um aplicador especial. Tudo isso está inicialmente incluído no conjunto. Um padrão é primeiro aplicado à tela e coberto com uma camada adesiva.
Este é um presente bastante popular, pois não requer habilidades especiais para criar um painel com uma bela imagem.
Suave
Neste estilo de bordado, toda a superfície do desenho é preenchida com pontos planos curtos. Nos países do Sudeste e Leste da Ásia, esse tipo de bordado é considerado tradicional. A partir do século 18, começou a ganhar popularidade na Europa, em países como Alemanha e Inglaterra. Hoje, o bordado em ponto de cetim em painel é conhecido em todo o mundo e é um competidor digno do bordado em ponto cruz.
Cruzar
Também é um tipo bastante popular de bordado. E o segredo da popularidade é simples e está na facilidade do processo. Basta aprender a aplicar corretamente a cruz e você pode iniciar o processo. Este bordado tem uma história bastante antiga. Para esta técnica de bordado, você pode pegar linhas diferentes, mas na maioria das vezes eles usam fio dental e bordam em uma tela especial - tela. A tela acaba sendo animada e colorida.
Os quadros bordados com uma cruz irão decorar qualquer interior de uma forma original.
Frisado
Bordar com miçangas é muito popular hoje em dia, embora seja um tipo de bordado bastante antigo. Material relativamente barato e acessível, habilidade de mãos habilidosas - e na saída um espetacular painel colorido que não deixará indiferente nenhum espectador. O bordado de contas é agora amplamente utilizado como decoração em roupas, sapatos, bolsas, carteiras, pinturas originais, almofadas e outros detalhes de interiores. Nesta versão, são utilizados os quatro principais tipos de costuras - caule e arqueado, linear e monástico.
Ouro
Uma espécie antiga que apareceu nos dias da antiga Rússia. Faça este trabalho com fios de ouro ou prata. Gradualmente, o caro fio de ouro foi substituído por um análogo folheado a ouro mais barato.
Os países do Oriente são considerados a pátria desse bordado, mas somente na Rússia ele atingiu o auge de sua popularidade. As artesãs tiveram tanto sucesso nessa técnica que as roupas e utensílios domésticos da igreja decorados com fios de ouro eram muito populares entre o clero bizantino. Hoje em dia, você pode criar lindas fotos com ouro.
Fitas
O pico de popularidade do bordado com fita de seda cai no início do século XIX. Naquela época, designs volumétricos de design incomum em chapéus, roupas e acessórios estavam em voga. A técnica é relativamente simples, todo o processo é representado por 15 tipos de pontos e costuras. A maioria dos motivos florais prevalecem neste estilo.
Tecido de cetim leve e delicado reproduz com muita precisão o formato das flores. O resultado são elegantes arranjos de flores coloridas que parecem incrivelmente belas como pinturas nas paredes.
Assis
Bordado italiano antigo. A peculiaridade desse tipo é que apenas o fundo principal é bordado e o padrão da tela é deixado limpo. A técnica é muito semelhante ao ponto cruz. No início, Assis foi usado por freiras para decorar itens de igreja. Mas o tempo passou e esse estilo se tornou um bordado secular e agora é usado para criar belos painéis.
brasileiro
Este tipo combina tecelagem e bordado. Essa é sua peculiaridade. O resultado é um ornamento tridimensional, cujas costuras ficam no ar, pois são fixadas ao tecido apenas com a base. A direção principal são os temas florais. Borde neste estilo com uma agulha longa e fina e apenas seda artificial.
chinês
O bordado chinês é uma herança cultural do Império Celestial. A história desta arte tem milhares de anos, a técnica de execução é levada ao ideal e os segredos são rigorosamente guardados. Existem várias escolas de bordado chinês: Su, Xiang, Yue, Mew, Shu. Cada escola tem suas próprias sutilezas, mas todas estão unidas de acordo com um princípio - o produto final parece tão bom por dentro quanto por frente. Roupas decoradas com bordados chineses podem ser usadas do avesso.
Volumétrico
O bordado volumétrico com agulha é um tipo de bordado de superfície em que o processo de enrolar uma linha em volta de uma agulha é usado. O resultado são magníficas aplicações volumétricas de flores, frutos e folhas, que são tecidas em composições extravagantes. Este tipo de bordado pode ser usado para decorar painéis de parede originais, almofadas decorativas para um sofá e para decorar roupas.
Opções de design
Bordado Biscornu
Este bordado divertido, cujo nome se traduz literalmente do francês como "torto". Este estilo de bordado é caracterizado por um desenho pequeno, mas em geral é um trabalho rápido em tamanhos pequenos.
Bargello
Costura brilhante e colorida com efeito tridimensional. A Itália medieval é considerada a fundadora, mas também é bastante popular na Hungria.
Shisha
Bordado tradicional indiano com espelhos. Um estilo de bordado muito original e incomum. Partículas de espelhos no tecido são decoradas com bordados e brilham intensamente sob os raios do sol. Este estilo de bordado pode ser encontrado com bastante frequência no Paquistão e no Afeganistão.
Rococó
Esta é uma técnica mágica de bordado - apenas alguns pontos e lindas rosas aparecem sob os dedos, que logo se transformam em buquês inteiros.
Bordado volumétrico - costura com franjas
Esse bordado é tão volumoso e fofo que à primeira vista pode parecer que a composição é tecida sobre tela. Este efeito é obtido cortando o laço e transformando a linha em uma franja.
Belos exemplos
- Nizhny Novgorod guipure.
- Técnica do Trapunto.
- Bordado volumétrico italiano tradicional.
- Bordado volumétrico.
- Bordado de colcha louca.
- Bordado Luneville.
- Kinusaiga.
As telas bordadas mostram a cultura e as tradições do povo. Bordado em painel é amor para toda a vida. O processo de aprimoramento de competências não tem limites, pois cada resultado é uma oportunidade de autoexpressão e busca por novas ideias criativas.
Para informações sobre como bordar painéis com fitas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.