Variedades de painéis e seu uso no interior

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Estilos
  5. Enredos
  6. Onde colocar?
  7. Belos exemplos

Paradoxalmente, o rápido crescimento na variedade de opções de design de interiores visto nas últimas décadas não contribui muito para um aumento real na variedade de espaços. Como em tempos de escolha limitada de materiais de acabamento, a maioria da humanidade prefere algumas das soluções mais populares, que se destacam por seu baixo custo com uma certa estética e durabilidade adequadas. No entanto, paredes pintadas ou coladas até mesmo com o papel de parede mais requintado são um pouco cafonas. Um painel pode ser uma excelente solução para o problema.

O que é isso?

Em certo sentido, o painel nem deve ser chamado de opção de acabamento, pois também pode ser considerado um dos tipos de arte. Este é um tipo de mosaico ou padrão que flui suavemente em um mosaico para maior realismo. Como resultado, uma imagem pode ser completamente montada a partir de fragmentos de um ou outro material, mas também acontece de outra forma - uma imagem real é usada como um objeto central, apenas a árvore representada nela rasteja para fora do quadro, galhos mais longe.

Acontece que o painel é um cruzamento entre um desenho, aplique e uma figura tridimensional.

Determinar as proporções exatas dos componentes nomeados para todo o gênero como um todo é problemático, pois tudo depende de como o criador viu sua criação em cada caso individual.

Visualizações

Os painéis modernos podem ser classificados de acordo com um grande número de critérios diferentes. Em primeiro lugar, convém esclarecer que hoje em dia tal decoração de interior é mais frequentemente feita em versão de parede, embora os painéis anteriores pudessem ser colocados não só na parede, mas também no tecto e até no chão! A razão pela qual as amostras de hoje são predominantemente verticais está na superfície: as amostras de piso não devem ser gofradas se você não quiser tropeçar constantemente, e a imagem volumétrica é sempre mais bonita e eficaz.

Anteriormente, um painel em cada caso era um trabalho manual complexo, mas hoje os detalhes para ele são feitos de quaisquer materiais disponíveis e em várias técnicas, por exemplo, quilling, kanzashi, decoupage, feltragem e assim por diante. No entanto, os fabricantes já perceberam que para alguns esta não é apenas uma opção para decorar a própria casa, mas também uma oportunidade de autoexpressão, portanto, encontram-se à venda conjuntos autocolantes modulares 3D em papelão, como opção - com uma moldura para uma foto.

Este não é tanto um material de construção, mas um produto para a criatividade, mas você pode simplesmente praticar nele ou transformar seu apartamento.

No entanto, na maioria das vezes, o painel é classificado de acordo com o material do qual é feito. Existem muitas opções e cada uma delas merece uma consideração mais detalhada.

Tecido

Painéis de tecido são bons porque a grande maioria das donas de casa modernas tem pelo menos habilidades mínimas para trabalhar com esse material e podem fazer painéis com as próprias mãos. Para fazer isso, você nem precisa comprar material especial, pois podem ser usados ​​quaisquer pedaços de tecido velhos, desde guardanapos até fitas cortadas. Também não há requisitos rígidos para a escolha do material - alguém faz um artesanato de feltro, agradável ao toque, mas de estopa serve, de fato.

Artesãs perseverantes produzem até painéis de malha de lã, em que cada peça de tecido foi originalmente feita especificamente para aplicação na parede.

De madeira

Se o material de artesanato preferido das mulheres é o tecido, então os representantes do sexo mais severo sabem quase que universalmente trabalhar com madeira. Como no exemplo acima de painéis de tecido, você pode escolher duas táticas completamente opostas. Tecnicamente mais simples é montar uma imagem tridimensional a partir de materiais que não requerem processamento adicional especial, mas inicialmente se encaixam no conceito - para essa função, por exemplo, uma videira ou galhos são adequados, se forem adequados na composição. Como alternativa, a imagem pode ser definida até mesmo a partir de jogos.

Outra tática envolve uma quantidade de trabalho muito maior, mas por outro lado, o painel acabará sendo mais exclusivo e chique. Estamos falando de artesanato esculpido em tábuas.

Esta solução tem mais uma vantagem - se você fizer todas as peças necessárias manualmente, não terá que procurar peças de madeira prontas que possam substituir o fragmento necessário.

De pedra

Você verá pinturas de pedra completas relativamente raramente - se estamos falando de granito natural ou mármore, então é incrivelmente caro e definitivamente não funcionará na versão feita à mão. É por isso a maioria dos painéis de pedra é um aplique habilmente montado a partir de pequenos seixos multicoloridos e conchas que sempre podem ser coletados nas margens dos corpos d'água.

Como alternativa, também são vendidos (e feitos à mão) painéis feitos de pedra artificial ou variedades mais suaves de matérias-primas naturais, como polystone e sal do Himalaia.

Gráfico

Este tipo de painel ainda é bastante raro, mas, aparentemente, esta opção prevê um futuro brilhante e grande popularidade. O ponto focal é a pintura impressa na tela. Em princípio, pode ser um desenho comum, encerrado em uma moldura de foto grande, mas então os objetos representados nele parecem rastejar um pouco para fora do espaço confinado. Assim, a árvore desenhada continua com um verdadeiro galho tridimensional, assim como um morro rochoso, parcialmente feito de seixos.

Ao mesmo tempo, existe uma versão ainda mais avançada desses painéis, quando foram originalmente impressos em uma impressora 3D e possuem um relevo.

Cerâmica

Em certa época, esse tipo de painel foi um dos mais populares - uma vez, apenas graças à moldagem em estuque, era possível fazer a imagem tridimensional, ao mesmo tempo que transmitia as características do relevo de quaisquer objetos tridimensionais. Hoje não é mais necessário ser um gênio de destaque para se dedicar a esculpir a partir do mesmo gesso, mas existem outros materiais, como a porcelana fria.

O gesso texturizado também pode ser usado como consumível. Neste último caso, porém, vale a pena chamar o mestre.

Plástico

Quando as pessoas falam em painéis de plástico, geralmente não se referem a um conjunto de apliques de peças individuais, mas a um fundo de plástico, que é apenas a base para o artesanato. Hoje não será difícil comprar um painel plástico decorativo representando uma determinada paisagem natural. Por si só, é claro, ainda não tem o direito de ser chamado tão alto, mas se você trouxer os objetos representados para fora das molduras bidimensionais do painel com a ajuda de detalhes adicionais, você obterá apenas um painel.

Metálico

Junto com a pedra, os painéis de metal pertencem à categoria de decoração de interiores que a maioria dos proprietários não consegue fazer com as próprias mãos. Mas os detalhes forjados de tal embarcação parecem extremamente vantajosos em qualquer interior e farão com que você perceba a sala em si e seu dono de forma completamente diferente, que não era ávido por um acabamento tão exclusivo.

De vidro e espelhos

Nem sempre um painel de vidro precisa ter pelo menos algum tipo de trama, pelo contrário - ele geralmente transmite apenas uma determinada forma geométrica. No entanto, o efeito disso não se perde - será incomum para seus convidados o quão incomum o vidro está inscrito no interior. Se o mestre tiver em mãos de algum lugar um grande número de peças de vidro multicolorido, você pode ir ainda mais longe e ainda tentar digitar uma imagem.

Dito isso, os artesanatos de vidro são altamente valorizados por serem indiferentes ao uso e desgaste de vez em quando.

Soluções de espelho são até agora ainda menos comuns do que as de vidro, mas são muito relevantes em uma situação onde a sala não tem luz suficiente. Além disso, devido à grande quantidade de brilho que eles criam, uma sala pode ter uma aparência diferente a cada vez, o que significa que pode ser uma vantagem para espaços pequenos, mas decorados com bom gosto.

De materiais incomuns

Em sua busca por criar uma decoração verdadeiramente única, as pessoas modernas e criativas usam os materiais mais inesperados disponíveis. Para as mulheres, via de regra, o tema floral está mais próximo, principalmente porque com a ajuda de palha, flores secas, folhas e cones, é possível compor uma paisagem muito boa. Você pode decorá-lo com borboletas reais, se os proprietários, é claro, não desdenharem.

Em que não é necessário explorar o tema das flores secas - existem outras ideias criativas. Por exemplo, você pode digitar uma imagem de contas ou balões multicoloridos. Recentemente, as massas italianas multicoloridas começaram a entrar na moda - esta também é uma boa opção para criar uma composição de parede. Finalmente, ninguém cancelou as tampas de cerveja, especialmente porque seu esquema de cores pode ser complementado com tampas semelhantes de qualquer outra bebida.

Finalmente, o painel pode ser esculpido de forma simples ou pelo menos decorado com elementos de estuque. Os homens provavelmente se lembrarão do epóxi confiável e durável em primeiro lugar, mas o artesanato pode ser feito de papel machê.

Algumas pessoas tentam fazer painéis até mesmo de plasticina, mas então devemos lembrar que a variedade infantil mais simples desse material começa a derreter no calor normal do verão, e devemos pegar algo mais caro e complexo.

Formulários

Não há restrições rígidas quanto à forma do painel. Em muitos casos, não representa nenhum desenho de plotagem e é apenas uma figura geométrica, portanto pode ser facilmente redondo, retangular, rômbico ou em forma de espiral.

Se uma imagem aparecer no centro do painel, é completamente impossível descrever claramente sua forma. Em primeiro lugar, nesses casos, a decoração quase sempre perde sua bidimensionalidade e se torna tridimensional. Em segundo lugar, mesmo em um avião, elementos individuais começam a "rastejar" para além dos limites das molduras, enquanto esse "amor pela liberdade" não só não é repreensível, mas, pelo contrário, louvável - torna o artesanato único.

Assim, é possível e mesmo necessário experimentar a geometria na confecção de painéis.

Estilos

Os serviços de design profissional hoje em dia não são baratos, mas é importante ser capaz de encaixar um painel em um interior de um ponto de vista estilístico. Por outro lado, na Internet, os princípios básicos para inscrever algo em todos os estilos foram descritos há muito tempo e, mesmo que você não obtenha uma obra-prima da primeira vez, pelo menos pode se orgulhar de tê-la experimentado e deu certo.

Estilo oriental

O Oriente é um conceito muito amplo, então vale a pena separar os motivos do Oriente Médio dos japoneses ou chineses. No primeiro caso, os ladrilhos cerâmicos ou mosaicos devem ser considerados como materiais, e o esquema de cores deve ser escolhido principalmente em tons de branco e azul com pequenos respingos de vermelho. O Extremo Oriente já assume materiais completamente diferentes - bambu, rattan, papel de arroz ou tecido. O esquema de cores também será diferente - branco e vermelho para o Japão e amarelo e vermelho para a China.

Art Deco

Este estilo tem um nome “falante” - pode ser traduzido como “a arte de decorar”. Simples e de bom gosto, modesto, trivial - todas essas são características que não são inerentes a este estilo.Art Déco requer uma graça enfatizada, esta tendência busca transformar literalmente tudo o que vem ao seu alcance em uma obra-prima. Na maioria dos casos, é literalmente necessário certificar-se de que a joia tem uma trama - geometria simples raramente é apropriada aqui.

Ao mesmo tempo, é importante afastar-se dos chavões e focar em algo completamente original e único, e as silhuetas em geral são muito mais importantes do que pequenos detalhes.

Boho

Um dos poucos estilos ainda inacabados é descrito como leve e descontraído, aconchegante como uma casa. Seus materiais de "assinatura" são vários tecidos com uso abundante de fios, lã e fio dental como decoração adicional. O macramé em tal interior ficará em seu lugar.

O esquema de cores é geralmente alegre, mas sem tons excessivamente ácidos, em uma apresentação um tanto suave.

Provença

A rigor, a Provença é apenas uma das variedades do país, mas, ao mesmo tempo, este estilo é caracterizado por um grande número de notas de estilo ecológico. No interior, pode e deve utilizar apenas os materiais que podem ser obtidos e processados ​​com as próprias mãos nas condições da aldeia, mas em nenhum caso é proibida a utilização de matérias-primas naturais, como as mesmas flores.

Se você quiser usar uma imagem real na decoração, certifique-se de que ela mostre todas as mesmas paisagens pastorais calmas.

Clássico

Antigamente, nem todo mundo era rico, mas nos últimos séculos apenas as pessoas muito ricas se importavam com a decoração, então os clássicos nunca são pobres. Suas cores características são ouro e prata, que geralmente são combinados, se não apenas com o branco, então com um tom vermelho vivo.

Molduras de gesso, peças de metal forjadas caras, um grande número de restos de tecidos caros ou espelhos - todos esses são elementos que só irão enfatizar a riqueza e a aristocracia do proprietário do edifício.

País

O país padrão é uma espécie de aldeia próspera, onde há abundância de tudo o que você pode fazer com as próprias mãos. Conseqüentemente, os materiais modernos não se encaixam ali de forma alguma, mas remendos tecidos e tricotados, decoração de madeira ou elementos de cerâmica serão bastante apropriados.

A moderação neste caso não deve ser observada, porque o país é uma vida de aldeia rica.

Loft

Um bom e velho loft imita uma tentativa, em condições industriais adversas e na ausência de muito dinheiro, de criar algum tipo de conforto doméstico. Como o resto da decoração é responsável pelo rigor, a ênfase na escolha de um painel é feita justamente no pitoresco e originalidade, porém, sem a busca de um chique inapropriado.

Pitorescos troncos antigos e desenhos queimados em compensado, elementos de metal technogenics ou mesmo papel de parede fotográfico urbano - tudo isso é adequado para a implementação da ideia.

Shabby chic

Este termo ainda não é amplamente conhecido, mas em vão - os quartos projetados no estilo chique gasto são simplesmente impressionantes em sua autenticidade. Você parece estar caindo no passado! Um painel que caiba em tal interior deve ser criado com materiais que estavam à disposição de qualquer amante mais ou menos rica cem anos atrás. Na época, a maioria das joias não era feita na fábrica, mas por delicadas mãos femininas - de fitas, miçangas, botões, pedaços de tecido.

Um ponto importante: todos os elementos devem ser muito leves, para não dar a impressão de monumentalidade.

Estilo ecológico

Meio ecológico feito de materiais naturais, sem produtos sintéticos nocivos da moda. Quanto ao resto, ninguém o limita mais - use pedras e galhos, folhas e flores secas, fibras de palmeira, juta e assim por diante.

Observe que tudo isso deve ser tratado minimamente, em casos extremos - de maneiras "antiquadas".

Steampunk

O nome do estilo se traduz em "lixo a vapor" e isso diz tudo. Dê o máximo de ênfase à tecnogênica, usando metal e vidro na forma de algum tipo de equipamento, e você pode diluí-los com pedra natural ou couro. Todos os botões e engrenagens são bem-vindos.

Enredos

Ao decidir sobre o tema do painel, é importante basear-se nas preferências do proprietário da sala e no clima geral que ele pode criar. Por exemplo, na sala do dono, que adora pensar, será muito colorido para bater o tema das estações. Ao mesmo tempo, à primeira vista, cada elemento do painel não carrega um significado profundo, mas juntos você tem uma ideia holística - um boneco de neve de inverno feito de algodão, um galho de primavera com botões, flores secas de verão e folhas amarelas de outono .

No escritório, o mapa-múndi parece ótimo, esculpido em um pedaço de madeira - isso é estiloso e informativo até certo ponto. Uma coruja parecerá sensata na biblioteca - não importa do que seja feita, ela ainda permanece um símbolo de sabedoria.

Normalmente, os temas femininos giram em torno de pinturas de origem natural. As mulheres geralmente não precisam de tecnologia severa, mas vão apreciar os painéis com animais ou pássaros. Ao mesmo tempo, claro, vale a pena fazer um desconto no local da decoração - as mesmas rosas, por exemplo, são relevantes para a sala, e na cozinha o painel deve ser "comestível" ou feito de os materiais mais recentes. Se a anfitriã da sala combina sofisticação e dedicação para se aperfeiçoar, uma bailarina pode ser muito apropriada.

Se você mesmo fizer um painel com materiais de sucata baratos, poderá até mesmo visar a temas sazonais de curta duração. Em nosso país, é costume decorar uma casa para o Ano Novo - então o painel pode muito bem ser montado por isso mesmo, especialmente se todos os componentes após as festas puderem ser cuidadosamente desmontados e escondidos até a próxima vez. O elemento central pode muito bem ser um quadro com bullfinches pintados nele, e pode ser “continuado” com neve de algodão e uma árvore de Natal feita de agulhas e cones reais.

Pelo mesmo princípio, você pode fazer um painel de Páscoa, onde parte da composição será mostrada na tela e todo o resto ficará na frente dela.

Onde colocar?

O painel como elemento de decoração destaca-se na medida em que é adequado para decorar qualquer divisão. No entanto, Existem algumas regras para ajudá-lo a posicionar sua composição de forma que acrescente sabor ao design, em vez de parecer a quinta roda de um carrinho.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a coisa certa.

  • Nunca se esqueça de que o painel deve se sobrepor aos demais elementos internos. Claro, é o acento principal na escala da sala, mas faz sentido escolhê-lo de acordo com os materiais, cores e até mesmo a textura para que objetos que são semelhantes em uma determinada característica estejam em algum lugar no campo de visão o tempo todo .

Graças a isso, o design da sala, embora variado, parece ao mesmo tempo holístico.

  • O acento, que neste caso é o painel, nunca fica oculto. Nada deve bloquear ou distrair a visão de tal decoração. Mesmo que a decoração em si seja menor do que uma parede inteira, é melhor que nenhum móvel fique perto dela, e pinturas comuns também devem ser penduradas em outro lugar, caso contrário, elas interferirão na percepção.

Se você tem muitos móveis e não consegue liberar uma única parede, mas realmente deseja iniciar o painel, considere as opções de colocá-lo no chão ou no teto, mas com as mesmas condições - nada deve bloquear a visão.

  • Certifique-se de amarrar o enredo do painel ao papel que esta sala desempenha em sua casa. No quarto, costuma-se livrar-se de todos os pensamentos desnecessários e relaxar com calma, portanto, as formas geométricas mais simples costumam aparecer acima da cama. As crianças não vão gostar muito da estética da geometria, por isso vale a pena escolher algo para o berçário. No banheiro, é importante lembrar que não só o enredo deve ser marinho, mas também o próprio material, caso contrário sua obra de arte não viverá muito sob os efeitos destrutivos da água e do vapor.

Belos exemplos

Painéis são arte visual, o que significa que não faz sentido falar sobre tais decorações sem ter exemplos concretos diante de nossos olhos. A primeira foto mostra uma amostra de como você pode bater um buquê comum de flores de um prado. Tal instalação cativa com seu frescor e tridimensionalidade, dá uma verdadeira sensação de maio. O efeito estético do fundo é conseguido pelo tecido, que é especialmente fixado em moldura de madeira com dobras.

O segundo trabalho é um modelo não apenas de boa imaginação, mas também de perseverança decente. A composição também acabou sendo muito quente e indescritivelmente verão, e até o fato de não haver materiais naturais na composição do artesanato não o impediu. As flores são tricotadas com fios na técnica de macramê e as borboletas são habilmente montadas a partir de um grande número de pequenas contas. Ao mesmo tempo, o autor enquadrou seu ofício em uma moldura para fazer uma analogia com uma pintura, mas o painel, neste caso, é tridimensional, criando o efeito de presença.

Um artesanato extremamente caseiro se encaixa em qualquer estilo, como país ou relacionado a ele.

O terceiro exemplo mostra claramente que coletar seixos do mar nem sempre é um passatempo sem sentido. Um resultado semelhante só é possível graças a um instinto artístico sutil - o criador teve que primeiro imaginar claramente o resultado e, em seguida, selecionar centenas de seixos para que cada um deles se encaixasse no tamanho e na sombra. Para criar esses artesanatos, você precisa ser um fã de seu trabalho, mas também pode admirar o resultado infinitamente.

No final, nada impede que você use vários materiais diferentes ao mesmo tempo dentro da mesma decoração para maximizar a singularidade de sua criação.

O quarto ofício é interessante pelo uso de um material tão incomum na produção de painéis como o couro. - o pedaço mais baixo de terra e as copas das árvores são definitivamente feitas dele. O resto dos elementos farão com que o espectador descubra do que são feitos, mas isso é ainda mais interessante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário