Nós fazemos um painel original de conchas com nossas próprias mãos
Um painel feito de conchas torna-se o destaque de qualquer interior. É especialmente ótimo se for criado com as próprias mãos, e cada elemento usado, obtido nas férias, tem sua própria história.
Seleção de materiais
Como o nome sugere, um painel de conchas é criado com base em vários presentes dos mares. O ideal é claro que são montados com as próprias mãos durante as férias de verão, mas também é possível comprar um conjunto pronto em uma loja especializada ou até mesmo no mercado. A forma das conchas é selecionada de acordo com suas próprias preferências, mas deve-se lembrar que quanto mais incomum for, mais original ficará o trabalho acabado. Na hora de recolher as conchas dos moluscos num recipiente apertado com tampa que se fecha, também vale a pena colocar alguns ramos de árvores exóticas ou mesmo pedaços de coral, bem como pedras de diferentes tamanhos que mudaram de forma por influência da água.
Deve-se lembrar que as conchas coletadas nas férias requerem uma preparação adequada.
Em primeiro lugar, todo o material é fervido por pelo menos 60 minutos em água, à qual se adiciona vinagre. Uma colher de sopa do produto será suficiente para um litro de líquido. Em seguida, as conchas dos moluscos são cuidadosamente limpas da areia ou dos restos de seus habitantes, e também secas. Arestas quebradas recomenda-se processá-lo com lixa ou lixa de unha comum. Se a cor de alguma concha não combinar com o mestre, então seria bom tingi-la com tinta acrílica, tinta ou verniz de qualquer tonalidade antes de começar o trabalho.
Qualquer contraplacado ou placa de madeira é adequada como base para o painel. Para decorar o fundo, um pano de tecido ou um pedaço de serapilheira é o mais usado, mas opções com o uso de sisal, malha decorativa ou mesmo areia vão ser interessantes. É mais conveniente fixar elementos individuais da composição com uma pistola de cola quente. O trabalho acabado, adicionalmente decorado com miçangas, penas, botões e strass, é colocado em uma moldura.
Que painéis você pode fazer?
Um painel feito de conchas permite ao mestre mostrar criatividade com força e força e realizar até as idéias mais inusitadas.
Claro, a maneira mais fácil é criar algum tipo de trabalho abstrato, organizando os estoques existentes de conchas e pedras em uma ordem caótica. Uma opção um pouco mais complicada é a criação preliminar de uma determinada imagem, que é preenchida com uma decoração volumétrica. Por exemplo, a partir das mesmas conchas, você pode criar uma imagem de uma flor, cavalo-marinho, navio, pessoa, carro, árvore ou paisagem marinha. Usar cola ou gesso de areia de paris como pano de fundo expande o tema náutico e aumenta a lembrança das férias de verão.
A propósito, o painel em si não precisa ser retangular: como base, você pode tomar um semicírculo, como para uma coroa de flores, uma imagem de um animal marinho ou outra figura geométrica. Uma solução incomum é a combinação de uma decoração de concha e um espelho de parede. O trabalho volumétrico parece ainda mais original, no final é todo coberto com tinta preta.
Instruções passo a passo
Para que os artesãos novatos façam um painel de concha na parede com as próprias mãos, eles terão que dominar uma sequência simples de ações.
- Para criar a embarcação mais simples conchas de várias formas e tamanhos são preparadas, folha de contraplacado, cola, tintas acrílicas, moldura de madeira e decorações associadas, como seixos, contas e estrelas do mar.
- Cascas pré-processadas são classificadas por tipo e tamanho... Será possível dar-lhes uma cor mais saturada, mas natural, com a ajuda de um corante ou de uma solução forte de permanganato de potássio. O uso de tintas acrílicas é recomendado quando os detalhes não estão espalhados abstratamente pela superfície, mas combinados em algum tipo de desenho. Por exemplo, se parte das conchas representará o sol, elas deverão ser pintadas com tinta acrílica em tom amarelo.
- Se os elementos decorativos devem ser colados imediatamente à placa de madeira compensada, primeiro será necessário lixar para uma melhor fixação. Além disso, o quadro é aparado para caber no quadro selecionado. Conchas, seixos e outras decorações são coladas com cola quente, seja de forma caótica, seja de acordo com uma imagem ou padrão específico. A obra acabada é emoldurada por uma moldura pintada com tinta acrílica.
- Um painel de concha parece muito interessante, para a criação do qual areia é usada como fundo.... A fixação de elementos individuais neste caso ocorre com gesso comum. A composição de conchas, seixos, corais, pedaços de casca de árvore e estrelas do mar deve primeiro ser compilada em uma folha de papel comum. É necessário avisar que grandes elementos ficam muito melhor em um fundo arenoso. Para o painel, você também precisará de uma moldura pronta com um pano de fundo.
- De acordo com as instruções, o gesso é diluído com água até que a consistência se assemelhe a creme de leite líquido. A substância é imediatamente derramada em uma moldura de madeira e todos os elementos decorativos são rapidamente transferidos para a superfície em uma ordem cuidadosa. Cada concha ou seixo deve ser levemente pressionado em gesso. A seguir, a superfície é borrifada com areia, mesmo assim com uma leve pressão. Assim que o gesso endurecer, o trabalho acabado pode ser revestido com verniz acrílico.
Belos exemplos
O painel parece muito elegante, como base para a qual é usado círculo de malha que adiciona leveza ao trabalho. As conchas estão dispostas de forma a formarem os botões de três flores de diferentes variedades e insetos diversos: caracóis e uma borboleta. Galhos finos prateados formam caules e as folhas são cortadas em papel. Uma semente de pêssego comum é usada como núcleo de uma das flores. Os corpos dos caracóis são feitos de plasticina, e as antenas da borboleta podem ser obtidas na videira.
O trabalho, que é imagem de um peixe no fundo do mar. Todos os elementos do painel são fixados em gesso. Na parte inferior da pintura, está praticamente escondido sob miçangas e pequenas conchas que formam areia, e na parte superior é apenas ligeiramente tocado pela tinta para formar o mar. O próprio peixe também é feito de conchas e contas. Vários seixos brilhantes - transparentes e de cor azul - estão espalhados pela superfície do painel. O canto superior esquerdo da moldura é coberto com uma rede, e o restante é decorado com grandes vagens de rapa.
Particularmente notável é o painel, que é arranjo floral de conchas do mar, decorado com moldura rígida de madeira escura... Esse trabalho exige um trabalho especialmente meticuloso, uma vez que as conchas usadas para criar os elementos individuais devem ser absolutamente idênticas, tendo a mesma forma, cor e tamanho. Tanto conchas grandes quanto pequenas são usadas no trabalho. Alguns deles formam botões abertos, alguns são fechados, alguns formam pétalas e outros formam ramos com flores em miniatura, como sinos.
A tonalidade natural bastante brilhante das cascas torna possível dispensar a coloração adicional.
Para informações sobre como fazer um painel de conchas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.